HJULMAND BATE RECORDE NUNCA ANTES VISTO NA ERA RÚBEN AMORIM NO SPORTING
Exibições do internacional dinamarquês na presente temporada estão a encantar tudo e todos
Redação Leonino
Texto
4 de Abril 2024, 13:06
Morten Hjulmand, Rúben Amorim, Sporting

Morten Hjulmand chegou do Lecce no início da presente temporada, pelo segundo valor mais alto que o Sporting alguma vez deu por um jogador – 18 milhões de euros. O médio dinamarquês tem vindo a demonstrar o seu valor e é já, com 42 jogos disputados, o médio defensivo mais goleador da era de Rúben Amorim em Alvalade.

No clube ao serviço do qual jogou antes de vir para o Sporting, Hjulmand não conseguiu nenhum remate certeiro, ao longo de três temporadas, tendo nesse período conseguido apenas um total de nove assistências aos colegas de equipa.

Na presente temporada, com a turma de Rúben Amorim, o médio defensivo leva já quatro golos e quatro assistências, superando consideravelmente o seu melhor registo em termos de finalizações até à data – apenas uma, a serviço dos austríacos do Admira Wacker. Neste sentido, vale a pena recordar as declarações do seu antigo treinador sobre este tema.

O registo de Hjulmand, contudo, não se trata apenas de um recorde pessoal. Desde que Rúben Amorim lidera o Sporting, não houve nenhum atleta que jogue habitualmente a médio defensivo a conseguir alcançar números desta escala numa só época. A temporada passada, os jogadores nessa posição não marcaram uma única vez.

Palhinha e Ugarte foram os médios que mais se destacaram pela formação dos leões desde a vinda de Amorim para Alvalade, mas nenhum deles atingiu os resultados que Hjulmand já apresenta. Palhinha, atualmente ao serviço do Fullham, apontou, em 2021/22, três golos em 39 jogos. Ugarte, agora pelo PSG, ficou bem mais longe desses números. A época passada, o uruguaio fez 47 jogos, não tendo nunca acertado nas redes adversárias e, mesmo em 2021/22, conseguiu apenas um golo e duas assistências.

Morten Hjulmand deu recentemente uma entrevista à revista Betano Mag onde deixa clara a alegria de jogar de leão ao peito: “Foi o passo certo e estou muito feliz por estar aqui. Sabia da importância do clube em Portugal, e também na Europa, pois o Sporting já jogou a Liga dos Campeões e a Liga Europa muitas vezes. Mas foi depois de assistir ao primeiro jogo, e depois de chegar aqui à Academia, que percebi a importância do clube em Portugal”.

Se Hjulmand superou os antigos jogadores do Sporting, o dinamarquês bate também os rivais aos pontos. Alan Varela, do Porto, leva esta época dois golos e três assistências em 34 partidas. Pelo Benfica, Florentino não finalizou nos 36 encontros que disputou, e João Neves tem três golos e uma assistência em 47 jogos. Assim, os quatro golos e quatro assistências de Hjulmand são mesmo de registo na atual temporada da Liga Portuguesa.

Até ao momento, Morten Hjulmand – avaliado em 30 milhões de euros – tem encantando tanto Rúben Amorim, treinador dos leões, como os adeptos, tendo realizado 42 encontros (2.944 minutos): 24 na Liga Portugal Betclic (1.724), 10 na Liga Europa (629), seis na Taça de Portugal (411) e dois na Taça da Liga (180). O médio leva quatro golos e outras tantas assistências.

Confira aqui a enorme exibição de Hjulmand frente ao Benfica:

Imagem de destaque
  Comentários