Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“EXISTE UM CRITÉRIO PARA TODOS OS JOGADORES E OUTRO PARA NUNO SANTOS”

Diretor de comunicação do Sporting atirou-se ao Conselho de Disciplina devido a mais um castigo que visa o jogador leonino, desta vez com a suspensão de uma partida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Abr 2022 | 11:08 | Por Redação

Icon Comentário0

O diretor de comunicação do Clube de Alvalade, Miguel Braga, assinou um texto na edição desta quinta-feira, dia 7 de abril, do Jornal Sporting, no qual se manifesta sobre o jogo de suspensão imposto a Nuno Santos (Saiba mais AQUI). No artigo de opinião, o responsável leonino fala de dualidade de critérios.

"Um CD que utiliza apenas essas mesmas imagens para castigar jogadores do Sporting"
  • "Que factos foram esses? Que levaram o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a castigar mais uma vez Nuno Santos? – recordemos que apesar das imagens televisivas terem desmentido um relatório incriminatório, o jogador foi suspenso um jogo no pós-jogo com o FC Vizela por 'uso de expressões ou gestos ameaçadores ou reveladores de indignidade'. Recordemos também que o facto de as imagens mostrarem que o jogador não fez o que está no dito relatório, de nada serviu para um CD que utiliza apenas essas mesmas imagens para castigar jogadores do Sporting, nunca para os inocentar".
"Existe assim um critério para todos os jogadores e existe outro exclusivamente para Nuno Santos"
  • "Mas voltemos a essa final da Taça da Liga. Nuno Santos insultou um jogador adversário, coisa nunca antes vista em Portugal entre jogadores, entre equipas técnicas ou mesmo entre jogadores e árbitros, nunca. Existe assim um critério para todos os jogadores e existe outro exclusivamente para Nuno Santos. É este o nosso CD, é esta a disciplina que manda no futebol nacional".
"É este o sentido de justiça e disciplina do CD da FPF"
  • "O mesmo CD que se mantém em silêncio depois dos vergonhosos acontecimentos que se viveram no pós-jogo do Dragão, entre Sporting e o Porto. Elementos credenciados pelo clube em questão agrediram – e há várias imagens televisivas que o comprovam – jogadores do Sporting. Estádio interditado? Isso não, que ainda faltam alguns jogos para o final da Liga. E consequências imediatas? Quatro jogos de suspensão para jogadores do Porto – dois jogos aplicados a Pepe e outros dois a Marchesín − e seis ao Sporting − três a João Palhinha, dois a Bruno Tabata e um a Coates por ter sido (mal) expulso. Sim, o nosso capitão foi pisado por Taremi, que se lançou em voo angustiante, enganando o árbitro e muito possivelmente o VAR e, não bastou ter sido injustamente expulso, ainda teve de cumprir um jogo de suspensão por essa expulsão – é este o sentido de justiça e disciplina do CD da FPF".


Fotografia de Sporting




Futebol

Ex dirigente do Sporting deseja que Paulo Fonseca não seja "mal tratado" como foi Rui Borges

Sportinguista critica decisão do Clube de Alvalade e lamenta a forma como o técnico deixou os leões após a vitória com o Casa Pia

Isabel Trigo Mira, antiga dirigente do Sporting, espera que Paulo Fonseca não recebe o mesmo tratamento de Rui Borges
Isabel Trigo Mira, antiga dirigente do Sporting, espera que Paulo Fonseca não recebe o mesmo tratamento de Rui Borges

03 Nov 2026 | 16:34 | Por Redação

Icon Comentário0

Isabel Trigo Mira, antiga dirigente do Sporting, avaliou a situação da saída de Rui Borges do comando técnico dos leões. A ex-funcionária do Clube não deixou de criticar o timing da mudança nos verde e brancos em vésperas de mais uma jornada europeia, classificando o tratamento dado ao técnico como de maus-tratos.


Isabel Trigo Mira: "Rui Borges foi muito maltratado"


"Gosto muito do Rui Borges. Ele foi muito maltratado. Ainda não havia necessidade de o despedir, principalmente depois de tudo o que já nos deu (um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal). Temos pela frente uma série de jogos complicadíssmos a começar nesta terça-feira frente ao Shakthar", começou por dizer, em entrevista ao jornal Record.


Questionada sobre o futuro do Clube e a contestação à presidência de Frederico Varandas, a sócia nº 6508 dos leões lamentou a forma que todos estes episódios acabaram por tomar. "Frederico Varandas tem sido muito pressionado e até acho que no jogo com o Académico de Viseu os lenços brancos poderiam ser para ele. Não me lembro de acontecer tal coisa há muito tempo, por isso, ser presidente neste momento não é fácil", falou.

Isabel Trigo Mira: "Espero que não seja tão maltratado como Rui Borges foi"


Quanto a Paulo Fonseca, sucessor de Rui Borges no banco leonino, Isabel Trigo Mira está esperançosa por melhores resultados e espera que seja bem tratado. "Espero que tudo lhe corra bem. Não é alguém que eu conheça, apesar de estar a par dos bons resultados que tem obtido pelo Lyon (3.º posto na Liga Francesa). Sei que tem estado muito pouco em Portugal e só desejo que realmente entre com o pé direito. Espero que não seja tão maltratado como Rui Borges foi", rematou. 

Ainda com Tiago Fernandes no banco - que pode fazer mudanças, o Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 3 de novembro, frente ao Shakhtar Donetsk. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante dos ucranianos, jogar-se-á pelas 17h45, em Stamford Bridge.


Futebol

Negócio fechado! Paulo Fonseca prepara-se para assinar com Sporting já de viagem marcada

Treinador português tratou esta terça-feira, dia 3 de novembro, dos últimos detalhes da rescisão com o Lyon, para suceder a Rui Borges em Alvalade

Paulo Fonseca está a caminho de Lisboa para assumir formalmente o comando técnico do Sporting para suceder a Rui Borges
Paulo Fonseca está a caminho de Lisboa para assumir formalmente o comando técnico do Sporting para suceder a Rui Borges

03 Nov 2026 | 16:20 | Por

Icon Comentário0

Paulo Fonseca está a caminho de Lisboa para assumir formalmente o comando técnico do Sporting. O treinador português tratou esta terça-feira dos últimos detalhes da rescisão com o Lyon e deverá começar já na quarta-feira a trabalhar como sucessor de Rui Borges, depois de o acordo entre todas as partes ter ficado fechado.


Segundo o jornal A Bola, o Lyon deverá oficializar nas próximas horas a saída do técnico, que já se despediu de forma emotiva do plantel francês. A logística da mudança para Portugal poderá mesmo impedir Paulo Fonseca de acompanhar em direto o encontro desta terça-feira entre Sporting e Shakhtar, marcado para as 17h45, em Londres, para a Champions League.


O primeiro dia efetivo de Paulo Fonseca em Alvalade deverá acontecer na quarta-feira. Frederico Varandas regressará nessa altura de Inglaterra e será então formalizada a assinatura do contrato com o novo treinador, que terá posteriormente oportunidade de analisar em detalhe o encontro europeu com o auxílio da respetiva equipa técnica.


Para libertar Paulo Fonseca do vínculo que mantinha com o Lyon até 2027, o Sporting acordou pagar 5 milhões de euros ao emblema francês. O técnico, de 53 anos, assinará com os verdes e brancos até junho de 2030, ficando ligado ao projeto leonino por três temporadas e meia.

Também já são conhecidos os valores do vencimento do novo treinador do Sporting. Paulo Fonseca receberá 3 milhões de euros líquidos por temporada, montante que, contabilizando os encargos fiscais, representará uma despesa anual a rondar os 6 milhões para a SAD liderada por Frederico Varandas.



Futebol

Iturralde González analisa Casa Pia - Sporting e deixa reparos em dois lances

Especialista abordou um possível penálti sobre e uma falta sobre Pedro Lima, deixando uma análise detalhada às decisões da equipa de arbitragem

Iturralde González tem dúvidas no lance de Altimira e afirma que ficou um cartão amarelo por mostrar na falta sobre Pedro Lima, no Casa Pia - Sporting
Iturralde González tem dúvidas no lance de Altimira e afirma que ficou um cartão amarelo por mostrar na falta sobre Pedro Lima, no Casa Pia - Sporting

03 Nov 2026 | 16:11 | Por Redação

Icon Comentário0

Iturralde González, antigo árbitro espanhol, analisou  dois dos lances mais discutidos do encontro entre Casa Pia e Sporting. Em causa estão um possível penálti sobre Benjamin Pauwels, num duelo com Sergi Altimira, e uma falta de Lawrence Ofori sobre Pedro Lima, que mereceram avaliações distintas por parte do especialista.


I. González: "Quanto mais o revejo, mais dúvidas tenho"


No primeiro episódio, a dúvida centra-se no contacto entre Altimira e Pauwels dentro da área. O ex juíz considerou tratar-se de uma situação particularmente difícil de avaliar, sobretudo pela ausência de imagens conclusivas que permitam perceber se o jogador do Sporting atingiu a perna esquerda do adversário. "É um dos lances mais difíceis que me deram para analisar e, quanto mais o revejo, mais dúvidas tenho", começou por explicar, em declarações ao jornal Record.


O antigo árbitro acrescentou que o VAR não terá intervindo precisamente por não existir uma imagem clara do possível contacto. Também destacou a reação de Pauwels depois de o árbitro não assinalar grande penalidade. "Mas repare-se na reação do jogador do Casa Pia, quando vê que o árbitro não apita penálti: não protesta, nem levanta a mão e segue a jogada. E é muito raro um jogador, quando sofre um penálti, aceitar a decisão. Se há contacto, da perna direita com a esquerda... penálti!; se não há contacto, como avaliou o árbitro, então devia ter sido marcado livre indireto e mostrado amarelo ao jogador do Casa Pia, por atirar-se para o relvado e simular. O que o árbitro não pode fazer é deixar seguir a jogada", analisou.

I. González: "É falta e amarelo"


Já no episódio entre Ofori e Pedro Lima, a avaliação foi bastante mais taxativa. Para Iturralde González, o jogador do Casa Pia cometeu falta sobre o atleta do Sporting, numa ação que deveria ter resultado em livre para os leões e cartão amarelo para o infrator. "É falta e amarelo também, não pela ação em si, mas por ser um ataque prometedor do Sporting. O jogador vai entrar na grande área contrária e o adversário, que vem por trás, não o deixa correr livremente, retirando-lhe o espaço e fazendo-o tropeçar. Ofori aproxima-se muito e tenta dissimular a pancada, mas é falta clara", concluiu.

O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 3 de novembro, frente ao Shakhtar Donetsk. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante dos ucranianos, jogar-se-á pelas 17h45, em Stamford Bridge.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Paulo Robles aponta problema na demissão de Rui Borges do Sporting: "Tem razões de queixa"
Futebol

Paulo Robles aponta problema na demissão de Rui Borges do Sporting: "Tem razões de queixa"

03 Nov 2026 | 11:52

Icon Comentário0
Paulo Fonseca chega ao Sporting e Tomás da Cunha alerta: "Não será o seu plantel-tipo"
Futebol

Paulo Fonseca chega ao Sporting e Tomás da Cunha alerta: "Não será o seu plantel-tipo"

03 Nov 2026 | 13:34

Icon Comentário0
Ex internacional francês aos prantos com a ida de Paulo Fonseca para o Sporting: "É desesperante"
Futebol

Ex internacional francês aos prantos com a ida de Paulo Fonseca para o Sporting: "É desesperante"

03 Nov 2026 | 12:15

Icon Comentário0