Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Tadej Pogacar conquistou o título de campeonato mundial, em Zurique. O esloveno avançou um pouco mais de 100 km da linha de chegada e percorreu os últimos 52 km sozinho. Ben O’Connor (Austrália) garantiu a medalha de prata, enquanto o sprint pelo terceiro lugar foi vencido por Mathieu van der Poel (Holanda), que ficou com o bronze.
Após a conquista, o esloveno reconheceu que o arranque, a 100 quilómetros da meta, “talvez tenha sido um ataque estúpido”: "Foi uma fuga perigosa e, sim, talvez tenha sido um ataque estúpido, mas afortunadamente o Jan Tratnik esteve comigo uns quilómetros", referiu no final da prova à Eurosport.
O atleta da Emirates não escondeu a emoção: "Não posso acreditar no que acaba de se passar. Claro que não estava planeado atacar a 100 quilómetros da meta Queria este título depois de vários anos a lutar pelo Tour e outras corridas, mas nunca tinha tido como objetivo um campeonato do Mundo. E este ano tudo saiu bem", acrescentou.
Depois de ter feito história, ao tornar-se no primeiro ciclista, depois de Marco Pantani em 1998, a vencer no mesmo ano Giro e Tour, Pogacar junta o título mundial a estas duas conquistas, num 2024 que dificilmente conseguirá esquecer.
Quanto aos portugueses, João Almeida desistiu da prova devido a queda ainda na primeira parte dos 270 quilómetros do percurso. Na meta, o melhor foi Rui Costa (EF), em 42.º (a 6.38), seguido de Nelson Oliveira (Movistar), em 55.º, também com o mesmo tempo.
Sindicato dos Trabalhadores de Organismos Públicos e Apoio Social (SITOPAS) convocam greves há duas semanas consecutivas pela melhoria das condições de trabalho
|
0Extra-Sporting: Há duas semanas consecutivas que o panorama educativo, em Portugal, tem enfrentado diversos constrangimentos. As greves convocadas pelo Sindicato dos Trabalhadores de Organismos Públicos e Apoio Social (SITOPAS) continuam a fechar escolas de norte a sul, mas até agora o setor diz estar a ser "esquecido" pelo Governo.
Em protesto desde a passada sexta-feira, dia 20, a greve marcada pelo pessoal não-docente - que inclui assistentes operacionais, técnicos superiores e assistentes técnicos, continuará a ser convocada semanalmente - reivindica aumentos salariais, pela redução da idade da reforma, exclusividade de funções e inscrição na Caixa Geral de Aposentações.
O presidente da estrutura sindical, Jaime Santos, falou ao ‘Diário das Notícias’: ““Estes trabalhadores que prestam serviço ao Ministério da Educação (ME) estão a ser desvalorizados pelos municípios e pelo ME. São funcionários essenciais nos agrupamentos de escolas, que fazem tudo e mais alguma coisa - até de psicólogos - e não têm uma carreira específica. Não tem havido vontade política dos sucessivos Governos para melhorar as suas condições”.
Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), alertou os encarregados de educação para se prepararem para encontrarem os estabelecimentos de ensinos fechados, novamente, na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro: “Os delegados sindicais estão a ir às escolas a anunciar essa greve a falar com os funcionários”.
Manuel António Pereira, presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares (ANDE), face às greves, realçou o ‘importantíssimo papel’ que os auxiliares educativos desempenham nas escolas: “Não faço juízo sobre os pedidos de greve de quem quer que seja, só temos de estar ao lado deles. Os AO são mal pagos e são cada vez menos. Atendendo ao perfil dos alunos que temos hoje em dia, é cada vez mais difícil o trabalho que fazem e precisamos deles nas escolas”, concluiu.
Seis distritos estão sob aviso laranja nas zonas Norte e Centro, entre quarta e quinta feira, dias 25 e 26 de setembro, devido à forte precipitação esperada
|
0A Proteção Civil foi responsável por registar 361 ocorrências devido à chuva e ao vento forte, nas últimas horas, em Portugal Continental. A depressão ‘Aitor’ chegou ao país na passada quarta-feira, dia 25 de setembro, e irá permanecer até ao final de quinta-feira, dia 26 de setembro.
A Proteção Civil, em declarações ao ‘Notícias ao Minuto', garantiu que a maioria das ocorrências tiveram que ver com a limpeza das vias, no seguimento da acumulação de detritos, decorrentes do deslizamento de terras devido à precipitação que se fez notar.
Contam-se já mais de 168 quedas de árvores e 55 quedas de estruturas, devido aos ventos de fortes intensidades. A maioria das ocorrências têm-se registado entre a Área Metropolitana do Porto e a Beira Baixa.
‘Aitor’ está a ser responsável por colocar diversos distritos em alerta laranja e amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), como é o caso de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real, tendo em conta, a ocorrência de chuva e vento forte e persistente.
O aviso dado pelo IPMA em nada afetará Lisboa, nem o próximo jogo do Sporting, que é apenas na sexta-feira, dia 27 de setembro. Os leões, de Rúben Amorim, deslocam-se ao terreno do Estoril, pelas 20h15, em jogo válido para a sétima jornada da Liga Portugal Betclic.
Seis distritos estão sob aviso laranja nas zonas Norte e Centro, entre quarta e quinta feira, devido à forte precipitação esperada
|
0O IPMA colocou seis distritos sob aviso laranja na quarta e quinta feira desta semana, dias 25 e 26 de setembro. Os alertas são dados tendo em conta as condições meteorológicas dos próximos dias, com chuva forte e persistente, principalmente nas regiões montanhosas do país.
Os distritos em alerta laranja são Aveiro, Vila Real e Viseu entre as 6 da manhã e as 12h00 de quinta feira; Porto, Viana do Castelo e Braga desde as 18h00 de quarta feira até às 9h00 de quinta. Hoje e amanhã, encontram-se sob aviso amarelo.
Os distritos de Bragança, Guarda e Coimbra estão também sob aviso amarelo, até quinta feira, devido à chuva forte e persistente que se pode fazer sentir. De acordo com o IPMA, a situação atual é motivada pelo “Transporte de uma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte". Na região sul do país, interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio, a precipitação será fraca e pouco provável.
Quanto ao vento, espera-se que a intensidade seja maior entre a tarde de quarta e o início de quinta feira. Virá de sudoeste, atingindo uma velocidade até 45 km/h com rajadas até 70 km/h na região litoral Norte e Centro. Nas terras altas e montanhosas, a velocidade máxima será de 55 km/h e rajadas de 90.
No seguimento deste aviso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o risco de cheias, derrocadas e deslizamentos de terras recomendando a adoção de comportamentos adequados às condições previstas. Em particular, nas zonas em que se deflagraram os incêndios florestais no início da semana passada.
O aviso dado pelo IPMA em nada afetará Lisboa, tampouco o próximo jogo do Sporting, que é apenas na sexta-feira. Os leões de Rúben Amorim deslocam-se ao terreno do Estoril, pelas 20h15, em jogo válido para a sétima jornada da Liga Portugal Betclic.