Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

LÁGRIMAS E MAIS LÁGRIMAS NA DESPEDIDA: SPORTING TAMBÉM JÁ TEVE O SEU PIQUÉ (COM VÍDEO)

O Leonino recorda três momentos semelhantes no Universo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Nov 2022 | 14:50 |

Icon Comentário0

Gerard Piqué realizou no último sábado, 5 de novembro, o último jogo da sua carreira futebolística. O defesa-central do Barcelona despediu-se dos relvados, na vitória dos catalães diante do Almería, por 2-0. Antes da partida, fez um discurso emocionado, recusando a ideia de despedida do clube onde fez uma belíssima carreira.


“Isto não é uma despedida, fui embora há vários anos [quando era um jovem jogador, rumou ao Manchester United] e regressei. Nasci aqui e vou morrer aqui. Viva o Barça", disse Piqué, com lágrimas nos olhos.


Este artigo pretende relembrar alguns dos momentos ‘à Piqué’ que já se deram no Sporting. De jogadores que acabaram a carreira no Clube de Alvalade, e tiveram despedidas emocionantes do mundo do futebol.


 

A triste festa de Peyroteo


A 5 de outubro de 1949, Fernando Peyroteo dizia adeus ao mundo do futebol. O maior goleador da história do Sporting, e um dos maiores de sempre, despediu-se dos relvados com apenas 31 anos.

Num jogo em que a direção do Sporting lhe prometera um encontro entre leões e o Atlético de Madrid, a verdade é que a despedida de Peyorteo foi entre Sporting e uma seleção de jogadores ultramarinos da Metrópole. Atuou uma parte pelos africanos, e outra de leão ao peito.

“Jamais poderei esquecer as lágrimas que chorei ao dar a última volta ao retângulo de jogo, acompanhado de Soeiro, Valadas, João Cruz e Vítor Guilhar, despedindo-me e agradecendo a todos, àquela massa compacta de gente que enchia por completo o velho Estádio de Alvalade”, mencionou o histórico atleta leonino.

 

O dérbi eterno em honra de Travassos

No antigo Estádio José Alvalade, foi a 7 de setembro de 1958 que se deu a despedida de Travassos dos relvados. Num escaldante dérbi, entre Sporting e Benfica, os leões acabaram por levar a melhor – venceram por 2-0, em honra de um dos maiores símbolos do Clube de Alvalade.

Entre as prendas, o antigo jogador recebeu um par de botas e até… um cão de caça.

“Constituiu um belo espectáculo a cerimónia de homenagem a José Travassos. Cinquenta e dois clubes, filiados na A. F. L. e ainda o Benfica, Torreense e C. U. F. testemunharam um apreço que ultrapassa o plano da banalidade. Por sua vez, a Federação, a Associacão e o Sporting distinguiram o atleta com três medalhas de relevantes serviços e a D. G. D. tornou publico um eloquente louvor, cujo teor deve servir de estímulo para as novas gerações como aliás, a própria carreira do homenageado.”, escrevia o Diário de Lisboa, no dia da grande festa.

 

A despedida de Mathieu

Num ambiente um pouco diferente, e para dar um exemplo mais recente, há a despedida Jérémy Mathieu. A 25 de junho de 2020, no final da primeira temporada de Rúben Amorim ao leme do Sporting, os leões publicavam, nas redes sociais, uma emocionante despedida do central francês das competições oficiais de futebol.

“É difícil sair assim. Queria jogar em casa o último jogo, mas a vida para mim continua. Foi um prazer vestir esta camisola. Foi um prazer jogar com vocês. Espero que ganhem todos os jogos até ao final da época, e que para o ano o Sporting seja campeão” – estas foram as palavras de Mathieu, após lesão grave no treino que ditou o fim da sua carreira futebolística. O seu desejo acabou por se concretizar, pois, na temporada seguinte, os leões foram mesmo campeões nacionais.

https://www.youtube.com/watch?v=XE814M-IT3c

 

Mais tarde, já quando era possível ter público nas bancadas, Mathieu teve a merecida homenagem, em pleno Estádio José Alvalade.

 

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1515773338903326727

 


Clube

Confirmado! Varandas vai ter um adversário nas eleições à Presidência do Sporting

Empresário assumiu que irá avançar, optando por adiar explicações mais detalhadas sobre os motivos que sustentam essa escolha

Bruno Sá, dono do restaurante Cantinho do Sá, vai apresentar-se como candidato à Presidência do Sporting; Varandas com concorrência
Bruno Sá, dono do restaurante Cantinho do Sá, vai apresentar-se como candidato à Presidência do Sporting; Varandas com concorrência

04 Fev 2026 | 09:25 |

Icon Comentário0

Bruno Sá, proprietário do restaurante 'Cantinho do Sá', localizado nas proximidades do Estádio José Alvalade, vai apresentar-se como candidato à presidência do Sporting. Desta forma, Frederico Varandas não será assim o único candidato ao próximo ato eleitoral.


A hipótese de existir um opositor foi agora confirmada pelo próprio ao jornal 'A Bola'. O empresário assumiu que irá avançar, optando por adiar explicações mais detalhadas sobre os motivos que sustentam essa escolha e prepara-se para reunir as assinaturas necessárias à formalização da candidatura. 


A decisão surge após vários incentivos de figuras ligadas ao Clube que não se identificam com a liderança de Frederico Varandas. Apesar de estar consciente das dificuldades do desafio, o empresário pretende usar a campanha para trazer a debate temas relevantes para muitos adeptos.


Nos próximos dias deverão ficar mais claros os apoios reunidos, estando já praticamente definidas as listas para os diferentes órgãos sociais. O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro.

Até ao momento, o único candidato oficialmente conhecido é Frederico Varandas, que se prepara para se recandidatar a um terceiro mandato. O dirigente, de 46 anos, lidera o Clube de Alvalade desde setembro de 2018, sendo o 43.º Presidente na história dos leões.



Clube

Lista de Varandas apresenta novo nome para Presidente da MAG do Sporting

Atual dirigente máximo anunciou que vai recandidatar-se nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição para os órgãos sociais

Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG do Sporting
Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG do Sporting

31 Jan 2026 | 10:17 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição da sua lista para os órgãos sociais do Clube. A maior novidade prende-se com a Mesa da Assembleia Geral.


Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG. A mudança representa uma das poucas alterações, já que a restante estrutura para o Conselho Diretivo deverá manter-se bastante semelhante à atual.


O advogado e atual 'vice' da MAG quem encabeçará a proposta a sufrágio: presente no referido órgão social desde 2018, onde tinha as funções de secretário, um dos sócios fundadores da 'ec legal' (em 2021) acumula mais de 20 anos de experiência no seu ramo.


Concentra a sua atividade em processos de contencioso civil e comercial, mas também em arbitragens. Foi consultor no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, gestor de projetos SIMPLEX na Secretaria de Estado da Justiça e consultor na Presidência do Conselho de Ministros.

O prazo para a entrega oficial das listas encerra no próximo dia 12 de fevereiro, pelo que ainda podem surgir pequenos ajustes de última hora, mas, até ao momento, esta é a alteração mais significativa conhecida na equipa de Frederico Varandas rumo ao ato eleitoral.



Clube

Parlamento aprova por unanimidade voto de pesar pela morte de figura histórica do Sporting

José Pedro Aguiar-Branco lembrou ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola de Portugal e do Clube de Alvalade

 Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede, ex atleta do Sporting
Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede, ex atleta do Sporting

30 Jan 2026 | 17:25 |

Icon Comentário0

A Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede. O mesmo apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, lembrando o ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola portuguesa e do Sporting.


“Figura incontornável do atletismo nacional, Mamede foi ídolo de gerações e símbolo de esforço, dedicação, devoção e glória. Ao serviço do seu Clube, conquistou inúmeros títulos nacionais e europeus, contribuindo decisivamente para o prestígio do desporto português. Por esta razão, foi agraciado, em 1989, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito”, lembra o parlamento.


Aguiar-Branco recordou a figura histórica dos leões como especialista em provas de fundo, pela participação em três edições dos Jogos Olímpicos, pela medalha de bronze no campeonato do mundo de corta-mato e destaca o recorde mundial de 10 mil metros conseguido em 1984 no ‘meeting’ de Estocolmo.


“Manteve esta marca durante cinco anos, tendo-se consagrado como o último fundista europeu a deter o recorde mundial desta distância”, frisa a nota, prestando “tributo ao seu excecional percurso” e endereçando condolências à família, amigos, ao Sporting e à Federação Portuguesa de Atletismo.


Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de Fernando Mamede, afirmando sentir-se um privilegiado por ter privado com uma das maiores figuras do atletismo nacional (Saiba mais AQUI).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas fala de Mamede e faz ligação curiosa com jogo do Sporting: "Coincidência? Não creio"
Clube

Varandas fala de Mamede e faz ligação curiosa com jogo do Sporting: "Coincidência? Não creio"

30 Jan 2026 | 11:38

Icon Comentário0
Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa
Clube

Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa

28 Jan 2026 | 17:52

Icon Comentário0
Presidente da República recorda Fernando Mamede: "Figura incontornável do atletismo"
Clube

Presidente da República recorda Fernando Mamede: "Figura incontornável do atletismo"

28 Jan 2026 | 12:28

Icon Comentário0