Futebol
Neto admite que reza a todos os santinhos para que Abel rume ao Sporting: "Eu pago a viagem"
24 Set 2026 | 15:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Out 2025 | 14:41 |
O Sporting tinha deixado por anunciar um detalhe muito importante sobre o contrato de Rui Silva. O guarda-redes dos leões tem mais um ano de opção, algo que foi revelado pela SAD liderada por Frederico Varandas no mais recente relatório e contas anual.
O guardião principal dos leões chegou em janeiro, com o Clube de Alvalade a desembolsar 4,7 milhões de euros pelo jogador que, na altura, assinou por seis meses de empréstimo do Bétis. Depois disso, Rui Silva - cujas exibições têm sido questionadas - tornou-se atleta do Sporting a título definitivo, até 2029. Sabe-se, agora, que o seu vínculo pode ser estendido até 2029.
Apesar de tal apenas ter sido revelado recentemente, esta acaba por ser uma prática comum no que toca a vínculos deste género e, no relatório e contas anual em questão, o Sporting viu-se obrigado a comunicar a máxima extensão possível dos contratos dos jogadores. Ainda que a opção ainda não tenha sido ativada, os leões poderão fazê-lo quando e se assim o entenderem.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma oito partidas. O internacional português falhou três jogos por indisponibilidade física, disputando um total de 720 minutos, nos quais encaixou sete golos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Treinador do Clube de Alvalade não contou com 17 jogadores da equipa principal, que se encontram ao serviço dos respetivos países
24 Set 2026 | 17:26 |
O Sporting regressou esta quinta-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, numa sessão marcada pelas muitas ausências provocadas pela pausa para os compromissos das seleções. Rui Borges não contou com 17 jogadores da equipa principal, que se encontram ao serviço dos respetivos países.
O treinador leonino teve à disposição os guarda-redes Kaique, Diego Callai e Francisco Silva, o defesa Eduardo Quaresma, os médios Sergi Altimira, João Simões e Pedro Lima e ainda o extremo Luís Guilherme. Perante este cenário, Rui Borges chamou cinco jogadores da equipa B para completar o grupo de trabalho.
Entre os 'reforços' da sessão estiveram os defesas Lucas Taibo e Rodrigo Dias, o médio Samuel Justo e os criativos Paulo Cardoso e Mauro Couto. O avançado de 20 anos foi, assim, uma das novidades, numa altura em que o mesmo acaba contrato no final da época e esteve perto de sair na última janela.
No boletim clínico, não há alterações de relevo. Ibrahima Ba continua a recuperar da recaída de uma lesão no joelho direito, embora já esteja na fase final do processo de recuperação. Moncef Zekri permanece igualmente entregue ao departamento médico, neste caso devido a um problema muscular, enquanto Nuno Santos continua afastado dos relvados, depois de ter ficado de fora desde a temporada passada.
O Sporting volta a treinar na sexta-feira, novamente durante a manhã e na Academia Cristiano Ronaldo. Rui Borges terá mais uma oportunidade para trabalhar com um grupo condicionado pela paragem internacional, enquanto aguarda pelo regresso dos jogadores chamados às respetivas seleções.
Presidente do Porto aproveita o primeiro lugar no campeonato nacional para disparar em todas as direções, incluindo ao Clube de Alvalade
24 Set 2026 | 16:45 |
André Villas-Boas, presidente do Porto, abordou o reconhecimento internacional à qualidade dos jogadores do emblema azul e branco e deixou o que parece ser uma pequena referência provocatória à transferência de Pote, do Sporting para a Fiorentina, tendo em conta os valores dos jogadores muitas vezes falados.
A. V. Boas: "O Porto dispõe hoje do plantel mais valioso da sua história"
"O Porto dispõe hoje do plantel mais valioso da sua história, do jogador mais valioso do campeonato e de uma combinação de juventude, experiência internacional e formação da casa que nos dá motivos para acreditar. Preservar o núcleo competitivo da equipa campeã, reforçá-lo e continuar a valorizar os seus jogadores é parte do trabalho de construção de um clube mais forte e sustentável", começa por dizer, em mais uma edição da Revista Dragões.
De seguida, partiu para o ataque. "Curiosamente, aquilo que merece reconhecimento fora de portas provoca cegueira e coceira entre os especialistas do "Manto Marrom". Passaram o verão a fazer contas às nossas dificuldades financeiras e agora parecem particularmente incomodados por nos verem conservar talento e somar vitórias. Há avaliações que sobem com a camisola certa e desvalorizam o vizinho por obrigação editorial. Entre os potes dos sorteios e os preços que se atribuem ao talento, fica a pergunta: quanto vale um Pote? A resposta não pode depender da cor do cachecol de quem segura a calculadora", disparou.
André Villas-Boas referia-se a uma ideia partilhada publicamente por Frederico Varandas em fevereiro de 2025. "O mercado de janeiro é extremamente difícil, extremamente caro, o Manchester City pagou 60 milhões de euros pelo Nico González, quanto custaria um Pedro Gonçalves?", questionou, na altura.
Um ano e meio depois, o Clube emprestou Pote à Fiorentina, num negócio de 2,5 milhões de euros fixos, podendo receber mais 22,5 milhões caso a equipa italiana se veja obrigada a comprar a totalidade do passe do jogador. Para isso é preciso que o internacional português dispute 50% dos jogos, alinhando mais de 45 minutos.
Técnico continua ligado ao atual clube, mas é visto como uma das possibilidades para o comando técnico dos leões, em caso de saída de Rui Borges
24 Set 2026 | 16:13 |
Leonardo Jardim, apontado como uma das opções para o banco do Sporting, foi sancionado pela CONMEBOL na sequência de um atraso no recomeço do encontro entre Flamengo e Independiente del Valle, disputado a 10 de setembro, em Quito, para a Libertadores. A equipa brasileira venceu a partida (2-0), mas o incidente acabou por trazer consequências para o treinador português.
A decisão determina uma multa de 40 mil dólares, cerca de 35 mil euros, para Leonardo Jardim. O Flamengo também foi castigado pelo mesmo episódio, tendo de pagar 60 mil dólares, aproximadamente 53 mil euros. Os montantes serão descontados das verbas que o clube brasileiro tem a receber através de direitos de transmissão e patrocínios.
A sanção aplicada resulta do regulamento disciplinar da Libertadores, que prevê multas para técnicos e clubes quando existem atrasos no reatamento dos encontros, sobretudo nas fases a eliminar. Nos quartos de final, a regulamentação estabelece uma penalização mínima de 15 mil dólares para o treinador e de 20 mil para o clube por cada minuto de atraso.
Além desta multa, o Flamengo recebeu uma advertência pelo incumprimento dos procedimentos relativos às flash interviews e à zona mista. O clube justificou o sucedido com a distância e as escadas existentes entre os balneários e a zona destinada às entrevistas, que dificultaram a passagem dos jogadores. O protocolo obriga todos os futebolistas a atravessarem a zona mista, mesmo quando não prestam declarações.
O treinador português continua ligado ao Flamengo, mas é apontado como uma das possibilidades para o comando técnico dos leões, caso o clube venha a procurar uma alternativa para Rui Borges. A decisão da CONMEBOL ainda pode ser contestada através de recurso.