
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
José Eduardo, antigo defesa do Sporting, comentou a partida em que a equipa de Alvalade enfrentou esta passada quinta-feira, 14 de março, a Atalanta (2-1), em jogo decisivo para passagem aos quartos de final da Liga Europa. O encontro, que teve início às 20h00, teve lugar em Bérgamo, no estádio dos adversários italianos. A derrota dos leões levou à eliminação da turma leonina da prova internacional. Para José Eduardo, tal ficou a dever-se em grande parte a erros individuais por parte dos elementos do onze de Rúben Amorim na deslocação a Itália, que acredita terem sido cruciais para a vitória dos comandados de Gian Piero Gasperini. "No global, a exibição do Sporting foi boa, mas a equipa teve uma série de desatenções em termos individuais que fizeram a diferença. Houve incapacidade quer no aspeto defensivo, nomeadamente nos dois golos da Atalanta, em que houve erros individuais nas marcações e no posicionamento, quer no aspeto ofensivo. A ineficácia fez toda a diferença num jogo tão equilibrado", afirmou o antigo futebolista dos verdes e brancos, em declarações ao jornal 'Record'. "Num jogo tão equilibrado as equipas têm de jogar com onze jogadores e houve alguns que não estiveram no máximo. Compreende-se o resultado", reforçou o ex-defesa, destacando a importância de Pedro Gonçalves - que saiu lesionado aos 33 minutos, após fazer o único golo do encontro para o Sporting. José Eduardo defende que a responsabilidade dos resultados de uma equipa não pode recair sobre um só elemento, sendo necessário um esforço conjunto para fazer bons jogos: "Uma equipa não pode estar dependente de um jogador, embora no Sporting haja dois ou três que são determinantes". Para rematar num tom mais otimista, o antigo jogador leonino voltou a ressaltar Pedro Gonçalves, mas com esperança de que a ausência do avançado não impedisse o Sporting de conseguir resultados: "O Pote é um jogador importantíssimo pela sua qualidade. Se vai ser uma baixa ou não a resposta tem de ser dada pelo coletivo. Uma equipa não é formada por um jogador. A força coletiva vem ao de cima, supera essa falta e consegue dar uma resposta. Esperemos que seja isso que aconteça".
Presidente verde e branco está focado na possível contratação na próxima janela de transferências, que se pode provar muito agitada para o Clube de Alvalade
|
O Sporting não vai para além de uma quantia entre os 15 e os 20 milhões de euros para contratar um novo defesa central. O nosso jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que Frederico Varandas já definiu o preço máximo para um possível reforço para a equipa de Rui Borges.
A urgência deste dossier surgiu com as notícias do assédio da Premier League a Ousmane Diomande. O Crystal Palace tem sido um dos clubes mais interessados na contratação do costa marfinense, que deixaria o Sporting órfão de um dos pilares do bicampeonato verde e branco.
Para além de Ousmane Diomande, há ainda a resolver a situação de Jeremiah St. Juste. O defesa central neerlandês termina contrato com o Sporting no verão de 2026, e, tendo em conta que ainda não renovou o vínculo com os leões, o cenário mais provável é a saída já na próxima janela de transferências.
Esta situação deixa o Sporting a precisar de mais um defesa central. No caso da saída de Ousmane Diomande, os leões podem mesmo avançar para a contratação de um jogador para entrar para o 11 de Rui Borges, o que iria obrigar a um investimento avultado. No entanto, Frederico Varandas já definiu que esse possível valor não vai ultrapassar uma quantia a rondar os 15 e os 20 milhões de euros.
Relembrar que, para além das possíveis saídas de Ousmane Diomande e Jeremiah St. Juste, o Sporting parece planear a época a pensar Zeno Debast como médio, e não como central. Sendo assim, reduzem-se as opções verdes e brancas para o eixo defensivo, o que pode obrigar mesmo Frederico Varandas a atacar o mercado este verão para garantir mais opções a Rui Borges, treinador dos leões.
Jogador não faz mais parte dos quadros dos leões, depois de esta quinta-feira ter ficado oficializada a venda do atleta a clube inglês
|
Vladan Kovacevic não esconde que a sua passagem pelo Sporting poderia ter corrido melhor. O jogador é o mais recente reforço dos ingleses do Norwich e, numa mensagem nas redes sociais, lamenta o adeus ao Clube de Alvalade pela porta pequena.
Vladan Kovacevic: "Poderia ter sido diferente, mas acredito nos planos de Deus"
"Chegou o momento da despedida depois de um ano. Foi uma honra vestir esta camisola e fico feliz por ter feito parte desta história, por ter dividido o balneário com os companheiros de equipa e com todos que estiveram ao meu lado. Poderia ter sido diferente, mas acredito nos planos de Deus. Desejo ao clube tudo de melhor no futuro", pode ler-se.
Ben Knapper: "Vladan é um guarda-redes com pedigree"
Ben Knapper, diretor desportivo do Norwich, mostrou-se satisfeito com a conclusão das negociações com o Sporting: "Vladan é um guarda-redes com pedigree e estamos muito felizes por o receber no Norwich. Tem mais de 250 jogos na carreira, chega com grande experiência e com a mentalidade de atuar num nível elevado".
Vladan Kovacevic deverá vai render cerca de 2,3 milhões aos cofres do emblema verde e branco, mais variáveis que poderão chegar, no total aos 3 milhões na transferência com a SAD do Clube de Alvalade a garantir, ainda assim, 10% de futuras mais-valias.
Um dos objetivos do mercado de transferências do Sporting é resolver a questão dos excedentários. Além do guardião, também Sotiris Alexandropoulos e Koba Koindredi não têm lugar no plantel de Rui Borges para a próxima temporada desportiva de 2025/26.
Jogador, apontado como possível substituto de Viktor Gyokeres, está a cumprir a sua terceira temporada nos espanhóis do Almería
|
O Sporting está na linha da frente para garantir a contratação de Luis Suárez, avançado de 27 anos que representa o Almería, uma vez que, apesar de ter outros clubes interessados em Itália e Inglaterra, os leões são os únicos que vão jogar a Liga dos Campeões em 2025/26.
O jogador, apontado como possível substituto de Viktor Gyokeres, está a cumprir a sua terceira temporada no Almería e somou 31 golos em 43 jogos na última temporada pelo clube que disputa a segunda divisão de Espanha. Como futebolista profissional, acumula várias experiências no futebol europeu, tendo jogado no Granada, Watford, Valladolid, Zaragoza e Marselha.
O clube andaluz está a pedir cerca de 25 milhões de euros pelo melhor marcador da última edição da segunda liga espanhola. Os dois emblemas terão acordado voltar a conversar nos próximos dias, sendo que a SAD leonina deverá tentar baixar o valor pedido pelo Almería.
Viktor Gyokeres pode não se apresentar para os trabalhos de pré-temporada do Sporting e o Arsenal pondera os termos de novo ataque ao supergoleador. O emblema da Premier League reaproxima-se do pupilo de Rui Borges e já prepara uma nova proposta.
Depois de acenar com 55 milhões de euros, embora sem proposta formal, e de ficar a saber que o Sporting não aceita negociar por valor tão abaixo dos 100 milhões da cláusula de rescisão, os londrinos saíram um pouco de cena, mas preparam segundo round, em que terão de chegar mais perto dos 80 milhões.