Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

LÁGRIMAS E MAIS LÁGRIMAS NA DESPEDIDA: SPORTING TAMBÉM JÁ TEVE O SEU PIQUÉ (COM VÍDEO)

O Leonino recorda três momentos semelhantes no Universo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Gerard Piqué realizou no último sábado, 5 de novembro, o último jogo da sua carreira futebolística. O defesa-central do Barcelona despediu-se dos relvados, na vitória dos catalães diante do Almería, por 2-0. Antes da partida, fez um discurso emocionado, recusando a ideia de despedida do clube onde fez uma belíssima carreira.


“Isto não é uma despedida, fui embora há vários anos [quando era um jovem jogador, rumou ao Manchester United] e regressei. Nasci aqui e vou morrer aqui. Viva o Barça", disse Piqué, com lágrimas nos olhos.


Este artigo pretende relembrar alguns dos momentos ‘à Piqué’ que já se deram no Sporting. De jogadores que acabaram a carreira no Clube de Alvalade, e tiveram despedidas emocionantes do mundo do futebol.


 

A triste festa de Peyroteo


A 5 de outubro de 1949, Fernando Peyroteo dizia adeus ao mundo do futebol. O maior goleador da história do Sporting, e um dos maiores de sempre, despediu-se dos relvados com apenas 31 anos.

Num jogo em que a direção do Sporting lhe prometera um encontro entre leões e o Atlético de Madrid, a verdade é que a despedida de Peyorteo foi entre Sporting e uma seleção de jogadores ultramarinos da Metrópole. Atuou uma parte pelos africanos, e outra de leão ao peito.

“Jamais poderei esquecer as lágrimas que chorei ao dar a última volta ao retângulo de jogo, acompanhado de Soeiro, Valadas, João Cruz e Vítor Guilhar, despedindo-me e agradecendo a todos, àquela massa compacta de gente que enchia por completo o velho Estádio de Alvalade”, mencionou o histórico atleta leonino.

 

O dérbi eterno em honra de Travassos

No antigo Estádio José Alvalade, foi a 7 de setembro de 1958 que se deu a despedida de Travassos dos relvados. Num escaldante dérbi, entre Sporting e Benfica, os leões acabaram por levar a melhor – venceram por 2-0, em honra de um dos maiores símbolos do Clube de Alvalade.

Entre as prendas, o antigo jogador recebeu um par de botas e até… um cão de caça.

“Constituiu um belo espectáculo a cerimónia de homenagem a José Travassos. Cinquenta e dois clubes, filiados na A. F. L. e ainda o Benfica, Torreense e C. U. F. testemunharam um apreço que ultrapassa o plano da banalidade. Por sua vez, a Federação, a Associacão e o Sporting distinguiram o atleta com três medalhas de relevantes serviços e a D. G. D. tornou publico um eloquente louvor, cujo teor deve servir de estímulo para as novas gerações como aliás, a própria carreira do homenageado.”, escrevia o Diário de Lisboa, no dia da grande festa.

 

A despedida de Mathieu

Num ambiente um pouco diferente, e para dar um exemplo mais recente, há a despedida Jérémy Mathieu. A 25 de junho de 2020, no final da primeira temporada de Rúben Amorim ao leme do Sporting, os leões publicavam, nas redes sociais, uma emocionante despedida do central francês das competições oficiais de futebol.

“É difícil sair assim. Queria jogar em casa o último jogo, mas a vida para mim continua. Foi um prazer vestir esta camisola. Foi um prazer jogar com vocês. Espero que ganhem todos os jogos até ao final da época, e que para o ano o Sporting seja campeão” – estas foram as palavras de Mathieu, após lesão grave no treino que ditou o fim da sua carreira futebolística. O seu desejo acabou por se concretizar, pois, na temporada seguinte, os leões foram mesmo campeões nacionais.

https://www.youtube.com/watch?v=XE814M-IT3c

 

Mais tarde, já quando era possível ter público nas bancadas, Mathieu teve a merecida homenagem, em pleno Estádio José Alvalade.

 

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1515773338903326727

 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting faz alterações no empréstimo obrigacionista: Zenha muda de ideias
Clube

Sporting faz alterações no empréstimo obrigacionista: Zenha muda de ideias

 

Icon Comentário0
Salgado Zenha visto como possível sucessor de Varandas no Sporting
Clube

Salgado Zenha visto como possível sucessor de Varandas no Sporting

 

Icon Comentário0
Além de Varandas, Nuno Raposo sugere outro possível candidato à Presidência do Sporting
Clube

Além de Varandas, Nuno Raposo sugere outro possível candidato à Presidência do Sporting

 

Icon Comentário0