
Futebol
João Palhinha marca golo estrondoso no Tottenham - Doncaster Rovers; Ex Sporting em destaque
25 Set 2025 | 07:30
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Set 2025 | 08:50 |
Na última quarta-feira, dia 24 de setembro, o Arsenal garantiu um passaporte para a quarta eliminatória da Carabao Cup, graças a uma vitória, por 2-0, diante do Port Vale, equipa da League One. Viktor Gyokeres não entrou nas escolhas de Mikel Arteta para o onze inicial, mas saltou do banco.
Os gunners acabaram por controlar a partida desde cedo e inauguraram o marcador pelos oito minutos de jogo, pelo pé de Eberechi Eze, que finalizou com calma, após uma boa assistência de Myles Lewis-Skelly. No resto do encontro, a equipa de Londres foi dominando a posse de bola e criando várias oportunidades de golo.
Ainda assim, a equipa do Port Vale ainda criou algumas dificuldades ao Arsenal, sobretudo em lances de bola parada, isto durante grande parte do encontro, que apenas ficou resolvido aos 86 minutos, com Leandro Trossard a ampliar a vantagem e a fechar o resultado, graças a assistência de William Saliba.
Gyokeres acabou por entrar para o lugar de Mikel Merino aos 71 minutos, mas não se conseguiu destacar no tempo que esteve em campo. Agora, os comandados de Mikel Arteta vão voltar a concentrar-se na Premier League, viajando até St James' Park para enfrentar Newcastle, com jogo marcado para o próximo domingo (28 de setembro).
Esta temporada, com a camisola do Arsenal, Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros - realizou um total de sete partidas. Sob orientação de Mikel Arteta, o antigo avançado do Sporting disputou 482 minutos, nos quais marcou três golos.
Jogador dos verdes e brancos está a fazer um arranque de temporada que roça a perfeição e que ajuda o treinador leonino a facilitar a tarefa
25 Set 2025 | 08:37 |
Pedro Gonçalves vem de uma temporada menos conseguida devido a uma longa ausência por lesão. No entanto, o jogador havia prometido que, em 2025/26, iria aumentar o nível, algo que está a ser cumprido neste arranque de época e que pode ser facilmente comprovado com números.
Por esta altura, a realidade é que Pote é um dos destaques não só do Sporting, como da Liga Portugal Betclic no que toca aos diversos parâmetros ofensivos. Frente ao Moreirense, apenas marcou fruto de uma grande penalidade, mas o 'camisola 8' acabou por se destacar juntamente com um novo recorde de remates à baliza, que foram seis, no total de oito num só jogo.
Nas seis jornadas disputadas até ao momentos, Pedro Gonçalves já soma oito participações para golo, 14 remates à baliza e oito passes de rutura - o que o faz encontrar-se em primeiro lugar da Liga nestes aspetos. O internacional português está, também, no pódio de jogadores do Campeonato Nacional em remates totais (28) e grandes oportunidades criadas (5) - em segundo lugar em ambos os casos -, encontra-se em terceiro no que toca a chances criadas (14), toques na área adversária (34), golos esperados (3,8), remates por 90 minutos (4,3) e tiros no alvo por 90’ (2,5).
A forma de Pote não está a ser ignorada no Sporting. Aliás, a Direção verde e branca está a tratar de renovar com o jogador e, segundo indica, ambas as partes já terão mesmo chegado a acordo para estender o vínculo do titular de Rui Borges até 2030, com um aumento salarial à mistura.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já oito jogos: seis para a Liga Portugal, um para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Durante os 664 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou cinco golos e três assistências.
Com este resultado, antigo treinador do Clube de Alvalade garantiu a qualificação para as meias-finais da Taça dos Libertadores da América
25 Set 2025 | 08:09 |
O Palmeiras de Abel Ferreira qualificou-se, na última madrugada, para as meias-finais da Taça dos Libertadores da América, ao voltar a vencer o River Plate, por 3-1, no Allianz Parque, em São Paulo. O antigo treinador e jogador dos leões contou com a ajudinha de um jogador que 'fugiu' ao Sporting: Vítor Roque.
Maximiliano Salas, a marcar de cabeça, acabou por inaugurar o marcador, colocando o Palmeiras numa situação mais confortável. No entanto, a turma do treinador português fez das tripas coração na segunda metade do encontro. Os canarinhos empataram com um golo de Vítor Roque (51').
No entanto, o jogo apenas seria resolvido já num momento tardio. O Palmeiras colocou-se na frente do encontro apenas nos descontos, de grande penalidade, que foi marcada por José Lopez, aos 90'+1. Dois minutos depois, o argentino acabaria por bisar e fechar o resultado (90'+4).
Agora, nas semifinais da Libertadores, o Palmeiras sabe que vai defrontar o vencedor do encontro entre São Paulo e Liga de Quito, esta que chega a solo brasileiro com uma vantagem de 2-0, que garantiu há uma semana, na capital do Equador.
De resto, a equipa de Abel Ferreira volta a entrar em campo já no próximo domingo, dia 28 de setembro. A turma paulista vai deslocar-se ao reduto do Bahia para tentar somar os pontos da 25.ª jornada desta edição do Brasileirão. A partida tem início pelas 20h00 (Portugal).
Turma orientada pelo treinador de Mirandela acaba por ser destaque de pormenor que vem fazendo a diferença neste arranque de temporada
25 Set 2025 | 07:47 |
São cada vez menos os jogadores portugueses utilizados pelos treinadores e clubes da Liga Portugal Betclic. No entanto, o Sporting acaba por contrariar esta tendência, ao contrário dos seus rivais diretos, Porto e Benfica, que acabam por 'depender' mais de futebolistas estrangeiros nos seus plantéis.
Nas duas últimas jornadas, a equipa treinada por Rui Borges foi aquela que mais jogadores portugueses apresentou no Campeonato Nacional, isto nas partidas frente ao Famalicão e ao Moreirense. Tal acontece apenas após o fecho de mercado, visto que antes este lugar pertencia ao Vitória SC, mas as saídas de três atletas lusos desiquilibraram as contas.
Na partida frente ao Famalicão, o treinador dos leões apostou no total de seis portugueses: João Virgínia, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves foram titulares, mas ainda entraram Eduardo Quaresma e João Simões no decorrer do encontro. Na receção ao Moreirense os escolhidos foram os mesmos, com a única diferença a vir do banco - visto que desta vez apenas Simões foi lançado a jogo.
De resto, também nos golos marcados se vê esta questão. Dos 22 tentos assinalados pelo Sporting na presente temporada, em todas as competições, mais de metade são de jogadores lusos - 13: Trincão (5), Pote (5), Mangas (2) e Quenda (1).
Por esta altura, os comandados de Rui Borges somam o total de 15 pontos n Campeonato Nacional. Os leões encontram-se, assim, no segundo lugar da competição, atrás do Porto, que soma 18 pontos, e à frente do Benfica, com 13.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á às 20h30, no Estádio Estádio António Coimbra da Mota, reduto adversário.