
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Vando Félix, extremo guineense, juntou-se às camadas jovens do Sporting em 2021. O avançado, que militava no Torreense desde o verão de 2024, dá, agora, o salto, para reforçar o Vitória de Guimarães, antigo clube de Rui Borges, treinador verde e branco.
O extremo, internacional sub-23 pela Guiné Bissau, chega ao emblema da cidade berço para colmatar a saída de Kaio César, jogador brasileiro que rumou ao Al-Hilal já nesta janela de transferências de inverno. O negócio fez-se por valores a rondar os 1,2 milhões de euros, número que pode aumentar mediante o cumprimento de objetivos por parte do jogador. Relembrar que recentemente o jogador disse que o seu sonho era voltar ao Sporting.
Vando Félix chegou a Portugal pela porta da equipa sub-23 do Leixões, em 2020. Deixou, pouco depois, o norte do país, e fez a viagem até à capital, para reforçar as camadas jovens do Sporting, em 2021, a troco de 100 mil euros. Fez dois jogos pelos sub-23 verdes e brancos, e 60 pela equipa B, nos quais marcou seis golos e fez duas assistências.
Chegou a ser chamado por Ruben Amorim, na altura treinador do Sporting, para treinar com a equipa principal dos leões. Apesar disso, nunca conseguiu convencer o técnico principal de Alvalade a convocá-lo, de modo a dar o salto nos verdes e brancos. Sendo assim, em 2024, quando acabou o vínculo que o ligava ao Clube, a ligação entre as duas partes terminou e o jogador saiu para o Torreense, apesar da opção que existia por parte da Direção de acionar o prolongamento do contrato.
Foi na equipa de Torres Vedras que se destacou, com os desempenhos que lhe permitiram dar agora o salto para o Vitória de Guimarães. No Torreense, Vando Félix alinhou em 13 partidas entre Liga 2 e Taça de Portugal, nas quais assinou quatro golos e fez uma assistência, tendo sido muito importante para a época positiva da equipa do Oeste de Portugal.
Confira aqui um golo de Vando Félix pelo Sporting B, com assistência de Quenda:
Presidente verde e branco já delineou a estratégia para abordar o mercado de transferências na próxima janela, antes da temporada 25/26
|
Numa altura em que a equipa do Sporting está focada na conquista do bicampeonato, Frederico Varandas e a Direção do Clube trabalham para preparar a próxima época. Com algumas vendas e compras já oficializadas - como os casos de Quenda, Essugo, Alisson ou Kochorashvili - o dirigente máximo dos leões já parece ter definido a estratégia para a próxima janela de transferências.
Em primeiro lugar, há uma certeza em Alvalade: a próxima época será de renovação do plantel do Sporting. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando as figuras mais importantes ficaram em Lisboa a pedido de Ruben Amorim, Varandas já sabe que vai ser obrigado a vender algumas das figuras dos leões.
À cabeça aparece Viktor Gyokeres - atualmente na luta pela Bota de Ouro - movimentação que já se espera. Depois, a Direção do Sporting também se deve decidir pela venda de uma defesa central, seja ele Gonçalo Inácio, ou Ousmane Diomande. Tudo isto vai depender das oportunidades do mercado, mas estes são os nomes que aparecem numa linha da frente.
No lado imediatamente oposto, está Morten Hjulmand. Está definido por Frederico Varandas que a manutenção do médio dinamarquês é uma das mais prioritárias em todo o plantel, e o Sporting fará de tudo para resistir ao assédio dos gigantes europeus, e manter o capitão da equipa de Alvalade a vestir de verde e brando durante, pelo menos, mais uma temporada.
Com as vendas de Quenda e Essugo, e os milhões que se esperam que cheguem devido a Viktor Gyokeres, o Sporting está bem protegido, olhando também à cláusula de 80 milhões de euros no contrato de Morten Hjulmand. O médio dinamarquês deve mesmo ser a figura central de um plantel renovado para 25/26.
Treinador verde e branco tem um problema para o futuro, mas já parece estar a trabalhar para o resolver, dentro das soluções que estão disponíveis
|
O Sporting já prepara a partida da próxima sexta feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. Rui Borges recebeu uma má notícia no fim do último encontro, depois de Conrad Harder receber ordem de expulsão por parte do árbitro da partida, e foi obrigado a encontrar soluções no plantel verde e branco para ocupar o seu lugar.
O treinador do Sporting já parece ter escolhido quem será o suplente de Viktor Gyokeres no Sporting - Moreirense da 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Face a ausência do avançado dinamarquês, Rui Borges deverá chamar para o seu lugar o jovem Gabriel Silva, que representa as camadas de formação verdes e brancas.
O técnico transmontano dos leões ainda não sabe por quanto tempo vai ser obrigado a utilizar esta solução. O Sporting espera para perceber qual será o castigo aplicado a Harder, depois do cartão vermelho nos Açores, e de quanto tempo será a suspensão para o dinamarquês. Viktor Gyokeres, à sua frente, continua disponível, e Gabriel Silva aparece como solução.
Relembrar que este papel foi muitas vezes cumprido por Rafael Nel. Quando Viktor Gyokeres esteve lesionado, e Harder era o titular, foi sempre Nel a ser chamado para assumir o papel de suplente. O jogador está, agora, também ele lesionado, o que abre ainda mais a porta a Gabriel Silva.
O ponta de lança formado nas camadas jovens do Sporting tem sido um dos destaques da época dos leões. Com apenas 18 anos, tem estado em bom plano na equipa B verde e branca, onde apontou cinco golos em 18 jogos, sendo que estendeu os bons desempenhos à UEFA Youth League, onde também somou cinco tentos na presente edição.
Pedro Gonçalves esteve fora da competição durante largos meses e voltou a jogar na última jornada, na partida dos leões frente ao Santa Clara
|
A última partida do Sporting, frente ao Santa Clara, no passado dia 12 de abril, viu o regresso à competição de Pedro Gonçalves, conhecido no mundo do futebol como Pote. O jogador voltou após cerca de seis meses, e estava autorizado a jogar qualquer coisa como 15 minutos nos Açores. Essa situação, no entanto, alterou-se para a próxima partida.
No jogo em casa, contra o Moreirense, Pote tem autorização para jogar até 45 minutos, estando, neste momento, a decisão nas mãos de Rui Borges, treinador do Sporting - segundo avança o jornal Record. O treinador dos leões fica, assim, responsável pela gestão de um jogador que acredita ser muito útil para a equipa, apesar de a prioridade ser a sua recuperação por completo.
Em relação a Pote, as sensações parecem ser as melhores, dentro do possível. O médio do Sporting respondeu bem ao desafio nos Açores, sem dores ou qualquer outro tipo de mazelas, e assim deu um passo importante rumo à última fase do seu regresso, que terminará quando estiver completamente integrado no grupo de trabalho.
O médio verde e branco tem, de resto, trabalhado muito para que isso aconteça o mais rápido possível. Tem sido presença habitual na Academia Cristiano Ronaldo mesmo quando o plantel tem folgas, e nunca abdica do reforço muscular no ginásio das instalações do Sporting - exercício de complemento à atividade física que garante a melhor saúde dos músculos.
O plantel do Sporting e a equipa técnica esperam ansiosamente pelo retorno do jogador ao melhor nível, sendo que tem sido dado todo o espaço a Pote e confiança no período de recuperação. Jogue 45 minutos na próxima partida ou não, já se sabe que vai contar com muito apoio de família e amigos em Alvalade.