Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Vando Félix, extremo guineense, juntou-se às camadas jovens do Sporting em 2021. O avançado, que militava no Torreense desde o verão de 2024, dá, agora, o salto, para reforçar o Vitória de Guimarães, antigo clube de Rui Borges, treinador verde e branco.
O extremo, internacional sub-23 pela Guiné Bissau, chega ao emblema da cidade berço para colmatar a saída de Kaio César, jogador brasileiro que rumou ao Al-Hilal já nesta janela de transferências de inverno. O negócio fez-se por valores a rondar os 1,2 milhões de euros, número que pode aumentar mediante o cumprimento de objetivos por parte do jogador. Relembrar que recentemente o jogador disse que o seu sonho era voltar ao Sporting.
Vando Félix chegou a Portugal pela porta da equipa sub-23 do Leixões, em 2020. Deixou, pouco depois, o norte do país, e fez a viagem até à capital, para reforçar as camadas jovens do Sporting, em 2021, a troco de 100 mil euros. Fez dois jogos pelos sub-23 verdes e brancos, e 60 pela equipa B, nos quais marcou seis golos e fez duas assistências.
Chegou a ser chamado por Ruben Amorim, na altura treinador do Sporting, para treinar com a equipa principal dos leões. Apesar disso, nunca conseguiu convencer o técnico principal de Alvalade a convocá-lo, de modo a dar o salto nos verdes e brancos. Sendo assim, em 2024, quando acabou o vínculo que o ligava ao Clube, a ligação entre as duas partes terminou e o jogador saiu para o Torreense, apesar da opção que existia por parte da Direção de acionar o prolongamento do contrato.
Foi na equipa de Torres Vedras que se destacou, com os desempenhos que lhe permitiram dar agora o salto para o Vitória de Guimarães. No Torreense, Vando Félix alinhou em 13 partidas entre Liga 2 e Taça de Portugal, nas quais assinou quatro golos e fez uma assistência, tendo sido muito importante para a época positiva da equipa do Oeste de Portugal.
Confira aqui um golo de Vando Félix pelo Sporting B, com assistência de Quenda:
Elemento que tem encontrado muito sucesso na Arábia Saudita também passou por Portugal. Em entrevista, contou alguns episódios da sua carreira
|
0Jorge Jesus tem sido, nos últimos anos, um dos maiores rivais de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita. O ex Sporting, que orienta o Al-Hilal, atual campeão saudita, tem ganho título atrás de título. Recentemente, deu uma entrevista ao 'Globo Esporte', jornal brasileiro, e entre outros temas, falou do seu tempo em Portugal.
Antes, mencionou o Flamengo e o carinho que tem pelo clube: "Tenho saudades do que vivi, não só do clube, como da cidade. Guardo tudo num lugar no meu coração por tudo o que envolveu, desde jogadores a adeptos. Por vezes, revejo vídeos em que 70 mil pessoas gritavam 'Olé, olé, olé, Mister...'", começou por relembrar.
Prosseguiu com a mesma ideia: "Isso nunca tive e nunca terei novamente, nem no meu país. Estive no Benfica, ganhei tudo que havia para ganhar e nunca houve um jogo, um jogo que os adeptos gritassem para mim. Nenhum. Por isso, tenho de ter saudades do Brasil", atirou Jorge Jesus, treinador que treinou águias e leões em Portugal.
Por último, Jorge Jesus - que não para de vencer no médio oriente - falou de um episódio em que era treinador do Benfica, e teve um convite para se juntar ao clube brasileiro que mais tarde iria representar. Começou por contar: "Lembro-me que, no meu último ano de Benfica, foi por uma semana que não fui treinador do Flamengo".
Prosseguiu: "Marcos Braz esteve em Portugal para me levar e eu ainda era treinador do Benfica. Só que eu disse que naquele momento não era fácil sair e, se pudesse esperar mais um pouco, isso ia acontecer. No entanto saí do Benfica uma semana após terem o acordo como Paulo Sousa. O timing, por vezes, não dá. Não é na hora e não se conjugam os interesses", rematou o português que, mais tarde, não só se iria tornar no treinador do Mengão, mas iria vencer o campeonato e a Libertadores com a equipa brasileira.
Clube de Alvalade não foi além da igualdade (2-2), mas garantiu lugar que lhe permite continuar a sonhar com feito importante pelos leões
|
0A equipa B do Sporting empatou, este sábado, dia 25 de janeiro, frente ao Lusitânia dos Açores (2-2), em partida a contar para a 18.ª jornada da Série B da Liga 3. Apesar da igualdade, João Pereira deu mesmo uma alegria aos adeptos, uma vez que o Clube de Alvalade vai disputar a fase de subida à Segunda Liga.
Numa partida disputada no Estádio João Paulo, em Angra do Heroísmo, nos Açores, os leões chegaram a estar em desvantagem por duas ocasiões, face aos golos de Jefer Gunjo (32') e Derick (79'), mas conseguiu responder por intermédio de Luís Gomes (45+1') e Rafael Nel (83').
A Académica, de Coimbra, ainda tinha hipóteses de saltar para o top-4, em caso de triunfo em Belém. No Estádio Restelo, não houve qualquer golo marcado, o que acabou beneficiar a equipa verde e branca que ficou à frente dos 'estudantes', que por sua vez, vão disputar o playoff de manutenção.
Com este empate – o oitavo em 22 jogos na presente temporada – os comandados de João Pereira ficam no quarto lugar da tabela classificativa, com 26 pontos amealhados. O Belenenses acaba a fase regular com 27 pontos, na terceira posição, atrás de Atlético (33) e 1.º Dezembro (29). Académica termina com os mesmos pontos do Sporting, mas fica atrás dado o confronto direto.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Francisco Silva (Guarda-redes), David Moreira, Rodrigo Dias, Bruno Ramos, Lucas Anjos, Eduardo Felicíssimo, Rafael Besugo, Luís Gomes, Henrique Arreiol, Rafael Nel e Manuel Mendonça.
Avançado dos leões tem sido um dos jogadores mais cobiçados do mundo nesta janela de transferência e os leões vão tentar segurá-lo
|
0Viktor Gyokeres tem sido um dos grandes destaques da equipa do Sporting desde que chegou ao Clube, mas com especial atenção para a presente temporada, em que tem estado a um nível tremendo. O Newcastle, de Eddiw Howe, pensa no sueco para substituir... Alexander Isak, colega de seleção de ponta de lança verde e branco – e tudo se pode precipitar caso haja movimentações nos londrinos ainda em janeiro.
A informação está a ser avançada pelo Football Transfers - portal especializado em assuntos relacionados com o mercado - garantindo que, apesar de não ser possível levar o goleador verde e branco por menos do que 100 milhões de euros no inverno, a SAD está aberta a negociar no verão.
A mesma fonte revela que o Newcastle está mesmo bastante interessado em Gyokeres, caso Arsenal ou Liverpool - nomes mais falados em Inglaterra - levem Isak. O portal descarta uma mudança para o Manchester United, visto que o craque leonino quer jogar a Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 32 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.615 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez seis assistências. Os problemas físicos do sueco têm alertado o Clube de Alvalade.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.