Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0É oficial! Marco Cruz é reforço do Vitória de Guimarães. O médio, contratado por Frederico Varandas ao Porto, não conseguiu vingar em Alvalade e deixa o Clube a custo zero para iniciar uma aventura ao serviço dos minhotos, tendo assinado contrato até 2028.
Segundo informação avançada pelo Record, o jogador de 20 anos terá ficado convencido com o projeto apresentado pela estrutura vimaranense e com as ambições de Rui Borges, técnico que deixou o Moreirense, mudando-se para o D. Afonso Henriques.
O médio anunciou a saída dos verdes e brancos na passada terça-feira, dia 11 de junho, e 'confirmou' assim a notícia avançada em exclusivo pelo Leonino, que, em março, adiantou que o médio tinha os dias contados em Alvalade (Recorde AQUI). Apesar de ter estatuto de promessa, o jogador nunca conseguiu convencer Rúben Amorim em pleno de que merecia um lugar no plantel principal e termina assim a ligação ao Sporting, iniciando uma nova etapa da sua ainda curta carreira de jogador.
De recordar que o Sporting, de Frederico Varandas, comunicou à CMVM ter pago 11 milhões de euros, num negócio que envolveu a ida de Rodrigo Fernandes de Alvalade para o Porto, de Pinto da Costa, pelo mesmo valor. Apesar do talento que muitos lhe reconheciam, Marco Cruz não conseguiu mostrar os pergaminhos que levaram os leões a avançar para a sua contratação.
Desde que chegou ao Sporting, o médio tem alinhado pela equipa B e pela equipa sub-23. Esta temporada, o internacional sub-20 português somou 22 jogos pela turma de Filipe Çelikkaya, com três golos marcados e duas assistência na conta pessoal.
Antigo guardião do Porto 'ficou agradado' com notícias da lesão do bósnio, que vai desfalcar a turma de Rúben Amorim durante várias partidas
|
0Franco Israel será titular do Sporting, depois da lesão de Vladan Kovacevic - que, afinal de contas, vai parar mais do que dois jogos. As notícias agradam a Jorge Amaral, que admite confiar mais no antigo guardião da Juventus do que no bósnio, que chegou a Alvalade este verão.
"(Kovacevic) Ainda não mostrou ter uma técnica de guarda-redes. O Franco Israel, no tempo que jogou, mostrou ser mais sereno, mais tranquilo e foi evoluindo. Não quer dizer que com Kovacevic não possa acontecer", começou por dizer o ex-guardião do Porto, na CMTV.
"Pode crescer com os jogos, aumentar níveis de confiança com a Liga dos Campeões... Pode acontecer, mas, até ao momento, por aquilo que vi dos dois, acho o Israel 'mais baliza' e mais guarda-redes", terminou Jorge Amaral, mostrando preferência pelo 'camisola 1' de Rúben Amorim.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento do uruguaio. Pelo Sporting, o bósnio soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Já Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros pelo Sporting, em 2023/24: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Afirmações do ponta de lança internacional pela Suécia, em entrevista recente, não caíram nas boas graças de antigo ativo dos leões
|
0Viktor Gyokeres admitiu, em entrevista recente, que a sua cláusula de rescisão "é demasiado alta". As afirmações do craque do Sporting não caíram bem a Augusto Inácio, que não duvida do valor do avançado de Rúben Amorim, mas deixa uma condição para a saída de Alvalade.
"Não pode desvalorizar-se ao ponto daquilo que vale. Ele sabe que vale muito como jogador, mas em termos de dinheiro, o mercado é que vai dizer quanto vale e quanto oferece. Agora, ele tem é de fazer o seu trabalho e está a fazê-lo muito bem", começou por dizer o ex técnico dos leões, na CNN.
"Está num grande momento de forma. Marca golos no Sporting, marca golos na seleção e também dá assistências. Está a passar por um grande período, mas, para aqueles tais 100 milhões, tem de fazer uma grande Liga dos Campeões, que é aí a grande montra", terminou Augusto Inácio.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Atleta chegou a Alvalade com pompa e circunstância, mas nunca conseguiu convencer o técnico português
|
0Marco Cruz deixou o Sporting de Rúben Amorim no passado mês de junho, tendo assinado um vínculo de quatro temporadas com o Vitória de Guimarães. Agora, o atleta, que chegou a Alvalade oriundo do Porto, tem-se mostrado a excelente nível no emblema minhoto, marcando já pelo segundo jogo consecutivo.
Na receção da turma orientada por Rui Borges ao Rayo Vallecano, Jota Silva inaugurou o marcador aos 55 minutos. Pouco depois, aos 68’, Marco Cruz aumentou a vantagem do Vitória de Guimarães e fechou as contas da partida diante dos espanhóis.
Aquando da sua despedida do Sporting, Marco Cruz fez questão de deixar uma mensagem muito positiva sobre o Clube de Alvalade: "a vida é feita de ciclos e o meu com o Sporting, termina hoje. Grato a todos que, fazendo parte desta enorme instituição, me permitiram sentir em casa. Grato a todos os Sportinguistas por todo o carinho que sempre me demonstraram".
"Vivências e pessoas que marcaram o meu percurso e que ficarão para sempre na minha memória. Obrigado, Sporting!", finalizou Marco Cruz, numa mensagem deixada nas redes sociais, no passado mês de junho.
Desde que chegou ao Sporting, no início da temporada 2021/22, Marco Cruz realizou um total de 79 encontros, marcou 11 golos e fez três assistências. Apesar de ter treinado regularmente com a turma de Rúben Amorim, o médio acabou por não conseguir convencer o técnico a dar-lhe uma oportunidade na equipa principal.