Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Fernando Urbano comenta novela entre Gyokeres e Sporting e diz que uma das partes está a mentir

Jornalista falou sobre tema que marca a atualidade do Clube de Alvalade e as mais recentes declarações de Frederico Varandas sobre caso

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Jun 2025 | 18:20 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas garantiu, esta quarta-feira, que o Sporting exige mais de 60 milhões de euros para aceitar a transferência de Viktor Gyokeres e as declarações do Presidente leonino continuam a dar que falar. O jornalista Fernando Urbano diz que há quem esteja a “mentir” sobre a situação e fala de uma “jogada arriscada” do líder máximo do Clube de Alvalade.


Fernando Urbano: "Alguém está a mentir neste processo"


“Graças às declarações do líder leonino ficámos todos a perceber uma coisa: alguém está a mentir neste processo. Custa-me no entanto acreditar que Varandas afirmasse taxativamente não ter feito tal promessa se não tivesse provas do mesmo (ou melhor, a não existência de provas do contrário), sob perigo de colocar a sua credibilidade em causa”, começa por afirmar Fernando Urbano, num artigo de opinião publicado no jornal A Bola.


O jornalista afirma que, com as declarações desta quarta-feira, Frederico Varandas “está a fazer um all-in” e explica: “Tal como no póquer, esta é uma jogada arriscada. Porque não está a surfar uma onda qualquer. Alimentar um braço de ferro com o melhor jogador do Sporting dos últimos 20 anos (pelo menos) é algo cujo desfecho é proporcional ao impacto do sueco nos relvados: conseguindo receber mais que os 60 milhões, mais os 10 M variáveis, é uma vitória pessoal robusta; não o logrando, é a sua imagem que fica em causa.

Fernando Urbano: "Esta é uma jogada arriscada, porque [Varandas] não está a surfar uma onda qualquer.


Fernando Urbano considera ainda que estes desentendimentos são normais no futebol: “É por isso prematuro assumir que a posição de Frederico Varandas foi precipitada ou pouco ponderada. Para o adepto comum é sempre difícil aceitar que dois protagonistas do mesmo clube estejam desavindos, embora todos saibamos que quando terminam as épocas desportivas os interesses das partes deixam de ser os mesmos”.

A terminar, Fernando Urbano fala sobre o “valor da palavra” de ambas as partes: “Este é o período que nos lembra como o futebol é uma indústria e não um desporto. Que tem as suas próprias regras, entre elas alguns códigos de conduta não escritos, a famosa palavra cujo valor varia consoante a credibilidade de cada um. Perceber quem melhor a usa neste momento irá definir quem sai menos chamuscado nesta história”.


Futebol

Confirmado! Casa Pia tem novo treinador interino e João Gião fica no Sporting

Saída de João Pereira aconteceu depois do desaire caseiro frente ao Estrela da Amadora, por 5-3, que deixou gansos no 16.º lugar do Campeonato Nacional

João Gião foi apontado ao lugar de João Pereira no Casa Pia, mas vai continuar a ser técnico da equipa B do Sporting
João Gião foi apontado ao lugar de João Pereira no Casa Pia, mas vai continuar a ser técnico da equipa B do Sporting

04 Nov 2025 | 19:21 |

Icon Comentário0

O Casa Pia confirmou esta terça-feira, dia 4 de novembro, que a nova direção técnica da equipa será assumida por Gonçalo Brandão (ex técnico adjunto da equipa B do Sporting) Alexandre Santana, Tiago Dias, João Santos, João Aguiar e pelo analista Miguel Valentim. Desta forma, João Gião, que foi um dos nomes pretendidos pelos gansos, vai continuar em Alvalade.


"O Casa Pia informa que a liderança da equipa será assumida pela atual equipa técnica multidisciplinar composta pelos treinadores Alexandre Santana, Gonçalo Brandão, Tiago Dias, João Santos, João Aguiar e pelo analista Miguel Valentim", escreveram os 'gansos', em nota publicada no site oficial.


A saída de João Pereira aconteceu depois do desaire caseiro frente ao Estrela da Amadora, por 5-3, que deixou o Casa Pia no 16.º lugar do Campeonato Nacional, em zona de acesso ao play-off de manutenção, não vencendo na prova nas derradeiras cinco rondas.


Casa Pia: "Transição visa assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido até ao momento, garantindo estabilidade e compromisso com os objetivos desportivos definidos"

"A equipa técnica conta com a total confiança da direção e de todo o 'staff', que reconhecem o seu profissionalismo, competência e dedicação. A transição visa assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido até ao momento, garantindo estabilidade e compromisso com os objetivos desportivos definidos", adiantaram.


Formado no Belenenses, Gonçalo Brandão, enquanto jogador, chegou mesmo à Seleção A de Portugal, numa altura em que jogava no Siena de Itália, onde também representou o Parma e o Cesena. Depois de uma passagem pelo Cluj (Roménia), em 2014 regressou ao Belenenses, tendo posteriormente jogado no Estoril e Lausanne (Suíça), até terminar a sua carreira no Porto B. Entre 2021 e 2024, passou a integrar a equipa técnica de Filipe Çelikkaya no Sporting B, antes de se juntar à equipa técnica do Casa Pia.


Futebol

14 anos depois, Bojinov lembra episódio infeliz no Sporting: "Todos cometemos erros"

Ex futebolista não esquece momento caricato que protagonizou no Estádio de Alvalade e pediu desculpa aos adeptos pelo sucedido

Bojinov impediu Matías Fernández de bater um penálti, que viria a ditar a eliminação do Sporting da Taça da Liga
Bojinov impediu Matías Fernández de bater um penálti, que viria a ditar a eliminação do Sporting da Taça da Liga

04 Nov 2025 | 19:11 |

Icon Comentário0

Valeri Bojinov, antigo jogador do Sporting, somou apenas 16 jogos mas a passagem ficou marcada por um incidente que haveria de ditar a sua saída de Alvalade, quando impediu Matías Fernández de bater um penálti, que viria a ditar a eliminação dos leões da Taça da Liga. 14 anos depois, o ex-futebolista pediu desculpa aos adeptos e elogia o Clube de Alvalade.


Bojinov: "Portugal é um país único"


"Portugal é um país único para mim. Foi uma honra, um prazer, um privilégio e um respeito conhecer as tradições, as pessoas, mentalidade, a gastronomia e, sobretudo, a cultura. Lisboa é uma cidade incrível, o clima é maravilhoso, solarengo. Só tenho de agradecer pelos momentos maravilhosos em Portugal e, em especial, pelo incrível povo de Lisboa", começou por dizer, em entrevista ao jornal A Bola.


Bojinov: "Agora é o momento de pedir desculpa pela situação e pelo incidente"

Quando questionado sobre o penálti que falhou depois de impedir Matías Fernández a marcá-lo - o que lhe valeu um processo disciplinar -, o também ex-Juventus acabou por se retratar: "Olhe... só posso agradecer ao Sporting por tudo. Foi uma honra jogar numa das equipas mais mediáticas de Portugal, com adeptos fantásticos. Depois só posso dizer uma coisa: somos humanos. Todos cometemos erros. O importante é compreendê-los e reconhecê-los. Se ofendi alguém, especialmente os adeptos, agora é o momento de pedir desculpa pela situação e pelo incidente. Peço desculpa. O Sporting é um grande clube, os adeptos são incríveis. Ao clube e adeptos desejo tudo de bom, com o meu coração e alma".


Bojinov: "O futebol em Portugal é muito dinâmico, rápido, muito técnico, e foi difícil adaptar-me"

De seguida, Bojinov fez uma análise à sua carreira, uma vez que trazia algum portfólio aquando da sua chegada a Alvalade. O ex-jogador falou sobre o processo de adaptação: "Joguei naquele que, na minha opinião, a Liga mais forte na sua vertente tática e física, o italiano. A jogar com jogadores enormes em clubes como a Juventus, Fiotentina, Lecce, mas também Manchester City e Parma. Mas, sinceramente, quando cheguei a Lisboa, ao campeonato português, pensei que seria muito mais fácil, mas infelizmente não foi. O futebol em Portugal é muito dinâmico, rápido, muito técnico, e foi difícil adaptar-me. Sinceramente subestimei a situação e não a encarei com respeito e dignidade. Foi realmente difícil. Há muitos jogadores fortes em Portugal. Hoje penso que foi uma honra jogar no Sporting pelos adeptos que tem. E inclino-me diante deles".

Por fim, o antigo jogador do Sporting foi questionado sobre se sentiu pressão em Alvalade e na Juventus: "Os adeptos obrigam-te a isso. A mentalidade vencedora está sempre presente. Só importam a vitória e os três pontos, nada mais. Obrigam-te a estar sempre no topo, ser campeão, de sermos vencedores em todos os momentos. É a história destes clubes e é por essa razão que adoro este jogo".


Futebol

Exclusivo Leonino - João Muniz vai sair do Sporting em janeiro

Rui Borges entende que ainda não é o momento certo para apostar com regularidade no jovem internacional sub-21 por Portugal

Exclusivo Leonino - Estrutura do Sporting entende que João Muniz está em condições de dar o salto para uma equipa competitiva da primeira liga
Exclusivo Leonino - Estrutura do Sporting entende que João Muniz está em condições de dar o salto para uma equipa competitiva da primeira liga

04 Nov 2025 | 18:53 |

Icon Comentário0

João Muniz vai ser emprestado na próxima janela de transferências, sabe o Leonino. O defesa de 20 anos é um habitual titular na equipa B do Sporting, mas a estrutura entende que o jogador está em condições de dar o salto para uma equipa competitiva da primeira liga.


O central português é visto como uma das maiores promessas da Academia verde e branca, mas Rui Borges entende que ainda não é o momento certo para apostar com regularidade no jovem internacional sub-21 português, daí que uma eventual cedência é mesmo o cenário mais provável.


Um empréstimo possibilitará ao futebolista somar minutos e jogar ao mais alto nível, de modo a ganhar maturidade e bagagem competitiva. A concorrência neste setor do plantel do Sporting é grande. Ousmane Diomande - que está prestes a renovar - e Gonçalo Inácio são os centrais titulares, além de Zeno Debast, Eduardo Quaresma e Matheus Reis como opções válidas.


O canhoto esteve cedido ao Rio Ave na primeira metade da temporada passada, mas o empréstimo não correu de feição. O jogador acabou por não somar qualquer jogo oficial no emblema vilacondense, tendo sido 'resgatado' pelos leões em janeiro, pelo que o Clube de Alvalade procura agora o emblema certo para o jogador evoluir.

Em 2025/26, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – soma, até ao momento, sete encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa principal, contabilizando um total de 628 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O atleta tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Liga dos Campeões 25/26: Juventus - Sporting (Jornada 4) ao minuto
Futebol

Liga dos Campeões 25/26: Juventus - Sporting (Jornada 4) ao minuto

04 Nov 2025 | 16:55

Icon Comentário0
Rodrigo Ribeiro pode rumar à Alemanha em janeiro e já há conversas com o Sporting
Futebol

Rodrigo Ribeiro pode rumar à Alemanha em janeiro e já há conversas com o Sporting

04 Nov 2025 | 17:59

Icon Comentário0
Oficial! Ex técnico no Sporting é o escolhido pelo Casa Pia para enfrentar Benfica
Futebol

Oficial! Ex técnico no Sporting é o escolhido pelo Casa Pia para enfrentar Benfica

04 Nov 2025 | 17:39

Icon Comentário0