
Futebol
Viktor Gyokeres respira de alívio! Corrida pela Bota de Ouro ao rubro e avançado do Sporting está...
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu, no passado domingo, o Gil Vicente, por 2-1, no Estádio de Alvalade. O jogo, que contou para a 32ª jornada da Liga Portugal Betclic, ficou marcado por uma gestão de Rui Borges, que teve de pensar em várias frentes simultaneamente durante o embate contra os gilistas.
Começar por dizer que Morten Hjulmand começou o jogo no banco. O médio defensivo, capitão verde e branco, estava a um amarelo de ser suspenso para a partida seguinte, e Rui Borges não quis correr qualquer risco, deixando o importante jogador no banco de suplentes no início do encontro.
Com o Sporting a perder, foi preciso arriscar, e o treinador leonino colocou o dinamarquês em campo. A gestão não acabou aí: Morten Hjulmand parecia, claramente, empenhado em garantir que o árbitro não tinha hipótese de lhe mostrar qualquer cartão, evitando faltas ao máximo e comunicando sempre com o juiz da partida.
A aposta foi ganha: os leões deram a volta com Hjulmand em campo, mas nem por isso a proteção parou com o apito final. Logo depois do fim do jogo, o capitão leonino recolheu imediatamente à cabina, de modo a não poder fazer parte de qualquer confusão, ou algo do género, que pudesse justificar um cartão amarelo por parte de Tiago Martins. O dinamarquês vai poder alinhar na luz, onde deverá regressar à titularidade.
Quem também foi protegido foi Matheus Reis. O lateral e central brasileiro estava em situação semelhante à de Morten Hjulmand, e só foi lançado por Rui Borges muito perto do final do encontro, já depois do Sporting ter conseguido a reviravolta.
Confira a reação de Morten Hjulmand:
Antigo membro do Conselho Leonino manifestou-se nas redes sociais, após vitória sofrida dos leões (3-1), em Alvalade, frente aos minhotos
|
César Peixoto manifestou a Bruno Lage o desejo de vê-lo “campeão” após a derrota do Gil Vicente com o Benfica (3-0), em Barcelos. No jogo frente ao Sporting, o treinador foi recebido com muitas vaias em Alvalade. No final da partida, Hélder Amaral, antigo membro do Conselho Leonino, gozou com os jogadores gilistas.
"Os jogadores do Gil, muito zangados, por voltarem para Barcelos de MALA VAZIA", escreveu na rede social 'X' (antigo Twitter). Nos últimos minutos do encontro existiram momentos tensos entre Viktor Gyokeres e vários jogadores adversários, que pretendiam provocar o goleador sueco para que este fosse expulso e não jogasse frente ao Benfica.
Foi Zé Carlos quem provocou a revolta nas bancadas, quando no período de compensação da etapa final da partida deu um empurrão ao camisola 9 dos leões, deixando-o no chão e perante os protestos imediatos de Conrad Harder, que foi defender o colega de equipa.
Após o apito final, houve, inclusive, a preocupação dos responsáveis dos leões em tirar o goleador das zonas de maior aglomeração, tendo em conta uma possível admoestação - por exemplo, um vermelho - que o tirasse do dérbi do próximo dia 10, no Estádio da Luz.
O avançado sueco ficou em branco no jogo contra o Gil Vicente. No entanto, nem tudo foram más notícias para o jogador em termos individuais. sto porque os rivais de Viktor Gyokeres... também ficaram em branco. Mohamed Salah, Robert Lewandowski e Harry Kane não marcaram esta jornada. Sendo assim, o jogador vê tudo permanecer na mesma em relação à corrida pela Bota de Ouro. O sueco segue na frente, com 57 pontos, contra os 56 de Salah (Saiba mais AQUI).
Veja a publicação de Hélder Amaral:
Comentadora da CNN Portugal abordou último encontro dos leões frente ao Gil Vicente (2-1) e deixou duras críticas a peça chave do Clube de Alvalade
|
Sofia Oliveira deixou duras críticas a Rui Borges, após o último encontro dos leões frente ao Gil Vicente (2-1) no passado domingo, dia 4 de maio. A comentadora da CNN Portugal chamou "parolo" e "animal de taberna" ao treinador do emblema verde e branco.
"Foi parolo, sinceramente"
"Foi parolo, sinceramente. Aliás, não estava à espera de que uma vitória aos 90+3 minutos, em casa, frente a uma equipa que tem 5 milhões de orçamento para o futebol profissional contra um orçamento de quase 30 do Sporting fizesse despertar o animal de taberna de Rui Borges", referiu.
As palavras de Sofia Oliveira surgiram depois de Rui Borges ter mandado uma boca a César Peixoto, técnico dos minhotos, referindo, na conferência de imprensa, que se a turma gilista tivesse "esta atitude competitiva noutros jogos, teria mais pontos" na Liga Portugal Betclic.
De resto, esta já não é a primeira vez que a comentadora lança duras críticas a Rui Borges. Recentemente, Sofia Oliveira referiu não entender o porquê de Manuel Mendonça ainda não ter somado minuto na equipa A dos leões (Recorde AQUI), além de ter referido que o atual timoneiro dos leões era um "flop".
Neste momento, o Sporting está na primeira posição da Liga Portugal Betclic com 78 pontos, os mesmos do Benfica. Já o Porto está no terceiro posto com 65 pontos somados. O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. no Estádio da Luz.
Antigo treinador das camadas jovens do emblema verde e branco antevê futuro muito promissor ao pupilo de Rui Borges em Alvalade
|
Eduardo Quaresma foi o herói do Sporting na partida frente ao Gil Vicente ao ter apontado o golo da vitória dos leões aos 90+3 minutos (2-1). Pedro Coelho, técnico que orientou o jogador nas camadas jovens do Clube de Alvalade, tece-lhe rasgados elogios e refere que o central tem condições para ficar na história do emblema leonino.
"Ele sempre foi fisicamente muito forte, quer nos duelos quer na marcação, e tecnicamente também, para a posição que ocupa. Além disso, era um central diferente, que saía a jogar, conduzia a bola e não receava enfrentar os adversários. Era muito completo a nível tático, conhecia bem o jogo para a idade que tinha", começou por dizer o ex treinador da equipa B dos leões ao jornal Record.
"Faltava-lhe consistência, sobretudo em termos mentais"
Pedro Coelho fala nos pontos fracos que o jogador apresentava na Academia: "Faltava-lhe consistência, sobretudo em termos mentais. Quando digo consistência, refiro-me à competitividade que é necessária todos os dias para atingir o alto rendimento. Esse foi o principal desafio na passagem dele para o futebol profissional", explicou.
O técnico de 36 anos, atualmente sem clube, lembra declarações de Ruben Amorim que abordava o aspeto psicológico do atleta: "Tanto que ele foi submetido a vários empréstimos, que nem sempre correram bem. Até que, por decisão do Ruben, regressou ao Sporting e acabou por confirmar as expetativas que todos nós, da estrutura de formação, tínhamos relativamente a ele", prosseguiu.
"Pode vir a ser uma referência do Sporting"
O ex-leão não descarta a hipótese de Eduardo Quaresma se tornar um ícone em Alvalade: "É jogador do Sporting, atualmente é titular, já está no topo, manter-se aqui é o grande desafio dele. Tem condições para fazer uma carreira longa no Sporting. Pode vir a ser uma referência do Sporting e será... seguramente. Tem muitos anos de anos de Sporting e muitos mais pela frente, mais de 150 jogos como profissional, a grande maioria pelo Clube, pode tornar-se uma referência no futuro", concluiu.