Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Flávio Costa: o 'olheiro' de confiança que tem reforçado o sucesso do Sporting

Português de 39 anos ainda é pouco conhecido entre os adeptos do leoninos, ascende na hierarquia do Clube. Com a saída de Hugo Viana, passa a reportar diretamente a Frederico Varandas na nova gestão

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

13 Out 2024 | 10:50 |

Icon Comentário0

Desconhecido para muitos, Flávio Costa ganhará maior relevância no Sporting na próxima temporada. Com a saída de Hugo Viana no final de 2024/25, os leões anunciaram que Bernardo Palmeiro será o novo diretor-geral do futebol e que, juntamente com o diretor de scouting, passará a reportar diretamente a Frederico Varandas.



Flávio Costa iniciou a sua carreira no Benfica, como scout na categoria de juniores, antes de rumar ao Estoril e, posteriormente, ao Famalicão, onde se destacou na descoberta de talentos e na condução de negócios importantes. Entre as suas descobertas mais notáveis está Manuel Ugarte, médio que mais tarde vestiria a camisola do Sporting. No verão de 2023, foi Flávio quem aconselhou Rúben Amorim a avançar para a contratação de Morten Hjulmand, uma sugestão decisiva após a tentativa falhada de contratar André Trindade, do Fluminense.


A confiança de Amorim em Flávio Costa é clara. Em 2021, o treinador leonino pediu à Direção a contratação do scout para liderar o departamento de análise e observação dos verdes e brancos. Na altura, Flávio rejeitou uma proposta do Benfica para aceitar o desafio em Alvalade. Desde então, a sua liderança tem tido um impacto visível no sucesso do Sporting no mercado de transferências, com contratações certeiras como Ousmane Diomande, Viktor Gyokeres e Manuel Ugarte.

Conhecido pela sua discrição e dedicação, Flávio Costa é reconhecido por passar longas horas em reuniões e no seu escritório, sempre focado em aperfeiçoar o trabalho de scouting no Sporting. A sua atenção aos detalhes e capacidade de organização têm permitido ao clube fazer aquisições estratégicas no mercado, refletindo o crescimento e a eficácia da sua equipa.


Flávio Costa não trabalha sozinho. Ao seu lado está Vicente Portal, um scout de 28 anos que o acompanhou desde os tempos de Famalicão. Especialista no mercado sul-americano, Vicente foi o responsável por descobrir Ugarte quando ainda jogava no Fénix, no Uruguai, reforçando o sucesso da equipa de scouting leonina.

Os que conhecem Flávio Costa destacam o seu profissionalismo e paixão pelo futebol. Rui Borges, ex-colega no Estoril e no Famalicão, elogiou a dedicação do scout, frisando o seu espírito de equipa e o profundo conhecimento do mercado. A sua metodologia e capacidade de adaptação aos diferentes contextos competitivos têm sido cruciais para o êxito do Sporting, tanto a nível desportivo como na gestão de transferências.


Futebol

Rui Borges pode lançar novo 'reforço' no Sporting - AFS

Verdes e brancos voltam a entrar em campo esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, em partida válida para os quartos de final da Taça de Portugal

Nuno Santos faz parte da lista de convocados de Rui Borges para o Sporting - AFS e pode estrear-se pela equipa principal esta época
Nuno Santos faz parte da lista de convocados de Rui Borges para o Sporting - AFS e pode estrear-se pela equipa principal esta época

05 Fev 2026 | 09:56 |

Icon Comentário0

Rui Borges já tinha deixado essa hipótese em aberto e a mesma é agora confirmada: Nuno Santos integra a lista de convocados para o encontro frente ao AFS, em Alvalade, referente aos quartos de final da Taça de Portugal, que se disputa esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro.


O ala esquerdo está afastado da equipa principal há 467 dias, desde a grave lesão no joelho sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, e poderá agora voltar a somar minutos. O jogador já tinha, de resto, regressado à competição ao ser utilizado recentemente no jogo da equipa B frente à Oliveirense.


"O Fotis Ioannidis e o Zeno Debast estão fora. O Nuno Santos poderá entrar na convocatória", vincou Rui Borges na antevisão à partida da prova rainha, ainda que não dando qualquer certeza sobre a presença do 'camisola 11' na ficha de jogo.


Neste momento, os verdes e brancos procuram conquistar o 19.º troféu na competição, depois do triunfo na final da edição passada frente ao Benfica por 3-1, após prolongamento. Os leões já eliminaram o Paços de Ferreira (3-2), Marinhense (3-0) e Santa Clara (3-2, após prolongamento).

Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).



Futebol

Plano para o regresso de Fotis Ioannidis sofre reviravolta no Sporting

Internacional grego era esperado na partida para a Taça de Portugal, mas tal já não deverá acontecer e são agora conhecidos os motivos

Fotis Ioannidis não vai a jogo no Sporting - AVS, por decisão dos leões devido às condições meteorológicas que acabar por alterar os planos
Fotis Ioannidis não vai a jogo no Sporting - AVS, por decisão dos leões devido às condições meteorológicas que acabar por alterar os planos

05 Fev 2026 | 09:42 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis sofreu uma lesão a 6 de janeiro, na meia-final da Allianz Cup frente ao Vitória de Guimarães, numa recaída do traumatismo no joelho esquerdo que já o tinha afetado no início de novembro, no encontro com o Santa Clara (2-1), a contar para a Liga. O regresso do avançado grego à competição estava inicialmente previsto para esta quinta-feira, diante do AVS, mas as condições meteorológicas acabaram por alterar os planos da estrutura do Sporting.


A depressão Leonardo, que tem provocado chuva intensa em várias zonas do país, levou o Sporting a optar por uma abordagem mais cautelosa. Apesar de o novo relvado do Estádio José Alvalade ter demonstrado um bom sistema de drenagem, como ficou visível no jogo com o Nacional, o piso deverá apresentar-se escorregadio no encontro com a equipa orientada por João Henriques, aumentando o risco de quedas.


Nesse sentido, a Unidade de Performance do Clube decidiu não assumir qualquer risco adicional, tendo em conta que a lesão de Ioannidis incide numa zona sensível. Em articulação com Rui Borges e com o próprio jogador, foi tomada a decisão de não o incluir na convocatória para esta partida.


Desta forma, a referência ofensiva ficará entregue a Luis Suárez, com poucas alternativas no banco, cabendo a Rafael Nel, da equipa B, o papel de suplente direto, mas não só. Ainda assim, caso a recuperação do internacional helénico continue a evoluir de forma positiva, o avançado deverá integrar as opções para o encontro de segunda-feira frente ao Porto, considerado decisivo.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.



Futebol

Após polémica, Morten Hjulmand recebe novidade no Sporting

Capitão dos leões não entrou na ficha de jogo para a partida diante do Nacional e foi um dos nomes mais falados no fecho do mercado de transferências

Morten Hjulmand vai regressar à titularidade do Sporting nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, para defrontar o AFS, em partida da Taça de Portugal
Morten Hjulmand vai regressar à titularidade do Sporting nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, para defrontar o AFS, em partida da Taça de Portugal

05 Fev 2026 | 09:17 |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand foi o nome mais comentado nos últimos dias em Alvalade. O médio e capitão do Sporting, afastado da convocatória para o encontro com o Nacional devido à instabilidade vivida nas derradeiras horas do mercado, está de regresso às opções. Um cenário que já tinha sido antecipado por Rui Borges no final da partida com os insulares e que acabou por ser confirmado na véspera, de forma sucinta.


Em poucas palavras, o treinador esclareceu a situação do internacional dinamarquês: "Não há situação com o Morten Hjulmand. É um grande capitão, um líder, um exemplo. É alguém em quem o grupo confia. O Rui [Borges] pensa sobre isso é que tem um grande capitão. Apenas e só isso, nada mais. Sobre o Hjulmand não vou falar mais, está dito. Será titular". O técnico deixou ainda em aberto alterações no onze para o encontro desta noite com o AVS, tendo já em vista o clássico com o Porto.


Nesse contexto, o jogo abre espaço a várias mexidas na equipa, sobretudo para jogadores que têm tido menor protagonismo nesta temporada. Desde logo na baliza, com João Virgínia apontado à titularidade, permitindo descanso a Rui Silva. Também nas laterais deverão surgir mudanças, com Iván Fresneda e Maxi Araújo poupados, dando lugar a Georgios Vagiannidis, à direita, e Ricardo Mangas, à esquerda.


No centro da defesa, está prevista gestão a Ousmane Diomande, com Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio a formarem a dupla de centrais. No meio-campo, a principal certeza passa pelo regresso de Hjulmand, que deverá atuar ao lado de Hidemasa Morita, embora Giorgi Kochorashvili também surja como alternativa para somar minutos.

Nas alas ofensivas, Luís Guilherme e Geny Catamo mantêm-se como opções, enquanto Daniel Bragança deverá assumir o papel de número 10, numa lógica de gestão física de Francisco Trincão. No ataque, persiste a dúvida quanto à referência ofensiva. Sem Fotis Ioannidis disponível, Luís Suárez surge como a principal opção, ainda que não esteja previsto que cumpra os 90 minutos. Rafael Nel, em destaque na equipa B, apresenta-se como alternativa, tal como a possibilidade de adaptação do reforço Souleymane Faye a zonas mais centrais.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Todos os novos detalhes sobre a renovação de Francisco Trincão com o Sporting
Futebol

Todos os novos detalhes sobre a renovação de Francisco Trincão com o Sporting

05 Fev 2026 | 09:04

Icon Comentário0
Rui Borges encontrou 'substituto' para Luis Suárez já para o Sporting - AFS
Futebol

Rui Borges encontrou 'substituto' para Luis Suárez já para o Sporting - AFS

05 Fev 2026 | 08:55

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Extremo talentoso do Sporting tem dificultado processo de renovação
Futebol

Exclusivo Leonino - Extremo talentoso do Sporting tem dificultado processo de renovação

04 Fev 2026 | 12:21

Icon Comentário0