Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“Foi um presente” – Há quem acredite que Debast saiu barato ao Sporting

Internacional belga chegou ao Clube de Alvalade neste mercado de transferências, tornando-se reforço da turma de Rúben Amorim

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Set 2024 | 14:31 |

Icon Comentário0

Zeno Debast ainda agora chegou ao Sporting, mas tem sido o foco de conversa. Agora, Jean Kindermans, responsável por levar o jogador para o Anderlecht, falou do preço que o Clube de Alvalade pagou pela contratação do jogador, deixando várias garantias aos responsáveis leoninos.


"16 milhões de euros? Foi um presente. Tenho a certeza que daqui a duas ou três épocas, o Sporting vai conseguir vendê-lo por duas ou três vezes mais", começou por dizer, em declarações ao jornal O Jogo, sobre o valor da contratação do jogador leonino, que ouviu das boas no início da temporada.


"Críticas? Isto é futebol profissional, do mais alto nível, na seleção belga, no clube. Ele tem de fazer o melhor jogo possível. Tem de ultrapassar as dificuldades. Já não é sobre evoluir. É sobre apresentar qualidade em todos os jogos. Ele é inteligente o suficiente para analisar os erros cometidos e rapidamente corrigi-los. Aos 21 anos não é um jogador feito. Tem de ultrapassar os pequenos erros que tem cometido", continuou.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu o total de sete encontros. Nos 411 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional, e um golo frente ao Lille - o primeiro da carreira.

O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.



Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting tinha lateral de 8M da Premier League preparado se Zekri falhasse

Estrutura do Clube de Alvalade já havia identificado um plano B para o plantel de Rui Borges, com o objetivo de garantir a chegada de uma solução para a posição

Exclusivo Leonino - Julio Soler era a principal alternativa do Sporting a Moncef Zekri para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting
Exclusivo Leonino - Julio Soler era a principal alternativa do Sporting a Moncef Zekri para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting

26 Ago 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Julio Soler era a principal alternativa do Sporting a Moncef Zekri para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting, sabe o Leonino. O lateral argentino do Bournemouth estava referenciado pela estrutura verde e branca para o caso de o negócio pelo jovem marroquino acabar por falhar.


Ao que o nosso Jornal apurou, os responsáveis leoninos trabalharam com mais do que uma possibilidade para preencher a vaga deixada por Ricardo Mangas. Zekri foi sempre a solução que ganhou maior força, mas Soler encontrava-se preparado como plano B caso surgisse algum entrave definitivo nas negociações com o Mechelen.


O jogador do Bournemouth está atualmente avaliado em 8 milhões de euros, uma verba consideravelmente superior ao investimento necessário para garantir Zekri. Ainda assim, o perfil do argentino agradava à estrutura do Sporting e era visto como uma solução válida para aumentar as opções de Rui Borges no corredor esquerdo.


A SAD acabou por conseguir fechar a contratação de Moncef Zekri, tornando desnecessário avançar para o plano alternativo. O marroquino foi apresentado na terça-feira e será a alternativa a Maxi Araújo, numa aposta pensada também a médio e longo prazo.

Desta forma, Julio Soler não deverá avançar para o Sporting neste mercado, mas o interesse demonstra que os leões tinham preparado diferentes cenários para uma posição considerada prioritária. A escolha final recaiu em Zekri, deixando o lateral do Bournemouth como solução de recurso para o caso de o primeiro negócio não chegar a bom porto.



Futebol

Oficial! Zekri é reforço do Sporting até 2029 e conta com cláusula milionária (vídeo)

Jogador marroquino é o nono reforço dos verdes e brancos para a temporada 2026/27 e chega a Alvalade oriundo do Mechelen, da Bélgica

Moncef Zekri, de apenas 17 anos, assinou um contrato válido com o Sporting por três temporadas, até 2029, ficando protegido por uma cláusula de rescisão de 80M
Moncef Zekri, de apenas 17 anos, assinou um contrato válido com o Sporting por três temporadas, até 2029, ficando protegido por uma cláusula de rescisão de 80M

25 Ago 2026 | 20:52 |

Icon Comentário0

Moncef Zekri já é oficialmente jogador do Sporting. O lateral-esquerdo marroquino, de apenas 17 anos, tornou-se no nono reforço dos verdes e brancos para 2026/27 e assinou um contrato válido por três temporadas, até junho de 2029, além de ter uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.


A duração inicial do vínculo está relacionada com o facto de o jogador ainda ser menor de idade. Quando completar 18 anos, a 20 de setembro, Moncef Zekri prolongará o contrato por mais duas temporadas, ficando ligado aos verdes e brancos até 2031. O Sporting paga 3 milhões de euros fixos ao Mechelen, mais bónus.


O jovem chegou a Lisboa no domingo, realizou os habituais exames médicos na segunda-feira e cumpriu depois todos os procedimentos necessários antes da oficialização. Zekri chega para preencher a vaga deixada por Ricardo Mangas e será, numa primeira fase, a principal alternativa a Maxi Araújo no corredor esquerdo.


A contratação também é encarada como uma aposta de futuro. O Sporting pretende dar tempo ao internacional jovem marroquino para crescer durante esta temporada e prepará-lo para assumir maior protagonismo mais adiante, sobretudo perante a possibilidade de Maxi Araújo deixar Alvalade no futuro.

Formado no Mechelen, Zekri realizou 17 jogos pela equipa principal na última temporada e já conquistou a CAN Sub-17 por Marrocos. Natural de Bruxelas, estreou-se pelos seniores em maio de 2025 e começou a presente época como titular diante do Gent, antes de ficar de fora dos encontros seguintes já com a mudança para o Sporting em andamento.


Confira o vídeo de apresentação:


Futebol

Comentador analisa palavras de Varandas no Sporting: "Fez lembrar Pinto da Costa"

Mais recentes declarações do Presidente dos verdes e brancos continuam a ser tema de conversa e motivo para várias abordagens

Bruno Francisco analisou as recentes declarações de Frederico Varandas sobre a situação de Luis Suárez e comparou o Presidente do Sporting a Pinto da Costa
Bruno Francisco analisou as recentes declarações de Frederico Varandas sobre a situação de Luis Suárez e comparou o Presidente do Sporting a Pinto da Costa

25 Ago 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

Bruno Francisco analisou as recentes declarações de Frederico Varandas sobre a situação de Luis Suárez e considera que o Presidente do Sporting procurou encerrar, de uma vez por todas, a polémica que tem acompanhado o avançado colombiano desde o início da temporada.


Bruno Francisco: "O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa"


Na A BOLA TV, o comentador começou por destacar a forma utilizada pelo líder leonino para abordar o tema. “O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa, com aquele humor mais corrosivo. Explicando o que se estava a passar, mas fazendo algumas alegorias.”


Bruno Francisco entende, contudo, que o mais importante para os leões é colocar rapidamente um ponto final no assunto. “É do interesse da estrutura do Sporting e, neste caso, do Presidente do Sporting, acabar com esta novela o mais rápido possível. Porque, para todos os efeitos, foi o caso maior do arranque da temporada do Sporting. A saída do treino, eventuais guerras com o treinador, colegas, estar à parte do plantel no sentido de ter poucas relações”.

O comentador alertou ainda para as consequências que todo o ruído pode trazer, tanto a nível desportivo como no próprio mercado. “Este tipo de novelas é mau em todos os sentidos. Não só desestabiliza o grupo de trabalho, como cria ruído todo à volta dos adeptos, não só do Sporting, mas do mundo do futebol. E também, caso o Sporting queira vender o jogador, isto é mau porque acaba por o desvalorizar”.


Por isso, Bruno Francisco acredita que Frederico Varandas pretendeu estabilizar definitivamente a situação do camisola 97. “Diria que é do interesse do Sporting ter o jogador focado, diminuir ao máximo este ruído, acabar com este caso o mais breve possível e depois resolver: ou fica, ou alguém paga o que o Sporting quer. No fundo, acho que foi isso que Frederico Varandas quis fazer”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Gonçalo Inácio em maus lençóis? Rui Borges toma nova decisão no Sporting
Futebol

Gonçalo Inácio em maus lençóis? Rui Borges toma nova decisão no Sporting

25 Ago 2026 | 11:00

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Rui Borges recebe grandes notícias sobre Fotis Ioannidis
Futebol

Atenção, Sporting! Rui Borges recebe grandes notícias sobre Fotis Ioannidis

25 Ago 2026 | 16:32

Icon Comentário0
Deportivo não quis vender Yeremay ao Sporting, mas agora quer alvo dos leões para o substituir
Futebol

Deportivo não quis vender Yeremay ao Sporting, mas agora quer alvo dos leões para o substituir

25 Ago 2026 | 16:17

Icon Comentário0