Futebol
Rui Borges tem esperança de que lesionado do Sporting recupere: "Está em dúvida"
14 Fev 2026 | 12:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2025 | 14:00 |
Nuno Sousa, antigo candidato à presidência do Sporting, abordou as recentes decisões de Frederico Varandas e as polémicas em que se tem envolvido. Em declarações exclusivas ao Leonino, o gestor acabou por comparar o líder máximo dos leões a... Pinto da Costa.
Nuno Sousa: "Afinal, parece que Frederico Varandas tinha ali um modelo"
"A resposta de Frederico Varandas a dizer que dominámos em número de campeonatos, parece-se tanto com as respostas que ouvi durante anos e décadas vindas dos rivais que diziam exatamente a mesma coisa, nomeadamente de Pinto da Costa que mostrava os troféus internacionais para desmentir esse ascendente sobre a arbitragem nacional. Afinal, parece que Frederico Varandas tinha ali um modelo a seguir no tipo de resposta, o que revela a sua falta de coerência e em nada contribui para uma posição que se quer “de adulto na sala” por parte de quem lidera o Sporting".
Nuno Sousa mostrou-se muito crítico do financiamento de 225 milhões de euros feito pelo Sporting. O candidato à Presidência do emblema verde e branco falou com o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, e acusou Frederico Varandas de "hipotecar o futuro" dos leões, em virtude dos "egos" que existem em Alvalade.
Nuno Sousa: "Estamos outra vez a hipotecar o futuro para sustentar ordenados principescos"
"Mais dívida a um prazo absurdo com perda de independência. Encapotadamente voltámos à era Roquette que quase destruiu o Clube associativo. Com isto volta-se a ouvir falar de reestruturações e criação de novas empresas, que levará à entrega progressiva do clube a investidores. Esta direção sempre apostou na alienação das receitas futuras e no enfraquecimento da força associativa. Estamos outra vez a hipotecar o futuro para sustentar ordenados principescos da “estrutura”, egos e a máquina de propaganda montada", começou por explicar Nuno Sousa, sobre esse financiamento de 225 milhões de euros, que, segundo fonte oficial, será utilizado nas obras no Estádio de Alvalade.
Nuno Sousa também comentou o ambiente que se vive no futebol português - tal como fez Carlos Xavier, recentemente -, com especial atenção às controvérsias com os árbitros: "Polémicas sobre arbitragem sempre houve e sempre vai haver, umas vezes serão uns outras vezes serão outros. Os que estão seriamente na discussão fazem propostas estruturantes, os que não estão falam de lances em concreto. O VAR foi e é uma medida estruturante que curiosamente desde a sua introdução nivelou o campo e já “ajudou” a sermos campeões. Quem fez força para que isso acontecesse? Bruno de Carvalho ex-presidente do Sporting. Nunca vi outros clubes interessados".
Nuno Sousa: "Frederico Varandas sempre pareceu dar-se melhor com pessoas de outros clubes do que com a massa adepta do Sporting"
"Se há quem domine a arbitragem então algo errado está. A minha proposta sempre foi a autonomização dos árbitros tal como acontece na Inglaterra. Alguém quer isso? Não me parece, pois todos querem ter o tal poder para “influenciar” nos bastidores", começou por dizer Nuno Sousa, questionado sobre qual deveria ser a posição do Sporting.
Para terminar, Nuno Sousa comentou a reunião entre o Presidente dos leões e Rui Costa, homólogo do Benfica, na tomada de posse de Carlos Moedas, em Lisboa: "Frederico Varandas sempre pareceu dar-se melhor com pessoas de outros clubes do que com a massa adepta do Sporting, por isso não me surpreende".
Treinador elogiou "uma das melhores equipas do campeonato", falou sobre as opções na frente de ataque e comentou as incidências no Clássico
14 Fev 2026 | 13:52 |
Rui Borges abordou o encontro entre Sporting e Famalicão, em conferência de imprensa, no Auditório Artur Agostinho, em Alvalade. O treinador elogiou "uma das melhores equipas do campeonato", falou sobre as opções na frente de ataque e comentou as incidências no Clássico frente ao Porto.
Encontro com o Famalicão
"Acima de tudo, espero uma equipa igual a si própria. É uma equipa que tem a sua própria ideia de jogo, que gosta de a manter durante todos os jogos, independentemente do adversário, e que se adapta bem àquilo que é o momento do jogo. No meu entendimento, é uma boa equipa, muito competitiva, muito intensa, uma equipa que faz muitas faltas. Nota-se bem a intensidade que mete no jogo e a sua organização defensiva também é muito competente. É uma equipa que tem muitas ações de corredor, muito um para um, muitas combinações. Uma equipa que cruza muito, à procura de referências e à procura de homens na área. Por isso, acima de tudo, acho que é uma equipa muito competente e das melhores equipas do campeonato. Está a fazer uma boa época, apesar de aqui ou ali ter um resultado menos conseguido ou uma exibição menos conseguida. No cômputo geral, é uma boa equipa".
Gestão na frente de ataque
"Testámos algumas soluções. O Fotis está em dúvida para o jogo. Vamos ver se pode ou não dar o seu contributo. Por isso, e de entre os jogadores que temos disponíveis, entraremos com 11, com toda a certeza. Mas, muito sinceramente, ainda não sei quem jogará. Mas, dentro das opções disponíveis, iremos em busca de algumas características individuais. Claro, nunca fugindo à nossa ideia e àquilo que nos identifica em termos colecivos".
Pós-clássico
"Acho que nós, e vocês também que têm esse papel, devemos valorizar muito mais os jogadores, as equipas, o jogo e o nosso futebol. Agora, também concordo que não se deve relativizar algumas coisas que se passaram, porque parecia que estávamos a voltar ao século passado. Estamos em 2026, acho que não se deve relativizar. Agora, não vou entrar nessa luta. Estou muito mais focado em tentar valorizar o futebol em si, o jogo, os jogadores de uma equipa e de outra, não só do Sporting, porque estavam grandes jogadores dentro do campo. E, acima de tudo, temos de valorizar quem pratica futebol e quem faz por ser um desporto tão espetacular como é".
Sporting ‘refém’ de Luis Suárez?
"É natural que se possa pensar dessa forma, porque o Luís tem sido muito importante e marcado muitos golos. Agora, o Luís consegue marcá-los graças a um grande coletivo e não apenas pela qualidade individual. Por isso, é nisso que nos focamos diariamente: no nosso coletivo. E depois, dentro de um coletivo forte, sim, vem ao de cima o talento individual. É impossível dizer que não é uma peça importante e acabará sempre por fazer falta. Mas, como eu digo sempre, só faz falta quem está. Vou focar-me nos 11 que escolher e nos outros que tiver no banco. E, com toda a certeza, seremos competentes, para não fugirmos daquilo que temos sido enquanto Sporting, para mantermos uma boa qualidade de jogo, uma dinâmica muito própria, e levarmos de vencido um bom Famalicão".
Prestação no clássico
"Duas grandes equipas, duas equipas bastante competentes. Há algumas coisas que poderíamos ter feito de forma diferente, mas não só neste jogo, em todos. Depois de rever, achamos sempre coisas diferentes. Agora, acima de tudo, fizemos um jogo bastante competente. Jogámos com a equipa que tem a melhor defesa. É uma equipa que defende muito bem a sua baliza. Podíamos ter feito mais? Podíamos. Mas isso podemos sempre, depois de ver as coisas. E ver o jogo pela televisão é sempre mais fácil, podemos ver as coisas de forma diferente, mas não foi nunca por falta de ambição de quem quer que seja".
Souleymane Faye na frente de ataque?
"Qualquer jogador da linha avançada pode jogar avançado, não só o Faye. Vamos tentar perceber qual será a melhor opção e aquilo que fará mais sentido. Mas não é só ele quem nos pode dar essa solução. Acho que qualquer jogador da frente pode jogar aí e foram vários os que treinaram nessa posição".
Francisco Trincão pode ser opção na frente?
"É claramente um jogador que também pode jogar ali. Já disse, qualquer jogador da frente pode jogar a avançado. Por isso, não me preocupa. Terão características diferentes, é o que temos, mas vamos à luta, isso é certo. E vamos ser competentes. E vamos ganhar, contra uma grande equipa, mas vamos ganhar, vamos fazer tudo para ganhar. Acima de tudo, deixem-me enaltecer o Trincão. Está sempre em prol da equipa e eu tenho dito muito isso. Acho que é dos jogadores que mais têm dado em prol da equipa. No final do jogo com o Porto, fizeram-me uma pergunta, e eu expliquei um pouco. É perceber as circunstâncias, porque ser treinador de fora, às vezes, é fácil. “Ah, eu punha estes 11, ah, eu ganhava este jogo”. Claro. Mas é preciso perceber muitas coisas.
Rafael Nel pode ser opção?
"Sim, está convocado. Tem treinado connosco, tem feito parte até dos jogadores disponíveis para jogo, e é mais uma opção. Treinou na sua posição e, dentro daquilo que perspectivarmos para o jogo, veremos qual será a melhor opção inicial, seja o Nel ou qualquer outro jogador que jogue na linha avançada".
Questão do balneário, dos apanha-bolas e das toalhas do guarda-redes Rui Silva foram temas abordados por figura chave dos leões
14 Fev 2026 | 13:16 |
Rui Borges foi este sábado, dia 14 de fevereiro, questionado sobre as polémicas em torno do Porto - Sporting, da ronda 21 do campeonato, que terminou empatado (1-1). A questão do balneário, dos apanha-bolas e das toalhas do guarda-redes Rui Silva dominaram o debate.
"Enquanto treinador, vou ao que tenho dito. Acho que nós, e vocês também desse lado, devemos valorizar muito mais os jogadores, as equipas, o nosso jogo, o futebol. Independentemente de não ter sido um grande jogo na parte de golos... O jogo tem muitas nuances. Mas também concordo que não se deve relativizar algumas coisas que se passaram".
R. Borges: "Parece que estamos a voltar ao século passado"
O técnico criticou as práticas dos dragões: "Parece que estamos a voltar ao século passado e não. Estamos em 2026 e não se deve relativizar isso. Mas não vou entrar nessa luta. Estou muito mais focado em tentar valorizar o futebol em si, os jogadores de uma equipa e de outra. Estão grandes jogadores dentro de campo e temos de valorizar quem pratica o futebol e quem faz com que seja um desporto tão espetacular".
De seguida, fez uma análise ao encontro: "Duas grandes equipas, duas equipas bastante competentes. Algumas coisas que poderíamos ter feito de forma diferente. Mas depois de ver... Acho que fizemos um jogo bastante competente, jogámos contra a melhor defesa do campeonato. Penso que o mister Farioli disse isso no fim do jogo, mas meter 11 jogadores a defender a sua área... Penso que se referia ao Porto. E daí se nota ser a melhor defesa. Podíamos fazer mais? Podíamos, mas depois de ver as imagens podemos ver sempre as coisas de forma diferente. Mas jamais por falta de ambição".
Rui Borges reforçou ainda que jogou para ganhar: "Às vezes não conseguimos. Há duas equipas, 11 jogadores de cada lado, bons treinadores dos dois lados... Mas a ambição e a vontade de vencer é que nos levam a vencer a qualquer minuto. Isso demonstra bem o caráter e a personalidade da equipa. Queremos fazer melhor, mas se for sempre aos 90'+6 não há problema. Queremos é ganhar. Percebo a parte cardíaca da malta, a minha também, mas por isso é que o futebol é tão espetacular. As emoções que se criam à volta de um jogo são enormes e não é para todos aguentá-las. O espírito da equipa está bem vincado e eles são uns ambiciosos e uns campeões de nascença".
Ataque do emblema leonino vai ter uma nova referência, já que o Clube de Alvalade não pode contar com Luis Suárez, por castigo
14 Fev 2026 | 13:01 |
O ataque do Sporting vai ter uma nova referência, já que Rui Borges não pode contar com Luis Suárez, por castigo. Como tal, o técnico vê-se obrigado a recorrer a outra arma para ocupar a vaga do internacional colombiano. O técnico admitiu que Rafael Nel, que passou pelo Benfica, pode ser o substituto.
R. Borges: "O Rafael Nel está convocado"
"Pode... E o Rafael Nel está convocado. É alguém que tem treinado connosco, tem andado mais nos nossos jogos, tem feito parte dos jogadores disponíveis para jogo. E amanhã é mais um que está para jogar. Treinou na sua posição. Dentro do que perspetivarmos para o jogo, veremos qual será a melhor opção inicial".
O técnico falou ainda do que espera dos minhotos: "É uma boa equipa, gostam de assumir o jogo, têm a sua própria ideia e gostam de a ter independentemente do adversário. Adaptam-se bem ao momento do jogo e a cada dificuldade que o adversário proporciona.
Rui Borges elogiou a formação de Hugo Oliveira: "São uma boa equipa, muito competitiva, intensa e que faz muitas faltas. Nota-se bem essa intensidade. Em organização defensiva são muito competentes. Têm muitas ações nos corredores, de um para um, cruzam muito à procura de referências. É uma das melhores equipas do campeonato, apesar de terem um ou outro resultado menos conseguido".
Rafael Nel foi formado no Benfica, tendo representado os encarnados durante oito anos. Em 2018/19 mudou-se para o Belenenses e, em 2020, trocou Belém pelos verdes e brancos. Esta temporada, o avançado do Sporting soma sete golos e quatro assistências em 19 jogos pela equipa B.
Rui Borges tem esperança de que lesionado do Sporting recupere: "Está em dúvida"
14 Fev 2026 | 12:44
Craque do Sporting está recuperado, mas não pode ir a jogo frente ao Famalicão
14 Fev 2026 | 11:06
Luís Pedro Sousa critica estratégia utilizada pelo Sporting: "Péssimo"
14 Fev 2026 | 10:40