Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol Formação

Guarda-redes do Sporting pontapeado na cara em pleno relvado: "Abriram-lhe o sobrolho"

Ambiente tenso dentro das quatro linhas foi amplificado pela presença massiva de familiares da equipa local nas bancadas

Torneio East Mallorca Cup, em sub-15, ficou marcado por episódios de violência no duelo entre o Sporting e o Penya Arrabal; Guarda-redes pontapeado
Torneio East Mallorca Cup, em sub-15, ficou marcado por episódios de violência no duelo entre o Sporting e o Penya Arrabal; Guarda-redes pontapeado

04 Abr 2026 | 14:56 |

Icon Comentário0

O torneio East Mallorca Cup, em sub-15, ficou marcado por episódios de violência no duelo entre o Sporting e o Penya Arrabal. Seis jogadores acabaram expulsos, três de cada equipa, depois de confrontos no final da partida. Um dos espetadores descreveu o que se passou e fala em pontapés ao guarda-redes dos leões.


"Caiu no chão, sendo pontapeado por quatro ou cinco elementos da equipa adversária. Resultado, abriram-lhe o sobrolho"


"Houve miúdos do Sporting que responderam às provocações dos adversários. Foram dois ou três e esses dois ou três ficaram bem. Porém, houve mais dois ou três que foram ajudar um companheiro, no caso o guarda-redes, que caiu no chão, sendo pontapeado por quatro ou cinco elementos da equipa adversária. Resultado, abriram-lhe o sobrolho", disse ao jornal 'Record'.


A confusão estendeu-se além do relvado, envolvendo familiares: "Houve pais dos jogadores adversários que saltaram para dentro do campo. Aqui, em Espanha, as coisas são muito difíceis. A organização não tinha muitos meios, só havia um árbitro e, já ao intervalo, os treinadores das duas equipas tinham discutido um com o outro. A organização só tinha uma ou duas pessoas por lá. Não havia polícia nem nada".

O ambiente tenso foi amplificado pelos locais: "Como uma das equipas era da ilha, tinha montes de gente a apoiá-la, com forte presença de pais, avós, mães, primos e tios. O ambiente ficou assim aquecido pelos treinadores e por alguns pais presentes", relatou.


A East Mallorca Cup divulgou um comunicado reforçando a sua posição: a organização demonstrou "total intolerância e rejeição relativamente aos violentos incidentes ocorridos num dos relvados", qualificando os comportamentos observados como "completamente inaceitáveis".


Futebol Formação

Sporting evita derrota com o Benfica com golo nos descontos (2-2), mas não vence desde fevereiro

Num encontro disputado no reduto do emblema rival, Clube de Alvalade esteve perto de voltar a perder, mas conseguiu arrancar um ponto nos minutos finais

Equipa de juniores do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2), este sábado, dia 4 de abril, em duelo da oitava jornada da Fase de Apuramento de Campeão
Equipa de juniores do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2), este sábado, dia 4 de abril, em duelo da oitava jornada da Fase de Apuramento de Campeão

04 Abr 2026 | 13:59 |

Icon Comentário0

A equipa de juniores do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2), este sábado, dia 4 de abril. Em duelo da oitava jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de sub-19 e depois da eliminação da Youth League, os leões já não vencem desde 24 de fevereiro.


Num encontro disputado no Seixal, o Clube de Alvalade esteve melhor, mas Leonardo Lopes, guardião de 17 anos das águias, evitou o golo. Miguel Almeida e Frederico Gomes foram os mais ativos no ataque pelo corredor direito. Aos 15’, defendeu com os pés um remate do capitão leonino e, aos 34’, voltou a impedir o 1-0.


Na segunda parte, aos 51 minutos, Afonso Lee colocou a bola na pequena área e Stasiak inaugurou o marcador para os leões. O Benfica respondeu com Tiago Rodrigues a empatar, e aos 68’ Jaden Umeh marcou um livre direto que colocou os encarnados em vantagem. Já depois dos 90’, João Rijo empatou ao aproveitar a segunda bola após a defesa de Diogo Coelho.


Com este empate - a 10.ª em 35 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Mauro Miguel estão no quarto lugar com 11 pontos. O Porto é primeiro com 20. O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 11 de abril, no reduto da União de Leiria, às 15h00.

O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Alexandre Tverdohlebov (Guarda-redes), André Machado, Jakub Stasiak, Diego Coxi, Afonso Lee, Sandro Gamboa, Frederico Gomes, Rafael Camacho, Miguel Almeida, Leonardo Varela e Sérgio Siza.



Futebol Formação

Três futebolistas do Sporting expulsos no final do jogo após cenas de pancadaria

Investigação incluiu análise de imagens de vídeo e a solicitação de explicações a ambos os clubes, com o objetivo de apurar responsabilidades

Três jogadores do Sporting foram expulsos do torneio juvenil East Mallorca Cup, depois de se envolverem numa pancadaria com adversários do Penya Arrabal
Três jogadores do Sporting foram expulsos do torneio juvenil East Mallorca Cup, depois de se envolverem numa pancadaria com adversários do Penya Arrabal

04 Abr 2026 | 11:13 |

Icon Comentário0

Três jogadores do Sporting foram expulsos do torneio juvenil East Mallorca Cup, em Maiorca, depois de se envolverem numa pancadaria com adversários do Penya Arrabal no escalão de sub-15. No total, seis jovens atletas (três de cada equipa) foram afastados da competição na sequência de confrontos violentos que marcaram o jogo.


Segundo reporta o 'Diário de Mallorca', o episódio lançou uma sombra sobre o torneio, que reúne nesta edição de 2026 cerca de 2.500 jogadores de 18 países, distribuídos pelas categorias de alevins, infantis e cadetes. A prova é considerada uma das competições internacionais de formação mais relevantes da região de Llevant.


Os confrontos aconteceram nos instantes finais do jogo, com o Penya Arrabal a vencer por 2-1. Testemunhas relatam que a partida foi extremamente tensa e que a arbitragem não conseguiu controlar a intensidade do duelo, nem acalmar os ânimos das duas formações.


Após os acontecimentos, a organização do torneio decidiu abrir um processo disciplinar. A investigação incluiu a análise de imagens de vídeo e a solicitação de explicações a ambos os clubes, com o objetivo de apurar responsabilidades e avaliar a conduta dos atletas e das equipas técnicas envolvidas.

Apesar da gravidade do incidente, a decisão final foi manter ambas as equipas na competição, expulsando apenas os seis jogadores implicados. A medida teve em conta que vários colegas e treinadores intervieram para tentar acalmar a situação e impedir que os confrontos se agravassem. Os iniciados do Sporting estão, neste momento, na luta pelo título da Liga portuguesa.



Futebol Formação

Sporting em destaque mundial nas academias, mas com Benfica a acentuar a rivalidade

Clube de Alvalade volta a surgir em grande plano num estudo internacional que avalia o impacto e o valor das escolas de formação

Academia do Sporting é a quinta mais rentável do mundo, enquanto que o Benfica encontra-se no primeiro lugar, segundo o CIES
Academia do Sporting é a quinta mais rentável do mundo, enquanto que o Benfica encontra-se no primeiro lugar, segundo o CIES

02 Abr 2026 | 10:41 |

Icon Comentário0

Um estudo divulgado pelo Observatório do Futebol (CIES) colocou Benfica e Sporting entre as academias mais rentáveis da última década. Os dados analisam receitas obtidas com a venda de jogadores formados internamente desde a temporada 2015/16, colocando clubes portugueses em posição de destaque no panorama internacional. O Benfica encontra-se no primeiro lugar, mas o Sporting surge não tão longe.


Os leões ocupam o quinto lugar do ranking mundial, acumulando 417 milhões de euros em vendas de jogadores formados na academia ao longo dos últimos dez anos. Metade desse valor foi alcançada nos cinco anos mais recentes, evidenciando a continuidade da aposta na formação. O clube de Alvalade aparece atrás de emblemas como Chelsea e Lyon, e à frente de Porto e Braga.


Grande parte desta posição de destaque deve-se a transferências de elevado impacto financeiro. A maior venda associada à academia leonina é a de Geovany Quenda para o Chelsea, de 50,78 M,  já contabilizada para a temporada 2026/27. Logo atrás surge a transferência de Matheus Nunes para o Wolverhampton (47,4 M em 22/23). O pódio das maiores vendas do Sporting fica completo com a saída de Nuno Mendes para o Paris Saint-Germain, em 45 milhões de euros, negócio que reforçou a visibilidade internacional da formação verde e branca.


O estudo evidencia ainda a consistência do Sporting na valorização de talentos jovens. A estratégia do clube passa pela integração progressiva de jogadores da academia na equipa principal, potenciando o seu valor de mercado. Este modelo tem permitido receitas elevadas e reconhecimento internacional, consolidando o estatuto da formação leonina. O impacto destas vendas reflete-se diretamente na sustentabilidade financeira do clube.

Recorde-se que o Sporting já apareceu em outro estudo do CIES, a de jogadores mais valiosos tendo em conta todos os atletas sob contrato, incluindo os que estão emprestados. Os leões ocupam o 31.º lugar entre 35 clubes analisados pela entidade, com um valor total de mercado estimado em 474 milhões de euros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Admirador de Geovany Quenda assina contrato com o Sporting: "Ele dá muita motivação"
Futebol Formação

Oficial! Admirador de Geovany Quenda assina contrato com o Sporting: "Ele dá muita motivação"

02 Abr 2026 | 09:35

Icon Comentário0
Tomaz Morais explica quais as diferenças do Sporting para Benfica e Porto
Futebol Formação

Tomaz Morais explica quais as diferenças do Sporting para Benfica e Porto

31 Mar 2026 | 13:35

Icon Comentário0
Iván Fresneda com motivos para sorrir! Atleta do Sporting vence e bem no Chipre - Espanha
Futebol Formação

Iván Fresneda com motivos para sorrir! Atleta do Sporting vence e bem no Chipre - Espanha

27 Mar 2026 | 16:55

Icon Comentário0