
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nesta terça-feira, 25 de março, há muitos encontros que pode acompanhar na televisão nacional. No que ao Sporting diz respeito, os sub-23 dos verdes e brancos recebem o Vizela, em jogo a contar para a sexta jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação, mas há muito mais para ver. Confira a programação semanal.
Na programação, nota para o duplo embate de Portugal diante da Inglaterra, nos sub-18 (Torneio Internacional do Porto) e na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de sub-19. No que à Seleção Nacional diz respeito, os sub-17 lusos entram em ação diante da Sérvia em partida relativa à qualificação para o Campeonato da Europa.
Às 19h45, há cinco jogos de qualificação par o Campeonato do Mundo de 2026, sendo que, às 21h00, Geny Catamo, ao serviço de Moçambique, mede forças com a Argélia. Mais tarde, às 00h00, Argentina e Brasil entram em campo para mais uma edição do Superclássico da América do Sul.
Confira a programação televisiva dos jogos desta terça-feira, 25 de março:
Homem importante na estrutura axadrezada falou com os jornalistas acerca da partida contra os verdes e brancos e do avançado sueco
|
O Sporting entra em campo este domingo, dia 27 de abril, para defrontar o conjunto do Boavista, em partida a contar para a 31ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O treinador dos axadrezados, Stuart Baxter, falou com os jornalistas em antevisão da partida com os leões, e deixou algumas palavras acerca do avançado sueco, Viktor Gyokeres.
"Temos de conquistar pontos e acho que só estacionar o autocarro não chegará para travar o Sporting. Penso que Gyökeres é um jogador excelente e se estiver perto da nossa baliza durante 90 minutos, provavelmente vai marcar", começou por explicar o treinador do Boavista acerca da mentalidade para a partida com os leões.
Prosseguiu: "Temos de defender bem, não só à frente da baliza, mas também mais acima no campo, e temos de ser uma ameaça. Não podemos apenas defender. Treinámos muito para os tentar impedir de jogar e para ser uma ameaça. Sem revelar táticas, penso que não podemos chamar a isso 'estacionar o autocarro'. Os suecos adoram isso, mas penso que não teria sucesso", explicou, mencionando a frase que tinha dito quando chegou a Portugal, acerca de 'estacionar autocarros' contra o Sporting.
Falou, também, da ambição da equipa: "Sabemos que o Sporting é uma grande equipa, caso contrário não estariam na posição em que estão, que têm jogadores de qualidade, que têm um bom treinador e serão um adversário muito difícil. Isso significa que será impossível? Não. Penso que todos os jogadores no Boavista acreditam que podemos surpreender", explicou Stuart Baxter.
Por último, em vésperas de um jogo muito importante com o AVS, Stuart Baxter falou de possíveis poupanças com os leões: "O jogo com o Sporting é muito importante para nós. Temos oito dias para recuperar e treinar, pelo que não precisamos de poupar ninguém. Faremos tudo para conquistar pontos", partilhou, sem dúvidas.
Equipa verde e branca tem todos os motivos para se lembrar de forma positiva dos embates frente ao conjunto axadrezado, que encontra este domingo
|
O Sporting entra em campo esta domingo, dia 27 de abril, para defrontar a equipa do Boavista, em encontro a contar para a 31ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões têm motivos para sorrir se puxarem pela memória: é que foi exatamente contra o conjunto axadrezado que os verdes e brancos quebraram um jejum de 19 anos.
Foi depois de um Sporting - Boavista, dessa feita em Alvalade, na casa dos leões, que a Nação Sportinguista pode, finalmente, festejar o título nacional que lhe fugia há 19 anos. Na altura, o jogo foi na 32ª. jornada do campeonato, mais uma em relação à ronda em que se disputa o duelo em 24/25.
Foi a 11 de maio de 2021 que os leões venceram o Boavista em casa e se sagraram, de novo, campeões nacionais. O golo da vitória foi marcado por Paulinho, avançado português ex Sporting que agora representa os mexicanos do Toluca. O jogo terminou com 1-0, suficiente para milhares de adeptos leoninos tomarem as ruas de Lisboa e de todo o país com festejos durante a noite.
Uma equipa que era comandada por Ruben Amorim, que fazia, na altura, a primeira época completa como treinador do Sporting. Foi nessa época que surgiram, na equipa principal, muitos dos jogadores que marcariam as duas conquistas verdes e brancas nos últimos anos.
Outra curiosidade, ligada ao falecimento do Papa Francisco, é que o Boavista também foi a primeira equipa com que os leões jogaram depois do falecimento do Santo Padre João Paulo II. Na altura, a 2 de abril de 2005, o Sporting venceu o Boavista por 4-0 em Alvalade. José Peseiro era o treinador, Liedson (2), Beto e Carlos Martins marcaram os golos. Os adeptos leoninos, de resto, já demonstraram que a Onda Verde está a todo o gás.
Pedro Gonçalves, jogador dos leões, esteve quase seis meses de fora da competição, mas parece estar a reagir bem ao regresso, cada vez com mais minutos
|
O Sporting entra em campo este domingo, dia 27 de abril, para defrontar a equipa do Boavista, em partida a contar para a 31ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O jornal A Bola avança, na sua edição do dia de jogo, que Pote deve regressar à titularidade, num 11 dos leões que deverá ser "de gala" no Estádio do Bessa.
O jornal português lança Rui Silva na baliza dos leões, com um trio à sua frente composto por Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, e Eduardo Quaresma, que volta a ganhar o lugar a Jeremiah St. Juste, em relação à última partida. Nas alas, também haverá mudanças, como já tinha sido avançado pelo Leonino: Maxi Araújo e Geovany Quenda deverão ocupar as laterais verdes e brancas.
No miolo do terreno, devem continuar Morten Hjulmand e Zeno Debast. O médio nipónico Hidemasa Morita já regressou às convocatórias, mas não deve ser lançado a titular, uma vez que precisa de recuperar ritmo competitivo antes de ser opção para Rui Borges.
Na frente de ataque, será Pedro Gonçalves a acompanhar a dupla Viktor Gyokeres e Francisco Trincão. O jornal português aponta, mesmo, Pote à titularidade contra o Boavista - nunca para jogar o encontro inteiro, mas também numa perspetiva de continuar a somar minutos no regresso à competição.
Onde o Sporting ganha... é no banco. O regresso de muitos jogadores nas últimas semanas significa que os leões, que esta época já tiveram, praticamente, apenas jogadores das camadas de formação como suplentes, vão melhorando a força que têm fora das quatro linhas: Fresneda, Catamo, Harder, Morita, Matheus Reis ou St. Juste são algumas das armas que podem ser lançadas por Rui Borges no decorrer da partida.