Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting venceu o Boavista, por 3-2. No final do encontro, João Pereira foi questionado sobre as ausências e, apesar de admitir que não costuma abordar os atletas que não vão a jogo, explicou que o plantel tem vários indisponíveis, o que atrasa a adaptação a novas ideias.
"Eu quando perdia não gostava de falar dos jogadores que estão de fora. Soa sempre a desculpa. Hoje estou mais contente, os jogadores também, os adeptos inclusive. Mas a verdade é que temos muitos lesionados, temos de gerir muitos deles, e muitos que continuam a fazer muitos minutos", começou por dizer.
"Tenho de lhes tirar o chapéu. As pessoas esquecem-se de algumas coisas importantes. Podemos dizer que hoje tivemos novamente dois miúdos de 17 anos a jogar, o Morten, o Viktor, que jogaram nas seleções. Continuam a fazer tudo para dar a volta ao ciclo em que nos encontrávamos. Tirar-lhes o chapéu por todo o sacrifício". admitiu João Pereira.
Com a vitória – a 18.ª em 24 encontros na presente temporada –, os comandados de João Pereira seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 36 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 31 pontos, mas menos dois jogos. No terceiro posto, está o Porto com 31 (menos um jogo).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Jogador dos verdes e brancos tem sido destaque esta temporada, mas ligação com a baliza adversária foi visada por pilar dos leões
|
0qO Sporting venceu o Boavista, por 3-2, na 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Geovany Quenda voltou a ser titular no lado esquerdo do ataque, à semelhança do que tinha acontecido diante do Club Brugge. No final do encontro, João Pereira explicou a opção.
"Conheço bem o Quenda, esteve muito tempo comigo nos sub-23 e a posição dele era a do Trincão. Foi utilizado como ala, mas como recurso", começou por dizer o treinador dos verdes e brancos, questionado sobre o facto de Marcus Edwards ter perdido o lugar na frente.
"Sei que tem caraterísticas para jogar ali, do lado esquerdo experimentámos. Tem bom passe, definição, falta-lhe golo e vai ganhar isso. Está a corresponder ao que lhe foi pedido", admitiu João Pereira, garantindo que o jovem terá de melhorar a finalização.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado no Clube de Alvalade apontou 11 golos e fez sete assistências na conta pessoal.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 24 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.610 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Treinador dos verdes e brancos vê nova baixa no plantel dos leões, que tem sido atormentado por lesões nos últimos tempos
|
0Jeremiah St. Juste é baixa por tempo indeterminado. O central do Sporting vinha a ganhar ritmo na equipa, mas foi afastado da vitória diante do Boavista (3-2), devido a um síndrome gripal que o vai manter fora das escolhas de João Pereira até recuperar.
A informação foi revelada pelo Clube de Alvalade, momentos antes do início da partida. Tudo apontava para que o neerlandês voltasse ao onze inicial, após ter sido suplente utilizado frente ao Club Brugge, mas o técnico dos leões não contou com o 'camisola 3' por motivos de saúde.
O defesa junta-se assim a um lote extenso de indisponíveis para as próximas partidas: Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Hidemasa Morita e Daniel Bragança não poderão contribuir nos encontros que aí vêm, tendo todos data de previsão de regresso apenas em 2025.
Na temporada passada, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – fez 20 encontros: 11 no Campeonato Nacional, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.026 minutos que disputou, o jogador de 27 anos marcou um golo e fez uma assistência. Este ano, apenas soma 11 partidas (436 minutos).
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o defesa-central neerlandês realizou 58 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Apesar da vitória frente ao Boavista, técnico do Clube de Alvalade continua a ser muito contestado; Treinador do Palmeiras tem sido apontado aos leões
|
0Após o triunfo do Sporting sobre o Boavista, por 3-2, este sábado, dia 14 de dezembro, João Pereira fez a análise à partida na conferência de imprensa. O técnico foi questionado sobre o alegado interesse do Clube em treinadores como Abel Ferreira ou Sérgio Conceição, mas não se mostrou preocupado.
"Não, nada incomodado. É normal falarem. Quando uma equipa não ganha, principalmente uma que ganhava sempre, é normal haver contestação e crítica. Eu e os jogadores estamos focados no nosso trabalho", referiu o técnico, antes de abordar a vitória, em Alvalade.
"O importante era sair desta fase de derrotas. Voltámos a entrar bem no jogo, a fazer golo, a criar muitas oportunidades e o resultado podia estar mais avolumado para o nosso lado. Sofremos, reagimos, sofremos, voltámos a reagir. É um trabalho fantástico destes jogadores, que com muitos minutos nas pernas, cansaço, nunca desistem. Tenho de lhes tirar o chapéu".
"A vitória a mim convence-me. Pela atitude dos jogadores. Não acho que tenha sido um jogo dividido. Se formos ver as oportunidades, os golos esperados. O Boavista vai lá e faz um golo no primeiro remate. Acho que o controlo do Sporting foi absoluto, e nos últimos minutos foi o cansaço. Os jogadores querem, mas as pernas começam a pesar. Foi uma vitória importante para o nosso futuro".
"Sentimos o domínio completo e absoluto do jogo. Perder bolas faz parte do jogo, não há uma equipa que não perca a bola. Depois é ver como reagimos à perda. Alguns erros sim, mas é preciso melhorar. Ao início era porque não jogávamos bem, depois porque não criávamos oportunidades, agora é porque sofremos golos... Estou muito feliz com a evolução da equipa, estiveram ao nível dos jogadores do Sporting", concluiu.