
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres não para de marcar e continua a fazer história com a camisola do Sporting. Com 40 golos na presente temporada, o avançado sueco está muito perto de alcançar um marco impressionante: chegar às 50 finalizações certeiras numa só época com a Listada verde e branca, feito que apenas Mário Jardel conseguiu atingir neste século, quando apontou 55 tentos na temporada 2001/02. O 'camisola' 9 dos leões tem entre 10 a 11 jogos pela frente para cumprir este ambicioso objetivo.
Recuperado de problemas físicos recentes, Gyokeres voltou à sua melhor forma e leva já seis golos nos últimos cinco jogos. O avançado sueco tornou-se no primeiro jogador, desde Fernando Peyroteo, há mais de 70 anos, a marcar pelo menos 40 golos em duas épocas consecutivas pelo Sporting. Em 2023/24, terminou a época com 43 remates certeiros e agora tem a meta dos 50 cada vez mais ao alcance.
Além do objetivo pessoal, Gyokeres mantém o foco nas conquistas coletivas, ajudando a equipa de Rui Borges a lutar pelo bicampeonato. O Sporting lidera a Liga Portugal Betclic e está nas meias finais da Taça de Portugal, onde enfrentará o Rio Ave antes de uma eventual final contra Benfica ou Tirsense. Mas o goleador sueco também tem em mente uma possível transferência no verão, com clubes da Premier League atentos ao seu rendimento avassalador. Atualmente, ninguém nas grandes ligas europeias tem mais golos do que o atacante leonino em todas as competições: Robert Lewandowski (35) e Harry Kane (32) seguem atrás.
Jon Dahl Tomasson, selecionador sueco, acredita que Gyokeres tem tudo para brilhar na Premier League. "Pode jogar em qualquer clube do mundo e marcaria muitos golos em qualquer lado", afirmou o selecionador sueco, em declarações do técnico ao jornal inglês Mirror. O reconhecimento internacional reforça ainda mais o estatuto do avançado como uma das maiores figuras do futebol europeu nesta temporada.
Os números provam a sua superioridade: Gyokeres soma 40 golos em 41 jogos em 2024/25, e se mantiver o ritmo, pode ultrapassar a marca das cinco dezenas de remates certeiros. Dos adversários que faltam enfrentar até ao final da época, o Vitória de Guimarães é, até agora, a sua maior vítima com cinco golos sofridos, seguido por Estrela da Amadora e Boavista, ambos com quatro. A pergunta impõe-se: conseguirá Gyokeres entrar para a história ao lado de Jardel? A resposta será dada nos relvados nas próximas semanas.
Advogado apoia decisão do Presidente dos leões e recorda decisões disciplinares com jogador verde e branco, que considera terem sido "injustas"
|
João Caiado Guerreiro apoiou a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) em retirar a suspensão de oito jogos a Nuno Santos, na sequência de um castigo do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O advogado destaca ainda a venda de Geovany Quenda, atribuindo "mérito a Frederico Varandas", Presidente do Sporting.
"O Tribunal Arbitral do Desporto deu razão ao Sporting e a Nuno Santos no âmbito do recurso da decisão do Conselho de Disciplina que aplicou ao jogador uma sanção de oito jogos de suspensão e uma multa de 3570 euros. Tal castigo advém da queda do acrílico de proteção do camarote onde estavam vários jogadores leoninos que não participaram na decisão da Supertaça contra o Porto e feriu, com alguma gravidade, uma menina que assistia ao jogo com o pai", recorda, ao jornal A Bola.
"Castigo de Nuno Santos foi injusto"
O advogado refere que "quando foi conhecido o castigo" escreveu que "o Conselho de Disciplina tinha tido 'mão pesada' insinuando que esta decisão seria injusta". "O TAD veio agora dar razão ao jogador e a quem, como eu, acreditava ser um excesso", admite, mostrando apoio a Nuno Santos.
Para terminar, Caiado Guerreiro atribui "O Direito ao Golo", destaque da sua crónica, a Geovany Quenda, que considera ser "um adolescente extraordinário, que passou a ser o jogador de futebol, com menos de 18 anos, mais caro de sempre", depois da transferência para o Chelsea.
"Venda de Quenda é mérito de Varandas"
"Mérito de Frederico Varandas: recebe já 51 milhões de euros e ainda vai poder contar com Quenda mais uma época", garante o especialista, aplaudindo a decisão dos verdes e brancos, apesar de alguns adeptos acreditarem que o valor é demasiado baixo para o potencial do 'camisola 57' do Sporting.
Avançado grego do Benfica está na lista da direção, que vai analisando como reforçar a frente de ataque para a próxima temporada desportiva
|
Viktor Gyokeres foi recentemente apontado à Juventus. O emblema de Turim quer reforçar a frente de ataque e o avançado do Sporting é uma das opções. No entanto, a alternativa pode ser Vangelis Pavlidis, atacante do Benfica, que também desperta interesse dos transalpinos.
A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que a vecchia signora está a analisar a hipótese de contratar o jogador encarnado, bem como o Inter de Milão.
Para já, a fonte em questão não menciona quaisquer valores ou detalhes de um eventual negócio. Apenas que os dois gigantes italianos têm o internacional grego em lista para a próxima temporada, juntando-se, desta forma, ao internacional sueco, que vem brilhando no Sporting.
Hisak Hien, compatriota do 'camisola 9' leonino e central da Atalanta admitiu esperar "que o Gyokeres não venha para Itália pois assim não tenho de enfrentá-lo", descrevendo o jogador dos leões como "muito forte fisicamente e, quando conduz a bola em velocidade, é muito difícil de travar. Depois tem uma mentalidade que nem todos os jogadores de topo apresentam".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 41 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.252 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 40 golos e fez dez assistências.
Confira a publicação:
Especialista no mercado garante que emblema da Serie A está na corrida com os verdes e brancos e aponta possível valor de transferência
|
O Nápoles também está interessado na contratação de Giorgi Kochorashvili. O médio do Levante está na agenda do Sporting há algum tempo, mas, ao que parece, os italianos terão entrado na corrida pela contratação do futebolista, que vai fazendo a melhor temporada da carreira.
A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que, além dos leões, também o emblema da Serie A está interessado na contratação do internacional georgiano.
A mesma fonte afirma que os dois emblemas preparam propostas de um valor compreendido entre os 7 e os 10 milhões de euros, sem revelar mais informações sobre um possível negócio. Recentemente foi noticiado que o Sporting teria a contratação do jogador já fechada.
Hugo Viana teria iniciado as negociações com o Levante, deixando tudo praticamente acordado. Bernardo Palmeiro e Flávio Costa, novos responsáveis pelo futebol verde e branco, terão tratado dos últimos detalhes, ultimando pormenores da chegada do médio ao plantel de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 4 milhões de euros – leva 25 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 1.997 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências. Adicionalmente, ao serviço da seleção na Liga das Nações, o médio fez mais seis partidas (521 minutos) e registou três finalizações certeiras.
Confira a publicação:
Futebol na TV (24 de março, segunda-feira): Qualificação para Mundial e sub-21 de Portugal na agenda