
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Fernando Tavares Pereira, em declarações exclusivas ao Leonino, mostrou crença para o dérbi diante do Benfica, contudo, admitiu que, se houvesse a presença das claques, o jogo poderia ficar mais fácil, deixando ainda a nota de que as mesmas “fazem muita falta ao Clube”.
O antigo candidato à Presidência dos leões falou ainda na decisão da SAD e de Frederico Varandas fazerem alterações nos custos fixos do Sporting e nas consequências que essa “má gestão” tem causado.
“O Sporting tem de entrar de cabeça fria, mas as claques vão fazer falta”
“O Sporting vai ter de entrar de cabeça fria”, começou por afirmar. “Vai ser um jogo de nervos, um jogo onde quem marcar primeiro tem a vantagem e até penso que pode ser o Sporting a marcar”, comentou, antes de falar do peso que as claques poderiam ter no dérbi.
“É um jogo onde, quer se queira, quer não, vão fazer falta as claques para puxar pela equipa, porque senão houver um esforço fora e dentro das bancadas, fica mais difícil para o Sporting fazer um resultado positivo”, vincou.
Recorde-se que as claques foram colocadas de lado por Frederico Varandas em 2019, após desacatos entre as mesmas e a Direção. Mais tarde, em 2020, o atual Presidente afirmou que estas “nunca mais iriam ter os privilégios que outrora tiveram” e que estava a fazer isto pelo “bem do Sporting”.
Os conflitos têm sido constantes, mas Fernando Tavares Pereira admite que gostava que os mesmos acabassem, porque os grupos de apoio são importantes para o plantel e conseguem ser a base da união entre adeptos e Direção.
“As claques são algo muito importante que tem faltado ao Sporting”
“As claques são os motores das equipas, sendo que ajudam muito e dão muito ânimo – que é uma coisa muito importante e tem faltado ao Sporting. Dá uma paz e uma união. São estas que fazem haver uma luta a nível interno”, admitiu. “Nos últimos tempos, não tem havido isso da parte do Sporting – e digo isto com alguma mágoa. Não tem havido a humildade de juntar as pessoas, discutir os assuntos e ouvir para saber decidir. Acho que, desta maneira, dificilmente o Sporting terá uma união forte. É muito triste nós irmos a um estádio e ver os sportinguistas a serem maltratados”, acrescentou, demonstrado o seu desagrado com a atual situação do Clube.
Ainda exaltado pelos ‘desacatos’ que têm existido entre adeptos e Direção, Fernando Tavares Pereira atacou Frederico Varandas pelos aumentos dos custos fixos do Sporting, numa época onde “não há resultados”.
“É lamentável que Varandas receba um aumento, sabendo que nada se ganhou e que estão a acabar com modalidades que fazem parte do ADN do Sporting”
“Uma empresa é rentável quando o esforço é de todos. Agora, quando nada se ganha e se aumentam os custos fixos numa empresa, algo está errado. Nesta fase, fazer aumentos, seja de quem for, e colocar custos acima dos custos fixos que o Clube já tem é algo que está errado”, vincou o empresário, antes de falar do término de algumas modalidades.
Refira-se que, desde que Frederico Varandas está ao leme do Sporting, nove modalidades já ‘desapareceram’, sendo o hóquei em patins feminino a mais recente. Entre as outras estão o futebol de praia, ciclismo, canoagem, krav maga, padel, remo, ténis e voleibol de praia.
“Acabar com algumas modalidades e aumentar estes custos fixos é algo que não faz sentido. Eu penso que os valores nestes aumentos de vencimentos poderiam ajudar a manter pelo menos duas das modalidades que foram terminadas pela direção. Aí sim, era uma gestão adequada. É lamentável que Frederico Varandas faça uma proposta dessas, sabendo que nada se ganhou e que estão a acabar com modalidades que fazem parte do ADN do Sporting”, concluiu.
Maioria da percentagem do Clube verde e branco é detido por apoiantes leoninos, mas essa situação pode vir a mudar no futuro devido ao gigante inglês
|
O Chelsea tem interesse em comprar uma percentagem da SAD do Sporting. Esta vontade não é nova, uma vez que, já em 2023, os blues fizeram uma tentativa de encetar negócio com os leões, que foi, na altura, recusada pelo Presidente verde e branco, Frederico Varandas.
A informação é avançada pelo portal inglês 'Chelsea Chronicle'. É a mesma fonte que avança que Todd Boehly e Behdad Eghbali, proprietários da BlueCo, empresa que detém o Chelsea, terão feito mesmo uma proposta a Frederico Varandas, que terá sido prontamente rejeitada pelo Presidente do Sporting.
No entanto, o jornal Record parece desmentir esta informação, afirmando que, segundo fonte próxima dos leões, não chegou nenhum contacto do Chelsea a Alvalade, exceção feita aos representantes que negociaram os passes de Geovany Quenda e Dário Essugo - que já se juntou ao novo clube - jogadores que se transferem para os blues em 2025/26.
O Sporting, relembre-se, passou a controlar 88% da SAD verde e branca em 2024, depois de consumada a operação de conversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) recomprados ao Novo Banco. Essa posição permitiu aos leões pensar na possibilidade de vender uma percentagem da Sociedade, que ficou exposta logo no final de 2023.
O Sporting emitiu um comunicado, exatamente referente à compra das VMOCs, assumindo que esse passo permitiria "arrancar a fase 2.0 do planeamento estratégico, criando as condições para a entrada de uma parceria estratégica minoritária no capital na SAD, para que exista um reforço da política de investimento, da melhoria da experiência de todos os Sócios e da globalização do Clube".
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
|
O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.