Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Jun 2024 | 19:25 |
Rafael Leão. antigo jogador do Sporting, viu cartão amarelo por simulação, aos 39 minutos do duelo entre Portugal e Turquia (3-0) e é baixa confirmada para o jogo com a Geórgia, da terceira jornada do grupo F do Euro 2024. O avançado já tinha visto amarelo pelo mesmo motivo na primeira ronda diante da Chéquia (2-1) e vai cumprir um jogo de suspensão, sendo baixa para Roberto Martínez.
Certo é que Portugal garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F no segundo jogo na prova, em Dortmund. Bernardo Silva, aos 21 minutos, Samet Akaydin, aos 28, na própria baliza, e Bruno Fernandes, aos 56, selaram o triunfo da seleção lusa, que na primeira jornada tinha batido a República Checa por 2-1.
Portugal vai agora recarregar baterias para o próximo embate na competição. A equipa das quinas enfrenta a Geórgia na terceira ronda da competição. O duelo está marcado para a próxima quarta-feira, dia 26 de junho e tem pontapé de saída agendado para as 20h00, na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen, casa do Schalke.
Em 2023/24, ao serviço do Milan de Stefano Pioli, Rafael Leão – avaliado em 90 milhões de euros – fez 47 encontros. Ao longo dos 3.548 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o antigo jogador do Sporting apontou 15 remates certeiros e fez 13 assistências para golo.
Com a camisola do Sporting, o internacional português, lançado por Jorge Jesus, realizou apenas cinco jogos, tendo marcado dois golos, antes de rescindir contrato com o Clube de Alvalade, após a invasão à Academia Cristiano Ronaldo. O avançado estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito o gosto ao pé.
Jovem promessa dos verdes e brancos tem sido escolha de Rui Borges devido à onda de lesões recente e obrigou a uma nova decisão em Alvalade
13 Jan 2026 | 10:35 |
A integração de Flávio Gonçalves no plantel principal do Sporting não será alterada pela chegada de novos reforços para as alas ofensivas, como Luís Guilherme e Souleymane Faye. A estratégia definida no final da última temporada mantém-se e passa por continuar a acompanhar de perto a evolução do jovem extremo, que permanecerá a trabalhar regularmente com a equipa principal até ao final da época.
Com apenas 18 anos, Flávio Gonçalves estreou-se a titular na equipa principal na final four da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, e continuará inserido na dinâmica do plantel orientado por Rui Borges. O treinador leonino identifica no jogador um potencial que justifica a aposta continuada, num processo que visa consolidar tanto os aspetos táticos como a componente física.
A gestão do jovem extremo passa por mantê-lo junto da equipa principal, descendo pontualmente à equipa B apenas quando for necessário ganhar ritmo competitivo. Nas últimas semanas, esse cenário não se verificou devido às várias ausências no plantel, como as de Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda. Mesmo com o regresso do moçambicano após a Taça das Nações Africanas, Flávio Gonçalves deverá continuar a integrar as opções para o jogo frente ao Casa Pia, agendado para sexta-feira.
Renovado no último verão até 2030, Flávio Gonçalves reúne características apreciadas pela equipa técnica, que o vê como uma solução a médio prazo. O jogador, que chegou ao Sporting em 2018/19 proveniente do Rio Ave, com apenas 13 anos, tem como principal objetivo afirmar-se na equipa principal, numa caminhada que continuará a ser feita de forma gradual e sustentada.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Flávio Gonçalves soma já 13 jogos pela equipa B. O atleta somou quatro golos e uma assistência, além de três golos e uma assistência pela equipa de juniores. Pela turma de Rui Borges, tem um passe para golo em seis partidas (163 minutos).
Internacional japonês está no último ano de contrato e não deverá renovar contrato com o Clube de Alvalade, encontrando-se na porta de saída
13 Jan 2026 | 10:15 |
Hidemasa Morita entra nos últimos seis meses de contrato com o Sporting, situação que lhe permite, a partir deste momento, ouvir propostas para prosseguir a carreira fora de Alvalade. Ainda assim, sabe-se que o médio japonês pediu ao seu representante para adiar qualquer abordagem formal, demonstrando total foco nos compromissos desportivos da equipa nesta fase da temporada.
A prioridade de Morita passa por continuar a contribuir para os objetivos traçados pelo Sporting, numa altura em que a equipa de Rui Borges luta pelo apuramento para o play-off da Liga dos Campeões, mantém ambições na Taça de Portugal e procura recuperar terreno no campeonato. O médio mantém uma relação próxima com o treinador e está empenhado em terminar a época ao serviço dos leões.
Aos 30 anos, Morita despertou interesse de clubes ingleses em ocasiões anteriores, sem que essas abordagens se tenham materializado em propostas concretas. O médio mantém o objetivo de, um dia, atuar na Premier League, mas, neste momento, o foco está em concluir da melhor forma a sua passagem pelo Sporting e em garantir presença no próximo Campeonato do Mundo, onde o Japão terá pela frente Holanda, Tunísia e uma seleção europeia oriunda do play-off.
Apesar de existirem manifestações de interesse provenientes do Médio Oriente, nomeadamente do Qatar e da Arábia Saudita, Morita privilegia a continuidade no futebol europeu. O futuro será definido mais adiante, numa altura considerada mais adequada pelo jogador.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 11 milhões de euros - soma 24 partidas. Neste arranque de época, o médio internacional japonês disputou um total de 1.048 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.
Extremo senegalês que atua no Granada será, ao que tudo indica, o segundo reforço dos verdes e brancos neste mercado de transferências
13 Jan 2026 | 09:57 |
Souleymane Faye continua a aguardar luz verde para viajar para Lisboa. Ainda assim, o Sporting espera que o jogador chegue a Alvalade nas próximas horas, uma vez que ambas as partes estão satisfeitas com o rumo das negociações pela sua transferências.
Segundo revela o jornal A Bola, o processo da contratação do extremo senegalês deverá ficar fechado ainda no decorrer desta terça-feira, dia 13 de janeiro. Neste momento, a única questão que se encontra a atrasar o negócio diz respeito às tranches de pagamento.
De acordo com as mais recentes notícias, o Sporting terá acordado o pagamento de 6,5 milhões de euros para garantir a transferência de Souleymane Faye. Aliás, nas últimas horas, o próprio diretor do Granada, Miguel Melgar, confirmou o avanço das negociações.
“Sobre o negócio não posso dizer nada, pois as negociações estão avançadas. Posso dizer que me parece uma opção muito acertada da Direção do Sporting. Viram algo que, em Espanha, só estão a ver agora”, vincou o dirigente do emblema da segunda divisão espanhola.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.