Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Afonso Moreira muito dificilmente terá lugar na equipa principal do Sporting na próxima temporada. Neste Exclusivo Leonino, damos conta da situação do extremo formado em Alvalade, que está cedido ao Gil Vicente, mas que tarda em afirmar-se e mostrar serviço a Rúben Amorim.
Desde que rumou a Barcelos, Afonso Moreira somou apenas 62 minutos, divididos por cinco encontros: Benfica, Vitória de Guimarães, Vizela, Estoril Praia e Porto. Nas últimas semanas, o avançado tem ficado fora das contas fruto de se ter lesionado.
Neste sentido, e dado que Afonso Moreira não se conseguiu afirmar no Gil Vicente, os responsáveis leoninos consideram que o melhor cenário para o atleta passa por um novo empréstimo a um emblema da Liga Portugal Betclic de forma a que o mesmo continue a evoluir num patamar competitivo superior ao da Liga 3.
Afonso Moreira estreou-se pela turma de Rúben Amorim no dia 12 de agosto de 2023, na receção do Sporting ao Arouca, que terminou com vitória verde e branca, por 3-2, com golos de Gyokeres (2) e Paulinho. Nessa partida, o extremo entrou aos 64 minutos, rendendo Matheus Reis.
O jovem internacional português renovou contrato com o Clube de Alvalade no passado mês de janeiro e, nessa altura, expressou a sua felicidade: “Um sonho de menino que realizei e agora quero retribuir esta oportunidade. Desde os 8/9 anos comecei a fazer torneios pelo Sporting e depois vim morar aqui para a Academia onde fiquei a viver até hoje. Foi aqui que recebi todo o apoio para me desenvolver como jogador e como pessoa. Esta não é a minha segunda casa, é a minha primeira casa”.
Esta temporada, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros – leva, entre a equipa A e B do Sporting e o Gil Vicente, 17 encontros: nove na Liga 3, cinco no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 604 minutos que disputou, o extremo não marcou qualquer golo ou assistência.
Confira aqui os melhores momentos de Afonso Moreira:
Antigo guardião do Porto 'ficou agradado' com notícias da lesão do bósnio, que vai desfalcar a turma de Rúben Amorim durante várias partidas
|
0Franco Israel será titular do Sporting, depois da lesão de Vladan Kovacevic - que, afinal de contas, vai parar mais do que dois jogos. As notícias agradam a Jorge Amaral, que admite confiar mais no antigo guardião da Juventus do que no bósnio, que chegou a Alvalade este verão.
"(Kovacevic) Ainda não mostrou ter uma técnica de guarda-redes. O Franco Israel, no tempo que jogou, mostrou ser mais sereno, mais tranquilo e foi evoluindo. Não quer dizer que com Kovacevic não possa acontecer", começou por dizer o ex-guardião do Porto, na CMTV.
"Pode crescer com os jogos, aumentar níveis de confiança com a Liga dos Campeões... Pode acontecer, mas, até ao momento, por aquilo que vi dos dois, acho o Israel 'mais baliza' e mais guarda-redes", terminou Jorge Amaral, mostrando preferência pelo 'camisola 1' de Rúben Amorim.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento do uruguaio. Pelo Sporting, o bósnio soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Já Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros pelo Sporting, em 2023/24: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Afirmações do ponta de lança internacional pela Suécia, em entrevista recente, não caíram nas boas graças de antigo ativo dos leões
|
0Viktor Gyokeres admitiu, em entrevista recente, que a sua cláusula de rescisão "é demasiado alta". As afirmações do craque do Sporting não caíram bem a Augusto Inácio, que não duvida do valor do avançado de Rúben Amorim, mas deixa uma condição para a saída de Alvalade.
"Não pode desvalorizar-se ao ponto daquilo que vale. Ele sabe que vale muito como jogador, mas em termos de dinheiro, o mercado é que vai dizer quanto vale e quanto oferece. Agora, ele tem é de fazer o seu trabalho e está a fazê-lo muito bem", começou por dizer o ex técnico dos leões, na CNN.
"Está num grande momento de forma. Marca golos no Sporting, marca golos na seleção e também dá assistências. Está a passar por um grande período, mas, para aqueles tais 100 milhões, tem de fazer uma grande Liga dos Campeões, que é aí a grande montra", terminou Augusto Inácio.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Extremo formado em Alcochete não tem lugar na equipa A e realidade da Liga 3 é demasiado curta para o desenvolvimento do jogador
|
0O Basileia não larga Afonso Moreira. Apesar de a maioria dos países ter encerrado a janela de mercado de verão, Turquia, Grécia, Chipre e Suíça são alguns dos destinos abertos para receber jogadores. O Sporting estuda o empréstimo do jovem extremo.
Os suíços vêm demonstrando muito interesse pelo jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo e a SAD está disposta a negociar, uma vez que a ideia passa por garantir que o atleta tenha o máximo de minutos possíveis, num campeonato jogado a um nível que lhe permita evoluir.
A esperança do Sporting no jogador continua a ser elevada, sendo perspetivado um futuro risonho ao jovem. Informações recentes deram conta de que a cedência do jogador de 19 anos deverá realizar-se sem opção de compra. Ficar na equipa B não está, no entanto, totalmente descartado, mas não é desejo dos responsáveis leoninos.
Afonso Moreira estreou-se pela turma de Rúben Amorim no dia 12 de agosto de 2023, na primeira jornada do campeonato, na receção do Sporting ao Vizela, que terminou com vitória verde e branca, por 3-2, com golos de Gyokeres (bis) e Paulinho. Nessa partida, o extremo entrou aos 64 minutos, rendendo Matheus Reis na ala esquerda dos verdes e brancos.
Em 2023/24, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros – fez, entre a equipa A e B do Sporting e o Gil Vicente, 17 encontros: nove na Liga 3, cinco no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 604 minutos que disputou, o extremo não marcou qualquer golo ou assistência. Esta época, soma 90 minutos, na vitória do conjunto secundário dos leões, sobre a Académica.