Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Jan 2024 | 23:37 |
O Sporting aplicou uma goleada histórica ao Casa Pia (8-0), esta segunda-feira, dia 29 de janeiro. Na conferência de imprensa, questionado sobre os potenciais clubes europeus interessados em Viktor Gyokeres, o técnico relembrou Simon Banza, do Braga
"Diria que o Banza [Braga] tem menos jogos e quase tantos golos marcados como o Gyokeres, e que podiam olhar para ele, mais barato", respondeu o treinador do Clube de Alvalade em tom irónico, fazendo uma análise à partida.
"Desbloqueámos o jogo com uma bola parada, e, a partir daí, começámos a fazer o nosso jogo. Fomos fortes nas decisões e conseguimos um resultado com muitos golos, mas, mesmo na qualidade de jogo, acho que, até no último jogo, contra o Sporting de Braga, estivemos melhor. Desta vez, finalizámos. Os jogadores estão de parabéns, foi uma vitória justa.
Esta temporada, Viktor Gyokeres - avaliado em 45 milhões de euros - tem sido a grande figura do Sporting. Nos 27 encontros (2.180 minutos) que disputou, até ao momento, com a Listada verde e branca, o avançado sueco marcou 24 golos e fez nove assistências.
Com esta vitória - a 24ª em 31 jogos - o Sporting está na liderança isolada do Campeonato Nacional com 49 pontos, mais um do que o segundo classificado, o Benfica que conta com 48. O Porto (44) encontra-se a cinco pontos dos leões. Já o Braga ocupa a quarta posição com 36 pontos, mas tem menos um jogo realizado.
Os leões voltam a entrar em campo no próximo, sábado, dia 3 de fevereiro, na visita ao reduto do Famalicão. O jogo diz respeito à 20ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma minhota está marcado para as 18h00, Estádio Municipal de Famalicão.
Apesar de ainda não ter sido formalizada, decisão dos verdes e brancos parece estar tomada e verá novos avanços após a Taça de Portugal
20 Mai 2026 | 09:35 |
Rayan Lucas chegou ao Sporting no verão passado envolto em expectativa, mas o médio brasileiro deverá estar de saída de Alvalade no final da temporada. Tudo indica que a SAD leonina não irá exercer a cláusula de compra fixada nos 4 milhões de euros junto do Flamengo.
O jogador de 21 anos chegou por empréstimo proveniente do clube carioca e começou por deixar boas indicações na pré-época, ao ponto de merecer oportunidades junto da equipa principal orientada por Rui Borges. O médio parecia lançar candidatura a ganhar espaço não apenas na equipa B, mas também nas opções regulares da formação principal leonina.
Contudo, o crescimento do brasileiro perdeu força ao longo da temporada e a continuidade em Alvalade tornou-se cada vez menos provável. A decisão definitiva só deverá ser tomada após a final da Taça de Portugal frente ao Torreense, agendada para domingo no Jamor, mas o cenário mais provável passa pelo regresso do jogador ao Flamengo, clube com o qual mantém contrato até 2028.
Formado no Ninho do Urubu, Rayan Lucas é um dos sobreviventes do incêndio que, em 2019, provocou dez vítimas mortais no centro de formação do Flamengo. Antes de rumar à Academia Cristiano Ronaldo, o médio ainda somou oito jogos pela equipa principal do emblema brasileiro, repartidos entre 2024 e 2025.
Ao serviço da equipa B do Sporting, participou em 22 jogos e somou uma assistência. O médio estreou-se também pela equipa principal leonina, entrando aos 77 minutos no triunfo por 5-1 frente ao FC Alverca, nos quartos de final da Taça da Liga, disputados a 28 de outubro de 2025. Ainda assim, tudo aponta para que o percurso em Alvalade termine após apenas uma temporada.
Leões continuam bastante ativos no mercado de transferências e pretendem deixar parte das suas contratações organizadas o mais cedo possível
20 Mai 2026 | 09:24 |
O Sporting está muito perto de garantir mais um reforço para a próxima temporada e tudo indica que Issa Doumbia poderá tornar-se em breve jogador dos leões. O médio do Venezia continua a ser prioridade para a reformulação do meio-campo leonino e as negociações entraram agora numa fase decisiva.
Segundo avançou o jornalista italiano Nicolò Schira, os dois clubes tiveram uma reunião em Milão na última noite destinada a aproximar posições e fechar o acordo. A mesma fonte indica que o negócio poderá atingir os 20 milhões de euros, já com objetivos incluídos, ficando o internacional sub-21 italiano vinculado ao Sporting até 2031.
A SAD liderada por Frederico Varandas acredita que o entendimento poderá ficar fechado em breve. A reunião com representantes do jogador e do Venezia estava marcada para as 20h00 locais, numa altura em que os verdes e brancos procuram acelerar o processo para garantir rapidamente mais uma peça importante para o plantel de Rui Borges.
O Sporting acabou por ganhar vantagem sobre o Benfica, que também acompanhava atentamente o médio italiano. A possibilidade de disputar a Champions League surge como um dos fatores que mais seduzem Issa Doumbia, objetivo assumido recentemente pelo próprio jogador.
“Quero tornar-me num dos melhores médios do mundo e ser recordado como uma figura importante no futebol, mesmo fora do relvado. Lembro-me que quando jogava no Albino Leffe já sonhava em jogar a Liga dos Campeões com o meu amigo Momo Zoma. Sonhávamos em disputar juntos a competição, e estávamos sempre a apoiar-nos mutuamente”, afirmou o jovem médio italiano.
A concretizar-se a transferência, Issa Doumbia tornar-se-á no terceiro reforço do Sporting para 2026/27, depois Pedro Lima e de Rodrigo Zalazar, cuja contratação ao Braga ficou fechada por 30 milhões de euros, naquele que passou a ser o maior negócio entre clubes portugueses na história da Liga Portugal Betclic.
Clube de Alvalade continua interessado em contratar o jogador do Alverca, mas para tal ainda precisa de encontrar definição para outro processos
20 Mai 2026 | 09:15 |
Chiquinho continua referenciado pelo Sporting para a próxima temporada, mas um eventual avanço dos leões pelo extremo do Alverca está diretamente ligado à resolução do futuro de Souleymane Faye. O atacante senegalês, contratado ao Granada no início do ano por 6,5 milhões de euros, não conseguiu afirmar-se em Alvalade e poderá deixar o Clube no final da época.
A SAD leonina entende que só abrirá espaço para a chegada de mais um extremo caso consiga primeiro desbloquear a situação de Faye. O jogador somou apenas oito jogos desde que chegou ao Sporting e uma eventual saída abriria caminho para um novo investimento no setor ofensivo, cenário em que Chiquinho volta a surgir muito bem colocado.
A confirmar-se a transferência, tratar-se-á de um regresso a casa para o extremo português. Formado na Academia Cristiano Ronaldo, onde entrou em 2009, Chiquinho permaneceu uma década nos escalões de formação leoninos antes de rumar ao Estoril. Foi no clube da Linha que se estreou como profissional e despertou a atenção do Wolverhampton, que o contratou em 2021.
Depois da passagem por Inglaterra, o extremo teve empréstimos ao Stoke City, RCD Mallorca e Famalicão, sendo no emblema minhoto que realizou a melhor temporada da carreira, com cinco golos e três assistências em 27 jogos. Esta época, já ao serviço do Alverca, Chiquinho recuperou protagonismo e foi uma das figuras da equipa orientada por Custódio Castro.
As boas exibições do jogador reacenderam o interesse do Sporting, que continua atento às movimentações em torno do extremo. Ainda assim, o foco prioritário da estrutura liderada por Frederico Varandas continua a ser a profunda reformulação do meio-campo, sobretudo face às saídas de Hidemasa Morita e, muito provavelmente, Morten Hjulmand. Só depois dessa prioridade resolvida é que os leões deverão avançar para outros alvos de mercado.