
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Tadej Pogacar conquistou o título de campeonato mundial, em Zurique. O esloveno avançou um pouco mais de 100 km da linha de chegada e percorreu os últimos 52 km sozinho. Ben O’Connor (Austrália) garantiu a medalha de prata, enquanto o sprint pelo terceiro lugar foi vencido por Mathieu van der Poel (Holanda), que ficou com o bronze.
Após a conquista, o esloveno reconheceu que o arranque, a 100 quilómetros da meta, “talvez tenha sido um ataque estúpido”: "Foi uma fuga perigosa e, sim, talvez tenha sido um ataque estúpido, mas afortunadamente o Jan Tratnik esteve comigo uns quilómetros", referiu no final da prova à Eurosport.
O atleta da Emirates não escondeu a emoção: "Não posso acreditar no que acaba de se passar. Claro que não estava planeado atacar a 100 quilómetros da meta Queria este título depois de vários anos a lutar pelo Tour e outras corridas, mas nunca tinha tido como objetivo um campeonato do Mundo. E este ano tudo saiu bem", acrescentou.
Depois de ter feito história, ao tornar-se no primeiro ciclista, depois de Marco Pantani em 1998, a vencer no mesmo ano Giro e Tour, Pogacar junta o título mundial a estas duas conquistas, num 2024 que dificilmente conseguirá esquecer.
Quanto aos portugueses, João Almeida desistiu da prova devido a queda ainda na primeira parte dos 270 quilómetros do percurso. Na meta, o melhor foi Rui Costa (EF), em 42.º (a 6.38), seguido de Nelson Oliveira (Movistar), em 55.º, também com o mesmo tempo.
Cerimónia com Lauren Sánchez, agendado para este fim de semana em Veneza, gerou forte contestação por parte de residentes e ativistas
|
O casamento de Jeff Bezos e Lauren Sánchez, agendado para este fim de semana em Veneza, gerou forte contestação por parte de residentes e ativistas. A cerimónia, inicialmente prevista para o centro da cidade, foi transferida para o Arsenale, uma área mais isolada, após pressão pública e preocupações com a segurança.
Ativistas da Greenpeace, acompanhados por membros de outros movimentos, realizaram, na segunda-feira, um protesto na Praça de São Marcos, em Veneza. Durante a manifestação, exibiram uma grande faixa direcionada a Jeff Bezos com a frase provocadora: “Se podes alugar Veneza para o teu casamento, tu podes pagar mais impostos”.
Foram ainda colocadas faixas e cartazes em locais emblemáticos da cidade, incluindo uma faixa com a frase “Sem espaço para Bezos!”, pendurada na icónica Ponte di Rialto. Os manifestantes ameaçam ainda bloquear o acesso aos canais, com o objetivo de evitar que o casamento cause transtornos à população local.
O casamento reacende debates sobre turismo excessivo, gentrificação e ausência de políticas públicas eficazes para proteger o caráter histórico e habitacional de Veneza. Apesar da introdução da taxa turística para combater a elevada procura de turistas, muitos residentes sentem que a cidade se tornou num “parque temático” para elites.
Entre os cerca de 200 convidados para a cerimónia estão figuras bem conhecidas do grande público como Mick Jagger, Ivanka Trump, Oprah Winfrey e Leonardo DiCaprio. Medidas de segurança incluem o bloqueio de canais, o aluguer de hotéis e segurança privada.
Secretário-geral da NATO elogiou o Presidente norte-americano por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa
|
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, elogiou, esta terça-feira, dia 24 de junho, o Presidente norte-americano, Donald Trump, por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa.
A informação, que consta de uma mensagem privada enviada por Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos, foi partilhada pelo Presidente dos EUA na sua rede social Truth Social. “Donald, conduziu-nos a um momento muito, muito importante para a América, para a Europa e para o mundo”, escreveu Rutte, referindo-se à exigência do Presidente dos EUA para que todos os membros da organização se comprometam com aumentos da despesa com defesa para 5% do PIB.
O secretário-geral da NATO não se conteve nos elogios a Trump e referiu ainda que “não foi fácil, mas conseguimos que todos assinassem o acordo de 5%!”. “A Europa vai pagar em GRANDE, como deve, e a vitória será vossa”, acrescentou Rutte, imitando na mensagem o estilo de Trump de colocar parte das publicações em letras maiúsculas.
Ainda assim, Espanha continua a não se comprometer com o aumento do peso dos gastos com defesa no PIB exigido por Trump. Nesta linha, o Presidente norte-americano disse, em declarações a bordo do avião presidencial Air Force One, que “há um problema com Espanha. A Espanha não está a concordar. O que é muito injusto para o resto das pessoas".
O líder da NATO abordou ainda, na sua mensagem privada enviada a Donald Trump, o papel decisivo dos EUA no conflito entre Telavive e Teerão, tendo louvado a “ação decisiva de Trump no Irão”, que Mark Rutte considera ter sido “verdadeiramente extraordinária”.
Base de Indiana pôs fim a caminhada histórica nos playoffs, após sofrer rotura do tendão de Aquiles, que o deixará de fora durante vários meses
|
Extra Sporting: Os OKC são os novos campeões da NBA, após vencerem os Indiana Pacers no sétimo jogo da final dos play-offs, por 103-91. Este é o primeiro título do franchise sediado em Oklahoma City, que viu o adversário perder Tyrese Haliburton nos minutos iniciais.
A partida, disputada no PayCom Center, colocou fim à temporada 2024/25 da NBA. Com a final empatada a três, OKC e Pacers lutavam por um título que seria histórico para ambas as equipas. Aos 7' minutos do primeiro período, Haliburton lesionou-se com gravidade e não mais voltou ao court. O base sofreu uma rotura do tendão de Aquiles e ficará afastado durante vários meses.
Sem a estrela da equipa, os Pacers conseguiram nivelar o encontro e, ao intervalo, venciam por um ponto (48-47). No entanto, à boleia de Shai Gilgeous-Alexander, MVP da fase regular da NBA, os OKC conseguiram a reviravolta no placard.
O canadiano, que também venceu o prémio de melhor jogador da final dos playoffs, terminou o encontro com 29 pontos, 12 assistências e cinco ressaltos. Nos Pacers, Bennedict Mathurin, que acabou por ter maior tempo na rotação graças à lesão de Haliburton, terminou com 24 pontos, 13 ressaltos e três assistências.