
Futebol
Exclusivo Leonino - Treinador de futebol do Sporting pode sair em maio; Varandas pondera mudança
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Estrela da Amadora medem forças na próxima jornada do campeonato nacional. Francisco Barão crê que os leões podem passar dificuldades com Jovane Cabral - apesar de o avançado viver dias complicados -, vendido aos tricolores no mercado de verão, uma vez que o extremo irá pensar numa 'vingança', refere o técnico.
“Por ter sido dispensado, vai querer demonstrar que podia estar no Sporting. Será uma motivação extra para mostrar o seu potencial. Está numa boa fase e vai criar problemas”, disse o antigo jogador e treinador da formação verde e branca, em declarações ao jornal Record.
"Todos tinham esperança nele..."
Barão recorda Jovane nos tempos da Academia, quando o internacional caboverdiano "era um jogador que estava sempre preparado para tudo e era um um menino de bem, era espetacular, porque tinha um comportamento excelente, era muito obediente e capaz de fazer tudo", conta. "E o Jovane vivia na Academia, ao contrário de alguns que tinham os pais que os iam lá trazer e buscar. Toda a educação e tudo o que ele aprendeu até enquanto homem foi lá. Tem quase mais anos de Sporting do que com a família e de certeza que estará muito grato ao clube por tudo o que lhe deu. Foi uma grande família que ele teve naquela altura”, admitiu.
"Todos estavam bastante esperançosos com ele. Subiu à equipa principal com alguma intermitência e com empréstimos pelo meio, porque é um menino especial e que precisa de apoio. É demasiado bonzinho e no futebol se calhar devíamos ser mais sacanas...", assumiu, quanto ao falhanço do extremo no plantel principal do Sporting.
"Tem de melhorar a finalização. Faz tudo em força"
Ainda assim, Francisco Barão diz que Jovane Cabral "continua a fazer assistências e a criar desequilíbrios", algo que "não surpreende", mas o avançado "continua a ter o mesmo problema na finalização", diz o treinador, antes de terminar. "Faz quase tudo em força, com muita velocidade, e precisava de ter mais pausa no jogo".
Comportamento do jogador tem sido posto em causa, mas Clube de Alvalade não está preocupado com a situação e recebe defesa de braços abertos
|
O Sporting vai recebendo os últimos internacionais, depois do fim da pausa FIFA. A grande novidade esperada para a sessão de trabalhos desta quinta-feira, dia 27 de março, é Ousmane Diomande. Apesar de já ter estado na Academia Cristiano Ronaldo, o central não treinou.
Pela primeira vez em Alcochete desde que foram chamados às seleções vão estar Geny Catamo, Franco Israel Maxi Araújo. O guarda-redes não foi utilizado, mas os alas sim, pelo que devem assumir o mesmo papel do 'camisola 26', fazendo apenas trabalho de recuperação nesta primeira fase.
Diomande deverá ser titular, até porque Zeno Debast terá de passar para o meio-campo. No entanto, o central anda a viver algumas dificuldades, recebendo alguns cartões vermelhos e cometendo grandes penalidades nos últimos encontros. Recentemente, o pai de acolhimento do jovem justificou o assunto.
Na presente temporada, ao serviço do Sporting Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 37 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.958 minutos e marcou dois golos - seis desde que chegou a Alvalade, em 2022/23.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.
Treinador dos leões ainda poderá mudar de ideias até à hora do encontro, mas situação mais provável é que futebolista comece no onze inicial
|
O Sporting desloca-se ao terreno do Estrela da Amadora, na 27.ª jornada do campeonato nacional. Com a pausa para seleções a fazer mossa, Rui Borges vai mexer no onze inicial, devido a lesões e baixas por cartões amarelos. Eduardo Felicíssimo será titular no lado verde e branco.
Com Morten Hjulmand suspenso, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves ainda lesionados, Zeno Debast deixa o centro da defesa e junta-se ao meio-campo. No entanto, ao lado do belga a dúvida levanta-se para Rui Borges, mas o técnico já terá tomado a decisão de ser o 'camisola 73' a segurar o lugar.
A situação obriga também a mexidas na defesa, com os verdes e brancos a terem dois regressos. Jeremiah St. Juste e Eduardo Quaresma não estão lesionados e podem ser opção para o treinador dos leões, que está a a analisar os últimos detalhes para o duelo.
Em 2024/25, Eduardo Felicíssimo soma já 14 partidas pela equipa B do Sporting, com dois passes para golos. Além disso, marcou presença em seis jogos disputados pela turma de juniores (sub-19), nos quais apontou duas finalizações certeiras em seis encontros registados. Na equipa principal tem apenas quatro jogos.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - , diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.
Mudança para Alvalade deixou jogador bastante ansioso e situações pessoais sobrepuseram-se aos interesses do clube, acabando castigado
|
Alisson Santos é reforço do Sporting para 2025/26, sendo o segundo reforço para Rui Borges, depois de Geovany Quenda. O extremo já trabalha na Academia Cristiano Ronaldo, depois de ter deixado a União de Leiria devido a alguns problemas disciplinares.
Segundo o jornal A Bola, o atleta trabalhava no mesmo espaço que o plantel do emblema do Lis, mas sozinho. O jogador foi afastado por Jorge Silas, antigo treinador dos leões, depois de ter feito um 'forcing' para assinar com o Clube de Alvalade ainda no passado mercado de transferências de inverno.
A União de Leiria tinha uma opção de compra pelo atleta no valor de 750 mil euros. No entanto, o futebolista recusou assinar em definitivo pelo emblema de Lis e, desta forma, acelera a sua integração numa realidade diferente como é o Sporting, sendo que o jogador estava ansioso pela mudança.
Agora, Alisson irá ficar a treinar na Academia Cristiano Ronaldo, mas, até ao final da temporada, irá estar junto da equipa B. Em 2025/26, já ambientado ao que é o dia a dia e a exigência no Sporting, Alisson Santos mudar-se-á para a equipa principal, sob comando de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola da União de Leiria, Alisson Santos - avaliado em 250 mil euros - soma 18 encontros. No total, o brasileiro foi utilizado ao longo de 1.089 minutos, nos quais fez o gosto ao pé por seis ocasiões, não registando qualquer assistência na conta pessoal.