Futebol
Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"
16 Fev 2026 | 15:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Abr 2025 | 13:53 |
Viktor Gyokeres vive uma fase de forma excecional. O avançado do Sporting já contabiliza 34 golos na Liga Portugal Betclic - sendo 12 deles marcados nas últimas oito jornadas - e lidera atualmente a lista de melhores marcadores dos campeonatos europeus. Este desempenho notável reacende a esperança de ver o camisola 9 leonino conquistar a Bota de Ouro nesta temporada.
Nesta altura, Gyokeres surge no segundo lugar do ranking, apenas atrás de Mohamed Salah. O internacional sueco tem até mais sete golos marcados do que o atacante egípcio do Liverpool – que leva 27 remates certeiros na Premier League. No entanto, o avançado leonino é prejudicado pela fórmula de cálculo que dá origem à classificação do galardão. Recorde-se que os golos marcados na Premier League, bem como nos restantes ‘big-5’, são multiplicados por dois, enquanto que, nos restantes campeonatos, o valor desce para 1,5. Assim, Salah lidera a classificação, com 54 pontos. Gyokeres surge logo atrás, com 51.
Refira-se que o atacante do Liverpool está a atravessar um período menos produtivo no que que diz respeito aos golos. O internacional egípcio já não marca ao serviço dos ‘reds’ desde o dia 8 de março, quando bisou numa vitória caseira frente ao Southampton (3-1). Desde então, apenas assinou um remate certeiro, mas com a camisola da sua seleção: marcou na vitória frente à Etiópia, por 2-0, num jogo de qualificação para o Mundial 2026 realizado no dia 21 do mês passado.
Outra boa notícia para Gyokeres é a de que o terceiro classificado, Robert Lewandowski, está lesionado e vai falhar os próximos jogos do Barcelona. O atacante polaco soma 50 pontos no ranking da Bota de Ouro, graças aos 25 golos que já marcou na La Liga. A fechar o top-5 estão o inglês Harry Kan, com 24 golos na Bundesliga, ao serviço do Bayern Munique, que se traduzem em 48 pontos, e Mateo Retegui, internacional italiano da Atalanta que soma 46 pontos, fruto de 23 golos apontados na Série A.
Viktor Gyokeres - que foi muito elogiado pelo ex-internacional brasileiro Júlio Baptista - vai tentar repetir o feito alcançado por dois históricos do Sporting. Em 1973/74, Hector Yazalde foi o vencedor, numa época em que faturou por 46 ocasiões no campeonato português - um recorde nacional. Já em 2001/02, foi a vez de Mário Jardel conquistar a Bota de Ouro, graças aos 42 tentos que apontou. O antigo atleta brasileiro foi o último jogador fora dos ‘big-5’ a vencer o galardão.
Analista desportivo deixou ainda críticas implícitas às escolhas de Rui Borges para o duelo diante do Famalicão, da 22.ª jornada
16 Fev 2026 | 16:28 |
Tomás da Cunha recorreu às redes sociais para analisar a exibição do Sporting frente ao Famalicão (1-0), deixando reparos ao rendimento de algumas das principais figuras da equipa leonina, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita.
T. da Cunha: “Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares"
“Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares. Isso não só dificulta a relação no jogo interior (pouco de Pote, Trincão só quando se juntou a Luís Guilherme) como permite saídas ao Famalicão. Elisor é um excelente avançado de jogo”, escreveu na rede social 'X'.
Já sobre o setor atacante, destacou a importância de Luís Guilherme na sua posição natural: “No ataque do Sporting que ora prejudica um, ora prejudica outro, a melhor notícia é a presença de Luís Guilherme na posição natural. De longe, a referência da equipa na criação de desequilíbrios, não só em 1x1 como ao nível do passe. Mistura os pontos fortes dos outros extremos”.
O analista deixou ainda críticas às escolhas de Rui Borges: “Como no Dragão, ficam dúvidas sobre se Rui Borges escolheu o melhor para a equipa ou o melhor para a hierarquia. O Sporting tenta a proeza de lutar pelo título com as figuras num estado de forma dramático. Ainda tirou protagonismo a Luís Guilherme. Bragança em modo improvável”.
Quanto ao jogo, o Sporting acabou por vencer por 1-0, num encontro decidido já na reta final. Depois de um golo anulado ao Famalicão na primeira parte, os leões assumiram maior controlo no segundo tempo e chegaram ao triunfo com um cabeceamento de Daniel Bragança, garantindo três pontos importantes.
Veja a publicação:
Avançado brasileiro, que está emprestado, foi destaque em jogo do Nápoles e recebeu elogios por parte de jornal transalpino
16 Fev 2026 | 15:59 |
Alisson Santos estreou-se a marcar pelo Nápoles e logo para evitar a derrota caseira diante da Roma (2-2), no passado domingo, dia 15 de fevereiro, merecendo elogios de Antonio Conte no final da partida, mas também dos adeptos e imprensa italiana.
O jogador, que "chegou do Brasil via Portugal", trouxe uma "nova energia" e "foi fundamental para a equipa não ceder", lutando até à última gota de suor, algo que vinha a mostrar nos seus últimos jogos pelo Sporting, refere o jornal Corriere dello Sport.
Numa exibição de 20 minutos eletrizantes contra a aguerrida Roma de Gasperini, Alisson Santos "demonstrou o seu valor com acelerações, dribles, assistências e um golo, galvanizando os adeptos". A sua entrada em campo "foi um dos poucos pontos positivos para uma equipa que tem lutado contra a perda de confiança e identidade", pode ler-se.
Apesar dos elogios, Antonio Conte não quer pressão à volta do extremo "canarinho" e lembra que Alisson não era nem titular no Sporting. "Não estamos a colocar pressão no Alisson, que nunca foi um titular no Sporting", disse após o jogo do Calcio.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 33 jogos entre ambos os emblemas. Nos 776 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez três assistências.
Exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego na corrida pelo título na Escócia
16 Fev 2026 | 15:56 |
Youssef Chermiti voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts, em duelo disputado no Ibrox Stadium. O antigo jogador do Sporting assinou os três golos dos anfitriões, reduzindo a desvantagem para apenas dois pontos na luta pelo título.
O encontro teve um início animado, com os visitantes a inaugurarem o marcador através de Marc Leonard 16') mas o Rangers respondeu rapidamente com um auto-golo de Michael Steinwender (19') que restabeleceu a igualdade. Apesar de o Hearts voltar à vantagem com um cabeceamento de Cláudio Braga (30'), Chermiti (39') entrou em ação ainda antes do intervalo para fazer o 2-2 com uma finalização técnica.
Na segunda parte, ex-leão confirmou o seu protagonismo: aos 57 minutos marcou o segundo da tarde, marcou depois de um cruzamento bem colocado, e já nos descontos completou o hat-trick com um remate clínico após assistência de Djeidi Gassama, fixando o resultado em 4-2.
A exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego ao Rangers (55) na corrida pelo título, acrescentando drama à luta na frente da tabela com Celtic (54) e Hearts (57) ainda na disputa.
No mercado de verão de 2023, Youssef Chermiti rumou ao Everton, num negócio em que o Clube de Alvalade faturou uma verba a rondar os 12,5 milhões de euros. Em 2025/26, foi emprestado ao Rangers, onde soma sete golos e duas assistências em 29 jogos.
Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"
16 Fev 2026 | 15:39
Jorge Coroado avalia lance do Sporting - Famalicão: "Golo não podia ser validado"
16 Fev 2026 | 14:09
Gafe da Serie A coloca Amorim como jogador do Génova; Ex Sporting é notícia em Itália
16 Fev 2026 | 11:58