
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande iniciou o Campeonato Africano das Nações (CAN) como titular inquestionável na seleção anfitriã, a Costa do Marfim, mas encerrou o torneio com apenas dois jogos e 167 minutos em campo, tendo até ficado de fora em três dos sete encontros da caminhada rumo ao título continental.
Esta situação, que causou bastante estranheza, foi atribuída, segundo avança o jornal 'A Bola', ao jogo político que resultou na saída do treinador que iniciou a competição e na despromoção de alguns jogadores mais jovens em favor de outros mais experientes, que exerceram influência no balneário.
O Ministério do Desporto também teve um papel ativo neste jogo de bastidores, que afetou não só o treinador francês Jean-Louis Gasset, mas também o jovem central de 20 anos do Sporting, entre outros jogadores com menor peso na equipa.
Peça fundamental no Sporting de Rúben Amorim, as atuações de Diomande pelos leões levaram-no à seleção da Costa do Marfim. Contratado em janeiro de 2023 ao Midtjylland por 7,5 milhões de euros, enquanto estava emprestado ao Mafra, no âmbito de um protocolo entre os dinamarqueses e o clube da Liga 2, a ascensão do defesa ao serviço do Sporting foi meteórica, e, quando partiu para a CAN, era o titular inquestionável na ala direita do trio defensivo dos leões.
Na Costa do Marfim, Diomande foi titular nos dois primeiros jogos da fase de grupos - 77 minutos no jogo contra a Guiné-Bissau (2-0) e 90 minutos no jogo contra a Nigéria (0-1). A partir daí, o central foi relegado para a bancada em três jogos: a derrota por 4-0 contra a Guiné Equatorial, a vitória por 1-1 (5-4 após penalidades) contra o Senegal nos oitavos de final, e a vitória por 2-1 contra o Mali nos quartos de final. O atleta do Sporting foi, ainda, suplente não utilizado em dois jogos: a vitória por 1-0 contra o Congo nas meias-finais e a vitória por 2-1 contra a Nigéria na final.
Contas feitas, Diomande não joga há quase um mês, desde 18 de janeiro, e regressa a Alvalade com muito pouco ritmo competitivo, o que exigirá um trabalho específico para que o número 26 dos leões possa voltar a ser uma opção inicial.
Futebolista do emblema verde e branco conquistou terceiro título ao serviço do Clube de Alvalade e não esqueceu atual técnico do Man United
|
O Sporting sagrou-se bicampeão e Eduardo Quaresma conquistou o terceiro título com a camisola do Sporting. Após o encontro, o defesa reagiu à conquista do 25.º título de campeão nacional e ainda mandou uma boca a Ruben Amorim, técnico que abandonou os leões rumo ao Manchester United.
"Gostava que estivesse aqui mas agora temos outro... Abraço"
"Amorim? Não se esqueça da mensagem que lhe deixei, gostava que estivesse aqui mas agora temos outro... Abraço", disse o internacional sub-21 português, que fez um balanço à temporada que os verdes e brancos atravessaram com muitos altos e baixos.
"Foi um campeonato muito duro e muito longo, muitas coisas aconteceram e acho que foi o melhor que ganhei no Sporting. Ninguém se vai esquecer do golo ao Gil Vicente, eu também não e há muita gente a dizer que é capaz de ser o melhor da Liga", apontou o jogador.
"Agora vamos beber até ficarmos a cair de bêbados e se calhar só na quarta-feira é que estamos recuperados"
Eduardo Quaresma antevê que a equipa só estar apta... na quarta-feira: "Estamos muito felizes e acho que vai ser muito importante, os Sportinguistas têm de cumprir as regras, isso é o importante. Agora vamos beber até ficarmos a cair de bêbados e se calhar só na quarta-feira é que estamos recuperados. Significa um crescimento brutal nas nossas estruturas, lutamos por todos os títulos e acho que é importante este crescimento".
Sobre o crescimento do Clube nos últimos anos: "Significa um crescimento brutal na nossa estrutura, naquilo que a direção faz. Lutamos por todos os títulos e é muito importante este crescimento. Agora é continuar a ganhar títulos", concluiu o futebolista de 23 anos.
Leões sagraram-se bicampeões nacionais, após derrotarem turma vimaranense por 2-0, com golos marcados por Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres
|
O Sporting é bicampeão nacional. Os emblema verde e branco recebeu e venceu, neste sábado, dia 17 de maio, a equipa do Vitória de Guimarães por 2-0 na 34.ª jornada e derradeiro jogo da Liga Portugal 2024/2025, erguendo o 25.º título do seu palmarés.
O Clube de Alvalade foi controlando o jogo desde o início, como seria de esperar e como tinha de ser, e aos nove minutos Gonçalo Inácio deixou o primeiro aviso num cabeceamento, mas a bola saiu ao lado. A primeira meia hora de jogo esteve muito parada, com muitas perdas de bola e falhas de concentração.
Ainda assim, após a meia-hora, Viktor Gyokeres, em dois momentos, esteve perto do golo, mas primeiro viu Bruno Varela levar a melhor e depois, após erro de Villanueva, o que valeu ao guardião vitoriano foi o ângulo ser reduzido. A segunda metade começou depois como a primeira, com o Sporting a querer chegar ao golo e Pedro Gonçalves a rematar, mas o tiro de primeira foi contra Miguel Maga.
Aos 55 minutos, for fim, o golo do Sporting e a primeira explosão de alegria em Alvalade. Zeno Debast recebeu no corredor central e ameaçou o remate, mas decidiu entregar na esquerda para Maxi Araújo que atrasou para Pedro Gonçalves finalizar de primeira.
Aos 83 minutos, Bruno Varela nada pôde fazer perante um Viktor Gyokeres com sede de golo: excelente lance individual do avançado sueco, que passou por Mikel Villanueva, ainda fintou o guarda-redes ex Benfica e depois atirou para o fundo das redes. O apito final surgiu pouco depois com desfecho mais desejado de todos.
Veja o resumo do encontro:
Presença assídua nas convocatórias da seleção nacional mostra-se muito feliz por ter assinado contrato com o Clube de Alvalade
|
Rui Silva chegou ao Sporting no mercado de janeiro e rapidamente agarrou a titularidade. O internacional português mostrou-se muito feliz pela conquista do 25.º título de campeão nacional da história dos leões, garantindo que assinar com o Clube de Alvalade foi a decisão acertada.
“Foi um passo muito importante para mim e para a minha carreira. Estou muito feliz pela forma como me receberam, pelo carinho dos adeptos. A forma como me têm tratado... É uma sensação indescritível", começou por dizer o ‘camisola 24’ do plantel orientado por Rui Borges.
”Ambicionava muito conquistar títulos e, quando vim para aqui, foi com esse intuito. Ser bicampeão é, sem dúvida, muito importante para entrar na história do clube. Há 72 anos que não atingíamos esta marca e vamos ficar na história para sempre. Estou muito feliz por estar aqui", assegurou o guardião português.
Este é o primeiro campeonato da carreira de Rui Silva e o guardião não esconde a emoção: “Sem dúvida, é um grande orgulho para mim ser campeão nacional porque era um grande objetivo na minha carreira. Estou muito feliz e agora quero desfrutar ao máximo destes adeptos e dos meus companheiros porque merecemos muito, depois do trabalho e sacrifício ao longo da temporada".
O Sporting termina a edição 2024/25 da Liga Portugal Betclic no primeiro lugar, com 82 pontos acumulados, fruto de 25 vitórias, sete empates e duas derrotas. O Benfica é vice, com 80. Já o Porto fecha o pódio, com 71 pontos somados, seguido do Braga (66).