
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Sousa, antigo candidato à presidência do Sporting, esteve em declarações ao Leonino, debruçando-se sobre o mercado de transferências que fechou na passada quarta-feira, 31 de janeiro, considerando que as movimentações dos leões foram curtas.
Sobre a aquisição de Koba Koindredi e Rafael Pontelo, Nuno Sousa mostra-se crítico: “Parece evidente que não foram contratações para entrarem de caras no 11, logo, resta-nos esperar que no futuro se revelem importantes. Seria importante ter o Diretor Desportivo (Hugo Viana) a explicar como é que estas contratações se enquadram na visão global da política desportiva, se é que esta existe”.
Ainda no mesmo momento, o ex-candidato aborda os empréstimos de Dário Essugo, Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro, deixando no ar se as cedências foram oportunas, numa altura em que o Sporting vai entrar na fase decisiva da temporada: “Aqui repito o mesmo, seria importante ter o Diretor Desportivo como é que estes empréstimos se enquadram no futuro do Sporting. Perguntar se faz sentido emprestar estas segundas linhas num momento em vai haver uma grande sobrecarga de jogos, quando se sabe que o plantel é pouco profundo, que faz com que muitas vezes nem se preencha totalmente a ficha de jogo e ter dois guarda-redes suplentes na mesma?”, considera.
E prossegue: “O melhor foi não ter saído ninguém. Há um ano, não nos esqueçamos, saiu o Porro e foi a desistência oficiosa de lutar no mínimo pela qualificação para a Champions. Pelo lado das entradas, nada foi feito para resolver os problemas mais visíveis do plantel e assim estarmos apetrechados da melhor forma para vencermos o campeonato. Seria importante questionar a Direção se foi uma questão financeira, e se a nova recompra dos VMOC, e as amortizações antecipadas da dívida financeira ao Novo Banco não descapitalizou mais uma vez a SAD, cortando as pernas ao projeto desportivo”.
No que toca às aquisições que o Clube de Alvalade deveria ter feito, Nuno Sousa considera que todos os setores da equipa deviam ter sido reforçados. “Na verdade, precisávamos de reforçar todos os setores, seja as laterais, seja ter uma alternativa ao Hjulmand, mas é esta a realidade e vamos com os que temos”, conclui
Confira aqui as primeiras palavras de Koba Koindredi com a Listada verde e branca:
Conhecido empresário e Sócio leonino não ficou indiferente à novela do ponta-de-lança sueco e apresentou uma ideia fora da caixa
|
Marco Costa concedeu uma entrevista exclusiva ao nosso Jornal. Depois de uma altura em que surgem rumores de que Viktor Gyokeres pode recusar-se a treinar no regresso aos trabalhos do Sporting, o adepto dos leões apresentou uma solução alternativa para resolver a novela, nomeadamente o de colocar o jogador na equipa B.
Marco Costa: "Gyokeres? Se ele não quiser treinar, temos sempre uma equipa B"
“Se ele não quiser treinar, temos sempre uma equipa B que está a precisar de pontas-de-lança. Pode ir treinar para lá e vai marcar uns golitos. Pode ser que o faça até ganhar juízo”, revelou.De seguida, o conhecido adepto Sportinguista confessou que o valor exigido por Frederico Varandas está abaixo do valor real do avançado sueco:
“Um ponta-de-lança fica em segundo na Bota de Ouro por 80 milhões de euros é barato. Tudo o que sai em mensagens não quero saber, o que interessa é o que está escrito no papel e no papel está escrito 100M. O Sporting está a ser solidário em dizer por 80M”.
Marco Costa: "Gyokeres? É um ícone do nosso Clube e vai sair pela porta grande"
“As pessoas têm de pensar que não são elas que mandam no Sporting e ele não tem de estar descontente com o Sporting. Até hoje, o Sporting só fez uma coisa que foi catapulta-lo. Ele tem de se queixar do seu agente, que não faz o seu trabalho. Como é que é normal um jogador que fica em segundo numa Bota de Ouro não ter clubes atrás dele?”, questionou.
Para terminar, Marco Costa não pode deixar despercebido os contributos do avançado sueco, nestes duas temporadas em Alvalade: “Sou eternamente grato aquilo que ele fez no Sporting e irei ser eternamente grato. Um jogador que marcou, fez história e que se tornou um símbolo e um ícone do nosso Clube e vai sair pela porta grande. Acredito que Gyokeres vai fazer isso”.
Médio lesionou-se a 19 de fevereiro, quando teve de sair aos 40’ no 0-0 com o Dortmund, na Alemanha, devido a fratura do quinto metatarso do pé direito
|
João Simões vai começar a pré-temporada do Sporting a 100%. O médio das camadas de formação de Alcochete lesionou-se gravemente na última temporada, mas vai estar apto para iniciar a nova época desportiva às ordens de Rui Borges já no dia 1 de julho.
O atleta fez a época de estreia na equipa principal do Sporting na época transata, que terminou com o bicampeonato e a dobradinha verde e branca. O médio beneficiou das muitas lesões que se fizeram sentir no plantel dos leões para ganhar o seu espaço em Alvalade.
Ainda assim, Frederico Varandas já fechou a renovação contratual com João Simões. O médio fez uma temporada em crescendo no Sporting e convenceu a estrutura a segurar o jovem por mais alguns anos, confirmando assim um Exclusivo do nosso Jornal.
Foi lançado por João Pereira na estreia, e manteve o lugar com a entrada de Rui Borges, até ao final de fevereiro, quando sofreu uma fratura do quinto metatarso do pé direito no jogo do play-off da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.
A lesão obrigou o jogador a intervenção cirúrgica, e a temporada de João Simões terminou nessa altura, ficando impedido de dar o contributo à equipa, e juntando-se a Nuno Santos e Daniel Bragança - que também estão perto do regresso aos relvados sem limitações.
Futebolista que não entra nas contas do Clube de Alvalade está em negociações para rumar ao campeão da Suíça nesta janela de mercado
|
Koba Koindredi não vai mesmo regressar ao Sporting. O médio de 23 anos de idade fez uma boa temporada nos suíços do Lausanne, mas os helvéticos não acionaram a opção de compra pelo futebolista que deverá rumar ao Basileia na próxima época desportiva.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o acordo entre o bicampeão português e o campeão da Suíça vai ser estabelecido através de um empréstimo, acabando por ser uma nova cedência do futebolista que contemplará ainda uma opção de compra.
Contratado ao Estoril no mercado de inverno de 2023/24, Koba Koindredi tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 60 milhões de euros. O futebolista custou aos leões qualquer coisa como 4,25 milhões de euros, aos quais acresciam mais 1,75M por objetivos.
No empréstimo ao Lausanne ficou acordada uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros. Apesar das boas exibições e de ter sido um dos jogadores em destaque na caminhada de sucesso no campeonato, o clube acabou por não ativar a cláusula em causa.
Em 2024/25, Koba Koindredi – avaliado em 4,5 milhões de euros – foi presença habitual no emblema helvético, que terminou no quinto lugar do campeonato suíço. No total, o médio disputou 2.153 minutos em 36 jogos, tendo marcado um golo e feito cinco assistências.