
Futebol
Matheus Reis alcança marca mítica no Sporting e lembra os primeiros tempos: "Não tinha bola"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Filipe Çelikkaya acredita que Gonçalo Inácio "apareceu na altura certa". O antigo treinador da formação verde e branca crê que a gestão de Rúben Amorim com o 'camisola 25' dos leões foi a mais acertada e destaca o rendimento do internacional português.
"Essas questões, muitas vezes, têm a ver com a sua maturação. Poderá ser precoce ou poderá ser tardia. E há jogadores que aparecem mais tarde. O Gonçalo Inácio penso que tinha 19 anos quando surgiu na equipa A, portanto não posso dizer ele tivesse aparecido tarde. Apareceu na altura que tinha que aparecer com as qualidades que lhe foram reconhecidas através do seu treinador. E tem tido um grande rendimento e tem feito grandes campeonatos", disse, ao jornal A Bola.
"Muitas das vezes, têm a ver com as avaliações que se fazem em determinados períodos da sua adolescência e que poderão jogar mais ou menos em função do seu rendimento. Nos escalões mais jovens, não deve ser só através do seu rendimento, mas através do seu potencial e dar-lhes oportunidades, nos contextos próprios para o fazerem, de expressarem a sua qualidade ou a sua competência", terminou Filipe Çelikkaya, que também falou do futuro de Rúben Amorim.
Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma 12 partidas esta temporada, tendo disputado 933 minutos, nos quais marcou um golo e fez duas assistências. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 183 partidas, 16 finalizações certeiras, 10 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Ponta de lança verde e branco chegou aos leões no verão de 2023, mas deve estar prestes a deixar Alvalade, por um valor mais baixo que a cláusula
|
Viktor Gyokeres tem sido a grande estrela do Sporting desde que chegou a Alvalade em 2023. O avançado sueco não para de marcar golos, mas a sua estadia em Lisboa deve estar perto do fim, e o jornal Record revela todos os detalhes do acordo de cavalheiros entre os leões e o jogador para a saída por um valor abaixo da cláusula de rescisão.
Este acordo de cavalheiros já era de conhecimento público, mas ficaram a conhecer-se, agora, todos os detalhes acerca da operação que permitiu manter Viktor Gyokeres no Sporting durante a época 24/25, uma vez que o compromisso entre as duas partes foi fulcral para que o jogador não saísse do Clube no final da época transata.
O jornal Record revela, então, que no final da temporada 23/24, foi oferecida a Viktor Gyokeres a possibilidade de rever o contrato com o Sporting, numa operação onde os leões pretendiam elevar o salário do sueco aos 1,5 milhões de euros anuais líquidos. Mas foi o próprio jogador que recusou os avanços verdes e brancos.
Sendo assim, as duas partes chegaram um entendimento. Não haveria aumento salarial, e Viktor Gyokeres ficaria mais uma época no Sporting, mas os leões facilitariam a sua saída no final da temporada 24/25, por um valor mais baixo em relação à cláusula de rescisão de 100 milhões de euros presente no contrato do sueco.
O acordo permitiu ao Sporting manter uma peça muito importante no plantel verde e branco para o ataque ao bicampeonato, mas também ofereceu a possibilidade a Viktor Gyokeres de crescer por mais um ano, antes de ver a sua saída para um gigante europeu facilitada no final da época desportiva. Relembrar que o Arsenal está, neste momento, na pole para assegurar os serviços do craque no fim do ano.
Contrato do 'camisola 2' do plantel verde e branco termina em junho de 2027 e leões têm tentado renovar a ligação do defesa brasileiro
|
Matheus Reis quer ficar no Sporting. O contrato do 'camisola 2' está para terminar e a renovação mostra-se complicada, apesar de ter sido tentada pela SAD verde e branca. Para já, a saída avizinha-se provável, mas o jogador mostra vontade em continuar em Alvalade.
"É uma marca muito importante. Lembro-me, como se fosse ontem, da minha apresentação e chegada aqui. Não imaginava que chegaria a esta marca em tão pouco tempo. É uma média de 50 jogos por temporada, então são muitos jogos e emoções. Muitas batalhas e títulos, mas há um sentimento de dever cumprido", disse, à Sporting TV.
"Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Matheus garantiu que "cada jogo é único" e sente um "friozinho na barriga" o que "aumenta a pressão". "Sinto-me muito feliz. Tento passar para os mais jovens a grandeza do Clube", admitiu, tentando explicar como "viver o dia a dia, o trabalho, saber entrar para vencer em todos os jogos. Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Com contrato até 2026 e a saída a ser muito falada, o 'camisola 2' foi perentório e deu esperança aos adeptos: "Quero deixar uma marca de trabalho, dedicação, de nunca desistir. Mas isto é apenas o começo, tenho fome de mais e quero conquistar cada vez mais. Vamos continuar a construir a nossa história".
"O Sporting respeita as famílias"
"O Sporting é a extensão da nossa família. Em casa tudo é verde. Somos muito felizes aqui e esperamos ficar aqui por muito tempo. Todos que chegam aqui dizem que aqui é diferente. O Sporting respeita as famílias, faz sempre coisas a pensar nas famílias, une-as e pensa nos filhos. Isso leva a esta união que toda a gente vê. É muito mais do que isso. A nossa união é diária, as famílias reúnem-se sempre e isso repercute-se dentro de campo. Mostra toda a nossa força", terminou
Futebolista tinha proposta para prolongar ligação ao Clube de Alvalade, mas recusou e explicou motivos à Direção verde e branca
|
O Sporting tentou renovar contrato com Viktor Gyokeres, para segurar o avançado leonino. No entanto, o ponta de lança internacional pela Suécia acabou por rejeitar a oferta da SAD liderada por Frederico Varandas, chegando a acordo para a saída.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, a SAD apresentou ao sueco uma revisão contatual com o Sporting, prevendo um aumento salarial para 1,5 milhões de euros líquidos por ano, mas o 'camisola 9' terá negado a abordagem e explicado os motivos.
Viktor Gyokeres pediu a Frederico Varandas para facilitar uma possível saída, caso os gigantes europeus mostrassem interesse, em detrimento de melhorar as condições contratuais, podendo rumar a um clube das principais ligas por menos do que 100 milhões de euros.
O Arsenal lidera, de momento, a corrida pelo avançado, que, com o acordo de cavalheiros alcançado junto de Frederico Varandas, abdicou de um aumento salarial substancial esta temporada para poder mudar-se para um dos campeonatos mais competitivos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.