Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Gyokeres abandona plantel após Gil Vicente - Sporting

Avançado internacional pela Suécia deixou companheiros depois de mais uma partida negativa e que complica as aspirações dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

23 Dez 2024 | 07:31 |

Icon Comentário0

João Pereira concedeu três dias de folga ao plantel do Sporting. O técnico só voltará a orientar uma sessão de treinos no próximo dia 26 de dezembro, já com mira no dérbi diante do Benfica. Após o empate com o Gil Vicente, o plantel voltou a Lisboa no autocarro da equipa, mas Viktor Gyokeres seguiu outro caminho.


O avançado internacional sueco foi um dos poucos jogadores que deixou Barcelos no carro particular. Uma carrinha dos leões também foi usada para levar alguns atletas que não acompanharam o plantel no autocarro, que voltou ao Estádio José Alvalade.


Além de a equipa ter saído separada, a contestação também subiu de tom. Vários foram os adeptos leoninos que pediram a demissão de João Pereira que, em quatro jogos para o campeonato nacional, soma duas derrotas, um empate e apenas uma vitória.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 26 encontros: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.210 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez cinco assistências.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 76 partidas, 70 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.


Viktor Gyokeres esteve muito perto do golo frente ao Gil Vicente. Confira aqui:


Futebol

Souleymane Faye pode estar de saída do Sporting

Extremo de 23 anos chegou em janeiro, mas ainda não somou qualquer titularidade e tem visto o seu espaço diminuir nos jogos mais recentes

Cenário de empréstimo para Souleymane Faye a ganhar força para a próxima época; Extremo do Sporting não convence
Cenário de empréstimo para Souleymane Faye a ganhar força para a próxima época; Extremo do Sporting não convence

24 Abr 2026 | 13:36 |

Icon Comentário0

Souleymane Faye chegou ao Sporting no mercado de inverno vindo do Granada por cerca de 6,5 milhões de euros, mas o seu futuro já começa a ser colocado em cima da mesa, com o cenário de empréstimo a ganhar força para a próxima época.


O avançado senegalês de 23 anos não conseguiu impor-se nas opções de Rui Borges. Apesar do investimento e da expetativa criada, o impacto desportivo tem sido reduzido. O extremo ainda não somou qualquer titularidade e tem visto o seu espaço diminuir nas decisões mais recentes, ficando inclusive fora das convocatórias nos jogos de maior peso, como o dérbi com o Benfica e o Clássico com o Porto.


O treinador verde e branco entende que ainda lhe faltam rotinas coletivas e conhecimento das dinâmicas da equipa, tal como o nosso Jornal havia adiantado (Saiba mais AQUI). A forte concorrência no plantel e a exigência do modelo tático têm dificultado a afirmação.


Uma cedência surge como a solução mais provável para 2026/2027, com a estrutura do Sporting a considerar que o jogador precisa de competir com regularidade para evoluir. A ideia passa por colocá-lo num contexto competitivo mais estável, de forma a acelerar a sua progressão e reavaliar o seu potencial.

Ao serviço do Sporting, Souleymane Faye — avaliado em 4 milhões de euros — soma oito jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Nos 155 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou uma assistência.



Futebol

Chelsea, Tottenham e Atl. de Madrid enviaram olheiros ao Dragão para ver craque do Sporting

Três clubes estiveram representados no jogo da Taça de Portugal, com elementos da sua estrutura de scouting a tirar notas sobre pupilo de Rui Borges

Chelsea, Tottenham e Atlético Madrid marcaram presença no Porto - Sporting para acompanhar de perto a prestação de Maxi Araújo
Chelsea, Tottenham e Atlético Madrid marcaram presença no Porto - Sporting para acompanhar de perto a prestação de Maxi Araújo

24 Abr 2026 | 13:17 |

Icon Comentário0

Maxi Araújo continua a afirmar-se como uma das peças em maior evidência do plantel do Sporting e o Clássico da Taça de Portugal frente ao Porto voltou a servir de montra para o internacional uruguaio. Chelsea, Tottenham e Atlético Madrid marcaram presença no encontro para acompanhar de perto a prestação do ala.


Os três clubes estiveram representados no Dragão com elementos da sua estrutura de scouting, segundo o jornal 'Record', numa altura em que o jogador de 26 anos já vinha sendo seguido há vários meses. Os dois clubes ingleses têm o nome de Maxi referenciado desde há algum tempo, enquanto os colchoneros intensificaram a observação devido às exibições na Liga dos Campeões.


O interesse, contudo, não se fica por aqui. Ao longo da temporada, outros emblemas também recolheram informações sobre o jogador, com Atalanta e Nápoles a surgirem entre os que já tinham demonstrado curiosidade em anos anteriores. Mais recentemente, o mercado inglês voltou a ganhar força, com Juventus também a juntar-se ao leque de clubes atentos.


O jogador - que saiu lesionado - tem contrato com o Sporting até 2029 e está protegido por uma cláusula de 80 milhões de euros, ainda que a SAD admita negociar abaixo desse valor, numa fasquia entre os 40 e os 50 milhões. Entretanto, o jogador prepara-se para ser uma das figuras do Uruguai no Mundial 2026, o que poderá ainda valorizar mais o seu perfil no mercado.

Nesta temporada ao serviço do Sporting, Maxi Araújo - avaliado em 25 milhões de euros - realizou 41 jogos: 24 na Liga Portugal Betclic, 11 na UEFA Champions League, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 3.271 minutos em que esteve em campo, o ala apontou seis golos e fez quatro assistências.



Futebol

Adeptos do Benfica fazem figas para que Sporting conquiste Taça de Portugal

Pré-eliminatórias da Liga Europa começam em julho, obrigando a um arranque de época mais cedo e podendo coincidir com a presença de vários jogadores no Mundial

Final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Torreense pode ter efeitos diretos no futuro europeu do Benfica
Final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Torreense pode ter efeitos diretos no futuro europeu do Benfica

24 Abr 2026 | 12:55 |

Icon Comentário0

A final da Taça de Portugal entre o Sporting - que eliminou o Porto - e o Torreense pode ter efeitos diretos no futuro europeu do Benfica, num cenário em que os encarnados poderão beneficiar de uma conjugação de resultados para evitar várias rondas preliminares da Liga Europa.


Em causa está a regra de qualificação europeia que atribui ao vencedor da Taça de Portugal um acesso direto à fase de liga da Liga Europa, mas que pode ser libertado, caso o vencedor da prova já tenha garantida a qualificação para a Liga dos Campeões através do campeonato, algo que abriria uma vaga extra para o terceiro classificado da Liga.


O contexto competitivo da Liga Portugal Betclic mantém tudo em aberto, com o Sporting a lutar pelo pódio e ainda com um jogo em atraso frente ao Tondela, enquanto o Benfica segue na disputa pelo segundo e terceiro lugares, numa fase em que a classificação final será determinante para o percurso europeu das equipas portuguesas.


Se o Sporting terminar nos dois primeiros lugares e vencer a Taça de Portugal, a vaga direta na Liga Europa passaria para o terceiro classificado do campeonato, o que poderia permitir ao Benfica entrar diretamente na fase de liga da prova, evitando assim seis jogos de qualificação, numa fase da época em que o calendário já é particularmente exigente.

Esse cenário teria impacto direto na preparação de verão dos encarnados, uma vez que as pré-eliminatórias começam ainda em julho, obrigando a um arranque de época mais cedo e podendo coincidir com a presença de vários internacionais em grandes competições, como o Mundial, reduzindo a disponibilidade do plantel de José Mourinho para a pré-temporada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Abel Ferreira explode após Palmeiras - Jacuipense e deixa frase polémica
Futebol

Abel Ferreira explode após Palmeiras - Jacuipense e deixa frase polémica

24 Abr 2026 | 12:09

Icon Comentário0
Paulinho multado pela FPF por causa do Sporting - Benfica
Futebol

Paulinho multado pela FPF por causa do Sporting - Benfica

24 Abr 2026 | 12:21

Icon Comentário0
Agente confirma reuniões com o Sporting por causa de médio de Luís Castro: "Demonstraram interesse"
Futebol

Agente confirma reuniões com o Sporting por causa de médio de Luís Castro: "Demonstraram interesse"

24 Abr 2026 | 11:59

Icon Comentário0