
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Marco Cruz é reforço do Vitória de Guimarães. O médio, contratado por Frederico Varandas ao Porto, não conseguiu vingar em Alvalade e deixou o Clube a custo zero para iniciar uma aventura ao serviço dos minhotos, tendo assinado contrato até 2028 e mostrando-se muito entusiasmado.
"A decisão foi muito rápida, foi fácil. Quando soube do interesse do Vitória e conheci o projeto, fiquei logo agradado e não hesitei. O nome do Vitória já estava na minha cabeça mesmo antes de conhecer o projeto. Sabia que era para aqui que eu tinha de vir. O que o Vitória tem de diferente dos outros clubes não se paga. Não é dinheiro nenhum, não se paga. Estar aqui e sentir o carinho dos adeptos e este clube, que é enorme, não tem preço", começou por dizer, o agora ex Sporting, aos meios de comunicação dos minhotos.
"Incrível. As minhas expectativas eram bastante elevadas, mas foram superadas e estou entusiasmado por começar. As pessoas são incríveis, são muito amigáveis e simpáticas. O clube é gigante. Foi essa a sensação que eu tive, que é um clube gigante", assegurou.
"Quero crescer como jogador e sinto que estou no clube certo para isso. Da mesma forma, quero ajudar o Vitória a crescer. Se eu crescer, evoluir e jogar bem, o Vitória vai sair beneficiado. Quero ganhar títulos. Aqui tudo é possível. O Vitória é um clube enorme e temos de lutar por títulos. Quero que os adeptos me reconheçam como um jogador à Vitória", terminou.
De recordar que o Sporting comunicou à CMVM ter pago 11 milhões de euros, num negócio que envolveu a ida de Rodrigo Fernandes de Alvalade para o Porto, de Pinto da Costa, pelo mesmo valor. Apesar do talento que muitos lhe reconheciam, Marco Cruz não conseguiu mostrar os pergaminhos que levaram os leões a avançar para a sua contratação.
Pupilo de Rui Borges tem sido um nome fundamental para o Clube de Alvalade nas duas últimas temporadas, mas conta que nem tudo foi um mar de rosas
|
Viktor Gyokeres tem sido a figura de maior destaque do Sporting nas duas últimas temporadas e principal responsável pela conquista de um campeonato onde marcou 39 golos. Em entrevista, o jogador começou por falar dos primeiros tempos em que chegou aos leões e de que foi chamado de "gordo".
"Até me chamaram gordo quando cheguei à primeira pré-temporada"
"Há sempre essas conversas. Até me chamaram gordo quando cheguei à primeira pré-temporada. Há sempre isso. Só tenho de me afirmar para dar boas manchetes...", começou por dizer o atacante sueco à SIC, antes de abordar a forma como os defesas contrários o abordam durante os encontros.
"Para mim é igual. Acho que depende do defesa e da forma como o faz. Se me enfrentam com muita força e me tirarem sempre a bola, é difícil. Mas se recuarem e não me deixarem passar, estão a sair-se bem. Não são meigos comigo, mas se eu continuar com bola e avançar com ela, ou se me conseguir virar e criar perigo no ataque", apontou.
O goleador diz trabalha em prol da equipa: Na verdade marquei mais do que assisti. Com Benfica? Claro que procuro os meus companheiros e vejo se estão em melhor posição. Em muitas situações, eles também estão bem posicionados e tento encontrá-los".
"Talvez não tenhamos jogado tão bem como queríamos, mas defrontámos uma equipa muito boa"
O avançado sueco recordou que, na semana do jogo no Estádio da Luz, "dava para sentir que estava a chegar um jogo grande": "Estávamos entusiasmados com o jogo. Fomos lá e conseguimos um ponto bom. Talvez não tenhamos jogado tão bem como queríamos, mas defrontámos uma equipa muito boa. Não é fácil controlar os jogos todos durante 90 minutos como queremos. Conseguimos um ponto e, no jogo seguinte, conquistámos o título", disse o goleador dos leões (que referiu que mudaria as regras da Bota de Ouro).
Sueco está, neste momento, isolado no primeiro lugar; Kylian Mbappé (Real Madrid) e Mohamed Salah (Liverpool) ainda têm mais um jogo
|
Viktor Gyokeres está, neste momento, isolado no primeiro lugar na corrida à Bota de Ouro, mas Kylian Mbappé e Mohamed Salah ainda têm mais um jogo nos seus respetivos campeonatos, ao contrário do sueco, pelo que podem ultrapassá-lo. O avançado do Real Madrid precisa de apenas um golo e o egípcio de dois. O jogador do Sporting diz que, se pudesse, mudaria as regras.
"É justo dizer que o vencedor será aquele que tiver o melhor desempenho"
"Não estou preocupado. Claro que há quem fale disso à minha volta, mas, neste momento, não está nas minhas mãos, por isso tento não pensar nisso. Penso que é justo dizer que o vencedor será aquele que tiver o melhor desempenho", disse, em entrevista à SIC.
"Claro que se pudesse mudar as regras agora, fá-lo-ia"
Os golos do pupilo de Rui Borges valem 1,5 pontos, enquanto o dos rivais valem por dois por jogarem nas cinco principais ligas europeias: "Entendo a classificação e tem sido assim. Claro que se pudesse mudar as regras agora, fá-lo-ia, mas não está nas minhas mãos, como já disse, portanto vamos ver", acrescentou, comentando a conquista do bicampeonato como o mais importante.
"Fantástico, claro. Foi uma longa época e conseguirmos em casa no último jogo da Liga foi fantástico. Era o que queríamos esta época e consegui-lo finalmente foi ótimo. Para mim ambos foram especiais de formas diferentes, por isso é difícil escolher uma. Porque na época passada foi o meu primeiro ano e foi fantástico conseguir o meu primeiro título aqui.
O jogador lembrou ainda a época atribulada vivida em Alvalade com três treinadores a orientar os leões: "Este ano aconteceram muitas coisas durante a época, por isso foi incrível ser campeão mesmo assim", afirmou o goleador que pode estar prestes a cumprir o último jogo pelos leões na final da Taça frente ao Benfica. Na mesma entrevista, o jogador falou do seu futuro.
Futebolista sueco é um dos jogadores mais cobiçados do atual plantel do emblema verde e branco; Futuro do atleta continua por definir
|
O futuro de Viktor Gyokeres foi um dos temas da mais recente entrevista concedida pelo jogador sueco, esta quarta-feira, dia 21 de maio. Questionado sobre onde jogará na próxima temporada, o jogador optou por não ser claro na resposta, mas deixou a promessa aos adeptos que continuará a marcar muitos golos.
"Como se viu esta época, nunca se sabe. É a mesma coisa agora, veremos no futuro"
"Espero continuar a melhorar e a marcar golos". Em Portugal? "Vamos ver. É o futuro. O futebol também é assim. Nunca se sabe o que vai acontecer. Como se viu esta época, nunca se sabe. É a mesma coisa agora, veremos no futuro", referiu o avançado, à SIC.
O Arsenal é nesta altura o principal pretendente. Os 'gunners' são um dos emblemas que, em Inglaterra, mais agradam ao camisola 9 dos verdes e brancos. Ainda assiml Chris Gyokeres, tio do avançado, disse que a família considerou que o jogador tem de continuar em Alvalade e mostrou-se fascinado pelo ambiente criado em torno do sobrinho (Recorde AQUI).
Com a época quase terminada, os rumores de saída voltam a ganhar força. Depois de duas épocas inesquecíveis, o nome de Gyokeres está na mira de vários tubarões europeus. Certo é que, independentemente do futuro, os adeptos leoninos jamais esquecerão o nórdico.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 51 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências.