Futebol
Garantia de Pedro Proença! Viktor Gyokeres alcança feito inédito no século XXI pelo Sporting
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Marco Cruz, médio da equipa B do Sporting, confirmou o fim da ligação aos verdes e brancos, esta terça-feira, dia 11 de junho. Numa publicação na rede social Instagram, o jogador de 20 anos agradece aos leões e diz que o seu ciclo em Alcochete terminou.
"A vida é feita de ciclos e o meu com o Sporting, termina hoje. Grato a todos que, fazendo parte desta enorme instituição, me permitiram sentir em casa. Grato a todos os Sportinguistas por todo o carinho que sempre me demonstraram", começa por escrever.
"Vivências e pessoas que marcaram o meu percurso e que ficarão para sempre na minha memória. Obrigado, Sporting!", atirou nas redes sociais, precipitando uma onda de comentários de boa sorte para a nova etapa, que deve ser conhecida dentro em breve.
O jogador era visto como uma das grandes promessas do Porto, mas nunca mereceu uma oportunidade no plantel principal. O médio terminou contrato no presente mês de junho de 2024 e já procura novo clube para prosseguir a carreira.
De recordar que o Sporting, de Frederico Varandas, comunicou à CMVM ter pago 11 milhões de euros, num negócio que envolveu a ida de Rodrigo Fernandes de Alvalade para o emblema dirigido por Pinto da Costa pelo mesmo valor. Apesar do talento que muitos lhe reconheciam, Marco Cruz não conseguiu mostrar os pergaminhos que levaram os leões a avançar para a sua contratação.
Desde que chegou ao Sporting, o médio tem alinhado pela equipa B e pela equipa sub-23. Esta temporada, o internacional sub-20 português somou 22 jogos pela turma de Filipe Çelikkaya, com três golos marcados e duas assistência na conta pessoal.
Recorde um golo de Marco Cruz, após assistência de Iván Fresneda:
Atleta é um dos grandes valores do Clube de Alvalade e técnico dos verdes e brancos deu luz verde ao negócio, mostrando-se de olhos postos no futuro
|
0Após ter sido anunciado oficialmente como reforço do AVS até ao final da época, Rodrigo Ribeiro é o único jogador que ainda não integrou o plantel no estágio decorrido em Fornos de Algodres. O avançado de 19 anos cedido pelo Sporting só deverá viajar até ao norte do país após a próxima partida da seleção sub-20 de Portugal.
Rodrigo Ribeiro foi titular no triunfo dos jovens lusos diante da Noruega, por 2-1, e voltará à ação nesta segunda-feira, às 17h00, frente à Polónia, em jogo a contar para a Liga de Elite do escalão, no Algarve. Só após este compromisso, é que o avançado seguirá caminho para a Vila das Aves, onde será orientado por Vítor Campelos.
A integração do avançado no plantel do AVS chega na altura perfeita, tendo em conta as perspetivas em ser titular já na próxima partida, devido à ausência de Nenê, que sofreu uma lesão no último encontro da equipa, ficando de baixa durante as próximas jornadas. De resto, este é o grande objetivo do empréstimo do comandado de Rúben Amorim, que pretende somar minutos e regressar à casa mãe, para brilhar com a Listada verde e branca.
Esta época, Rodrigo Ribeiro foi utilizado por Rúben Amorim em duas oportunidades (Porto e Rio Ave), somando um total de 18 minutos em campo. Em 2023/24, Rodrigo Ribeiro – avaliado em 3 milhões de euros – realizou apenas cinco jogos pelo Nottingham Forest, equipa treinada por Nuno Espírito Santo, nos quais disputou 15 minutos. O avançado cedido pelo Sporting já viveu melhores dias e, além de não ter sido aposta do técnico português, também não foi utilizado nos escalões de formação dos ingleses.
Antes de rumar à Premier League, o jovem craque renovou contrato com os verdes e brancos, até 2028. No novo vínculo com o Clube de Alvalade, ficou estipulada uma cláusula de rescisão na ordem dos 80 milhões de euros, ao nível de nomes como Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand, Conrad Harder ou Iván Fresneda.
Avançado sueco do emblema verde e branco assinalou uma dezena de finalizações certeiras em apenas sete partidas disputadas entre o Clube de Alvalade e a seleção
|
0Viktor Gyokeres voltou a fazer das suas, no passado domingo, no Suécia - Estónia, referente à segunda jornada da Liga das Nações. Após marcar dois dos três golos que deram a vitória aos suecos, o avançado soma já na sua conta pessoal 10 golos em apenas sete jogos desta época.
Lembrar que, para lá do ínicio fantástico de temporada no Sporting, Viktor Gyokeres já havia feito o gosto ao pé no triunfo da Suécia diante do Azerbaijão, por 3-1. O avançado torna-se, assim peça fundamental nos nórdicos, que dividem a liderança do grupo 1 da terceira divisão da Liga das Nações com a Eslováquia, com seis pontos em duas partidas. O próximo encontro entre as duas nações está marcado para dia 11 de outubro, pelas 19h45.
Gyokeres alcançou, assim, a sua impressionante marca de uma dezena de golos e cinco assistências entre o Sporting e a Suécia, mas não teve medo de revelar que se mostra ansioso por fazer mais e melhor: “Não foram golos difíceis, mas sim uma boa jogada de ataque da nossa parte. Talvez possamos fazer ainda melhor durante os 90 minutos, mas podemos estar bastante satisfeitos”.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos), apontou sete golos e fez três assistências. Ao todo, nos sete encontros que disputou, o sueco leva 10 golos e cinco assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Atleta chegou a Alvalade com pompa e circunstância, mas nunca conseguiu convencer o técnico português
|
0Marco Cruz deixou o Sporting de Rúben Amorim no passado mês de junho, tendo assinado um vínculo de quatro temporadas com o Vitória de Guimarães. Agora, o atleta, que chegou a Alvalade oriundo do Porto, tem-se mostrado a excelente nível no emblema minhoto, marcando já pelo segundo jogo consecutivo.
Na receção da turma orientada por Rui Borges ao Rayo Vallecano, Jota Silva inaugurou o marcador aos 55 minutos. Pouco depois, aos 68’, Marco Cruz aumentou a vantagem do Vitória de Guimarães e fechou as contas da partida diante dos espanhóis.
Aquando da sua despedida do Sporting, Marco Cruz fez questão de deixar uma mensagem muito positiva sobre o Clube de Alvalade: "a vida é feita de ciclos e o meu com o Sporting, termina hoje. Grato a todos que, fazendo parte desta enorme instituição, me permitiram sentir em casa. Grato a todos os Sportinguistas por todo o carinho que sempre me demonstraram".
"Vivências e pessoas que marcaram o meu percurso e que ficarão para sempre na minha memória. Obrigado, Sporting!", finalizou Marco Cruz, numa mensagem deixada nas redes sociais, no passado mês de junho.
Desde que chegou ao Sporting, no início da temporada 2021/22, Marco Cruz realizou um total de 79 encontros, marcou 11 golos e fez três assistências. Apesar de ter treinado regularmente com a turma de Rúben Amorim, o médio acabou por não conseguir convencer o técnico a dar-lhe uma oportunidade na equipa principal.