Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEÃO TENTA VOLTAR A RUGIR APÓS DERROTA NA TAÇA DA LIGA

Leões defrontam insulares esta segunda-feira, pelas 21h00, no Estádio José de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting CP volta a entrar em campo já amanhã (27 de janeiro), pelas 21h00, no Estádio José de Alvalade, frente ao CS Marítimo. Após ter falhado a reconquista da Taça da Liga, tendo sido eliminado pelo SC Braga, o conjunto de Silas, que vai numa série de duas derrotas consecutivas, quer regressar aos triunfos.


Na casa do leão, a última vitória verde e branca data já do dia 8 de dezembro de 2019. Na altura, o Clube de Alvalade levou de vencida, por 1-0, o Moreirense FC, com Luiz Phellype a apontar já no segundo tempo o único golo do encontro. Desde então, o Sporting CP somou duas derrotas caseiras: FC Porto (2-1) e SL Benfica (2-0).


Ainda com Bruno Fernandes disponível, Silas, na conferência de imprensa deste domingo, confessou não saber se terá à sua disposição o novo reforço para a frente de ataque, Andraž Šporar. O treinador verde e branco destacou também o bom momento de forma do CS Marítimo, que está numa serie de seis jogos sem perder.


Atualmente no quarto lugar da Liga NOS, com 29 pontos, os leões são o quarto melhor ataque da prova, com 28 finalizações certeiras, e, em conjunto com o CD Santa Clara e com o SC Braga, a nona defesa mais batida do campeonato, com 20 golos sofridos. Esta temporada, a jogar no vulcão de Alvalade, as coisas não têm corrido da melhor maneira para os rapazes de verde e branco. Em oito jogos disputados, o Sporting CP regista quatro vitórias e quatro derrotas, tendo, consequentemente, apenas o décimo melhor registo caseiro da liga portuguesa.

No capítulo individual, o destaque vai quase todo para Bruno Fernandes. Apenas no campeonato, o capitão verde e branco leva já oito golos e sete assistências. O internacional português está envolvido em 54 % dos golos leoninos. Nota, ainda, para Luiz Phellype e Luciano Vietto. Esta época, o brasileiro fez o gosto ao pé por seis vezes e tem também uma assistência para golo. No caso do argentino, Vietto, que se encontra lesionado e vai falhar o jogo desta segunda-feira, regista três golos e quatro assistências.


O histórico de confrontos entre o Sporting CP e CS Marítimo é altamente favorável aos leões. Nos últimos dez jogos realizados no Estádio José de Alvalade, os leões venceram oito, empataram outra e perdeu apenas uma vez. A última ocasião em que o Clube de Alvalade não venceu os verdes-rubros foi em 2017. Em partida a contar para a Taça da Liga, o conjunto na altura orientado por Jorge Jesus empatou a zero com os madeirenses.

Em jogo relativo à 18.ª jornada da Liga NOS, o Sporting CP recebe o CS Marítimo esta segunda-feira (27 de janeiro), pelas 21h00, no Estádio José de Alvalade.


Futebol

TITULAR DO SPORTING CHEGA AOS 100 JOGOS E É HOMENAGEADO POR VARANDAS EM ALVALADE

Futebolista verde e branco recebeu camisola alusiva à marca por parte do Presidente dos leões

Trincão homenageado por Varandas antes do Sporting - Rio Ave
Trincão homenageado por Varandas antes do Sporting - Rio Ave

  |

Icon Comentário0

Momentos antes do encontro entre Sporting e Rio Ave, Francisco Trincão foi homenageado pelos 100 jogos ao serviço do Sporting. O internacional português de 24 anos recebeu uma camisola alusiva à marca por parte do presidente Frederico Varandas antes do arranque do jogo da primeira jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25.


A marca redonda alcançada pelo extremo aconteceu na derrota dos leões na final da Taça de Portugal de 2023/24 frente ao Porto (2-1, após prolongamento), mas só agora foi feito o devido tributo. O jogador foi novamente titular frente aos vilacondenses e passou a somar 102 encontros pelo Clube de Alvalade.


Francisco Trincão esteve em destaque esta semana por um alegado problema físico que o obrigaria a ser operado e a ficar afastado dos relvados durante largos meses. No entanto, e após o mal-entendido, Rúben Amorim comentou o sucedido: "Não sei o que vos diga. O Trincão não tem nada, saiu do treino e foi para casa. Disseram-me hoje, porque eu não vejo as notícias quando isto está muito mal... Eu não vejo nada. Só vejo quando está muito bom".


Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270) - nos quais acabou por marcar dez golos e fazer nove assistências.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 20 milhões de euros – leva 102 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 23 golos e 13 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.



Futebol

BOLONI RECORDA CENTRAL QUE TREINOU À EXPERIÊNCIA NO SPORTING E ACABOU CAMPEÃO NO PORTO

Antigo técnico dos leões lembra sessões de trabalho ao lado de internacional por Portugal

Boloni lembra Pepe no Sporting
Boloni lembra Pepe no Sporting

  |

Icon Comentário0

Laszlo Bölöni, antigo treinador do Sporting, recordou a passagem de Pepe pela Academia de Alcochete. O defesa central pendurou as botas esta quinta-feira, dia 8 de agosto, e, em entrevista ao jornal Record, o técnico conta que o jogador chorou no seu gabinete ao saber que o período de teste no Sporting havia terminado.


O defesa-central, que agora encerra a sua carreira, chegou a participar em dois jogos de preparação, marcando inclusive um golo numa vitória por 5-0 sobre o União de Rio Maior. O defesa tinha, na altura, 19 anos e não era uma escolha pessoal de Laszlo Bölöni. O jovem luso-brasileiro havia viajado para Lisboa como parte da negociação que trouxe Danny, médio-ofensivo do Marítimo, para o Sporting.


Ao perceber o talento de Pepe, Laszlo Bölöni questionou António Dias da Cunha, presidente do Clube, sobre a possibilidade de garantir a contratação do jogador pelo valor que estavam dispostos a pagar por Danny. Embora tivesse obtido uma resposta positiva, a mudança “não era oficial”.


Assim, o romeno definiu uma estratégia para ‘esconder’ o central dos ‘grandes’ que poderiam começar a rondá-lo fazendo o seu preço aumentar, deste modo, decidiu dizer à imprensa que ‘não o queria’. Mesmo assim, um imprevisto aconteceu e viu-se obrigado a colocar em jogo o atleta, que acabaria por marcar um golo.

“Naquela altura, o Sporting não tinha dinheiro para ir atrás do jogador. Pepe veio ao meu gabinete, chorou e disse-me que queria ficar, mas uma semana depois o Marítimo 'obrigou-o' a regressar à Madeira", conta. "Na época seguinte o Porto contratou o jogador". Ao longo da carreira, Pepe conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais, entre os quais três ligas dos Campeões, uma Liga Europa, um Campeonato do Mundo de Clubes e uma Taça Intercontinental.



Futebol

NOITE BRILHANTE DO SPORTING E ESPECIAL PARA RÚBEN AMORIM, QUE PROTAGONIZOU MAIS UM MOMENTO HISTÓRICO PELOS LEÕES

Desempenho é encarado como um bom presságio, já que a turma leonina foi quase sempre campeã quando alcançou este registo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim atingiu a segunda maior goleada no campeonato desde que assumiu o comando técnico do Sporting, sendo esta também a maior na presente edição. Sob a liderança do atual treinador, os leões superaram-se apenas quando venceram o Braga por 5-0, na temporada 2022/23.


Além da goleada frente aos minhotos, por cinco bolas sem resposta, o Sporting construiu uma vitória com os mesmos números que fez contra os canarinhos, na última jornada da época 2020/21, diante do Marítimo, quando já tinha assegurado o título de campeão nacional.


Registam-se, para além destas três, ainda cinco goleadas por 4-0 sob a orientação de Rúben Amorim. Foram estes contra o Marítimo (casa), Paços de Ferreira (fora), Portimonense (casa), Santa Clara (casa), Guimarães (fora) e o Tondela (casa).


Independentemente do grau de conforto, os leões continuam a transformar Alvalade numa fortaleza na temporada 2023/24. A equipa venceu os primeiros nove jogos em casa na competição, repetindo este feito pela oitava vez na história. Este desempenho é encarado como um bom presságio, já que o Sporting foi quase sempre campeão quando alcançou este registo.

As ocasiões anteriores foram nas épocas de 1939/40, 1946/47, 1948/49, 1953/54, 1969/70, 1973/74 e 1979/80, sendo esta última a última vez em que tal ocorreu, conforme mencionado pela página 'Playmaker'. A única exceção foi na temporada 1939/40, quando os leões terminaram em segundo lugar, atrás do Porto.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


AL NASSR DE CRISTIANO RONALDO FALHA CONTRATAÇÃO DE UM EX AVANÇADO DO SPORTING E VIRA-SE PARA ANTONY
Futebol

AL NASSR DE CRISTIANO RONALDO FALHA CONTRATAÇÃO DE UM EX AVANÇADO DO SPORTING E VIRA-SE PARA ANTONY

 

Icon Comentário0
"NÃO SEI SE GYOKERES ESTARÁ EM CONDIÇÕES" - CONDIÇÃO FÍSICA DO AVANÇADO DO SPORTING DÁ QUE FALAR
Futebol

"NÃO SEI SE GYOKERES ESTARÁ EM CONDIÇÕES" - CONDIÇÃO FÍSICA DO AVANÇADO DO SPORTING DÁ QUE FALAR

 

Icon Comentário0
MENOS UM ALVO; AARON ANSELMINO ESCAPA AO SPORTING E RUMA AO SEXTO CLASSIFICADO DA PREMIER LEAGUE
Futebol

MENOS UM ALVO; AARON ANSELMINO ESCAPA AO SPORTING E RUMA AO SEXTO CLASSIFICADO DA PREMIER LEAGUE

 

Icon Comentário0