Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Raphinha (que recentemente admitiu pensar em deixar o futebol) chegou a Portugal, em 2015/16, para representar a equipa B do Vitória de Guimarães. Pedro Martins assumiu o comando do plantel principal dos Minhotos, na temporada seguinte, e chamou, em definitivo, o extremo brasileiro aos grandes palcos, que lhe valeram uma mudança para o Sporting.
"Ele tinha um grande potencial e tínhamos a certeza de que poderíamos vendê-lo a um dos grandes clubes portugueses. Raphinha era diferente. Este tipo de jogadores, mudam totalmente o jogo porque fazem as coisas de forma diferente. Por vezes, podem criar caos no jogo. A minha dúvida era se ele melhoraria e desenvolveria o seu jogo coletivo ou continuaria a ser este jogador anárquico", disse o técnico, à Sky Sports.
Atualmente a liderar o Al Gharafa, o treinador, que passou por Alvalade enquanto jogador, recorda que Raphinha "Estava na equipa B e quando o vi disse: 'Este vai ficar comigo'", garantindo estar bastante "orgulhoso por ele estar agora num dos melhores clubes do mundo".
O avançado trocou o Sporting pelo Rennes, numa transferência que Pedro Martins avalia como "muito boa para a sua compreensão do jogo", avisando o jogador "que agora no Barcelona, é preciso adaptar-se à filosofia. Porque quem não se adaptar, não pode jogar lá. Ele adaptou-se e eu creio que ele está mais maduro e a jogar para a equipa".
Em 2024/25, Raphinha - avaliado em 50 milhões de euros - leva três golos e duas assistências em quatro duelos pelo Barcelona. É de recordar que o avançado brasileiro está a cumprir a terceira época ao serviço do clube catalão, com quem tem contrato até 2027, com uma cláusula de rescisão definida nos 400 milhões de euros. Pelo Sporting, o brasileiro apontou nove tentos em 41 partidas, deixando muitas saudades aos adeptos leoninos.