Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo - Hélder Amaral teme que UEFA castigue o Sporting

Ex membro do Conselho Leonino abordou possível sanção ao Clube e mostra-se bastante critico à entidade que tutela futebol europeu

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

25 Nov 2024 | 02:55 |

Icon Comentário0

Hélder Amaral, em entrevista exclusiva ao Leonino, abordou o possível castigo ao Sporting aplicado pela UEFA. Contudo, o ex-membro do Conselho Leonino afirmou que já presenciou situações muito piores em jogos das competições europeias, nas quais praticamente nenhuma punição foi aplicada


“Em relação aos castigos que podem ser aplicados ao Sporting pela UEFA, sinceramente, eu já vi piores. Já vi situações piores em outros clubes, e não vi praticamente nada a ser feito. Por isso, espero que o Sporting não sofra nenhum castigo de grande tamanho.”


“Sinceramente, eu tenho uma visão um bocado crítica em relação à FIFA e à UEFA, pois eles são os donos do negócio do futebol, mas não são eles os donos da loucura, da paixão e da emoção vivida pelos adeptos. Por isso, eu acho que eles não podem controlar tudo.”


“Mas também concordo com o facto de haver zero tolerância para comportamentos que possam comprometer a segurança dos adeptos e das pessoas. No entanto, tem de haver um consenso. Nós não podemos matar o futebol. Gosto de ver a pirotecnia, acho bonito no estádio, mas tem que haver todas as condições de segurança. E as pessoas que ultrapassarem esse limite acho que devem ser punidas, sim.”

“Sou mais adepto de multas do que propriamente de castigarem os adeptos que, de facto, se portam bem dentro dos estádios e que não têm culpa do que alguns fizeram. Quando acontecem situações destas de pirotecnia, normalmente é sempre o clube que paga a multa, mas  o Sporting deve implementar uma medida em que pode pagar a multa, mas tem de penalizar aqueles que são responsáveis pela ação que originou essa própria multa”.


“Esta situação toda dos hooligans que ainda existem no futebol está bem vista. A Inglaterra, por exemplo, tinha imensos problemas neste sentido. Começaram a apertar com as medidas, e já nunca mais ouvimos falar de tumultos de grande tamanho, pelo menos dentro dos estádios. Pode haver fora, mas dentro não. Acho que é isso que deve ser aplicado no futebol português e, nomeadamente, no Sporting”, concluiu.


Futebol

Rui Borges comenta nova lesão de jogador do Sporting: "Pode ter alguma gravidade"

Clube de Alvalade foi, esta terça-feira, dia 6 de janeiro, eliminado na meia-final da Allianz Cup ao perder por 2-1 frente ao V. Guimarães

Rui Borges lamentou as lesões de Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma e afirmou que problema do central do Sporting pode ser grave
Rui Borges lamentou as lesões de Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma e afirmou que problema do central do Sporting pode ser grave

06 Jan 2026 | 23:17 |

Icon Comentário0

O Sporting foi, esta terça-feira, dia 6 de janeiro eliminado na meia-final da Allianz Cup ao perder por 2-1 frente ao V. Guimarães, em Leiria, num encontro em que os vimaranenses alcançaram a reviravolta no marcador já nos descontos, com um bis de Ndoye (90'+2 e 90'+11).


Rui Borges: "Mais do que termos sido penalizados no final do jogo, foi o facto de termos perdido mais dois jogadores"


Em declarações no final do encontro, Rui Borges lamentou as lesões de Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma (que disse ter alguma gravidade), sublinhando que os problemas físicos que assolam o plantel leonino são dignas de um "caso de estudo": "Jogo competitivo e difícil de início ao fim. O Vitória acreditou até ao final e acabou por ser feliz nesse sentido. Na segunda parte podíamos ter feito o 2-0 e não conseguimos, também por mérito do guarda-redes adversário. Triste porque parece um caso de estudo. Saímos daqui com mais duas lesões e deixa-me triste. Tem-nos acontecido de tudo. Mais do que termos sido penalizados no final do jogo, foi o facto de termos perdido mais dois jogadores", começou por dizer o técnico do Sporting, em declarações na flash interview da Sport TV.


Rui Borges: "Triste porque lesão de Edu pode ter alguma gravidade"

O treinador ficou desiludido com a eliminação: "Não é difícil, mas bate bate que amassa. Fiquei sentido com a saída dos dois. Triste porque lesão de Edu pode ter alguma gravidade. Mas é futebol. Levantar a cabeça, dar os parabéns ao adversário. Queríamos muito estar na final mas é continuar caminho".


Rui Borges elogiou a exibição de Charles: "O Vitória veio com uma pressão diferente do que tem feito e do que fez em casa. Devíamos ter procurado mais passes longos, sempre que furávamos a primeira linha de pressão do Vitória tínhamos espaço. Grandes defesas do guarda-redes do Vitória. Podíamos ter feito o 2-0. Mas é dar os parabéns ao Vitória e é isso".

Ainda assim, o técnico acredita que a equipa vai dar a volta por cima: "O grupo já demonstrou que a resiliência é enorme. Há muito campeonato ainda. Temos muito caminho pela frente. Estamos tristes por não disputarmos uma final que queríamos muito e esperar que quem está de fora, da nossa equipa, consiga recuperar porque precisamos de todos. Temos alguns dias para recuperar e respirar um bocado, mas queríamos muito estar na final. Queremos regressar às vitórias já no próximo jogo", terminou.


Futebol

Rui Silva desolado pela derrota do Sporting

Guarda-redes foi o titular na baliza e assumiu alguma frustração pela forma como os leões desperdiçaram a hipótese de chegar à final

Rui Silva desiludido pela forma como Sporting permitiram reviravolta ao Vitória de Guimarães nas meias da Taça da Liga
Rui Silva desiludido pela forma como Sporting permitiram reviravolta ao Vitória de Guimarães nas meias da Taça da Liga

06 Jan 2026 | 22:53 |

Icon Comentário0

Rui Silva foi o rosto maior da desilusão dos jogadores do Sporting, que nos minutos finais permitiram a reviravolta ao Vitória de Guimarães (2-1). O guarda-redes assumiu alguma frustração pela forma como os leões desperdiçaram a hipótese de chegar à final.


R. Silva: "É difícil digerir isto..."


"É difícil digerir isto... O Vitória de Guimarães acreditou até ao fim e nós não conseguimos matar o jogo quando devíamos, fazendo o 2-0", atirou o jogador, à Sport TV, onde acrescentou: "Não desligámos, mas tivemos muitas contrariedades. Mas temos de saber honrar esta camisola".


R. Silva: "São muitas baixas, muita coisa a acontecer"

O guardião falou ainda nas lesões no plantel: "Infelizmente, e por muito que não queiramos, é a realidade. São muitas baixas, muita coisa a acontecer. Hoje, tivemos mais duas contrariedades ao longo do jogo, mas não nos podemos agarrar a isso, ainda falta muita coisa por conquistar".


O pupilo de Rui Borges deu ainda uma palavra aos adeptos: "Quero agradecer o apoio dos adeptos que se deslocaram aqui, agora é continuar. Entramos em todas as competições com o objetivo de as vencer, infelizmente, não conseguimos. Dou os parabéns ao V. Guimarães pela qualificação, agora é focar no campeonato e na Champions".

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 22 partidas e é um titular indiscutível para Rui Borges. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 1.980 minutos, nos quais encaixou 18 golos.


Futebol

Sporting perde com o Vitória de Guimarães nos descontos e é eliminado da Taça da Liga

Luis Suárez marcou o golo dos leões, mas turma minhota conseguiu operar a reviravolta já nos instantes finais da partida disputada em Leiria

 Sporting perde com o Vitória de Guimarães, esta terça-feira, dia 6 de janeiro, e falha presença na final da Taça da Liga
Sporting perde com o Vitória de Guimarães, esta terça-feira, dia 6 de janeiro, e falha presença na final da Taça da Liga

06 Jan 2026 | 22:20 |

Icon Comentário0

O Sporting perdeu frente ao Vitória de Guimarães (2-1), esta terça-feira, dia 6 de janeiro, em jogo a contar para as meias-finais da Taça da Liga. Luis Suárez marcou o golo dos leões, mas minutos finais de pesadelo ditaram a eliminação do Clube de Alvalade da competição.


Num duelo disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, o Clube de Alvalade chegou à vantagem no primeiro lance de perigo. Aos 14 minutos, Francisco Trincão picou a bola para as costas da defesa e o avançado colombiano - que tem um clube interessado - apareceu no sítio certo para finalizar de primeira.


Na segunda parte, o duelo foi mais equilibrado, com ambas as formações a disporem de oportunidades para marcar. Ainda assim, quando tudo apontava para a vitória, a turma de Luís Pinto chegou ao empate aos 90+2 por Alioune Ndoye. O mesmo jogador marcou o 2-1 aos 90+11 e selou o resultado final.


Com esta derrota – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Lenda confiante para jogo decisivo do Sporting na Taça da Liga: "Espero que corra bem"
Futebol

Lenda confiante para jogo decisivo do Sporting na Taça da Liga: "Espero que corra bem"

06 Jan 2026 | 17:49

Icon Comentário0
Ex dirigente do Sporting recusa regresso de Amorim e explica: "Não tem palavra"
Futebol

Ex dirigente do Sporting recusa regresso de Amorim e explica: "Não tem palavra"

06 Jan 2026 | 12:50

Icon Comentário0
Proposta por Rui Silva às portas de Alvalade! Guardião do Sporting gera interesse
Futebol

Proposta por Rui Silva às portas de Alvalade! Guardião do Sporting gera interesse

06 Jan 2026 | 15:17

Icon Comentário0