
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A pausa para compromissos internacionais não podia ter sido mais intensa, pelo menos no que diz respeito a Portugal. A equipa das quinas viveu dias de grandes emoções diante da Dinamarca, primeiro com uma sempre difícil deslocação a Copenhaga, que culminou numa derrota por 1-0, mas depois, de regressa a casa, tudo foi diferente.
Diante de um repleto Estádio José Alvalade, os comandados de Roberto Martínez foram em busca de inverter o resultado negativo e aí foi preciso contar com a inspiração do jogador do Sporting Francisco Trincão, que bisou e ajudou Portugal a ganhar confiança para seguir em frente na eliminatória.
No resto do mundo registaram-se tantos outros confrontos de alta intensidade, como foi o caso do Argentina - Brasil, ganho pela seleção que conta com o defesa do Benfica Otamendi, por 4-1, bem como o Espanha - Países Baixos (4-3 após as grandes penalidades) e o Alemanha - Itália (5-4 no total do agregado).
Importa, agora, virar o foco para o regresso dos campeonatos europeus e esta quinta-feira há já um Barcelona - Osasuna, válido para a La Liga, para ver. Em Portugal, no Apuramento Campeão da Liga Revelação, está agendado um Estoril - Benfica, para o início da tarde.
Confira, abaixo, os jogos que poderá acompanhar esta terça-feira, bem como o canal em que os mesmos serão transmitidos:
QUINTA-FEIRA, DIA 27 DE MARÇO
• Estoril - Benfica: 15h00, Liga Revelação - Apuramento Campeão, Canal 11;
• Barcelona - Osasuna: 20h00, La Liga, DAZN 1.
Presidente dos leões já vai preparando a próxima época, e arranjando soluções para o plantel às ordens de Rui Borges, que tem mais uma novidade
|
O Sporting já pensa no futuro e, mesmo antes do fim da época 24/25, já se encontra a preparar o próximo ano desportivo, e a começar a fazer as mudanças necessárias no plantel às ordens de Rui Borges. A contratação de Alisson ao União de Leiria é uma prova dessa vontade de ter tudo pronto o mais cedo possível.
A contratação do jogador estará mesmo confirmada, por 1,5 milhões de euros ao Vitória da Bahia. O jogador já estará, inclusive, a treinar na Academia de Alcochete, para ganhar ritmo competitivo para o que vem daqui para a frente. Relembrar que estava emprestado, pelos brasileiros, ao União de Leiria.
A verdade é que os números de Alisson na segundo liga impressionam. Sendo um extremo puro, as comparações com Geovany Quenda são imediatas, mas os dois são jogadores diferentes, uma vez que o brasileiro procura mais a finalização, e menos o passe, como acontece com o jogador português.
O Goalpoint analisou e comparou as estatísticas dos dois. Em 1000 minutos disputados, Alisson conta com seis golos apontados. Geovany Quenda tem um golo e quatro assistências em mais de 1800 minutos. Foram analisados cinco parâmetros, e em todos o extremo que chega agora do Leiria tinha melhores estatísticas, com a única exceção a serem os passes para finalização por 90 minutos: 0.6 para o ex Vitória de Bahia, e 1.2 para o craque formado no Sporting.
De resto, Alisson tinha vantagem em todos: remata 3.3 vezes por jogo, contra as 1.4 de Geovany Quenda. Tenta 5.4 dribles por partida, contra os 3.5 do português. Tem 52% eficácia nos dribles, contra 44% do extremo formado nos leões. Sofre menos faltas por encontro (1.1 vs 1.3), mas tem mais ações defensivas (1.3 vs 1.2).
Reta final de campeonato promete ser dura para os verdes e brancos, que terão de arranjar soluções nos poucos encontros que restam
|
Sporting e Estrela da Amadora enfrentam-se na jornada 27 da Liga Portugal Betclic. Tonel destaca o rendimento de Francisco Trincão, mas aponta o dedo à sobrecarga física que tem abalado o extremo e descarta, para já, um eventual regresso de Pedro Gonçalves já nesta partida.
"Está nos píncaros, é um jogador que sempre foi importante no Sporting, até pela ligação que tem com o Gyokeres. É um jogador que alimenta muito bem o Gyokeres, que o complementa muito bem", refere o antigo central, ao Notícias ao Minuto, destacando o 'casamento' entre ambos.
"Trincão está em quebra física natural"
No entanto, apesar de Tonel acreditar que Trincão "vai continuar a ser importante", o ex-futebolista dos leões garante que tal só será possível "desde que a capacidade física o permita, uma vez que está em quebra física natural, já que estamos em abril, na reta final do campeonato".
Quanto ao possível regresso de Pedro Gonçalves, o ex Sporting é perentório: "Não me parece, mas isso quem trabalha com ele diariamente é que pode falar melhor. De quem está por fora, que é o meu caso, é difícil de prever o regresso do Pote, uma vez que ainda não voltou a ser convocado para nenhum jogo, não me parece que jogue para já".
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - , diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.
Antigo defesa-central dos leões esteve presente no último desaire em casa do Estrela e faz balanço do que resta jogar do campeonato nacional
|
Tonel foi titular e totalista na última ocasião em que o Sporting não venceu em casa do Estrela da Amadora. Já no final da época 2006/07, os leões escorregaram no Estádio José Gomes (0-0) e viram o Porto sagrar-se campeão nacional, com sete pontos de avanço. O antigo central crê que, desta feita, os verdes e brancos conseguiram um bom resultado - apesar das baixas que levam a mudanças na equipa.
"Não acredito que seja uma final, ainda faltam mais de 20 pontos por disputar e Sporting e Benfica, que são os dois maiores candidatos ao título, em caso de vitória do Benfica, ficam em igualdade pontual, portanto, é um jogo importante, mas não é decisivo", começou por dizer, em declarações ao Notícias ao Minuto.
Tonel admite que "Rui Borges tem plantel para discutir o campeonato", que "vai ser disputado até final", garantindo que "ainda há muitos jogos pela frente, todos eles importantes, com foco para o Benfica-Sporting porque é um jogo de seis pontos, mas depende de como as duas equipas chegam a essa altura do campeonato".
Com Maxi Araújo suspenso, o antigo central explica que, para a escolha do onze inicial, utilizava "o Matheus Reis, que defende bem, é agressivo", relembrando que "uma vez que o Nuno Santos ainda não está disponível e, não tendo o Maxi [Araújo], será o Matheus Reis o maior candidato a jogar".
"Acredito que mantenha os três centrais, mas será sempre em função do adversário, já que o Sporting tem diferentes comportamentos e posicionamentos para se adaptar ao adversário. As dinâmicas variam de jogo para jogo, mas o que tenho visto é um Sporting com bola a construir a três e sem bola, muitas vezes, a defender a quatro", terminou Tonel.