Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
07 Nov 2022 | 14:50 |
Gerard Piqué realizou no último sábado, 5 de novembro, o último jogo da sua carreira futebolística. O defesa-central do Barcelona despediu-se dos relvados, na vitória dos catalães diante do Almería, por 2-0. Antes da partida, fez um discurso emocionado, recusando a ideia de despedida do clube onde fez uma belíssima carreira.
“Isto não é uma despedida, fui embora há vários anos [quando era um jovem jogador, rumou ao Manchester United] e regressei. Nasci aqui e vou morrer aqui. Viva o Barça", disse Piqué, com lágrimas nos olhos.
Este artigo pretende relembrar alguns dos momentos ‘à Piqué’ que já se deram no Sporting. De jogadores que acabaram a carreira no Clube de Alvalade, e tiveram despedidas emocionantes do mundo do futebol.
A triste festa de Peyroteo
A 5 de outubro de 1949, Fernando Peyroteo dizia adeus ao mundo do futebol. O maior goleador da história do Sporting, e um dos maiores de sempre, despediu-se dos relvados com apenas 31 anos.
Num jogo em que a direção do Sporting lhe prometera um encontro entre leões e o Atlético de Madrid, a verdade é que a despedida de Peyorteo foi entre Sporting e uma seleção de jogadores ultramarinos da Metrópole. Atuou uma parte pelos africanos, e outra de leão ao peito.
“Jamais poderei esquecer as lágrimas que chorei ao dar a última volta ao retângulo de jogo, acompanhado de Soeiro, Valadas, João Cruz e Vítor Guilhar, despedindo-me e agradecendo a todos, àquela massa compacta de gente que enchia por completo o velho Estádio de Alvalade”, mencionou o histórico atleta leonino.
O dérbi eterno em honra de Travassos
No antigo Estádio José Alvalade, foi a 7 de setembro de 1958 que se deu a despedida de Travassos dos relvados. Num escaldante dérbi, entre Sporting e Benfica, os leões acabaram por levar a melhor – venceram por 2-0, em honra de um dos maiores símbolos do Clube de Alvalade.
Entre as prendas, o antigo jogador recebeu um par de botas e até… um cão de caça.
“Constituiu um belo espectáculo a cerimónia de homenagem a José Travassos. Cinquenta e dois clubes, filiados na A. F. L. e ainda o Benfica, Torreense e C. U. F. testemunharam um apreço que ultrapassa o plano da banalidade. Por sua vez, a Federação, a Associacão e o Sporting distinguiram o atleta com três medalhas de relevantes serviços e a D. G. D. tornou publico um eloquente louvor, cujo teor deve servir de estímulo para as novas gerações como aliás, a própria carreira do homenageado.”, escrevia o Diário de Lisboa, no dia da grande festa.
A despedida de Mathieu
Num ambiente um pouco diferente, e para dar um exemplo mais recente, há a despedida Jérémy Mathieu. A 25 de junho de 2020, no final da primeira temporada de Rúben Amorim ao leme do Sporting, os leões publicavam, nas redes sociais, uma emocionante despedida do central francês das competições oficiais de futebol.
“É difícil sair assim. Queria jogar em casa o último jogo, mas a vida para mim continua. Foi um prazer vestir esta camisola. Foi um prazer jogar com vocês. Espero que ganhem todos os jogos até ao final da época, e que para o ano o Sporting seja campeão” – estas foram as palavras de Mathieu, após lesão grave no treino que ditou o fim da sua carreira futebolística. O seu desejo acabou por se concretizar, pois, na temporada seguinte, os leões foram mesmo campeões nacionais.
https://www.youtube.com/watch?v=XE814M-IT3c
Mais tarde, já quando era possível ter público nas bancadas, Mathieu teve a merecida homenagem, em pleno Estádio José Alvalade.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1515773338903326727
Transferência de vários milhares de euros do Lokomotiv Moscovo para as contas bancárias dos encarnados estão na mira das autoridades
07 Out 2025 | 15:40 |
Rui Costa, presidente do Benfica - que levou resposta à letra de Frederico Varandas - foi constituído arguido por um negócio feito com um emblema russo. Em causa estão 70 mil euros relacionados com a venda de Germán Conti. Dinheiro veio do Lokomotiv de Moscovo, algo que as regras europeias não permitem.
Germán Conti não foi um jogador propriamente marcante no Benfica. Em 2018 saiu do Colón rumo a Lisboa, mas só ficou uma época no plantel do Benfica. Jogou 12 vezes, com duas participações na equipa B e 10 jogos pela equipa principal. Ainda marcou um golo.
No ano seguinte, 2019, começou uma série de empréstimos, até que foi vendido ao Lokomotiv Moscovo no início de 2023. E o que coloca o jogador na história, nem é essa transferência para um clube russo; é a transferência seguinte, ainda em 2023, dos russos para o Racing.
A TVI/CNN Portugal avança que 76.021 euros foram transferidos do Lokomotiv para o Benfica. Isto na altura em que já tinha começado a guerra na Ucrânia – e já tinham começado as sanções contra a Rússia. Ou seja, esse valor, vindo de Moscovo, seria uma violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia contra a Rússia.
Às suspeitas da violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e/ou pela União Europeia, o Ministério Público (MP) junta a suspeita de crime de branqueamento de capitais, embora o dinheiro em causa tenha seguido diretamente da conta do clube russo para a conta do Benfica, no BCP, sem qualquer intermediário ou dissimulação.
Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou preferências clubísticas dos cidadãos
06 Out 2025 | 17:11 |
Uma sondagem da Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou o estilo de vida e as preferências dos cidadãos de Lisboa a vários níveis, entre os quais o clubístico. O Sporting é o clube da maioria dos 'alfacinhas'
À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", 48% dos inquiridos afirmaram ser do Sporting, com apenas 30% mais perto do Benfica e 5% do Porto. Há ainda 15% que responderam que não ligam a futebol. São os homens que fazem pender mais a balança para Alvalade, visto que 58% dizem ser do Sporting e 27% do Benfica. As mulheres estão mais divididas, dado que 38% preferem os leões e 32% as águias.
Os cidadão mais novos tendem a ser mais próximos do Clube de Alvalade e os mais velhos do Benfica. O emblema encarnado apenas reúne a maioria das preferências na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Em Lisboa, o Porto reúne mais adeptos entre os 45 e os 54 anos, ainda que só alcance aqui os 8% e continue longe dos rivais da capital.
Ainda no estilo de vida e preferências dos cidadãos, a sondagem da Pitagórica concluiu que 55% pratica desporto com regularidade e 45% admite não o fazer. Os homens e os mais novos são os que praticam mais, sendo que os lisboetas com maiores rendimentos também são os que têm melhores índices de prática desportiva.
Neste momento, após o empate com o Braga, os comandados de Rui Borges têm agora 19 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro classificado com 22. Por outro lado, o Benfica está no terceiro posto com 17 pontos conquistados.
João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Clube de Alvalade, congratulou-se pelos números apresentados
05 Out 2025 | 21:44 |
João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, anunciou, aos microfones do canal oficial do Clube, no intervalo da partida entre os leões e o Braga (1-1), que foi aprovado, com uma percentagem de 93,5%, o Relatório e Contas 2024/25 apresentado pela Direção, liderada por Frederico Varandas.
O presidente da MAG congratulou-se pelos resultados apresentados, salientando o bom momento que o clube vive em termos desportivos e financeiros, anunciando que marcaram presença na AG 1.670 sócios votantes, que corresponderam a 9.871 votos. Palma referiu ainda o momento de paz e união se vive no Sporting, recordando a pequena percentagem de votos contra, brancos e nulos.
J. Palma: "A percentagem a favor foi de 93,5%"
"A Assembleia Geral apurou 1.670 sócios votantes, a que corresponderam 9.871 votos. Quer em termos de sócios, quer em termos de votos, a percentagem a favor foi de 93,5%. Portanto, a proposta do Conselho Diretivo do Relatório e Contas do ano de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025 foi aprovada por esta larga maioria de Associados", começou por anunciar o dirigente, felicitando de seguida o Conselho Diretivo pelo "excelente resultado".
"Queria sublinhar o momento de união que o Sporting Clube de Portugal vive. Foi, ainda, um número significativo de votantes, tendo em conta o histórico de pessoas que por norma participam nas Assembleias Gerais. Nesse sentido, foi uma boa votação, com números expressivos. Tirando os votos nulos e os brancos, que também houve alguns, houve de facto muito poucos votantes contra", sublinhou ainda, fazendo depois uma leitura destes resultados.
J. Palma: "O Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos"
"Significa que o Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos. Quer no futebol masculino sénior, porque ganhámos, fomos bicampeões Nacionais e estamos a bater-nos pelo tricampeonato, como o Presidente Frederico Varandas sublinhou há dias, mas também nas modalidades, onde temos obtido grandes resultados. Portanto, a Mesa da Assembleia Geral queria sublinhar o grande momento que o Clube vive, sobretudo com as perspectivas de afirmação do Sporting como a maior potência nacional", concluiu.