Modalidades
Oficial! Extremo de 22 anos está de regresso ao Sporting: "Sinto-me muito bem"
08 Out 2026 | 13:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
28 Jun 2024 | 04:00 |
Ângelo Girão não vai sair do Sporting antes do final de contrato, sabe o Leonino. O capitão da equipa de hóquei em patins do Clube de Alvalade assinou uma renovação em 2018, válida até 2025, e vai permanecer no conjunto verde e branco, pelo menos até ao término da época que irá começar.
Segundo informações apuradas pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, o 'camisola 61' irá manter o seu lugar na baliza do Sporting até à chegada de Xano Edo - filho de Edo Bosch, treinador que vai orientar os leões a partir de 2024/25, depois de a Direção de Frederico Varandas ter batido a cláusula de rescisão junto da Oliveirense (saiba mais AQUI).
O jovem guardião é visto como uma das maiores promessas da modalidade e espera-se que segure o legado de Girão durante várias épocas, visto que, de momento, tem apenas 22 anos. A sua chegada é bastante aguardada pelos responsáveis leoninos que acreditam que o jovem é um substituto à altura de uma das maiores figuras od hóquei em patins verde e branco.
Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).
Depois do descanso, formação de Alvalade foi aumentando progressivamente a diferença no marcador, conseguindo chegar à vitória
10 Out 2026 | 17:26 |
O Sporting conquistou este sábado a primeira vitória na edição 2026/27 da Liga Betclic de basquetebol. Na receção ao Esgueira, os leões venceram por 88-60, num encontro relativo à segunda jornada do campeonato e em que assumiram o controlo da partida.
A equipa aveirense continua condicionada por problemas burocráticos que têm limitado as opções disponíveis. Ainda assim, Daniel Carr e Olise Onyeka já puderam ser utilizados, permitindo ao adversário discutir o resultado durante o primeiro período.
O encontro começou a pender de forma clara para o lado leonino no segundo quarto. O Sporting venceu esse parcial por 23-8 e chegou ao intervalo com uma vantagem de 18 pontos, fixando o marcador em 43-25. A superioridade também ficou evidente nos ressaltos, nas transições e na contribuição dos jogadores vindos do banco.
Depois do descanso, a formação de Bernardo Pires foi aumentando progressivamente a diferença no marcador. A vantagem ultrapassou primeiro os 20 pontos e chegou a estar nas três dezenas, confirmando o domínio dos leões ao longo da segunda parte.
Em termos individuais, o reforço Gabe Kalscheur destacou-se como o melhor marcador do Clube de Alvalade, com 17 pontos. Do lado do Esgueira, Justin Bailey foi o jogador mais produtivo no capítulo ofensivo, ao terminar o encontro com 16 pontos.
Internacional que atua ao serviço dos verdes e brancos terá negado representar o país na competição mais desejada por todos os atletas
10 Out 2026 | 03:00 |
Alessandro Verona recusou participar no Mundial de hóquei em patins por motivos pessoais, sabe o Leonino. O jogador do Sporting optou por não seguir com a seleção italiana para o Paraguai, numa decisão relacionada com o nascimento do primeiro filho.
Ao que o nosso Jornal apurou, a ausência do internacional transalpino não está relacionada com qualquer problema físico ou opção desportiva. Verona pretende permanecer junto da companheira nesta fase final da gravidez e, perante a proximidade do parto, entendeu não ser o momento indicado para realizar uma deslocação tão longa.
O casal tinha anunciado em junho de 2026 que estava à espera de um filho. Com a gravidez agora na reta final, o hoquista dos leões colocou a vida familiar em primeiro plano e comunicou a indisponibilidade para integrar a comitiva italiana que estará presente nos World Skate Games.
O Mundial masculino disputa-se em Assunção, no Paraguai, entre 11 e 18 de outubro. A Itália está inserida no Grupo A, juntamente com Portugal, Espanha e Suíça, num agrupamento recheado de seleções com grande tradição na modalidade.
A ausência de Verona representa uma baixa importante para os transalpinos, que procuram regressar ao título mundial 29 anos depois. A Itália sagrou-se campeã pela última vez em 1997, tendo anteriormente levantado o troféu em 1953, 1986 e 1988.
O Sporting terá, ainda assim, uma representação significativa na competição. Xano Edo e Rafael Bessa foram chamados por Portugal, enquanto Nolito Romero, Facundo Bridge, Danilo Rampulla e Facundo Navarro integram as escolhas da Argentina para a prova.
Forma como a atleta portuguesa deixou o Clube de Alvalade continua a dar que falar e Ministra da Cultura, Juventude e Desporto deixou algumas palavras
09 Out 2026 | 12:20 |
O caso de Cátia Azevedo e a saída da atleta do Sporting chegou ao Parlamento. Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, recusou comentar diretamente a situação por não conhecer todos os detalhes, mas deixou uma posição clara relativamente à penalização de atletas que tenham sido mães.
Questionada pela deputada do PAN Inês Sousa Real, a governante respondeu: "Não vou comentar nenhum caso em concreto, cujos detalhes eu não tenho e creio que a senhora deputada não tem. O que é que eu lhe posso dizer? Que condeno qualquer discriminação de uma atleta ou de uma trabalhadora que, em resultado de ter sido mãe, possa por isso ser penalizada".
A questão surgiu na sequência da saída de Cátia Azevedo do Sporting, Clube que representava há 18 temporadas. A recordista nacional dos 400 metros tinha um contrato de dois anos, acrescido de outros dois de opção, que os leões decidiram não exercer.
A atleta de 32 anos revelou anteriormente à Lusa que recebeu inicialmente uma proposta do Sporting válida por uma temporada e com redução salarial, que recusou. Posteriormente, os verdes e brancos apresentaram uma oferta por mais um ano mantendo as atuais condições.
Cátia Azevedo explicou que pretendia um vínculo de duas temporadas por uma questão de estabilidade, tendo também em vista os Jogos Olímpicos de 2028. Segundo a própria, Paulo Reis, diretor do atletismo leonino, respondeu que essa duração "era quase impossível", por representar "um tiro no escuro" depois de ter sido mãe.
Margarida Balseiro Lopes não estabeleceu qualquer relação direta entre essa situação e uma eventual discriminação, mas admitiu que o tema poderá ser considerado no âmbito das alterações legislativas atualmente em discussão. A ministra lembrou que está "atualmente, em auscultação pública, legislação estruturante do desporto", acrescentando que esta é "uma matéria que poderá, muito provavelmente, merecer contributos".
A governante recordou ainda que o Comité Olímpico de Portugal canalizou recentemente cerca de 2,2 milhões de euros, no âmbito do contrato-programa de desenvolvimento desportivo, destinados a financiar a prática desportiva feminina e projetos relacionados com essa vertente.
Oficial! Extremo de 22 anos está de regresso ao Sporting: "Sinto-me muito bem"
08 Out 2026 | 13:47
Custou, mas foi! Sporting estreia-se a vencer na Europa com 'ajuda' de prolongamento
08 Out 2026 | 09:53
Exclusivo Leonino - Espanhol do Sporting tem saída definida no final da temporada 26/27
06 Out 2026 | 14:31