Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Geny Catamo é exemplo para milhares de jovens longe do Sporting! Eis o porquê

Extremo tem sido importante no plantel verde e branco esta temporada, e ganha ainda mais importância com a aproximação ao dérbi onde tem decidido

Geny Catamo tem sido importante no plantel do Sporting esta temporada, e ganha mais importância com a aproximação ao dérbi onde tem decidido
Geny Catamo tem sido importante no plantel do Sporting esta temporada, e ganha mais importância com a aproximação ao dérbi onde tem decidido

  |

Icon Comentário0

Geny Catamo tem sido um dos jogadores mais decisivos do Sporting nos encontros recentes com o Benfica. O extremo tem sido importante para o plantel verde e branco, e o destaque cresce sempre que se aproxima um dérbi. Para este, que tem o condão de decidir o campeonato, o jogador leonino vai contar com o apoio de milhares de pessoas em Moçambique, a apoiar o "menino da terra".


Catamo começou por jogar no Maxaquene e no Black Bulls antes de cruzar o oceano rumo ao futebol português. No Amora, deu nas vistas, e o Sporting não demorou a garantir o seu talento para a formação. Ainda teve passagens por empréstimo no Vitória de Guimarães e no Marítimo, mas regressou a Alvalade em 2023/24 para integrar em definitivo a equipa principal dos leões. Desde então, soma já 86 jogos, treze golos e oito assistências, e tem sido peça-chave no plantel de Rui Borges.


A ligação a Moçambique nunca se perdeu. Pelo contrário: fortaleceu-se. É titularíssimo na seleção moçambicana e um exemplo para os mais novos. A cada exibição de Catamo, há crianças que sonham mais alto. É visto como inspiração, símbolo de que o talento moçambicano pode conquistar as maiores ligas do mundo. O dérbi frente ao Benfica será mais do que um jogo: será um momento de orgulho nacional.


A sua história ganhou visibilidade desde os 15 anos, quando, entre 1200 participantes num programa de caça-talentos, foi o que mais se destacou. Hélder Duarte, então treinador da formação do Porto, não esquece o momento em que o viu pela primeira vez: «Era franzino, tinha 15 anos, dois a três mais novo do que a maioria dos restantes rapazes. Chamou a atenção por duas coisas: por encher o campo, fazia o que queria da bola, com grande técnica, velocidade, um talento puro e depois pela personalidade. Mesmo sendo mais novo era ele quem mandava nos colegas, assumia a liderança».

Hoje, o jogador de 24 anos, lidera de outra forma. Em campo, com a camisola do Sporting, e no coração de milhares de moçambicanos que o veem como muito mais do que um jogador: veem-no como um símbolo de esperança e conquista.



Futebol

Frederico Varandas toma decisão drástica sobre jogador que não quer renovar com o Sporting

Presidente verde e branco vive situação complicada com um dos jogadores mais importantes nas últimas épocas dos verdes e brancos

Frederico Varandas vive situação complicada com um dos jogadores mais importantes nas últimas épocas do Sporting
Frederico Varandas vive situação complicada com um dos jogadores mais importantes nas últimas épocas do Sporting

  |

Icon Comentário0

Hidemasa Morita está a dar algumas dores de cabeça a Frederico Varandas. Depois de recusar os avanços do Sporting para a renovação contratual (vínculo termina em 2026), tudo indicava que o jogador iria deixar o Sporting no verão. No entanto, a decisão do Presidente verde e branco pode ser outra, que venha a manter o médio em Alvalade para a próxima temporada.


O Presidente do Sporting tem uma certeza em todo o processo referente a Hidemasa Morita: o médio nipónico não vai sair de Alvalade por qualquer preço. Frederico Varandas nem quer ouvir falar em descontos devido à situação contratual do craque de Rui Borges.


Sendo assim, a menos que chegue a Alvalade uma oferta que valorize Hidemasa Morita como os responsáveis leoninos pretendem, Frederico Varandas está muito inclinado a ficar com o médio por mais uma época no Sporting, deixando-o, depois, sair a custo zero no verão de 2026.


Quem avança esta informação é o jornalista Bruno Andrade, do MaisFutebol. O jornal Record também já tinha avançado com informação semelhante há algumas semanas, sinal de que o dossier da renovação continua parado, mas que os leões não estarão, de momento, em conversas com nenhum outro clube pelo passe de Morita.

As informações existentes, apontam para que o Sporting valorize Morita na ordem dos oito milhões de euros. Qualquer contacto com os leões onde este não seja o número apresentado, deverá ser recusado por Frederico Varandas, num processo que pode muito bem acabar com o médio internacional pelo Japão em Alvalade em 25/26 para a sua última época de leão ao peito.



Futebol

Varandas não desiste e Sporting volta a desafiar Pedro Proença... com Conrad Harder à mistura

Presidente dos leões mantém-se firma na sua perspetiva dos acontecimentos, e vai tentar de novo provar que a FPF decidiu de forma errada

Varandas, Presidente do Sporting, mantém-se firme na sua perspetiva, e vai tentar de novo provar que Pedro Proença decidiu mal acerca de Conrad Harder
Varandas, Presidente do Sporting, mantém-se firme na sua perspetiva, e vai tentar de novo provar que Pedro Proença decidiu mal acerca de Conrad Harder

  |

Icon Comentário0

A expulsão de Conrad Harder, no Santa Clara - Sporting da 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic ainda dá que falar. Depois do Sporting ver o pedido de despenalização recusado pelo Pleno do Conselho de Disciplina, Frederico Varandas decidiu voltar a desafiar Pedro Proença, e avançar com o caso para o TAD.


Relembrar, em primeira instância, que o jogador dinamarquês do Sporting já cumpriu o castigo referente a essa expulsão, frente aos açorianos (logo na partida seguinte). No entanto, Varandas não considera justa a suspensão, e quer ver as instâncias superiores darem razão ao Clube de Alvalade. Daí o novo pedido de despenalização, desta vez feito ao Tribunal Arbitrário do Desporto.


Conrad Harder foi expulso no Santa Clara - Sporting, depois de ver um cartão vermelho direto, dá depois do apito final do juiz da partida. No relatório de jogo, redigido pelo árbitro Cláudio Pereira, ficou escrito que o jogador "gritou yeah de forma provocatória", o que lhe terá valido a expulsão.


O ponta de lança dinamarquês do Sporting ficou, então, impedido de disputar a partida seguinte, frente ao Moreirense. Os leões reclamaram da decisão, mas a resposta, que acabou por ser negativa, não veio a tempo do jogo contra a formação de Moreira de Cónegos, e o jogador não se pode apresentar em campo, para além de ter pago uma multa de 501 euros.

Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 18 milhões de euros -, leva 43 jogos: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.545 minutos disputados, o reforço de verão dos leões fez dez golos e seis assistências.



Futebol

Miguel Garcia aponta "herói improvável" que pode resolver no Benfica - Sporting

Jogador que marcou a história do Clube de Alvalade, com um golo importantíssimo nas competições europeias, falou acerca do dérbi

Miguel Garcia, que marcou a história do Sporting, com um golo importantíssimo nas competições europeias, falou acerca do jogo com o Benfica
Miguel Garcia, que marcou a história do Sporting, com um golo importantíssimo nas competições europeias, falou acerca do jogo com o Benfica

  |

Icon Comentário0

Com o grande dérbi entre Sporting e Benfica cada vez mais próxima, são muitas as figuras ligadas aos dois clubes que já deixaram o seu testemunho e fizeram a antevisão à partida que pode dar campeão nacional. Miguel Garcia foi mais um antigo leão a fazê-lo, e chegou mesmo a apontar Eduardo Quaresma como um possível herói improvável do encontro.


Antes disso, lembrou um dérbi que aconteceu há pouco mais de 20 anos: "O Sporting também estava na mesma posição [a de líder da prova] e bastava-lhe o empate, mas um lance muito duvidoso acabou por decidir o dérbi e o título. Por vezes, os detalhes num lance de bola parada podem decidir estes jogos", começou por explicar o jogador que passou quatro épocas em Alvalade.


Miguel Garcia menciona o jogo do título em 2005, quando o Sporting visitou a luz em igualdade pontual, mas foi derrotado por 1-0, num golo de Luisão que valeu muitos protestos verdes e brancos. Nessa época, para além do título nacional, os leões também viram escapar-lhes o troféu da Taça UEFA (atual Liga Europa). Perderam na final, com o CSKA Moscovo, num jogo que se disputou em Alvalade.


“Há muitas semelhanças desse ano para este. O Luisão decidiu e, na minha opinião, em falta. Por vezes, é um herói improvável que resolve, tal como aconteceu no último fim de semana com o Eduardo Quaresma [autor do golo da reviravolta do Sporting na receção ao Gil Vicente, por 2-1]. Agora, há sempre grandes referências a ter em conta”, explicou Miguel Garcia, falando também num possível decisor do encontro.

Para terminar, falou da partida de sábado, dia 10 de maio: "Sem dúvida, é o jogo da época. Nesta fase do campeonato, já é decisivo e cada equipa quer muito ganhar e festejar o título no fim de semana. Num dérbi não há favoritos, isto é 50/50. As equipas surgem em excelente forma, têm feito um último terço de I Liga muito consistente e acredito que vão estar na máxima força e a lutar pela vitória".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Há mais um gigante europeu a preparar fortuna para levar Viktor Gyokeres do Sporting
Futebol

Há mais um gigante europeu a preparar fortuna para levar Viktor Gyokeres do Sporting

 

Icon Comentário0
Frederico Varandas prepara milhões: Sporting deve avançar por jovem craque da Liga Portuguesa
Futebol

Frederico Varandas prepara milhões: Sporting deve avançar por jovem craque da Liga Portuguesa

 

Icon Comentário0
Luís Filipe Vieira deixa comentário surpreendente acerca de João Pinheiro no Benfica - Sporting
Futebol

Luís Filipe Vieira deixa comentário surpreendente acerca de João Pinheiro no Benfica - Sporting

 

Icon Comentário0