GONÇALO PORTUGAL: UM HERÓI DISCRETO
É dia de Jogador da Semana e, desta vez, depois da excelente exibição no dérbi frente ao eterno rival, o guardião verde e branco foi a escolha da redação Leonino para este destaque
Redação Leonino
Texto
16 de Março 2020, 11:03

28 anos. Figura principal do nosso tricampeonato de futsal e, na última quinta-feira, também destaque no dérbi eterno da Taça de Portugal, que os leões venceram por 5-3, em Matosinhos (LER AQUI). Número 1 na camisola e, como tal, número 1 no principal risco do jogo: a baliza. Já perceberam de quem estamos a falar?

O Jogador da Semana para a redação Leonino é Gonçalo de Sousa Portugal, ou Gonçalo Portugal, como é conhecido no mundo do futsal. É altura de dar valor àqueles que, na maioria dos jogos, podem muitas vezes assumir o risco de ser considerado o herói ou o vilão. É a questão de se ser guarda-redes: muitas das vezes, quando têm uma exibição importante e segura ao longo dos 40 minutos – no caso desta modalidade em particular – não têm o destaque suficiente. No entanto, se forem “culpados” de algum golo, as atenções viram-se para eles. É por isso que estamos hoje aqui a destacar Gonçalo Portugal que, além de um elemento essencial no balneário do Sporting CP, surge nos momentos de crise com uma atitude calma e de segurança, que acaba por passar para toda a equipa.

Defesa de Gonçalo Portugal num dérbi

Passemos, então, à última partida. Nos últimos minutos de jogo, o SL Benfica de Joel Rocha optou pelo 5 para 4, algo que acabou por não resultar, muito graças à atenção e concentração de Gonçalo Portugal, que, nesses momentos finais, foi fulcral para garantir a vitória dos leões. Se não viu, veja abaixo o resumo da partida e conte o número de defesas do nosso guardião. (Sim, nós contámos, só neste vídeo estão oito, sendo que a terceira defesa deu em golo do Sporting CP).

O guardião verde e branco está em Alvalade desde 2007/08, tendo ingressado nos juniores C da modalidade, vindo do Shotokai Queluz. Até esta data, o nosso número 1 já teve dois empréstimos: AD Fundão (2014/15) e Quinta dos Lombos (2015/16). Neste momento, está completamente estabilizado na equipa de Nuno Dias e é uma das suas peças essenciais.

Esta época, Gonçalo Portugal já participou em 22 partidas e marcou dois golos, dividindo a baliza com Guitta – um dos melhores guarda-redes do mundo – e Bernardo Paçó – uma jovem promessa -, o português acaba por ser a estabilidade no meio de três opções muito distintas. Optando por um jogo mais entre os postes, onde é forte, esta época Gonçalo tem vindo a experimentar, cada vez mais, as subidas pela ala e a melhoria do seu jogo de pés, algo que tem testado em conjunto com Raúl Oliveira, histórico treinador de guarda-redes do Sporting CP e ex-guardião.

  Comentários