Modalidades
Craque do Sporting arranca na segunda parte, mas Portugal precisa de 'milagre' no Euro
26 Jan 2026 | 16:56
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
28 Jun 2024 | 03:00 |
Ângelo Girão não vai sair do Sporting antes do final de contrato, sabe o Leonino. O capitão da equipa de hóquei em patins do Clube de Alvalade assinou uma renovação em 2018, válida até 2025, e vai permanecer no conjunto verde e branco, pelo menos até ao término da época que irá começar.
Segundo informações apuradas pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, o 'camisola 61' irá manter o seu lugar na baliza do Sporting até à chegada de Xano Edo - filho de Edo Bosch, treinador que vai orientar os leões a partir de 2024/25, depois de a Direção de Frederico Varandas ter batido a cláusula de rescisão junto da Oliveirense (saiba mais AQUI).
O jovem guardião é visto como uma das maiores promessas da modalidade e espera-se que segure o legado de Girão durante várias épocas, visto que, de momento, tem apenas 22 anos. A sua chegada é bastante aguardada pelos responsáveis leoninos que acreditam que o jovem é um substituto à altura de uma das maiores figuras od hóquei em patins verde e branco.
Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).
Num duelo disputado no reduto da turma contrária, leões viram o adversário entrar mais forte e não conseguiram alcançar um bom resultado
28 Jan 2026 | 18:31 |
A equipa de voleibol do Sporting perdeu frente aos polacos do Warta Zawiercie, por 3-0, esta quarta-feira, dia 28 de janeiro, em jogo da quarta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões e, desta forma, continua sem pontuar na prova, após uma série de cinco jogos a vencer.
Num duelo disputado na Arena Sosnowiec, os leões viram o adversário entrar mais forte e perderam o primeiro set (25-21). A turma adversária manteve a superioridade e voltaram a triunfar no parcial seguinte, mantendo a mesma tendência (25-21). No terceiro set, os leões voltaram a não ser felizes (25-22).
Com esta derrota - a quinta em 22 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho voltam a sair derrotados na competição europeia. O Warta Zawiercie é assim primeiro classificado com 12 pontos, seguido de Luneberg (seis), Asseco Resovia (seis) e Sporting (zero).
O próximo encontro do emblema verde e branco está marcado para o próximo domingo, dia 1 de fevereiro, frente ao São Mamede, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 17.ª jornada da Liga jogar-se-á às 18h00, no Pavilhão João Rocha.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Após amargo empate diante da Noruega, na passada segunda-feira, equipa das quinas, liderada por leões, destaca-se contra vizinho ibérico
28 Jan 2026 | 17:02 |
Portugal venceu a Espanha esta quarta-feira, por 35-27, subindo provisoriamente ao terceiro lugar do Grupo I da 'main round' da 17.ª edição do Campeonato da Europa de andebol, antes do restantes jogos da quarta e última jornada. A dupla leonina, Kiko e Martim Costa, pegam destaque ao terem sido os melhores marcadores da equipa das quinas - que empatou o último jogo.
Num duelo ibérico marcado por várias falhas técnicas de parte a parte, foi a Espanha que mais errou nos primeiros 30 minutos, com Portugal a aproveitar para abrir uma vantagem de seis golos, mas um par de distrações fez com que o intervalo chegasse com um 16-12 favorável à equipa de Paulo Jorge Pereira.
Uma exclusão de dois minutos a Rui Silva dificultou ainda mais a missão lusa, mas o empenho defensivo nunca esmoreceu e a entrada de Gustavo Capdeville para a baliza também foi bem-sucedida, com uma defesa logo na primeira intervenção. Até ao final, os heróis do mar foram controlando a vantagem e nunca deixaram a Espanha aproximar-se no marcador, confirmando mais um triunfo que valoriza o andebol português.
No capítulo individual, os irmãos Costa destacam-se com 7 golos cada, tal como o lateral espanhol do Clube, Jan Gurri. Nota também para outros leões, Salvador Salvador (2) e Diogo Branquinho (1).
Esta vitória representa um momento marcante para a equipa nacional, que poderá vir a lutar pelo quinto lugar, algo nunca alcançado na história da modalidade num Campeonato da Europa. Para tal, contudo, Portugal terá de esperar pelo confronto entre Alemanha e França, torcendo pela vitória dos germânicos. Em caso de conseguir avançar para o jogo do 5º e 6º lugar, a Seleção Nacional fica também apurado diretamente para o Mundial de 2026.
Equipa das quinas voltou a ganhar de goleada na última terça-feira, dia 27 de janeiro, carimbando a passagem à próxima fase da prova
28 Jan 2026 | 12:55 |
A Seleção Nacional de futsal assegurou, esta terça-feira, a qualificação para os quartos de final do Campeonato da Europa e a liderança do Grupo D, na sequência da vitória da Itália sobre a Polónia por 4-0, no encerramento da segunda jornada da fase de grupos.
Após o triunfo por 5-1 frente à Hungria, com golos de Erick Mendonça, Lúcio Rocha, Diogo Santos, Tomás Paçó e Pany Varela, a equipa das quinas, que tinha iniciado a prova com um 6-2 diante da Itália, garantia o apuramento caso a formação polaca não vencesse, cenário que acabou por se confirmar.
No que à mais recente partida de Portugal diz respeito, a verdade é que foi mesmo um craque do Sporting a ser destaque: Diogo Santos foi considerado o homem do jogo diante da Hungria e tem sido uma das grandes figuras da turma orientada por Jorge Braz na prova, com três golos e uma assistência em dois encontros.
De resto, o ala da equipa de futsal Sporting também se encontra a realizar, até ao momento, a melhor época a nível individual da sua carreira. Para já, o 'camisola 7' da equipa de Nuno Dias soma 28 tentos e 15 passes para golo dos companheiros de equipa em 28 partidas disputadas.
Com a segunda ronda concluída, Portugal soma seis pontos e vai defrontar, nos 'quartos', no domingo, o segundo classificado do Grupo C. A Itália e a Hungria seguem com três pontos cada, ficando atrás no confronto direto, enquanto a Polónia, já eliminada e sem pontos, será o próximo adversário da equipa portuguesa na quinta-feira, na terceira jornada.