
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Juventude Leonina expressou, este domingo, dia 10 de dezembro, o desagrado para com as arbitragens nos jogos dos leões esta temporada. O comunicado foi feito horas após a derrota (3-2) em casa do Vitória de Guimarães. A claque verde e branca 'atira-se' indiretamente a Pedro Proença e fala em "falta de respeito da Liga"
"Desde o início do campeonato que temos assistido nos jogos do Sporting, e nos jogos dos rivais, a uma dualidade de critérios que tem sido uma autêntica aberração", pode ler-se numa nota oficial publicada nas redes sociais.
"Desde o número de faltas feitas com os correspondentes cartões dados, desde lances com cores de cartões que deveriam ser outros, desde os penáltis que não existiram, desde campos claramente inclinados nos jogos entre rivais. Este fim-de-semana ficou mais uma vez claro ao que viemos... Basta!", escrevem.
"Já chega de falta de verdade desportiva, já chega de prejudicarem muito mais o Sporting Clube de Portugal que os outros, já chega da tremenda falta de respeito da Liga que, veja-se, este ano até um comunicado num alegado jogo em que o Sporting é beneficiado, lançou para a praça pública e até hoje, com todas as vergonhas que temos assistido mais nada disse!", conclui-se no comunicado.
No final da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Porto alcançou o Sporting no topo da classificação, ambos com 31 pontos, mas os leões contam com a vantagem de um tento na diferença de golos. O Benfica ocupa o terceiro posto com 30.
Confira:
Futebolista muito importante no sucesso recente dos verdes e brancos não esconde amor ao Clube de Alvalade, mas admite preocupação
|
Geny Catamo quer ficar no Sporting "a vida toda". O ala-direito dos leões não escondeu o grande amor que sente pelo Clube de Alvalade e abordou ainda o facto de o Amora ser detentor de 75% dos seus direitos económicos, algo que a SAD verde e branca já está a tentar resolver.
"Por um lado, preocupa-me, mas também não me posso distrair do foco que tenho na minha vida profissional e pessoal, deixo para os meus representantes e para o Sporting a resolução dessa situação", disse, ao jornal O Jogo, sobre o facto de os leões terem apenas 25% do seu passe.
Questionado sobre o que espera para o futuro, Geny foi direto: "Por mim, ficava (a vida toda)". "Criei uma paixão inexplicável (pelo Club). Lembro-me bem do primeiro jogo para o qual fui convocado da Liga dos Campeões, perdemos por 5-1 com o Ajax, mas, naquela noite, percebi que, ainda que tivéssemos perdido por muitos, os adeptos estiveram lá e puxaram por nós. Durante a semana, foi a mesma coisa, e, no jogo seguinte, não mudou nada, e ganhámos por muitos", atirou.
Talismã do Sporting em jogos contra o Benfica, o 'camisola 21' admitiu que, na rua, os adeptos encarnados "não são muito amigáveis [risos]". "É engraçado. Por vezes, saio e ouço umas bocas" revelou o moçambicano, garantindo que "não se torna uma questão desconfortável". "Sou um bocadinho brincalhão e acho isso engraçado. Vou continuar a defender o Sporting até à morte porque esse é o meu lema".
Apesar de ter marcado três golos importantíssimos ao eterno rival, Geny Catamo admitiu: "Não desvalorizo os golos que marco noutros jogos. Todos os jogos são importantes, mas, quando se trata de um dérbi, o nível aumenta substancialmente. É evidente que esses golos sabem de forma diferente. Durante a semana só se fala nesses jogos. Não são apenas os golos, a semana toda é diferente. És obrigado a estar mais concentrado. Trata-se de jogos muito intensos e inspiração tem de estar presente. E quando a inspiração esta la, sinto-me imparável, não apenas eu, mas toda a equipa. Ninguém consegue ganhar-nos", terminou.
Jogador dos verdes e brancos colocou hipótese em cima da mesa e admitiu ser bastante feliz em Alvalade, depois de uma época histórica
|
O Barcelona terá tentado a contratação de Maxi Araújo, antes de o Sporting negociar com o Toluca. No entanto, o uruguaio garante que o interesse culé existiu, mas os seus agentes não terão transmitido essa hipótese, bem como a de reforçar Benfica ou Porto, rivais dos leões.
"Bem, a mim diretamente, da parte do meu agente, nunca foi falado. Não sei se era verdade ou não, mas na verdade tinha decidido pelo Sporting quando me comunicaram do interesse. E só queria vir aqui. E hoje estou muito feliz", disse, sobre os rivais, em entrevista ao jornal A Bola, garantindo.
"Falou-se muito do Barcelona, mas os meus agentes nunca disseram nada"
Sobre o interesse do Barcelona, Maxi revelou: "sim, falou-se muito mas nunca me disseram nada. Tenho uma grande relação com eles e falamos muito do que está na mesa, o real". No entanto, o 'camisola 20' explica que a situação foi diferente quando se mudou para Alvalade - onde está muito feliz.
"Quando me falaram do Sporting foi mais ou menos o que me aconteceu com o Toluca. Quando me falaram do Toluca, eu não queria mais ouvir outras ofertas, porque sabia que era o lugar onde seria feliz. E aconteceu o mesmo com o Sporting", garantiu o jovem.
"Sporting foi amor à primeira vista"
Maxi admitiu ainda que o Clube de Alvalade foi "amor à primeira vista" e que terá sido a sua melhor decisão: "Foi sempre algo com que sonhei, jogar aqui na Europa, e é como digo, quando me comunicaram do interesse do Sporting, era o único Clube que queria, deixei isso nas mãos de Deus e ele quis que viesse aqui para ser feliz. E sou muito feliz", terminou.
Jogador referenciado pelos leões está habituado a fazer todo o corredor destro, numa equipa cuja linha defensiva é composta por três centrais
|
O Sporting tentou reforçar a ala-direita no mercado de verão, mas sem sucesso. Os leões acabaram por continuar com Iván Fresneda, Geny Catamo e Geovany Quenda para a posição, sendo que, numa defesa a quatro, Eduardo Quaresma também foi utilizado. Anan Khelaili está na mira de Bernardo Palmeiro e Flávio Costa e pode rumar a Alvalade no verão.
O israelita de 20 anos destacou-se ao serviço do Union St-Gilloise, despertando atenção dos responsáveis do Sporting. Extremo-direito de raiz, o jovem fez praticamente toda a temporada como ala-direito numa linha defensiva composta por três centrais.
Apesar de Rui Borges procurar implementar as suas ideias de jogo, que não passam por manter o 3-4-3 deixado por Ruben Amorim, o treinador leonino poderá usar o sistema a espaços, abrindo espaço para Anan Khelaili brilhar. No entanto, o jogador também está habituado a atuar na frente, como fez em algumas ocasiões na temporada passada, ao serviço do Maccabi Haifa.
O Sporting procura fechar Khelaili em simultâneo com Franjo Ivanovic, possível substituto de Viktor Gyokeres. Segundo informações recentes, a SAD verde e branca oferece valores entre os 20 e os 22 milhões de euros, para tentar fechar a dupla do St-Gilloise.
Esta temporada, com a camisola do Union St-Gilloise, Anan Khelaili - avaliado em 5 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por quatro ocasiões, ao longo de 46 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.145 minutos, sendo o quinto jogador com mais partidas na equipa.