Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

EXCLUSIVO LEONINO - NÃO VAI A LADO ALGUM! VARANDAS SEGURA HISTÓRICO DO SPORTING

Presidente do Clube de Alvalade garante permanência de peça fundamental no sucesso dos verdes e brancos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Jun 2024 | 04:00 | Por Redação

Icon Comentário0

Ângelo Girão não vai sair do Sporting antes do final de contrato, sabe o Leonino. O capitão da equipa de hóquei em patins do Clube de Alvalade assinou uma renovação em 2018, válida até 2025, e vai permanecer no conjunto verde e branco, pelo menos até ao término da época que irá começar.


Segundo informações apuradas pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, o 'camisola 61' irá manter o seu lugar na baliza do Sporting até à chegada de Xano Edo - filho de Edo Bosch, treinador que vai orientar os leões a partir de 2024/25, depois de a Direção de Frederico Varandas ter batido a cláusula de rescisão junto da Oliveirense (saiba mais AQUI).


O jovem guardião é visto como uma das maiores promessas da modalidade e espera-se que segure o legado de Girão durante várias épocas, visto que, de momento, tem apenas 22 anos. A sua chegada é bastante aguardada pelos responsáveis leoninos que acreditam que o jovem é um substituto à altura de uma das maiores figuras od hóquei em patins verde e branco.


Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).

Já Xano Edo, a cumprir a quinta época a nível sénior, venceu uma Taça CERS, pelo Calafell, uma Taça Europeia, com o Valongo, e uma Liga Espanhola, ao serviço do Barcelona. Em escalões mais abaixo, o jovem tem, também, vários troféus, como o Europeu sub-17 por Portugal.



Modalidades

Sporting não aguenta vantagem e perde Supertaça para o Benfica (3-2)

Apesar de terem sido os primeiros a marcar e de terem estado em vantagem durante boa parte do encontro, leões não conseguiram travar reviravolta

Sporting perdeu, este sábado, a Supertaça António Livramento, ao ser derrotado pelo Benfica, por 3-2, no dérbi
Sporting perdeu, este sábado, a Supertaça António Livramento, ao ser derrotado pelo Benfica, por 3-2, no dérbi

07 Nov 2026 | 13:47 | Por Redação

Icon Comentário0

O Sporting perdeu, este sábado, a Supertaça António Livramento, ao ser derrotado pelo Benfica, por 3-2, no dérbi disputado no Pavilhão Municipal de Santo Tirso. Apesar de terem sido os primeiros a marcar e de terem estado em vantagem durante boa parte do encontro, os leões não conseguiram travar a reviravolta dos encarnados.


A equipa orientada por Edo Bosch - que pode não continuar na próxima época - adiantou-se no marcador aos 13 minutos, por intermédio de Nolito Romero. O lance ainda teve de ser analisado pela equipa de arbitragem através das imagens, antes de ser validado o primeiro golo da partida.


No entanto, o Benfica aumentou a pressão na segunda parte e chegou ao empate aos 28 minutos, com João Rodrigues a finalizar uma jogada construída pelo lado direito. Os leões procuraram recuperar a vantagem, mas encontraram pela frente um Pedro Henriques em grande plano, que foi travando as tentativas ofensivas da equipa leonina.


Aos 35 minutos, Zé Miranda completou a reviravolta, com um remate de longa distância. Pouco depois, Nolito recebeu cartão azul e deixou o Sporting temporariamente em inferioridade numérica, período em que os encarnados carregaram sobre a baliza de Xano Edo, que contou também com a ajuda dos ferros para evitar mais golos.

Já perto do final, aos 48 minutos, Gonçalo Pinto aproveitou um contra-ataque para fazer o 3-1. Rafa Bessa ainda reduziu a diferença num remate de longe (50'). Desta forma, o Sporting falhou a conquista da quarta Supertaça do seu palmarés. O próximo encontro está marcado para terça-feira, dia 10 de novembro, frente ao Candelária, em jogo da 1.ª jornada da Liga. O duelo jogar-se-á às 20h30, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Lateral do Sporting distinguido como 3.º melhor do mundo

Classificação final resulta da combinação dos votos de treinadores profissionais (40%), jornalistas (40%) e por parte do público (20%)

Kiko Costa, lateral do Sporting, voltou a destacar-se no panorama internacional do andebol, ao alcançar o terceiro lugar na votação do prémio 'The One'
Kiko Costa, lateral do Sporting, voltou a destacar-se no panorama internacional do andebol, ao alcançar o terceiro lugar na votação do prémio 'The One'

07 Nov 2026 | 10:31 | Por

Icon Comentário0

Kiko Costa voltou a destacar-se no panorama internacional do andebol, ao alcançar o terceiro lugar na votação do prémio 'The One', que distingue os melhores jogadores do mundo. O lateral direito do Sporting - que está de saída dos leões - alcançou 123 pontos.


A distinção, que contou com a participação de vários treinadores, jornalistas e adeptos, foi conquistada pelo dinamarquês Mathias Gidsel, do Fuchse Berlim, com um total de 254 pontos. O islandês Gisli Kristjansson terminou no segundo posto, com 136 pontos, apenas 13 à frente do internacional português.


Kiko Costa não foi, contudo, o único representante nacional a figurar entre os 10 primeiros classificados. Luís Frade (ex Sporting), pivô do Barcelona e peça importante na conquista de mais uma Liga dos Campeões pelo emblema catalão, alcançou a sexta posição da votação.


Também Martim Costa, irmão de Kiko e companheiro de equipa no Sporting, garantiu um lugar entre os dez melhores. O lateral esquerdo terminou no nono posto, reforçando a presença portuguesa numa lista dominada por nomes de referência do andebol internacional.

Na categoria de guarda-redes, o vencedor foi outro dinamarquês, Emil Nielsen, que superou o alemão Andreas Wolff e o espanhol Sergey Hernández. Já o prémio de melhor treinador foi entregue a Carlos Ortega, técnico do Barcelona. A classificação final resulta da combinação dos votos de treinadores profissionais (40%), jornalistas (40%) e público (20%).



Modalidades

Central em final de contrato bem encaminhado para ser reforço do Sporting em 2027/28

Jogador tem vínculo até ao final da presente época, pelo que poderá ficar disponível para assinar por outro clube sem que seja necessário pagar qualquer verba

Clube de Alvalade está a preparar futuro da equipa de andebol; August Lind Oma, atual jogador do Drammen, é um dos alvos; Fotografia de Sporting
Clube de Alvalade está a preparar futuro da equipa de andebol; August Lind Oma, atual jogador do Drammen, é um dos alvos; Fotografia de Sporting

07 Nov 2026 | 10:15 | Por

Icon Comentário0

O Sporting está a preparar o futuro da equipa de andebol e poderá encontrar no mercado norueguês uma das soluções para a próxima temporada. August Lind Oma, atual jogador do Drammen, é apontado como um dos alvos dos responsáveis leoninos, que procuram reforçar o plantel para o novo ciclo competitivo.


Segundo o portal RT Handball, os verdes e brancos estão perto de contratar o central de 20 anos. O atleta tem vínculo até ao final da presente época, pelo que poderá ficar disponível para assinar por outro clube sem que seja necessário pagar qualquer verba pela transferência.


A provável chegada de August Lind Oma enquadra-se no processo de renovação que está em curso. O Sporting prepara-se para perder vários elementos no final da temporada e procura antecipar essas mudanças, identificando jogadores que possam integrar o grupo de trabalho de Ricardo Costa.


Apesar de tenra idade, o central poderá ter em Alvalade uma oportunidade para dar um novo rumo à carreira. Até ao momento, o percurso do jogador tem sido feito inteiramente no seu país, pelo que uma mudança para Portugal representaria a primeira experiência no estrangeiro.

Por outro lado, o Sporting comunicou a saída de André Kristensen no final da temporada 2026/27. O guarda-redes norueguês vai transferir-se para o HØJ Elite, que atualmente está na segunda divisão, mas permanecerá ao serviço dos leões até ao término da presente época.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador na mira de Sporting e Porto é questionado pelo futuro: "Não sei dizer"
Modalidades

Jogador na mira de Sporting e Porto é questionado pelo futuro: "Não sei dizer"

06 Nov 2026 | 12:46

Icon Comentário0
Última hora! Oficial: Sporting comunica saída de guarda-redes para equipa da 2.ª divisão
Modalidades

Última hora! Oficial: Sporting comunica saída de guarda-redes para equipa da 2.ª divisão

06 Nov 2026 | 11:45

Icon Comentário0
Oficial! Sporting renova com velocista até 2028: "Já considero casa"
Modalidades

Oficial! Sporting renova com velocista até 2028: "Já considero casa"

05 Nov 2026 | 15:32

Icon Comentário0