Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JOVANE ALCANÇOU NÚMERO REDONDO

Extremo chegou ao Sporting CP em 2014, proveniente do Grémio Nhagar, de Cabo Verde

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

18 Jul 2020 | 11:18 |

Icon Comentário0

Jovane Cabral chegou aos 50 jogos com o leão rampante ao peito. Após ter cumprido 78 minutos frente ao FC Porto, o extremo alcançou a meia centena de jogos pelo Sporting CP. Na presente época, sobretudo após o regresso da Liga NOS, Jovane tem sido a principal figura do conjunto de Rúben Amorim, tendo sito eleito o melhor jogador do Campeonato Nacional no mês de junho (LER AQUI). Em sete jogos após a retoma da competição, o jovem de 22 anos marcou cinco golos, tendo feito o gosto ao pé em três partidas consecutivas, juntando-se a nomes como Acosta, Jardel, Liedson, Van Wolfswinkel, Slimani, Bas Dost ou Bruno Fernandes (LER AQUI). Ao todo, em 2019/20, Jovane já realizou 18 jogos e marcou seis golos. A estreia pela equipa principal aconteceu a 12 de outubro de 2017, numa partida referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, diante do ARC Oleiros. O extremo foi lançado por Jorge Jesus aos 79 minutos. No ano seguinte, em 2018/2019, Jovane teve a sua temporada de afirmação com o leão rampante ao peito (31 jogos e quatro golos). Recorde-se que Jovane chegou ao Clube de Alvalade em 2014, proveniente do Grémio Nhagar, de Cabo Verde, com apenas 16 anos. Desde então, tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no plantel Leonino.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

Com queixas, titular do Sporting teve atenção redobrada ao intervalo do Clássico

Jogador orientado por Rui Borges mostrou-se com limitações físicas durante grande parte do encontro frente ao Porto, mas foi aguentando

Luis Suárez acusou desgaste acumulado no Porto - Sporting e teve mesmo de ser observado no intervalo da partida
Luis Suárez acusou desgaste acumulado no Porto - Sporting e teve mesmo de ser observado no intervalo da partida

11 Fev 2026 | 09:15 |

Icon Comentário0

Luis Suárez cumpriu no Clássico frente ao Porto o 12.º jogo consecutivo como totalista, elevando para 1.140 os minutos somados nesta série. Ainda assim, o avançado do Sporting terá agora oportunidade para recuperar fisicamente, uma vez que vai cumprir um jogo de suspensão e, dessa forma, não estará disponível para Rui Borges na próxima jornada.


A ausência do internacional colombiano representa uma dor de cabeça para o técnico de 44 anos, que, além de Suárez, continua sem poder contar com Fotis Ioannidis. Perante este cenário, poderá ser necessário recorrer a soluções improvisadas na receção ao Famalicão, marcada para domingo, às 20h30, em Alvalade, referente à 22.ª jornada da Liga.


No Dragão, o camisola 97 acusou o desgaste acumulado. Ainda dentro do primeiro quarto de hora, evidenciou sinais claros de fadiga e acabou mesmo por se sentar no relvado, após apresentar queixas físicas. Foi assistido pela equipa médica, regressou ao encontro e manteve-se em campo até ao apito final.


A situação clínica mereceu atenção redobrada, tendo o jogador sido novamente observado no balneário ao intervalo, revela o jornal Record. Nessa altura, foi-lhe aplicada uma ligadura na zona do joelho e da coxa direita. Na segunda parte, Suárez atuou com uma proteção extensa na perna direita e, apesar de ter procurado evitar alguns contactos diante de uma defesa portista fisicamente imponente, acabou por ser decisivo, ao apontar o golo do empate aos 90’+10.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 35 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.769 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 26 golos e fez quatro assistências.



Futebol

Saída inevitável! Sporting já tem sucessor de Morten Hjulmand na mira

Direção do Clube de Alvalade mostra-se no terreno para encontrar um jogador à altura de ficar no lugar do internacional dinamarquês

Morten Hjulmand deverá deixar o Sporting no próximo verão e a Direção leonina já está a trabalhar para garantir o seu substituto, mas não só
Morten Hjulmand deverá deixar o Sporting no próximo verão e a Direção leonina já está a trabalhar para garantir o seu substituto, mas não só

11 Fev 2026 | 08:59 |

Icon Comentário0

Contratado no verão de 2023, Morten Hjulmand, de 26 anos, afirmou-se desde o primeiro momento como uma aposta certeira. Tornou-se peça-chave no meio-campo, exibindo qualidade e maturidade para outros patamares competitivos, o que alimentou desde cedo a convicção de que seria complicado ao Sporting mantê-lo por muito tempo. Ainda assim, os leões conseguiram segurá-lo para uma segunda época em Alvalade, embora a saída no próximo verão seja encarada como cenário inevitável.


Nesse sentido - e não por qualquer motivo relacionado com o episódio recente que o afastou do jogo com o Nacional - a estrutura verde e branca já trabalha no terreno para encontrar um sucessor para o capitão. A necessidade de reforçar o meio-campo está identificada e o planeamento para 2026/27 já contempla alterações significativas.


No mercado de inverno chegou a ser equacionada a entrada de um médio, dependente de uma eventual saída de Hidemasa Morita, que se encontra em final de contrato e estava na última janela em que poderia ainda gerar encaixe financeiro. No entanto, a decisão foi adiar o investimento para o verão, tendo em conta a situação de Hjulmand.


Assim, o setor intermédio leonino deverá sofrer mexidas profundas. Estão em perspetiva duas saídas - Morten Hjulmand e Hidemasa Morita -, o que obriga à contratação de soluções à altura e a um investimento significativo no mercado.

Quanto às restantes opções, a aposta em João Simões representa presente e futuro. O jovem algarvio, de 19 anos, é já uma das primeiras escolhas para o miolo. Daniel Bragança procura consolidar a sua posição após um longo período de inatividade devido a lesão, enquanto Giorgi Kochorashvili, contratado no último verão ao Levante, continua a tentar afirmar-se, podendo ainda ganhar espaço ou até ser cedido para rodar.


Do lote atual de cinco médios - Hjulmand, João Simões, Morita, Kochorashvili e Daniel Bragança - dois deverão sair (o dinamarquês e o japonês), dois são apostas firmes (os portugueses) e um mantém o futuro em aberto (o georgiano). Certo é que o Sporting terá de ir ao mercado para colmatar as saídas previstas.

Vale lembrar que o interesse no capitão leonino - que enfrenta uma queixa do Porto - já se arrasta desde o verão passado e motivou, nessa altura, uma conversa entre o médio e o presidente Frederico Varandas. Ficou estabelecida a continuidade até ao final da temporada 2025/26, momento a partir do qual o Sporting admite negociar. No entanto, não foi assumido qualquer compromisso de venda nem fixado um valor concreto, apenas a abertura para negociações por montantes na ordem dos 50 milhões de euros.


Futebol

Exclusivo Leonino - José Pina atira após Porto - Sporting : "Villas-Boas é igual a Pinto da Costa"

Em entrevista ao nosso Jornal, adepto do Clube de Alvalade abordou alguns temas relacionados com o clássico, que terminou empatado a uma bola

Exclusivo Leonino - José Pina falou sobre o clássico entre Porto e Sporting, arbitragem e fez comparação de Villas-Boas com Pinto da Costa
Exclusivo Leonino - José Pina falou sobre o clássico entre Porto e Sporting, arbitragem e fez comparação de Villas-Boas com Pinto da Costa

11 Fev 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

José Pina concedeu uma entrevista, em Exclusivo, ao nosso Jornal. O conhecido adepto do Sporting falou sobre o empate entre Porto e Sporting (1-1), desta segunda-feira, e teceu comentários sobre a partida em si, sobre a arbitragem e condenou as estratégias realizadas pelos dragões, liderados por André Villas-Boas.


José Pina: "Penso que o resultado é justo"


Questionado sobre a justiça do placar final, o adepto leonino não põe em causa o que foi o jogo: "Penso que o resultado é justo, traduz aquilo que se passou dentro de campo", disse, num encontro que foi empatado pelo golo de Luis Suárez aos 90+10.


Apesar do resultado ter sido justo, José Pina acredita que a equipa de Rui Borges podia ter tido uma abordagem mais ofensiva. "Esperava um Sporting mais proativo e podia ter sido mais ousado porque o Porto está em quebra", afirmou.

José Pina: "A arbitragem correu bem"


Sobre a arbitragem, o escritor de 64 anos achou que tudo correu dentro da normalidade. "A arbitragem correu bem, não houve nenhum caso", vincou. Recordar que Itturalde González, antigo árbitro espanhol, disse que concorda com a grande penalidade assinalada a favor do Sporting e equacionou que Jakub Kiwior podia ter sido expulso.

O empate mantém os leões a quatro pontos da liderança do Porto. José Pina acredita que o sonho do tricampeonato está difícil, mas que não acabou. "Tricampeonato? Está menos vivo, mas não está morto", comentou. Os leões estão no segundo lugar com 52 pontos.

José Pina: "Villas-Boas é igual a Pinto da Costa"

No final da entrevista, acerca dos casos controversos das cortinas, das colunas a emitir sons de ruídos, o comportamento dos apanha - bolas do Porto e as capas dos jornais no balneário, o antigo comentador do programa "Prolongamento" aponta o dedo a André Villas-Boas. "Pensei que o Villas-Boas fosse uma lufada de ar fresco no futebol português, fiquei desiludido. O Villas-Boas é igual ao Pinto da Costa. A história dos apanha - bolas penso que já nem há na Argentina ou no Brasil, é uma coisa do terceiro mundo", concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Em comunicado, Porto acusa Sporting de “factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração"
Futebol

Em comunicado, Porto acusa Sporting de “factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração"

10 Fev 2026 | 21:10

Icon Comentário0
Clássico ainda mexe! Sporting reage e faz queixa do Porto
Futebol

Clássico ainda mexe! Sporting reage e faz queixa do Porto

10 Fev 2026 | 19:18

Icon Comentário0
Sporting empata no último minuto, mas continua no último lugar da Liga
Futebol

Sporting empata no último minuto, mas continua no último lugar da Liga

10 Fev 2026 | 17:34

Icon Comentário0