
Modalidades
Treinador do Benfica lança dúvida depois da Taça de Portugal: "Sporting mereceu, mas..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Luís Magalhães estará muito descontente com as condições que lhe foram apresentadas no Sporting esta temporada. O Leonino sabe, em Exclusivo, que o treinador português da equipa de basquetebol dos leões deverá repensar o fim da carreira no término da temporada, caso a situação não mude de forma drástica em Alvalade.
A época do Basquetebol verde e branco correu muito longe da perfeição em 24/25. Ainda com o campeonato nacional por disputar, já se vai fazendo contas à vida, depois da eliminação precoce nas competições europeias, da derrota com o Porto na final da Taça de Portugal, e do atual terceiro lugar na Liga nacional. Os leões continuam em prova na Taça Hugo dos Santos, e vão defrontar os azuis e brancos na próxima fase - confrontos que não têm corrido bem aos leões.
Luís Magalhães é um histórico da modalidade em Portugal. O treinador orientou o Sporting entre 2019 e 2022, antes de anunciar a reforma. No início desta temporada, voltou a assumir o comando técnico dos leões, com 66 anos, para ajudar a recuperar a secção de basquetebol verde e branca. Mas as coisas não têm saído como esperado e o treinador já terá feito saber, como contamos neste Exclusivo Leonino, que quer uma revolução no plantel para se manter no Clube.
O período pré reforma até tinha sido de algum sucesso. Venceu o campeonato nacional em 20/21, a Taça de Portugal em 20/21 e 21/22, a Taça da Liga em 21/22, e a Supertaça em 21/22. Mas desde que regressou, Luís Magalhães vê a tarefa muito complicada.
O treinador não será da opinião que o Sporting tem, no momento, condições para competir com Porto e Benfica, grandes rivais da modalidade. Por isso, já terá feito saber à Direção verde e branca que espera uma revolução no plantel que adicione qualidade e torne a equipa numa favorita a títulos, ou poderá voltar a deixar o Clube de Alvalade no final da época.
Jogador muito utilizado esta temporada está fora por vários meses e é baixa de peso para o técnico verde e branco, bem como na seleção nacional
|
André Cruz sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior e menisco do joelho esquerdo e vai falhar o resto da temporada, bem como o Campeonato da Europa de basquetebol, que se realiza nos próximos meses de agosto e setembro, na Letónia, Finlândia, Polónia e Chipre. O extremo do Sporting é baixa de peso.
"O pior dos cenários tornou-se realidade. Nada a que não esteja habituado, infelizmente. Vou continuar a lutar. Obrigado a todos pela preocupação", escreveu o jovem, nas suas redes sociais. Apesar de não ter revelado o problema, o MaisFutebol adianta que a lesão é a descrita acima e o jogador leonino está fora por vários meses.
O basquetebolista do Sporting contraiu a lesão no último domingo, diante do Póvoa, partida que os comandados de Luís Magalhães venceram, por 84-57. A situação ocorreu nos minutos iniciais do segundo período, num lance dividido com Keven Gomes, antigo jogador do Porto.
Este seria o primeiro Campeonato da Europa do extremo português, com a armada lusa a ter uma dura caminhada. Na fase de grupos, a equipa das quinas vai enfrentar a Sérvia de Nikola Jokic - poste dos Denver Nuggets e atual MVP da NBA - Turquia, Letónia, Estónia e República Checa.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, André Cruz já disputou 32 partidas. No total, o 'camisola 21' dos leões apresenta médias de 7.3 pontos, 3.9 ressaltos e 1.6 assistências, sendo, a par de Diogo Ventura, o jogador com mais encontros disputados em 2024/25.
Internacional foi apontado ao Clube de Alvalade, mas verdes e brancos não irão avançar para a contratação do atleta de 27 anos
|
Mohsen Ramadan, lateral-direito egípcio, está fora dos planos do andebol do Sporting. Contrariamente à informação que havia sido avançada pela imprensa local, o internacional pelo seu país - que brilhou no Campeonato do Mundo de 2023 da modalidade - não interessa ao Clube de Alvalade, que está satisfeito com as opções que tem à sua disposição.
Mohsen Ramadan é presença habitual na seleção, sendo que já disputou 17 jogos e marcou 39 golos pelo seu país. Além disso, esteve presente em várias competições internacionais, incluindo o Campeonato do Mundo de Andebol, onde demonstrou a sua qualidade contra algumas das melhores seleções do mundo. No Al-Ahly, clube onde joga desde 2020/21, soma 30 golos em apenas 8 jogos nesta temporada, sendo uma peça chave na equipa egípcia.
Neste momento, o Sporting conta com duas opções para a posição de lateral: Francisco Costa e João Gomes. Os dois têm sido importantes na turma de Ricardo Costa, apresentando números sólidos. O mais novo dos irmãos Costa, de apenas 20 anos, leva 178 golos em 36 encontros na presente temporada pelos verdes e brancos. Por sua vez, o companheiro de posição contabiliza 74 golos em 30 partidas em 2024/25.
Conforme avançado em exclusivo pelo Leonino, Francisco Costa está muito perto de regressar à competição. O jogador tem estado a recuperar de uma lesão desde fevereiro, mas a equipa médica acredita que estará apto a tempo da reta final da temporada. Esta é uma excelente notícia para o técnico Ricardo Costa, que poderá contar com mais uma solução importante nos momentos decisivos.
O Sporting vem de uma vitória crucial frente ao Benfica no passado sábado, dia 29 de março, por 34-30, num jogo disputado no Pavilhão João Rocha. Agora, os leões já preparam o próximo desafio, marcado para sábado, 5 de abril, às 15h00, na receção ao Marítimo. Com o campeonato a entrar na reta final, cada jogo será determinante para as aspirações leoninas, sendo que, ao dia de hoje, o Clube de Alvalade e o Porto estão empatados no primeiro lugar, com 35 pontos.
Antigo treinador e jogador dos encarnados reagiu após a conquista de mais um título pelos leões; Equipa de Alvalade soma mais um troféu para o Museu
|
A vitória do Sporting sobre o Benfica na final da Taça de Portugal de futsal (4-3) trouxe à tona uma troca de palavras entre adeptos leoninos e André Lima, antigo jogador e treinador dos encarnados. Tudo começou quando Lima foi identificado numa publicação no X, onde um adepto provocava o ex-jogador sobre a hegemonia Sportinguista na modalidade.
"Espero que durmas bem, André Lima. O rei do futsal português somou mais uma Taça", escreveu a conta 'Leão dos Factos', acompanhando o texto com uma imagem de João Matos, capitão dos verdes e brancos. A resposta de Lima não demorou e surpreendeu ao admitir a força atual dos leões na modalidade. A equipa leonina venceu com golos de Zicky Té, Tomás Paçó (bis) e Alex Merlim.
"No meu tempo, vocês eram o meu melhor cliente. Infelizmente, as coisas mudaram. Admito que nos últimos anos vocês andam a jogar sozinhos. Parabéns pela vitória", escreveu o antigo internacional português, numa resposta que rapidamente se tornou viral.
As palavras de André Lima foram recebidas com misto de reação nas redes sociais. Nos últimos anos, o Clube de Alvalade tem dominado o futsal português, conquistando vários títulos nacionais e internacionais, incluindo a Liga dos Campeões da UEFA em duas ocasiões.
O Benfica, por sua vez, tem tentado recuperar protagonismo, mas continua a ver os rivais somarem troféu atrás de troféu. A resposta de André Lima veio apenas confirmar aquilo que muitos já apontavam: a supremacia verde e branca no futsal é um facto incontestável.
A equipa verde e branca, treinada por Nuno Dias, é neste momento tetra campeã, somando 19 campeonatos nacionais. No total, o Sporting acarreta seis Taças da Liga, onze supertaças e conquistou ontem a décima Taça de Portugal, onde o capitão de equipa João Matos ergueu mais uma vez um título para a história do Clube.