Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

LÁGRIMAS E MAIS LÁGRIMAS NA DESPEDIDA: SPORTING TAMBÉM JÁ TEVE O SEU PIQUÉ (COM VÍDEO)

O Leonino recorda três momentos semelhantes no Universo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Gerard Piqué realizou no último sábado, 5 de novembro, o último jogo da sua carreira futebolística. O defesa-central do Barcelona despediu-se dos relvados, na vitória dos catalães diante do Almería, por 2-0. Antes da partida, fez um discurso emocionado, recusando a ideia de despedida do clube onde fez uma belíssima carreira.


“Isto não é uma despedida, fui embora há vários anos [quando era um jovem jogador, rumou ao Manchester United] e regressei. Nasci aqui e vou morrer aqui. Viva o Barça", disse Piqué, com lágrimas nos olhos.


Este artigo pretende relembrar alguns dos momentos ‘à Piqué’ que já se deram no Sporting. De jogadores que acabaram a carreira no Clube de Alvalade, e tiveram despedidas emocionantes do mundo do futebol.


 

A triste festa de Peyroteo


A 5 de outubro de 1949, Fernando Peyroteo dizia adeus ao mundo do futebol. O maior goleador da história do Sporting, e um dos maiores de sempre, despediu-se dos relvados com apenas 31 anos.

Num jogo em que a direção do Sporting lhe prometera um encontro entre leões e o Atlético de Madrid, a verdade é que a despedida de Peyorteo foi entre Sporting e uma seleção de jogadores ultramarinos da Metrópole. Atuou uma parte pelos africanos, e outra de leão ao peito.

“Jamais poderei esquecer as lágrimas que chorei ao dar a última volta ao retângulo de jogo, acompanhado de Soeiro, Valadas, João Cruz e Vítor Guilhar, despedindo-me e agradecendo a todos, àquela massa compacta de gente que enchia por completo o velho Estádio de Alvalade”, mencionou o histórico atleta leonino.

 

O dérbi eterno em honra de Travassos

No antigo Estádio José Alvalade, foi a 7 de setembro de 1958 que se deu a despedida de Travassos dos relvados. Num escaldante dérbi, entre Sporting e Benfica, os leões acabaram por levar a melhor – venceram por 2-0, em honra de um dos maiores símbolos do Clube de Alvalade.

Entre as prendas, o antigo jogador recebeu um par de botas e até… um cão de caça.

“Constituiu um belo espectáculo a cerimónia de homenagem a José Travassos. Cinquenta e dois clubes, filiados na A. F. L. e ainda o Benfica, Torreense e C. U. F. testemunharam um apreço que ultrapassa o plano da banalidade. Por sua vez, a Federação, a Associacão e o Sporting distinguiram o atleta com três medalhas de relevantes serviços e a D. G. D. tornou publico um eloquente louvor, cujo teor deve servir de estímulo para as novas gerações como aliás, a própria carreira do homenageado.”, escrevia o Diário de Lisboa, no dia da grande festa.

 

A despedida de Mathieu

Num ambiente um pouco diferente, e para dar um exemplo mais recente, há a despedida Jérémy Mathieu. A 25 de junho de 2020, no final da primeira temporada de Rúben Amorim ao leme do Sporting, os leões publicavam, nas redes sociais, uma emocionante despedida do central francês das competições oficiais de futebol.

“É difícil sair assim. Queria jogar em casa o último jogo, mas a vida para mim continua. Foi um prazer vestir esta camisola. Foi um prazer jogar com vocês. Espero que ganhem todos os jogos até ao final da época, e que para o ano o Sporting seja campeão” – estas foram as palavras de Mathieu, após lesão grave no treino que ditou o fim da sua carreira futebolística. O seu desejo acabou por se concretizar, pois, na temporada seguinte, os leões foram mesmo campeões nacionais.

https://www.youtube.com/watch?v=XE814M-IT3c

 

Mais tarde, já quando era possível ter público nas bancadas, Mathieu teve a merecida homenagem, em pleno Estádio José Alvalade.

 

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1515773338903326727

 


Clube

Godinho Lopes declara: "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting, exigindo apenas que..."

Antigo Presidente do emblema verde e branco também foi inquirido e confirmou algumas informações ao Ministério Público

Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho
Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). São ainda reveladas as declarações de Godinho Lopes.


O antigo Presidente do Sporting e da SAD, entre 2011 e 2013, afirmou ao Ministério Público que "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting Clube de Portugal, exigindo apenas que estivesse garantido por passes de jogadores, sendo que se o SCP vendesse os jogadores e não tivesse dinheiro para saldar o valor em dívida podia substituir os passes destes jogadores pelos passes de outros jogadores", pode ler-se.


De resto, o ex-líder dos leões ainda terá confirmado que o dinheiro que entrou em Alvalade "pertencia à sociedade Holdimo e que, nesta altura [à data dos contactos], com ligação à Holdimo apenas conheceu Álvaro Sobrinho", ainda assim, "anos mais tarde, foi-lhe dito que o dinheiro recolhido para emprestar ao Sporting Clube de Portugal tinha origem em várias pessoas de nacionalidade angolana, não tendo sido identificado qualquer nome", detalha o DCIAP. De resto, Godinho reiterou "desconhecer que o dinheiro pertencia ao BESA, e, no seu entender, este dinheiro pertencia à sociedade Holdimo".


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Clube

Varandas faz 'ultimato' a Álvaro Sobrinho por ações na Sporting SAD

Presidente dos verdes e brancos terá contactado a Holdimo para recuperar os 9% do capital social detidos pela empresa angolana

Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho
Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado -  para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).


"[Francisco Salgado Zenha] Esclareceu também que, ao longo das conversas que manteve com Álvaro Sobrinho manifestou àquele, de forma informal, o possível interesse do Grupo Sporting em adquirir, no futuro, a totalidade da participação social da sociedade Holdimo, se aquela quisesse vender. Contudo, frisou que, não houve nenhuma sequência formal a esta abordagem e, para além desta, não tem conhecimento de mais nenhuma intenção de venda da participação social por parte da sociedade Holdimo", escreve o DCIAP.


"Nesta matéria, esclareceu que, caso a sociedade Holdimo pretenda vender no mercado a sua participação social, face à lei da oferta e da procura, pode obter, por cada ação, um valor superior ou inferior ao valor unitário de €1,00 que atualmente lhe está atribuído", pode ler-se no documento, que conclui o resumo da inquirição a Zenha referindo que o dirigente leonino "disse desconhecer a origem do dinheiro aplicado pela sociedade Holdimo na Sporting SAD e no Sporting Clube de Portugal", pode ler-se no despacho.


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Futebol

SOBRINHO-NETO DE PEYROTEO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA FPF; EX SPORTING QUER SUCEDER A FERNANDO GOMES

Atual líder do organismo vai abandonar cargo devido aos mandatos consecutivos que já acumula

José Couceiro vai ser candidato à presidência da FPF
José Couceiro vai ser candidato à presidência da FPF

  |

Icon Comentário0

José Couceiro, antigo treinador do Sporting, vai ser candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, segundo avança o jornal Record. O dirigente de 61 anos - que é sobrinho neto de Fernando Peyroteo - já comunicou à FPF e a vários presidentes de Associações a intenção de suceder a Fernando Gomes.


A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terá eleições para eleger um novo presidente do organismo no próximo mês de outubro - ao fim de 11 anos, uma vez que Fernando Gomes está prestes a abandonar o cargo, devido aos mandatos consecutivos que já acumula.


Depois de ter sido selecionador de sub-20 e sub-21, em 2006 e 2007, o antigo candidato à presidência do Sporting regressou à FPF em 2018 para ser Diretor Técnico Nacional, tendo a seu cargo a coordenação das seleções. Dois anos depois, em 2020, foi promovido a vice-presidente e tornou-se também o representante da FPF na direção da Liga Portugal.


Como dirigente foi também presidente do Sindicato dos Jogadores (de 1993 e 1997), diretor desportivo (1997/98) e diretor geral da SAD (2010/11) do Sporting e ainda administrador da SAD do Alverca (de 1999 e 2002). Como treinador, além dos verdes e brancos, passou ainda por Porto, Estoril, Vitória de Setúbal, entre outros.

Até agora, Nuno Lobo, líder da AF Lisboa, foi o único a assumir publicamente a intenção de entrar na corrida pela presidência da Federação, mas, segundo o mesmo diário desportivo, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, continua a analisar todos os cenários. Pedro Proença, presidente da Liga, é visto como um possível candidato.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro
Clube

"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro

 

Icon Comentário0
Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting
Clube

Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting

 

Icon Comentário0
Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026
Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

 

Icon Comentário0