
Futebol
Vagiannidis quebra o silêncio sobre chegada ao Sporting: "Não podia..."
26 Ago 2025 | 19:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Ago 2025 | 22:18 |
Frederico Varandas pode ver-se obrigado a voltar a atacar o mercado de transferências, na procura por mais um médio para o plantel de Rui Borges. O nosso Jornal revela, este Exclusivo Leonino, que a lesão contraída por Hidemasa Morita, na partida frente ao Nacional, fez soar os alarmes no Clube de Alvalade.
Morita passou grande parte da última temporada com problemas físicos, deixando o meio-campo dos leões desfalcado para várias partidas. Voltou esta temporada e reconquistou a titularidade com Rui Borges, mas lesionou-se novamente com o Nacional e prevê-se que não seja opção para as próximas partidas do Sporting.
Esta ausência, bem como os repetidos problemas físicos do internacional nipónico, fizeram soar os alarmes em Alvalade. O Sporting quer evitar os problemas com lesões que atravessou na última temporada, e Frederico Varandas pondera mesmo ir ao mercado para trazer mais um médio para o plantel às ordens de Rui Borges.
Nesse sentido, o Sporting já vai estudando o mercado e a sondar possíveis alvos para reforçar o meio-campo leonino. Esta medida também seria o antecipar de uma necessidade que os verdes e brancos devem atravessar no próximo ano, uma vez que o contrato de Morita termina no verão de 2026, o que vai deixar os leões a precisar de contratar um médio, tal como aconteceu na presente janela de transferências.
Sem Morita, o Sporting fica apenas com Morten Hjulmand, Kochorashvili e João Simões como opções para o meio-campo, ás quais se junta Pedro Gonçalves, caso Rui Borges queira adaptar o craque, que tem alinhado como extremo. Relembrar que, como o nosso Jornal revelou anteriormente, em Exclusivo Leonino, o jovem médio português tem perdido espaço na equipa, outra das razões que podem obrigar os responsáveis verdes e brancos a atacar o mercado ainda em agosto.
Recorde o momento em que o plantel se juntou pelo aniversário de Morita:
Clube de Alvalade esteve prestes a ver partir um dos jogadores que passou mais anos de leão ao peito, mas a situação sofreu volte-face inesperado
26 Ago 2025 | 21:13 |
Ricardo Esgaio pode, afinal, permanecer no Sporting para a temporada 2025/26. Desde o fim da última temporada que se adivinhava a saída do lateral-direito do Clube de Alvalade, visto a escassa utilização do jogador por parte de Rui Borges, mas vários fatores alteraram-se e o destino do jogador pode mesmo ser a permanência no conjunto verde e branco.
Desde que chegou ao Sporting que Rui Borges procurou a contratação de um defesa-lateral direito que desse garantias, algo que aconteceu com a chegada de Vagiannidis ao Clube. Este facto fez Ricardo Esgaio perder ainda mais espaço nas opções do treinador português, uma vez que, à frente do português na lista de preferências do técnico, há ainda Iván Fresneda.
Mesmo com a saída de Diogo Travassos para o Moreirense, a situação não se alterou, e a verdade é que Ricardo Esgaio esteve muito perto de rumar ao Corinthians, tendo mesmo chegado a negociar a rescisão de contrato com o Sporting. O negócio acabou por cair devido a dívidas do clube brasileiro, e o internacional sub-21 por Portugal permaneceu em Portugal.
Sem novos interessados, o Sporting tomou uma decisão, segundo avança o jornal A Bola, e mostrou-se disponível para a continuidade do jogador. Este possível desfecho tem a aprovação de Rui Borges que, apesar de saber que não vai dar muitos minutos a Ricardo Esgaio, tem o jogador como um elemento muito importante na gestão do balneário verde e branco.
Para além disso, a antiguidade de Esgaio no Clube também é um fator: são já 17 épocas de leão ao peito para o nazarenho, algo que é visto como uma mais valia no Clube de Alvalade, pela capacidade de transmitir os valores do Sporting aos elementos com menos tempo de casa. Mesmo com o contrato a acabar no próximo verão, os leões estão dispostos a manter o lateral por mais uma temporada.
Confira este vídeo de Esgaio nas celebrações do bicampeonato do Sporting:
Defesa-central neerlandês até chegou a ser destaque internacional ao serviço dos leões, mas nunca se impôs no conjunto verde e branco
26 Ago 2025 | 20:43 |
Jeremiah St. Juste está muito perto de deixar o Sporting para rumar ao Union Berlin, equipa que milita na primeira divisão do futebol alemão. O defesa-central neerlandês vinha a ser apontado à saída do Clube de Alvalade já desde a última temporada, e tudo deve ficar confirmado em breve.
Quem avança com a informação é o Jornal Record. Segundo a imprensa nacional, o negócio entre os dois clubes está perto de ficar concluído. Este desfecho é uma surpresa em relação ao dossier de Jeremiah St. Juste, uma vez que o jogador esteve muito perto de rumar ao Osasuna este verão.
A chegada de Rui Borges ao Sporting veio retirar espaço a St. Juste, principalmente devido à mudança para um sistema que utiliza apenas dois defesas-centrais, ao contrário do que aconteceu durante largas épocas, quando Ruben Amorim estava aos comandos da equipa.
Essa mudança, aliada ao facto de St. Juste estar a entrar no último ano de contrato com o Sporting, fizeram os leões tomar a decisão de tentar vender o central este verão, a quem foi dada autorização para procurar novo clube. O jogador chegou a ter tudo certo com o Osasuna, e o negócio parecia prestes a ficar concluído, quando o Union Berlin se intrometeu na corrida.
Com os alemães a oferecer valores semelhantes aos apresentados pelos espanhóis, o Sporting não teve qualquer problema em deixar o jogador escolher o seu próximo destino, e a decisão terá recaído sobre a Bundesliga, campeonato que conhece do tempo em que alinhou no Mainz. St. Juste ainda treinou esta terça-feira com a equipa principal verde e branca, mas com tudo muito perto de estar fechado, espera apenas autorização do Clube de Alvalade para viajar para solo germânico e começar nova aventura na sua carreira.
Treinador verde e branco viu o conjunto leonino começar a temporada com algumas lesões, mas acredita que é possível haver retornos
26 Ago 2025 | 20:00 |
Rui Borges ainda tem esperança que Ousmane Diomande recupere a tempo de alinhar de início no Sporting - Porto. Leões e dragões enfrentam-se, no próximo sábado, dia 30 de agosto, no primeiro clássico da temporada, a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic.
A equipa do Sporting voltou a treinar esta terça-feira, com vista a esse encontro caseiro contra o Porto, mas sem quaisquer boas notícias para Rui Borges: Ousmane Diomande, Nuno Santos, Maxi Araújo, Daniel Bragança e Hidemasa Morita continuam entregues à Unidade de Performance, a recuperar das respetivas lesões.
No entanto, há um caso de destaque entre os cinco: a estrutura do Sporting mantém a esperança de que o defesa-central costa-marfinense consiga recuperar a tempo do jogo com o Porto, ele que começou a época como titular indiscutível de Rui Borges, em dupla formada com Gonçalo Inácio.
Nesse sentido, a Unidade de Performance trabalha em contrarrelógio para tentar recuperar Ousmane Diomande a tempo desse jogo, importante para manter o tremendo arranque que os leões têm assinado na temporada 2025/26. Relembrar que o central se lesionou na face posterior da coxa direita, logo na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com vitória verde e branca frente ao Casa Pia.
Ousmane Diomande tem sido, de resto, substituído por Zeno Debast no eixo defensivo dos leões. O belga tem estado em bom plano, mas há um fator que preocupa Rui Borges: as bolas paradas defensivas, onde o costa-marfinense costuma ser um elemento crucial. Relembrar que, ainda no último jogo do Sporting frente ao Nacional, a equipa verde e branca sofreu um golo através de um pontapé de canto, e esteve perto de conceder em situações semelhantes.
Confira este vídeo da recuperação de Ousmane Diomande: