Futebol
Craque que admitiu querer jogar no Sporting faz assistência na vitória sobre o Marselha (2-0)
31 Ago 2026 | 16:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Out 2023 | 10:55 |
Marcus Edwards é um dos cinco jogadores das principais ligas europeias que mais assistências oferece aos colegas. Segundo dados disponibilizados pelo jornal 'Record', o extremo dos leões aparece ao lado de Alanzinho, do Moreiresense, e de Ousmane Dembelé, do PSG.
Contabilizando apenas os lances em bola corrida, o inglês apresenta uns impressionantes 2,7 passes para golo a cada 90 minutos, com Alanzinho a ter exatamente o mesmo registo. Por sua vez, o francês que é colega de Nuno Mendes regista 3,7.
A última vitória do Sporting, que se registou frente ao Arouca, no passado dia 8 de outubro, contou com uma assistência de Marcus Edwards. Corria o minuto 31’, quando o extremo britânico cruzou para Viktor Gyokeres inaugurar o marcador. Com este passe para golo, o avançado inglês encontra-se entre os cinco jogadores da Europa que mais assistências cria.
Na presente temporada, Marcus Edwards vai encontrando a sua melhor forma. O extremo britânico disputou nove encontros com a Listada verde e branca, sete na Liga Portugal Betclic e dois na Liga Europa, totalizando 499 minutos, tendo apontado um golo e uma assistência.
O inglês chegou a Alvalade em janeiro de 2020, oriundo do Vitória de Guimarães, a troco de 7,5 milhões de euros por 50% do passe. Na saída de Pedro Porro para o Tottenham, o Sporting assegurou mais 15% dos direitos económicos. O extremo tem contrato com os leões até junho de 2026.
Na temporada passada, Marcus Edwards – avaliado em 30 milhões de euros – realizou 51 jogos (3.601 minutos), marcou 12 golos e fez dez assistências, sendo peça fundamental nos leões. Ao todo, com a Listada verde e branca, o extremo contabiliza 75 encontros, 16 finalizações certeiras e 13 passes para golo.
Pupilo de Rui Borges permanece sem saber se vai continuar no Clube ou se terá finalmente a oportunidade de abraçar um novo desafio
01 Set 2026 | 03:00 |
Pedro Gonçalves continua sem ver o futuro definido e atravessa um período de enorme frustração, sabe o Leonino. Já com o mês de setembro em andamento, o internacional português permanece sem saber se vai continuar no Sporting ou se terá finalmente a oportunidade de abraçar um novo desafio.
Ao que o nosso Jornal apurou junto de fonte próxima, a situação está a ser particularmente difícil para o jogador, que há várias semanas aguarda por uma solução para a carreira. O camisola 8 leonino manifestou há algum tempo a intenção de colocar um ponto final no ciclo de seis anos em Alvalade e iniciar uma nova etapa.
Um dos destinos que chegou a ser associado ao jogador foi o Al Ittihad, da Arábia Saudita. O emblema de Jeddah foi apontado como uma das possibilidades para o futuro do camisola 8, mas acabou por mudar de prioridades no mercado e direcionou a atenção para Ritsu Doan, do Eintracht Frankfurt.
O cenário deixou Pote numa posição particularmente delicada. O jogador de 28 anos vê as opções disponíveis diminuírem à medida que o mercado avança. A indefinição tem provocado enorme ansiedade no futebolista, que continua a trabalhar em Alcochete.
A SAD leonina, por sua vez, mantém a expetativa de que surja uma proposta capaz de desbloquear a saída. Pedro Gonçalves continua assim à espera de novidades, numa altura em que o desejo de deixar Alvalade permanece e a ausência de uma definição começa a pesar cada vez mais no jogador.
Treinador deixa madeirenses na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado à saída
31 Ago 2026 | 17:51 |
O Nacional decidiu avançar para uma mudança no comando técnico após apenas quatro jornadas da Liga. João Gião deixa o cargo de treinador na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado a administração liderada por Rui Alves a tomar a decisão.
A saída do técnico, que orientou a equipa B do Sporting, acontece numa fase ainda muito precoce da temporada, com o Nacional a procurar uma reação imediata aos resultados obtidos neste arranque. Gião deixa assim o clube madeirense depois de apenas quatro jogos oficiais no campeonato.
Para o substituir, o nome de Custódio Castro surge como o principal candidato. O antigo jogador dos leões está livre depois de, na época passada, ter orientado o Alverca, estando agora bem posicionado para assumir o comando da equipa madeirense, segundo o jornal 'Record'.
A mudança acontece precisamente antes da visita da receção do Sporting ao Nacional, uma vez que os leões têm encontro marcado com os insulares na próxima jornada. Rui Borges e companhia poderão, assim, encontrar uma equipa com novo treinador no banco.
De recordar que Custódio representou a equipa principal do Sporting durante cinco temporadas e meia, entre 2001/02 e 2006/07. Pelo Clube de Alvalade, disputou um total de 122 jogos com a Listada verde e branca, apontando oito golos, que contribuíram para a conquista de um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, além de ter chega a envergar braçadeira de capitão.
Rui Borges parece ter encontrado, pelo menos para já, fórmula para tirar maior rendimento do médio italiano de 22 anos de idade
31 Ago 2026 | 16:49 |
Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia, recuando ligeiramente o médio e aproximando-o de Sergi Altimira. A solução surgiu depois das dificuldades sentidas nos primeiros jogos da época e tem permitido distribuir melhor as responsabilidades defensivas, ao mesmo tempo que liberta o camisola 77 para aparecer mais vezes em zonas ofensivas.
O internacional sub-21 por Itália chegou ao Sporting com a missão de dar maior capacidade física e explosividade ao meio-campo. Os dois médios começaram a ser trabalhados em conjunto ainda durante a pré-temporada. A aposta manteve-se na estreia oficial frente ao Estrela da Amadora, mas a dupla revelou dificuldades para controlar o ritmo do encontro depois de uma entrada forte dos leões.
Os números desse encontro ajudam a explicar o desgaste de Altimira. O espanhol assumiu praticamente sozinho grande parte das tarefas defensivas, sendo o único dos dois a recorrer aos tackles, com uma eficácia de 85%. Também terminou com quase o dobro dos passes certos de Doumbia, 64 contra 34, e apresentou uma eficácia muito superior nos duelos, com 73,3% contra apenas 18,1 do italiano. Perante o Vitória de Guimarães, Doumbia melhorou defensivamente e até superou o companheiro nos duelos, 61 contra 53 por cento, e nos tackles, 61,5 contra 53%.
Foi precisamente depois desse encontro que Rui Borges introduziu a alteração que viria a produzir melhores resultados. Frente ao Alverca, Doumbia baixou ligeiramente no terreno e aproximou-se de Altimira, permitindo que os dois repartissem as missões defensivas. Com mais liberdade à frente do espanhol, o italiano passou a ter espaço para transportar a bola e procurar a baliza.
A estratégia voltou a ser utilizada diante do Rio Ave (4-0) e os efeitos foram novamente positivos. Doumbia apresentou uma prestação equilibrada e ainda assistiu Flávio Gonçalves para o primeiro golo. O técnico parece ter encontrado, pelo menos para já, a fórmula para tirar maior rendimento do médio de 22 anos.
Craque que admitiu querer jogar no Sporting faz assistência na vitória sobre o Marselha (2-0)
31 Ago 2026 | 16:25
Pedro Sousa não entende como craque ainda está no Sporting: "Como é que ninguém o quer?"
31 Ago 2026 | 15:58
Jogador mais valioso dos leões deixa mensagem que emociona adeptos: "Obrigado por tanto, Sporting"
31 Ago 2026 | 15:36