Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tito Arantes Fontes chama "cancro" a adeptos do Sporting: "Voltaram a atacar"

Antigo presidente do Grupo Stromp condenou comportamento de parte da massa associativa do Clube de Alvalade, na mais recente edição do Jornal dos leões

Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, aponta dedo a adeptos leoninos que estarão, segundo o próprio, a "prejudicar o Clube"
Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, aponta dedo a adeptos leoninos que estarão, segundo o próprio, a "prejudicar o Clube"

  |

Icon Comentário0

O Sporting empatou 1-1 diante do Braga, na última jornada do campeonato. No decorrer do encontro, foram utilizados vários engenhos pirotécnicos na Curva Sul, para celebrar os 49 anos da Juve Leo. A partida esteve parada durante alguns minutos e Tito Arantes Fontes condenou o comportamento dos adeptos envolvidos.


"Este verdadeiro cancro do futebol nacional voltou a atacar! Com efeito, quase aos 80 minutos de jogo, de modo completamente estúpido e inapropriado, numa fase em que o clube pressionava e encostava o Braga à sua baliza, com o propósito de tentar alcançar o seu segundo golo (o da tranquilidade!), esta manifestação pestilenta resolveu – pela mão de uns quantos – atuar e dar um triste sinal de vida, prejudicando de modo manifesto o nosso Clube!", escreveu, na edição mais recente do Jornal Sporting.


"Teremos prejuízo pela multa e pelo resultado do jogo"


O antigo presidente do Grupo Stromp relembra que os leões terão "um prejuízo pecuniário pela multa que será aplicada", visto que "o jogo teve de ser interrompido por evidente falta de visibilidade e condições para a prática de qualquer desporto" e "além disso um prejuízo também desportivo pois que a fase de empolgamento atacante em que nos encontrávamos foi abruptamente cortada pela inenarrável atuação dessa gente, que – assim e objetivamente – foi em socorro do Braga, permitindo que o mesmo respirasse, tranquilizasse e recuperasse nos minutos de interrupção de jogo que o árbitro teve de conceder".

"Gente desta é mesmo gente da qual o Sporting não precisa! É gente que prejudica em vez de apoiar o Clube! Fica, assim, a pergunta… até quando teremos de suportar estes comportamentos manifestamente atentatórios dos verdadeiros interesses do Sporting?", questionou.


"Aurélio Pereira foi mesmo um Senhor"

A terminar, Tito Arantes Fontes deixou uma nota de pesar pelo falecimento do Senhor Formação: "Morreu o nosso Aurélio! Chega-me a triste notícia já depois de escrita esta coluna…, mas ainda a tempo de aqui lhe prestar a minha homenagem! Tive a sorte de o conhecer, de o cumprimentar, de beneficiar da sua gentileza e educação. Do seu fino trato. Um Senhor! E sim, Aurélio Pereira foi mesmo um Senhor! E não, não digo isso por dizer, como mera palavra, digo porque é mesmo conteúdo, do verdadeiro, do que faz sentido, do que tem substância! Curvo-me, pois, perante a sua figura nestes momentos tristes, em recolhido sentir, com a memória na sua obra e no seu legado. Paz à sua alma! Obrigado, Aurélio!".


Futebol

Irmão de Aurélio Pereira recorda propostas para deixar Sporting: "Eram bem mais vantajosas"

Carlos Pereira não esquece momentos únicos e garante que o lendário olheiro dos leões morreu feliz a fazer aquilo que mais gostava

Irmão de Aurélio Pereira relembra momentos únicos com o Senhor Formação e recorda ofertas para sair do Sporting
Irmão de Aurélio Pereira relembra momentos únicos com o Senhor Formação e recorda ofertas para sair do Sporting

  |

Icon Comentário0

A memória de Aurélio Pereira continuará viva na formação do Sporting. Durante o velório realizado no Lumiar, Carlos Pereira, irmão do eterno 'Senhor Formação', partilhou histórias marcantes que revelam o lado mais apaixonado e humano daquele que descobriu talentos como Cristiano Ronaldo, Luís Figo e Paulo Futre, recordando as propostas de Benfica e Porto, que acabaram recusadas.


"Nunca foi público mas teve alguns convites dos mais diretos rivais. Ele nunca quis aceitar mesmo com condições financeiras mais vantajosas. Foi um amor eterno ao Sporting, onde entrou com 14 anos e eu com 13", recordou, contando que Aurélio chegou a inscrever três jovens para um dérbi contra o Benfica e os vedes e brancos foram ganhar à Luz por 3-0.


O que mais se destaca, porém, é a postura íntegra de Aurélio. "É muito reconhecido a nível nacional , nunca teve quezílias com os dois rivais. Foi um senhor com uma postura que não é muito comum". Mais do que títulos, o verdadeiro legado foi humano. Carlos sublinhou que o irmão orientou muitos jovens que estavam perto de se perder e ajudou-os a seguir o caminho certo, com educação, exigência e coração.


Era treinador, educador, conselheiro, amigo e muitos jogadores olhavam para Aurélio como uma figura paterna, "Eu acho que deixou um legado fantástico pois sempre foi uma pessoa com valores. Os pais estavam à vontade pois sabiam que tinham um educador com os seus filhos", assegurou.

A homenagem torna-se ainda mais simbólica agora que o Sporting promete continuar a missão do Senhor Formação: formar homens antes de formar craques. E nisso, Aurélio Pereira foi, é e será sempre um exemplo. É de recordar a homenagem que o universo sportinguista está a preparar para uma das maiores referências de futebol nacional. 



Futebol

Geovany Quenda, craque do Sporting, regressa às origens: "É sempre bom..."

Jovem ala do Clube de Alvalade fez uma visita especial e deixou uma mensagem carinhosa mas importante para o futuro de vários atletas

Geovany Quenda, internacional sub-21 português, é um dos jogadores mais utilizados por Rui Borges na equipa do Sporting
Geovany Quenda, internacional sub-21 português, é um dos jogadores mais utilizados por Rui Borges na equipa do Sporting

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda viveu um dia especial na passada quarta-feira. O jogador do Sporting voltou às origens e esteve presente no lançamento do torneio de Páscoa promovido pelo Damaiense – clube onde iniciou a sua formação como futebolista. Na ocasião, aproveitou para deixar uma mensagem aos mais novos.


Em declarações aos meios oficiais do clube da Damaia, Quenda começou por manifestar a sua alegria por este 'regresso a casa': “É sempre bom para mim, para os que sempre me acompanharam e para a minha família. É sempre um orgulho estar aqui a representar o Damaiense, que foi um clube que me recebeu bem desde o primeiro dia”.


O ala de 17 anos - que vai representar o Chelsea a partir da época 2026/27 - é o patrono oficial da 10.ª edição do Páscoa Cup, torneio de futebol jovem organizado pelo Damaiense. Sobre a importância destas competições para os atletas mais novos, Quenda afirmou: “É bom para eles [jovens] evoluírem e conectarem-se como equipa”. Por isso, o jogador do Sporting apelou à participação dos jovens no torneio que se realiza entre os dias 14 e 19 de abril, nas instalações do Damaiense.


O internacional sub-21 português é um ídolo para muitos jovens jogadores do clube da Damaia, que sonham seguir-lhe as pisadas e alcançar patamares elevados no futebol. Para eles, Quenda deixa uma mensagem de esperança: “Continuem a trabalhar, que um dia possam ser eles a brilhar no futebol português e futebol mundial”.

Na presente temporada, Geovany Quenda soma 47 jogos pela equipa do Sporting, nos quais marcou 3 golos e fez seis assistências. Titular no recente empate caseiro diante do Braga (1-1), o jovem ala continua integrado na preparação da formação orientada por Rui Borges para a deslocação ao terreno do Santa Clara. O jogo nos Açores, a contar para a 29ª jornada do campeonato, tem início marcado para as 18h00 do próximo sábado.



Futebol

Homenagem a Aurélio Pereira? Frederico Varandas explica papel do Sporting

Presidente dos leões esteve presente no velório do Senhor Formação, com o funeral a estar marcado para esta quinta-feira, pelas 15h00, no Cemitério dos Olivais

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, fez uma bonita e emotiva homenagem a Aurélio Pereira, uma das maiores entidades do futebol nacional
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, fez uma bonita e emotiva homenagem a Aurélio Pereira, uma das maiores entidades do futebol nacional

  |

Icon Comentário0

O Sporting despediu-se de um dos maiores nomes da sua história, mas o legado de Aurélio Pereira não termina aqui. Frederico Varandas, Presidente do Clube, marcou presença no velório e deixou uma mensagem carregada de simbolismo: “Honrá-lo é continuar a formar jogadores para a equipa principal e para as seleções nacionais”. Na Igreja de São João Baptista, no Lumiar, viveu-se uma cerimónia comovente, onde emoção e gratidão marcaram presença.


Frederico Varandas: "Aurélio Pereira construiu um projeto pioneiro"


Frederico Varandas chegou por volta das 17h30 e, depois de confortar a família de Aurélio Pereira, não poupou elogios ao trabalho que transformou os verdes e brancos. “O Sporting há mais de 40 anos foi o Clube pioneiro a desenvolver o jovem jogador na formação. A partir daí, todo o futebol português se desenvolveu doutra maneira, partindo de um projeto que resultou em dois Bolas de Ouro (Cristiano Ronaldo e Luís Figo) - um deles o melhor da história -,e um Bola de Prata (Paulo Futre)".


Carlos Pereira: "Teve propostas de Benfica e Porto e nunca quis aceitar"

O irmão de Aurélio, Carlos Pereira, partilhou um dos momentos mais tocantes da cerimónia. “Nunca foi público mas teve convites dos mais diretos rivais e nunca quis aceitar mesmo condições financeiras mais vantajosas”, admitiu, recordando episódios vividos entre os dois: "Onde houvesse um terreno baldio com miúdos a jogar ele tinha de parar. Depois, com a sua perspicácia e olho clínico, encontrava jovens que podiam tornar-se jogadores e muitos foram encontrados assim. Temos o exemplo do Dani", declarou. 


A cerimónia fúnebre está marcada para esta quinta-feira, às 15h00, no Cemitério dos Olivais, com missa no Lumiar e uma homenagem em Alvalade, onde todo o plantel principal estará presente para dar o último adeus. Um gesto que simboliza a gratidão eterna do clube a quem dedicou uma vida à formação.

Marcelo Rebelo de Sousa: "Olheiros há muitos. Ele era um formador"

Também Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de prestar homenagem. O Presidente da República destacou a diferença entre olheiro e formador: “Olheiros há muitos. Ele era um formador.”. E terminou com uma frase que emocionou os presentes: “Tinha uma capacidade de intuição e entendimento completamente diferente e, ainda assim, era humilde.” Palavras que ficam para a história, tal como o nome de Aurélio Pereira no coração do Sporting. Aurélio Pereira faleceu esta terça-feira, 8 de abril, aos 77 anos. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Futebol na TV (10 de abril): Ruben Amorim em ação na Liga Europa é prato forte do dia
Futebol

Futebol na TV (10 de abril): Ruben Amorim em ação na Liga Europa é prato forte do dia

 

Icon Comentário0
Problemas para Rui Borges: dupla do Sporting não se entendeu contra o Braga
Futebol

Problemas para Rui Borges: dupla do Sporting não se entendeu contra o Braga

 

Icon Comentário0
Relógio não perdoa Rui Borges: Sporting em apuros e sem respostas
Futebol

Relógio não perdoa Rui Borges: Sporting em apuros e sem respostas

 

Icon Comentário0