
Futebol
Cláudio Pereira foi castigado depois do Sporting - Santa Clara e... Volta a apitar leões e açorianos
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa do Manchester United, orientada pelo ex Sporting Ruben Amorim, defrontou esta quinta feira, dia 10 de abril, a formação do Lyon, em encontro a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Os Red Devils voltaram a mostrar dificuldade, e não foram além do empate a duas bolas. Relembrar as palavras de Paulo Fonseca, treinador dos franceses, em relação ao treinador português.
Um encontro que voltou a contar com muitos antigos elementos do Sporting do lado do Manchester United. Além de Ruben Amorim, técnico principal da equipa, alinharam de início ainda Bruno Fernandes, capitão da equipa de Old Trafford, e Manuel Ugarte, antigo médio defensivo verde e branco.
O jogo não começou da melhor forma para o Manchester United. Foi o Lyon que abriu o marcador, aos 26 minutos, depois de um livre direto batido por Thiago Almada - contou ainda com uma má abordagem de Andre Onana. Mesmo a fechar a primeira parte, os Red Devils conseguiram o empate, através de Leny Yoro, depois de assistência do ex Sporting Manuel Ugarte.
Na segunda parte, o Manchester United subiu as linhas e tentou ser mais ameaçador. Apesar de algumas oportunidades de parte a parte, o golo tardava em chegar. Aos 88 minutos, um grande cruzamento de Bruno Fernandes encontrou a cabeça de Joshua Zirkzee, que atirou a contar e confirmou a reviravolta dos Red Devils. Mas, quando tudo indicava que a equipa de Old Trafford iria levar vantagem para a segunda mão, Cherki voltou a marcar para o Lyon, aos 90+5', para voltar a deixar tudo empatado. O jogo terminou segundos depois, com empate a duas bolas.
Relembrar que a época não tem corrida da melhor forma para o Manchester United. Fora da corrida pelas competições europeias, e a realizar, possivelmente, a pior temporada de sempre na Premier League, a Liga Europa é a derradeira possibilidade para os Red Devils disputarem a Liga dos Campeões no próximo ano.
Reveja, aqui, os golos do Manchester United:
Treinador verde e branco já sabe que pode usar o jogador, e quais serão as condicionantes da sua utilização. Tudo já no próximo jogo dos leões
|
Pedro Gonçalves está de volta aos relvados! É uma das grandes notícias do universo do Sporting nos últimos dias, o regresso de um jogador que tinha sido tão importante nas últimos épocas. Já voltou aos treinos, e parece mesmo estar prestes a retornar à competição, mais de seis meses depois do seu último jogo.
Rui Borges já ficou a saber que pode, finalmente, contar com Pedro Gonçalves para a próxima partida do Sporting, nos Açores, frente ao Santa Clara. O médio português voltou, já há alguns dias, aos treinos, e tem dados bons sinais que lhe permitem voltar, desde já, à competição.
Mas há um senão. Os minutos de Pote vão ter de ser controlados, e Rui Borges já sabe que, contra o Santa Clara, terá um período de utilização máximo de 15 minutos para Pedro Gonçalves. O médio português joga com esta restrição temporal porque o Sporting quer lidar com a situação com o maior cuidado possível, de modo a evitar uma recaída, e ainda contar com a ajuda do craque na reta final da temporada.
Com necessidade de ganhar ritmo competitivo, naquilo que vão ser mais de seis meses fora dos relvados, Pote terá certamente vontade de ajudar a equipa. O jogador também já recebeu a informação acerca da restrição de minutos. Apesar de, inicialmente, ser pouco tempo, Rui Borges ganha uma opção muito importante para a equipa, seja para jogar no meio campo, ou para atuar a extremo, onde oferece soluções diferentes aos colegas que têm feito a sua vez nesses lugares do campo.
Relembrar, ainda, que o estádio de São Miguel, onde o Sporting vai defrontar o Santa Clara, é um recinto especial para Pote, e não só pelo seu retorno: foi lá que marcou os dois primeiros golos no campeonato 20/21, onde se iria sagrar campeão de verde e branco, e vencer o prémio de melhor marcador da Liga.
Defesa central neerlandês tem vivido uma época de altos e baixos no Clube de Alvalade, mas parece continuar focado no objetivo do grupo
|
O Sporting empatou o último jogo do campeonato, frente à equipa do Braga, mas esse deslize não parece ter afetado os jogadores do plantel verde e branco. Jeremiah St. Juste partilhou, recentemente, uma mensagem nas suas redes sociais onde apela à união na luta pelo bicampeonato. O defesa central neerlandês escreveu "Com Tudo!" na descrição da publicação.
A frase acompanha uma imagem marcante: a celebração do título de campeão nacional 2023/24 no relvado de Alvalade. Um momento que muitos sportinguistas esperam repetir dentro de poucas semanas. St. Juste, que esta temporada já soma 1.035 minutos em 20 jogos, não esconde o foco coletivo na revalidação do título e mostra-se confiante num desfecho feliz, apesar do empate recente ter custado a liderança.
O Sporting ocupa atualmente o segundo lugar do campeonato, com 66 pontos, menos dois pontos que as águias. A luta pelo título promete ser renhida até ao fim e os leões não querem desperdiçar mais oportunidades. O próximo desafio será frente ao Santa Clara, no sábado às 18h00 no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
A mensagem de St. Juste surge num momento crucial da temporada e parece ter sido bem recebida pelos adeptos. Nas redes sociais, multiplicaram-se as reações de apoio ao central e à equipa, com palavras de incentivo e confiança no bicampeonato. O espírito do balneário, ao que tudo indica, mantém-se forte e unido rumo ao objetivo final. Recordar que Rui Borges chegou a estar de costas voltadas com o jogador, antes de reintegrar no grupo de trabalho.
A resposta dos jogadores dentro de campo será agora decisiva. Com o plantel motivado e os olhos postos na liderança, o Sporting promete dar tudo o que tem nas jornadas finais. E como diz St. Juste: com tudo, até ao fim! É de recordar que já são conhecidas as equipas de arbitragem para a vigésima nona ronda da Liga Betclic.
Jogador da formação dos leões tem estado lesionado e impedido da dar o seu contributo ao Clube de Alvalade, e o treinador espera que isso se altere
|
De fora da competição desde o dia 15 de fevereiro, na partida contra o Arouca, Daniel Bragança tem feito muita falta no plantel verde e branco, limitando as opções de Rui Borges no meio campo. Pela primeira vez, deu algumas esperanças aos adeptos do Sporting, depois de se ter lesionado gravemente e necessitado de operação.
O médio português, que vinha a realizar uma época de bom nível até à lesão, esteve presente na homenagem do Sporting a Aurélio Pereira, esta quinta feira, dia 10 de abril, e aproveitou para fazer uma atualização acerca da sua recuperação.
Em conversa com os jornalistas, Daniel Bragança respondeu a uma questão sobre o estado da sua recuperação: "Estou de muletas, falta pouco para tirá-las, mas lá está, é passo a passo. Já não é a minha primeira, estou a recuperar bem", atirou o médio do Sporting.
Fica, assim, patente, que a evolução da recuperação de Daniel Bragança está a desenvolver-se se forma positiva, com o jogador perto de abdicar das muletas de que ainda necessita. Tal como mencionou, não é a primeira vez que se lesiona gravemente e que precisa de cirurgia, pelo que essa experiência do passado poderá ser útil para enfrentar a paragem com que agora se depara.
Daniel Bragança é, de resto, um dos três jogadores do Sporting que estão de fora até ao final da temporada. Tal como o médio português, também João Simões e Nuno Santos lidaram com lesões esta época que obrigaram a operações e paragens prolongadas. Por outro lado, os leões parecem estar muito perto de voltar a ter Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita disponíveis.
Cláudio Pereira foi castigado depois do Sporting - Santa Clara e... Volta a apitar leões e açorianos