
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Gerard Piqué realizou no último sábado, 5 de novembro, o último jogo da sua carreira futebolística. O defesa-central do Barcelona despediu-se dos relvados, na vitória dos catalães diante do Almería, por 2-0. Antes da partida, fez um discurso emocionado, recusando a ideia de despedida do clube onde fez uma belíssima carreira.
“Isto não é uma despedida, fui embora há vários anos [quando era um jovem jogador, rumou ao Manchester United] e regressei. Nasci aqui e vou morrer aqui. Viva o Barça", disse Piqué, com lágrimas nos olhos.
Este artigo pretende relembrar alguns dos momentos ‘à Piqué’ que já se deram no Sporting. De jogadores que acabaram a carreira no Clube de Alvalade, e tiveram despedidas emocionantes do mundo do futebol.
A triste festa de Peyroteo
A 5 de outubro de 1949, Fernando Peyroteo dizia adeus ao mundo do futebol. O maior goleador da história do Sporting, e um dos maiores de sempre, despediu-se dos relvados com apenas 31 anos.
Num jogo em que a direção do Sporting lhe prometera um encontro entre leões e o Atlético de Madrid, a verdade é que a despedida de Peyorteo foi entre Sporting e uma seleção de jogadores ultramarinos da Metrópole. Atuou uma parte pelos africanos, e outra de leão ao peito.
“Jamais poderei esquecer as lágrimas que chorei ao dar a última volta ao retângulo de jogo, acompanhado de Soeiro, Valadas, João Cruz e Vítor Guilhar, despedindo-me e agradecendo a todos, àquela massa compacta de gente que enchia por completo o velho Estádio de Alvalade”, mencionou o histórico atleta leonino.
O dérbi eterno em honra de Travassos
No antigo Estádio José Alvalade, foi a 7 de setembro de 1958 que se deu a despedida de Travassos dos relvados. Num escaldante dérbi, entre Sporting e Benfica, os leões acabaram por levar a melhor – venceram por 2-0, em honra de um dos maiores símbolos do Clube de Alvalade.
Entre as prendas, o antigo jogador recebeu um par de botas e até… um cão de caça.
“Constituiu um belo espectáculo a cerimónia de homenagem a José Travassos. Cinquenta e dois clubes, filiados na A. F. L. e ainda o Benfica, Torreense e C. U. F. testemunharam um apreço que ultrapassa o plano da banalidade. Por sua vez, a Federação, a Associacão e o Sporting distinguiram o atleta com três medalhas de relevantes serviços e a D. G. D. tornou publico um eloquente louvor, cujo teor deve servir de estímulo para as novas gerações como aliás, a própria carreira do homenageado.”, escrevia o Diário de Lisboa, no dia da grande festa.
A despedida de Mathieu
Num ambiente um pouco diferente, e para dar um exemplo mais recente, há a despedida Jérémy Mathieu. A 25 de junho de 2020, no final da primeira temporada de Rúben Amorim ao leme do Sporting, os leões publicavam, nas redes sociais, uma emocionante despedida do central francês das competições oficiais de futebol.
“É difícil sair assim. Queria jogar em casa o último jogo, mas a vida para mim continua. Foi um prazer vestir esta camisola. Foi um prazer jogar com vocês. Espero que ganhem todos os jogos até ao final da época, e que para o ano o Sporting seja campeão” – estas foram as palavras de Mathieu, após lesão grave no treino que ditou o fim da sua carreira futebolística. O seu desejo acabou por se concretizar, pois, na temporada seguinte, os leões foram mesmo campeões nacionais.
https://www.youtube.com/watch?v=XE814M-IT3c
Mais tarde, já quando era possível ter público nas bancadas, Mathieu teve a merecida homenagem, em pleno Estádio José Alvalade.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1515773338903326727
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.
Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube
|
Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.
O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).
Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.
O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.
Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.
Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting:
Direção do Clube de Alvalade definiu para onde vai direcionar os fundos previstos para a próxima temporada desportiva e as escolhas surpreendem
|
O Sporting vai canalizar 82% do investimento total previsto em infraestruturas para o Polo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL), na temporada 2025/26. O protocolo entre o Clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, e a Universidade de Lisboa é válido até 2035 e os leões pretendem continuar a aposta na modernização do espaço.
Os dados do orçamento do Sporting para a próxima época mostram que o emblema verde e branco planeia investir cerca de 3.1 milhões de euros no Polo EUL, de um total de 3.8 M de gastos em infraestruturas. Vale sublinhar que as contas ainda terão de ser aprovadas pelos Sócios do Clube de Alvalade, na Assembleia Geral marcada para as 13h do próximo dia 29 de junho, no Multidesportivo de Alvalade.
No documento em que é apresentado o orçamento para 2025/26, o Sporting sublinha a parceria estratégica com a Universidade de Lisboa e a “avaliação essencial” para concretizar o projeto de modernização do Polo EUL. Naquele espaço, trabalham, todos os dias, centenas de jovens atletas que dão os primeiros passos no futebol, masculino e feminino, como também na natação e no râguebi.
No que diz respeito às restantes infraestruturas, o Sporting vai investir cerca de 420 mil euros no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, concretamente na renovação dos esgotos dos balneários e dos torniquetes. Por sua vez, o Pavilhão João Rocha receberá obras de manutenção do piso principal, criação de uma plataforma digital para venda de bilhetes e criação de um ‘skatepark’, nas imediações da Casa das Modalidades.
De resto, o Centro de Otimização Desportiva vai ser inaugurado no próximo mês de julho. O orçamento do Sporting sublinha que este novo espaço proporcionará “ainda mais melhorias nas condições de apoios aos atletas”, com a disponibilização de diversos serviços, tais como Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, ‘Scouting’, entre outros.