
Modalidades
Histórico! Portugal segue em frente no Eurobasket e atletas do Sporting foram essenciais
03 Set 2025 | 15:33
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
14 Jul 2024 | 19:57 |
A seleção portuguesa de basquetebol venceu o Torneio Internacional de Guimarães, de cariz particular, ao derrotar a Grã-Bretanha, por 63-58, no terceiro e último encontro da prova disputada no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, com André Cruz, extremo do Sporting, em destaque e foi o segundo melhor marcador luso com 12 pontos.
A equipa das quinas, que já tinha batido a Argentina, entrou muito bem, num jogo onde o poderio físico dos jogadores fez-se sentir logo no 1.º período. O parcial acabou por cair a favor de Portugal, que alcançou uma vantagem de dez pontos nos primeiros dez minutos. No 2.º período a equipa britânica reagiu, mas Portugal manteve-se na frente até ao intervalo (40-34).
Na segunda parte, o equilíbrio entre as duas seleções acentuou-se, com várias mudanças de liderança no marcador, com Portugal pressionado no marcador ao final do 3.º período, agora com a Grã-Bretanha na frente (50-48). Nos derradeiros últimos dez minutos do encontro, Portugal conseguiu saltar para a frente por seis pontos a três minutos do final e manteve-se na frente até ao final.
O Torneio Internacional de Guimarães encerrou um ciclo de sete jogos de preparação para a fase de qualificação para o Eurobasket2025, enquadrado num estágio que começou em 18 de junho e termina na sexta-feira, com o Pavilhão Municipal do Luso, no concelho da Mealhada, como ‘quartel-general’.
Esta temporada, André Cruz alcançou médias de 6,6 pontos, 1,5 assistências e 3,5 ressaltos ao longo de 34 partidas. Esta foi a segunda época do jogador na equipa verde e branca, depois de uma aventura nos Estados Unidos da América, representando os Western Wyoming Mustangs e os Incarnate Word Cardinals. Antes da caminhada fora do país, representou o Estoril, Academia do Lumiar e Belenenses.
Dirigente máximo do Clube de Alvalade investe na chegada de novo reforço e mantém a sua aposta no plantel principal dos leões
06 Set 2025 | 16:06 |
É oficial! Depois das chegadas de Sienna Durr e Hannah Pratt, Simone Costa é a mais recente reforço da equipa de basquetebol feminino do Sporting. Depois de uma passagem por clubes como o Nottingham Wildcats, Valur ou GiroLive Panthers, a extremo/base chega ao Pavilhão João Rocha muito pela grandeza e projeto dos leões.
Simone Costa: "O Sporting foi a melhor opção"
“Este projeto em si é bastante interessante e acho que qualquer atleta tem como objetivo jogar num Clube como este. A minha carreira na Alemanha terminou e eu queria voltar a Portugal, então o Sporting foi a melhor opção”, revelou a basquetebolista de 29 anos aos meios de comunicação do Clube.
De seguida, Simone Costa estabeleceu as metas para a nova temporada, a nível individual e coletivo: “A nível pessoal, quero melhorar a cada dia. Esse é sempre o meu objetivo em todas as épocas e não vai mudar agora. Queremos ganhar o máximo de jogos possível, trabalhar bem durante a semana e estar sempre preparadas”.
Simone Costa: "O meu ponto forte é a velocidade"
A nova atleta revelou aquilo que os adeptos verdes e brancos podem contar da sua parte e fez também um apelo a todos os Sportinguistas: “O meu ponto forte é a velocidade, acho que isso já é bem conhecido. Acrescento também qualidade nas transições e lançamento de fora, para além da experiência”.
Simone Costa espera um temporada de alto nível: “Acredito que será positivo. Espero que venham aos nossos jogos e nos apoiem. É muito importante termos os adeptos connosco, esse apoio dá-nos sempre uma força extra” concluiu a nova reforço para a equipa de basquetebol feminino do Sporting.
Lance de Simone Costa pela Seleção:
Atleta de 1,83 metros é mais uma cara nova para esta temporada desportiva de 2025/26; Clube de Alvalade garante mais uma aquisição
05 Set 2025 | 21:28 |
É oficial. Dayna Rouse, extremo norte-americana de 1,83 metros, é reforço para a equipa feminina de basquetebol do Sporting, depois de Maria Kostourkova. A jogadora chega ao Clube de Alvalade, proveniente do GDESSA, que terminou a última edição do campeonato no terceiro lugar da fase regular.
Dayna Rousa: "Estou entusiasmada para ver até onde podemos chegar"
A nova aquisição está ansiosa por se estrear: “O Sporting é um Clube com muito boa reputação, muito respeitado. Isso foi o que mais me atraiu. Tem boas instalações, uma boa equipa técnica e estou entusiasmada para ver até onde podemos chegar no nosso primeiro ano na Liga”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Dayna Rousa confessou que adora a cidade de Lisboa: “Digo muitas vezes que pessoas aqui são muito amigáveis e acolhedoras, foi isso que me fez voltar regularmente. Gosto muito de Lisboa, é uma cidade onde há sempre muito para fazer. Por isso, é um bom lugar a que ‘chamar’ casa longe de casa”, frisou.
Dayna Rouse: “É um campeonato muito competitivo"
A basquetebolista antevê uma temporada exigente: “É um campeonato muito competitivo, todos os anos há uma equipa nova a surpreender e não podemos excluir ninguém. É uma boa Liga para jogar e espero que a minha experiência nos ajude muito nesta temporada”, referiu, definindo os objetivos para 2025/26.
“Individualmente, quero ser uma boa líder, trazer energia positiva e ser melhor do que fui no ano passado. A nível coletivo, espero que possamos ficar o melhor classificadas possível, ter o apoio dos adeptos e deixá-los orgulhosos". A terminar, deixou uma mensagem aos adeptos: “Venham apoiar a equipa feminina de basquetebol, vamos deixar-vos orgulhosos. Valorizamos muito o vosso apoio”, concluiu.
Veja a publicação:
Atleta de 1,94 metros regressa a Portugal depois de ter deixado clube nacional em 2015 para ingressar nos Estados Unidos da América
05 Set 2025 | 16:18 |
É oficial. Maria Kostourkova, de 28 anos, é reforço para a equipa feminina de basquetebol do Sporting. A atleta é filha de Ivan Kostourkov, técnico adjunto de Luís Magalhães na formação masculina - que viu regressar um ex-leão. A poste, de 1,94 metros, regressa a Portugal depois de ter deixado o Quinta dos Lombos em 2015 para ingressar no basquetebol universitário dos EUA.
M. Kostourkova: "Sporting tem vindo a desenvolver um projeto muito ambicioso"
A internacional por Portugal não esconde o entusiasmo por integrar o plantel verde e branco: "O Sporting tem vindo a desenvolver um projeto muito ambicioso e os últimos anos têm provado isso mesmo. Fico muito feliz por poder fazer parte desta família e desta equipa", disse aos meios de comunicação do Clube.
A atleta falou das ambições para a próxima temporada desportiva: "Individualmente, o meu objetivo é ajudar a equipa no que puder fazer. Coletivamente, vamos estabelecer os objetivos como equipa e vão ser os mais altos possíveis". Maria Kostourkova não tem dúvidas de que a equipa tem muita qualidade.
M. Kostourkova: "As jogadoras são muito boas"
"As jogadoras são muito boas e agora há que criar um grupo forte e unido". A terminar, Maria Kostourkova deixou uma mensagem à massa associativa leonina: "Vamos fazer tudo para orgulhar os Sportinguistas. Espero que nos venham apoiar", concluiu Maria Kostourkova.
Depois da passagem pelos EUA, a jogadora voltou à Europa, em 2019, e já atuou pelas eslovenas do Celje, pelas espanholas do Clarinos Ciudad de La Laguna Tenerife, do Basket Zaragoza e do Sedis Bàsquet, pelas alemãs do Saarlouis Royals e pelas polacas do Zagłębie Sosnowiec, onde estava em 2024/2025.
Highlights de Maria Kostourkova nos EUA:
Histórico! Portugal segue em frente no Eurobasket e atletas do Sporting foram essenciais
03 Set 2025 | 15:33
Oficial! Varandas faz regressar campeão pelo Sporting aos 32 anos: "Já tinha saudades"
02 Set 2025 | 22:15
Com dois jogadores do Sporting em campo, Portugal entra a vencer no Eurobasket
27 Ago 2025 | 17:06