Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

EXCLUSIVO LEONINO: NUNO SOUSA ACUSA VARANDAS DE “GUERRA INTERNA” COM AMORIM E REPUDIA INAÇÃO CONTRA A CORRUPÇÃO NO BENFICA

Em conversa com o nosso Jornal, antigo candidato à presidência verde e branca aborda o momento do Clube e deixa críticas à gestão do atual Presidente dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Abr 2023 | 08:02 |

Icon Comentário0

Nuno Sousa não está satisfeito com a atualidade do Sporting. Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-candidato à Presidência do Clube de Alvalade teceu duras críticas ao mandato de Frederico Varandas, acusando o atual líder de “desbaratar milhões” e de disputar uma “guerra interna” com Rúben Amorim.


Depois da entrevista de Frederico Varandas, à Sporting TV, na qual falou da posição do Clube em relação aos casos de corrupção no Benfica e à corrente época desportiva, Nuno Sousa crê que o dirigente dos leões não assumiu as culpas como deveria e que a temporada foi mal planeada.


“Não foi desta que assumiu a responsabilidade”


“Na parte da época futebolística, ainda não foi desta que assumiu a sua quota parte de responsabilidade. Quer na falha da construção do plantel, quer na guerra interna em que esteve envolvido com o treinador e que só prejudicou a performance da equipa. Prefere dizer que apenas não fomos eficazes. Muito pouco para um ‘responsável’ máximo”, começou por dizer.

“Voltou a dizer uma série de mentiras”


Para Nuno Sousa, Varandas mentiu aos Sócios e adeptos do Sporting, usando dados falsos sobre as assistências em Alvalade e o passivo do Clube: “Voltou a dizer uma série de mentiras, sobre factos da vida do Sporting, como é o caso das assistências no Estádio, do passivo ter sempre descido, das maiores vendas de jogadores, ou de não ter havido, anteriormente, investimento em infraestruturas, ‘esquecendo-se’ que o Pavilhão João Rocha não nasceu por obra do Espírito Santo”.

“Varandas desbaratou milhões”

Questionado sobre a possível venda de mais um titular de Amorim, Nuno Sousa acredita que Varandas gastou dinheiro de forma errada e que os leões ‘não se safam’ de vender mais um ativo: “Tivesse havido mais critério nos quase 300 milhões de euros que já gastou em jogadores desde 2018 e a situação podia ser bem diferente. Como não o fez e desbaratou milhões terá de vender mais um jogador”.

Corrupção no Benfica? “Desistir de recorrer foi oportunidade perdida”

Quanto às acusações de corrupção no Benfica, o antigo candidato à Presidência repudia a tomada de posição do Sporting, e condena o facto de os leões não terem recorrido do processo ‘e-toupeira’: “De um presidente do Sporting o que se pretende é ação nas instâncias desportivas para que o Clube seja ressarcido dos prejuízos desportivos e na justiça para que seja ressarcido dos prejuízos financeiros. Ter desistido de recorrer no processo ‘e-toupeira’ foi uma oportunidade perdida por Varandas para mostrar que é homem de ação e não de palavras fortes, mas sem consequência”.


Clube

Problemas no seio de claque do Sporting pode trazer mudanças em Alvalade

Tensão tornou-se notória no encontro da última jornada da Liga Portugal Betclic, diante do Gil Vicente, e preparam-se novas movimentações

Forte divisão interna no Directivo Ultras XXI pode acabar por gerar a criação de um novo grupo organizado de adeptos no Sporting
Forte divisão interna no Directivo Ultras XXI pode acabar por gerar a criação de um novo grupo organizado de adeptos no Sporting

18 Mai 2026 | 11:54 |

Icon Comentário0

O encontro entre o Sporting e o Gil Vicente, do último sábado, dia 16 de maio, ficou também marcado por um reforço significativo do dispositivo policial no topo norte de Alvalade, zona habitualmente ocupada pela Directivo Ultras XXI.


Segundo revela agora o jornal A Bola, o aumento da segurança esteve relacionado com informações recolhidas pela Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, através dos spotters destacados para o encontro no Estádio José Alvalade.


Os dados recolhidos pelas autoridades apontavam para uma forte divisão interna no grupo organizado de adeptos, cenário que levantou receios de possíveis confrontos físicos entre elementos ligados às diferentes fações da claque leonina.


A mesma fratura interna poderá, inclusivamente, estar na origem da criação de um novo grupo organizado no mesmo setor do Estádio José Alvalade. Na base do conflito estará um recente processo eleitoral vivido no seio do Directivo Ultras XXI.

Segundo uma das correntes envolvidas, o ato eleitoral terá sido marcado por alegadas irregularidades, situação que culminou na mudança da estrutura diretiva da claque e agravou as tensões entre os apoiantes, que agora se dividiram.


Atualmente, o topo sul de Alvalade continua ocupado por outras claques ligadas ao universo leonino, como a Juventude Leonina, a Torcida Verde e a Brigada Ultras. Ainda assim, entre os grupos organizados de adeptos presentes no estádio, apenas a última é oficialmente reconhecida pelo Conselho Diretivo do Sporting.


Clube

Varandas vai ter 24 horas loucas por causa do Sporting

Presidente do Clube de Alvalade viverá dias intensos e não quer perder dois dos momentos mais importantes da temporada leonina

Frederico Varandas vai estar em Itália para assistir a final da Liga dos Campeões de futsal e um dia depois regressa a Portugal para ver o Rio Ave - Sporting
Frederico Varandas vai estar em Itália para assistir a final da Liga dos Campeões de futsal e um dia depois regressa a Portugal para ver o Rio Ave - Sporting

09 Mai 2026 | 11:51 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas - que prepara mudança drástica - volta a mostrar total envolvimento nas decisões mais importantes do Sporting e já definiu uma verdadeira maratona para acompanhar duas equipas leoninas em momentos decisivos da temporada 2025/2026.


O presidente verde e branco vai deslocar-se até Pesaro, em Itália, para assistir à final da Liga dos Campeões de futsal, onde o Sporting terá pela frente o Palma. O encontro está marcado para domingo, às 17h00, e pode representar mais um troféu europeu para os leões.


A presença de Varandas numa final europeia da modalidade não surpreende, tendo em conta que o líder leonino tem acompanhado regularmente os momentos mais importantes das diferentes equipas do Clube desde que assumiu a presidência.


Mas a viagem não termina em Itália. Depois da final de futsal, Frederico Varandas regressará rapidamente a Portugal para marcar presença, já na segunda-feira, em Vila do Conde, onde a equipa principal de futebol do Sporting enfrenta o Rio Ave.

O encontro da formação orientada por Rui Borges, referente à 33.ª jornada, pode ser determinante nas contas finais do campeonato. Assim, o presidente leonino prepara-se para acompanhar dois momentos cruciais do Clube em menos de 24 horas.



Clube

Histórico! Sporting atinge marca inédita em 2025/2026 nas Taças de Portugal

Após uma temporada bem sucedida em muitas maneiras e feitios, Clube de Alvalade varre tudo e todos ao alcançar algo notável

Sporting faz história ao garantir presença nas finais da Taça de Portugal de seis modalidades na mesma temporada
Sporting faz história ao garantir presença nas finais da Taça de Portugal de seis modalidades na mesma temporada

26 Abr 2026 | 15:35 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a escrever páginas douradas na sua história e, desta vez, com um feito transversal a várias modalidades. Os leões tornaram-se no primeiro clube a garantir presença nas finais da Taça de Portugal em seis modalidades diferentes na mesma época.


Para já, o emblema verde e branco - que vai receber 20M por um jogador - já levantou dois troféus ligados à prova rainha: no basquetebol, com uma vitória frente ao Porto (86-84), e no voleibol, após um triunfo emocionante diante do Benfica (3-2).


No entanto, o impressionante percurso não fica por aqui. O Sporting ainda vai disputar as finais em futebol, andebol, futsal e hóquei em patins, mantendo viva a ambição de aumentar ainda mais o palmarés numa temporada que já é histórica. Este domingo, dia 26 de abril, há jornada dupla, com decisões no hóquei em patins frente ao Barcelos e no futsal diante do Benfica.


Mais à frente, os leões voltam a entrar em campo para outras decisões importantes. No futebol, a final do Jamor está marcada para dia 24 de maio, frente ao Torreense, enquanto no andebol o objetivo será alcançar o ‘penta’, num duelo novamente diante do Benfica, agendado para 7 de junho.

Até agora, o melhor registo pertencia ao Benfica, que em 2014/15 marcou presença em quatro finais e venceu todas. O Sporting supera agora essa marca, colocando o seu nome no topo e demonstrando uma consistência rara no panorama desportivo português.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Divulgado possível novo equipamento do Sporting e adeptos mostram insatisfação: "Que horror"
Clube

Divulgado possível novo equipamento do Sporting e adeptos mostram insatisfação: "Que horror"

22 Abr 2026 | 12:37

Icon Comentário0
Villas Boas pode ser castigado graças a Sporting e... Manteigas
Clube

Villas Boas pode ser castigado graças a Sporting e... Manteigas

14 Abr 2026 | 14:02

Icon Comentário0
Varandas chega-se à frente e visa momento que se vive no Sporting: "Queremos estar na..."
Clube

Varandas chega-se à frente e visa momento que se vive no Sporting: "Queremos estar na..."

12 Abr 2026 | 15:44

Icon Comentário0