Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0O tenista português Nuno Borges fez história ao qualificar-se para a final de um torneio ATP, este sábado, dia 20 de julho. O atleta alcançou a final do Open de Bastad, na Suécia, ao bater o argentino Thiago Agustin Tirante, no início desta tarde.
Nuno Borges venceu os primeiros dois sets, por 6-3 e 6-4, fechando o encontro em 2-0. Nuno Borges dominou confortavelmente os dois sets, contra um adversário que está na 121.ª posição do ranking ATP, comparando ao 51.º lugar do tenista português.
Na primeira final da sua carreira, Nuno Borges vai enfrentar o gigante espanhol Rafael Nadal. Esta é a primeira final de Nadal em dois anos, conseguindo atingir o encontro decisivo ao derrotar Duje Ajdukovic, por dois sets a um, com parciais de: 4/6, 6/3 e 6/4.
No final do encontro, Nuno Borges anteviu a final diante de Rafael Nadal: "Só partilhar o court com ele é um sonho tornado realidade. Vou tentar dar o meu melhor e desfrutar". É de destacar que o encontro realiza-se-à no domingo, dia 21 de julho, e o horário ainda está por definir.
O tenista português terminou a sua intervenção junto da imprensa presente agradecendo aos espetadores presentes no Campo Central de Bastad e revelando a sua importância: "O público foi fantástico, ajudou-me a lutar contra os meus demónios".
Abalo foi registado na madrugada de sexta-feira, a sul de Porto de Mós. O terramoto, que não causou danos, ocorreu a 11 quilómetros de profundidade
|
0Na madrugada desta sexta-feira, 18 de outubro, foi sentido um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter no distrito de Leiria, com epicentro a cerca de 10 quilómetros a sul de Porto de Mós. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que o abalo ocorreu às 01h55, a uma profundidade de 11 quilómetros. Este tremor de terra, considerado de pequena magnitude, não causou qualquer tipo de danos materiais ou humanos.
De acordo com a escala de Richter, que mede a intensidade dos sismos, este evento é classificado como um sismo "pequeno", que se enquadra entre 3,0 e 3,9 de magnitude. Sismos desta categoria são comuns e raramente provocam grandes consequências. As estações sísmicas do território continental registaram o evento de forma clara, reforçando a importância dos sistemas de monitorização em Portugal.
Porto de Mós, uma vila localizada no coração da região de Leiria, foi a área mais próxima do epicentro, a cerca de 10 quilómetros de distância. A profundidade do sismo, 11 quilómetros, também influenciou a sua percepção. Felizmente, os moradores da região não relataram quaisquer prejuízos, sendo o tremor descrito como um ligeiro abalo.
A população local foi surpreendida pelo sismo, mas a sua pequena magnitude fez com que o fenómeno não causasse alarme significativo. O IPMA continuará a monitorizar a atividade sísmica da região, garantindo que qualquer eventualidade seja prontamente comunicada.
Este tipo de abalos, apesar de não causar danos, recorda-nos a importância de estar preparado para emergências sísmicas, especialmente numa região como Portugal, onde eventos deste tipo são relativamente frequentes.
Cantor foi encontrado no átrio de um hotel em Buenos Aires, na Argentina, após ter caído de cerca de 15 metros de altura
|
0Extra Sporting: Foi na passada quarta-feira, dia 16 de outubro, que Liam Payne, ex-membro dos One Direction, foi encontrado morto no chão do pátio de um hotel em Buenos Aires, na Argentina, resultante da queda do terceiro andar de ‘CasaSur’. A notícia foi divulgada pela imprensa argentina e as reações têm sido imensas.
As autoridades haviam sido chamadas ao local do acidente depois de ter sido reportado, segundo uma chamada telefónica, que um “homem agressivo poderia estar sob o efeito de drogas ou álcool”, afirma o jornal ‘La Nación’. O alerta foi dado às 17h00 locais, por volta das 21h00 em Lisboa, e a morte foi confirmadas instantes depois.
“Liam James Payne, compositor e guitarrista, ex-membro do grupo One Direction, morreu hoje após cair do terceiro andar de um hotel em Palermo", declarou a polícia argentina em aviso oficial aos meios de comunicação sociais.
O óbito foi causado por uma queda que provocou “ferimentos muito graves que causaram imediatamente a sua morte”, disse Alberto Crescenti, diretor dos serviços de emergência médica da cidade de Buenos Aires. A polícia informou que estão a investigar as circunstâncias da morte e que será posteriormente realizada uma autópsia.
Segundo consta, Liam Payne estava em Buenos Aires, juntamente com a sua namorada, para assistir ao concerto do seu antigo colega de banda nos One Direction, Niall Horan. Para trás deixa uma criança de sete anos, fruto do relacionamento com Cheryl Cole.
Lista com os dados dos contribuintes fiscais e respetivos acessos ao site foram divulgados em agosto, mas responsáveis só agora deram conta do sucedido
|
0Extra Sporting: No decorrer desta quarta-feira, dia 16 de outubro, o jornal ‘Expresso’ anunciou que nove mil credenciais do Portal das Finanças foram divulgadas. Mesmo assim, o Ministério das Finanças assegurou que não está em causa qualquer tipo de ciberataque.
A verdadeira questão é que a lista com os dados não foi divulgada nesta quarta-feira, mas sim no passado mês de agosto, tendo até agora passada despercebida. A medida que o Governo encontrou para proteger as contas foi obrigar os utilizadores a alterarem as palavras-passe.
“Logo que tomou conhecimento da existência da mesma lista, a Autoridade Tributária desencadeou de imediato o procedimento estabelecido para estas situações, revogando as senhas de acesso comprometidas, obrigando os respetivos contribuintes a substituírem as suas senhas no próximo acesso ao Portal das Finanças”, declarou o Ministério das Finanças.
O documento com as senhas do Portal das Finanças foi então descoberto, no decorrer do recente ataque á chave móvel digital. É de recordar que no passado dia 10 de outubro, as infraestruturas da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foram alvo dum ciberataque, que fez com a entidade declarasse: “que se encontrava com uma disrupção na sua rede em virtude de um ataque informático ('ransomware') e, por isso, esteve, preventivamente, indisponível o acesso a diversas plataformas e serviços digitais".
Mesmo assim, na passada terça-feira, dia 15 de outubro, o Ministério da Juventude e Modernização informou que “até ao momento não existe evidência de exfiltração” de dados do ataque à AMA, que avisa que: “não vai solicitar, por qualquer canal, informações pessoais para recuperação de credenciais da Chave Móvel Digital (CMD) ou para aceder a serviços. Esses eventuais contactos devem ser ignorados pelo cidadão”.