Futebol
Há boas novidades sobre Eduardo Quaresma, mas central do Sporting passou por inferno
08 Jan 2026 | 13:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Jun 2024 | 15:19 |
É negócio fechado! Vando Félix não vai renovar contrato com o Sporting e está de saída dos leões, segundo avança o jornal Record, este sábado, dia 22 de junho. O extremo, de 21 anos, foi contratado no verão de 2021 ao Leixões, a troco de 100 mil euros, e na altura assinou um vínculo válido até ao próximo dia 30. O contrato previa opção de prolongar o vínculo por mais duas temporadas, contudo a SAD leonina não as acionou.
O atacante guineense era um habitual titular na equipa B liderada por Filipe Çelikkaya. Na última temporada, o jogador participou em 21 jogos, com dois golos e uma assistência, tendo sido chamado por Rúben Amorim em diversas ocasiões aos treinos da equipa A, apesar de nunca chegou a integrar uma convocatória da equipa principal.
São já várias as saídas confirmadas: Além de Vando Félix, também Chico Lamba (Arouca), Marco Cruz (Vitória de Guimarães) e João Pereira e Miguel Menino (livres) despediram dos leões. Tiago Ferreira, que viu cair a transferência para o Schalke, prepara-se para reforçar o Estrela da Amadora. Já João Pereira vai ser o substituto de Filipe Çelikkaya no comando técnico da turma secundária verde e branca, fruto do bom trabalho realizado nos sub-23.
Os sub-23 do Sporting terminaram a Liga Revelação no segundo posto da prova com 29 pontos conquistados, a um ponto do campeão Estoril (30 pontos). Os verdes e brancos finalizaram a competição com um total de 13 vitórias alcançadas, 11 empates e quatro derrotas em 28 partidas disputadas ao longo da temporada
Já os comandados de Filipe Çelikkaya fecharam a temporada no primeiro posto da fase de manutenção da Liga 3 com 26 pontos conquistados. Recorde-se que a turma de Alvalade falhou o acesso à segunda liga depois de ter ficado em quinto lugar na primeira fase em igualdade p0ntual com o Sporting da Covilhã (quarto classificado) que ficou com vantagem no confronto direto.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, em partida válida para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic
08 Jan 2026 | 14:18 |
O Sporting colocou, esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, os bilhetes à venda para a partida diante do Casa Pia, que se disputa n Estádio José Alvalade a 16 de janeiro, em partida válida para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional, marcado o regresso dos leões não só à competição, como a casa - depois de um empate com o Gil Vicente e uma derrota diante do Vitória de Guimarães.
O preço dos ingressos começa nos 10 euros para Sócios do Clube e nos 22 euros para adeptos. Os bilhetes podem ser adquiridos de forma online, bem como nas bilheteiras do Estádio José Alvalade, abertas diariamente das 10h00 às 20h00.
Os leões recordam, em todo o caso, que é proibida a entrada a menores de três anos, sendo obrigatório bilhete para maiores de três (inclusive). O jogo está incluído na Gamebox Full e National 2025/2026, com Lion Seats não renovados à venda a partir de 12 de janeiro. A quota mínima de Sócio é dezembro de 2025 e as portas do estádio abrem 1h30 antes do apito inicial.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 42 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 39, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 49 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em casa dos Leões.
Técnico do Arsenal abordou falta de golos do internacional sueco e, de forma indireta, atirou culpas para cima do Clube de Alvalade
08 Jan 2026 | 14:15 |
Mikel Arteta considera que Viktor Gyökeres estava “bastante protegido” no Sporting. Em declarações à Sky Sports, o técnico do Arsenal abordou a crise do internacional sueco e afirmou que, em Portugal, o contexto era o ideal para o ponta-de-lança brilhar, algo que não acontece, para já, em Londres.
“Gyökeres sentia-se bastante protegido”
"Faço sempre um exercício com os jogadores novos. No caso do Gyokeres foi: vens para um novo país. Falas a língua? Qual é a tua situação familiar? Porque onde estava, sentia-se bastante protegido. Mas quando vem para cá, está exposto, sozinho e precisa de ficar cinco meses num hotel”, começou por referir Mikel Arteta.
“Depois vem para cá e o calendário muda. Precisa de jogar a cada três dias na liga mais exigente do mundo, onde nunca jogou. Depois, o sistema é diferente, a metodologia é diferente, os companheiros são diferentes. E um número 9 precisa de sinergia e química com os outros jogadores", acrescentou o técnico do Arsenal.
“Poderia marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários”
"Depois, é todo um ambiente novo, pressão, expectativas. São muitos fatores. O meu julgamento de um jogador é perceber se ele está a cumprir o seu papel. No caso do Viktor? Está a fazê-lo muito bem. Poderia marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários", finalizou Mikel Arteta.
Nesta temporada, com a camisola do Arsenal, Viktor Gyökeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 23 jogos: 18 na Premier League, quatro na Liga dos Campeões e um na EFL League Cup. Nos 1.552 minutos em que esteve em campo, o avançado, que rendeu mais alguns milhões ao Sporting, marcou sete golos.
Comentador afeto ao Clube de Alvalade foi questionado sobre as notícias que apontam para um eventual regresso do técnico a Portugal
08 Jan 2026 | 14:02 |
Paulo Andrade não acredita que Ruben Amorim regresse a Portugal, pelo menos para já. Em declarações na CMTV, o comentador afeto ao Sporting recusou essa possibilidade e fez um balanço positivo do trabalho de Rui Borges nos verdes e brancos, dando mérito ao Porto.
“Não acredito no regresso de Ruben Amorim”
"Não acredito minimamente no regresso de Ruben Amorim, nem para o Sporting, nem para o Benfica”, começou por afirmar Paulo Andrade, não dando grande credibilidade às notícias que surgem de Inglaterra, que ligavam o antigo técnico dos leões ao eterno rival, o Benfica.
“No último jogo o Sporting podia ter ganhado facilmente ao Vitória de Guimarães, tem uma quantidade de ocasiões que perde e está a jogar com uma equipa cheia de remendos, sem alguns 10 jogadores principais, tem dois jogadores principais que se lesionam durante o jogo”, lembrou Paulo Andrade.
“O que eu vejo na primeira metade do Campeonato é que o Sporting tem mais um ponto”
“O que eu vejo na primeira metade do Campeonato é que o Sporting tem mais um ponto do que tinha o ano passado, em que foi campeão, tem só menos um golo marcado do que o ano passado. Continua a ter de longe o melhor ataque da prova, muito melhor que o do Benfica a léguas e muito melhor que o do Porto”, acrescentou o gestor.
“O Sporting sofreu nove golos esta época com os tais quatro defesas que estão sempre a criticar. O ano passado, com três, sofreu 14 no mesmo período. A questão do Porto é completamente diferente. O Porto tem, desde 97/98, a melhor percentagem de pontos obtidos na Liga”, finalizou Paulo Andrade.