![Samu em risco para o Sporting - Porto! Avançado apanhado no fim do jogo (vídeo)](/storage/media-items/images/2025/01/samu-omorodion_20250120045349.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nesta sexta-feira, 3 de dezembro, o conjunto leonino venceu o Benfica, por 3-0. Os leões entraram melhor na partida, conseguindo alcançar a vantagem por Pablo Sarabia (8’), levando a vantagem para o intervalo. No segundo tempo a turma de Alvalade manteve a superioridade, chegando ao segundo por Paulinho (62’) e Matheus Nunes a aumentar de seguida (68’), havendo ainda tempo para Pizzi reduzir (95’). Veja AQUI como correu a contenta.
Com este triunfo – o 18.º em 21 jogos na presente temporada –, os comandados de Amorim somam a 12.ª vitória consecutiva e regressam à liderança da Liga BWIN, com 35 pontos em 13 jogos (onze vitórias e dois empates), em igualdade com o Porto (35) e colocando o Benfica a quatro pontos (31 pontos em 13 partidas).
Na próxima partida, o Sporting desloca-se a Amesterdão, para defrontar o Ajax. A última jornada da Liga dos Campeões está agendada para a próxima terça-feira, 7 de dezembro, pelas 20h00.
Pablo Sarabia (8')
https://twitter.com/vsports_pt/status/1466881846080425985?s=20
Paulinho (62')
https://twitter.com/vsports_pt/status/1466901018294337543?s=20
Matheus Nunes (68')
https://twitter.com/vsports_pt/status/1466903121976770564?s=20
Pizzi (96')
https://twitter.com/vsports_pt/status/1466909242011566080?s=20
Ponta de lança esteve vários anos nos leões, mas viu o seu registo ser alcançado por uma das estrelas da companhia verde e branca
|
Liedson, avançado luso-brasileiro que esteve durante largos anos no Sporting, tornou-se uma das figuras do Clube pelos golos marcados com a Listada verde e branca. O antigo ponta de lança dos leões viu ontem um dos seus registos em Alvalade ser igualado pelo imparável Viktor Gyokeres, que saiu do banco, mas ainda foi a tempo de marcar.
Apesar da derrota verde e branca por 2-1 em solo alemão, o avançado sueco tornou-se ontem no melhor marcador de sempre do Sporting em toda a história da Liga dos Campeões. O ponta de lança de Alvalade conseguiu alcançar este feito com apenas sete partidas com a Listada verde e branca na prova milionária.
Ainda não o é de forma isolada porque existe... Liedson. O antigo avançado dos leões, que chegou a representar a seleção nacional portuguesa, era, até ao Leipzig - Sporting, o jogador com mais golos marcados de verde e branco na Champions, lugar que agora partilha com Viktor Gyokeres - ambos os jogadores têm, neste momento, seis golos na competição.
Atrás dos dois avançados, está uma lista de ilustres que representou e marcou pelo Sporting na Liga dos Campeões. Em terceiro lugar, a fechar o pódio dos melhores marcadores pelo Clube na prova, surge Nani - que recentemente se reformou - com cinco golos. Depois, Bruno César, Lourenço, Paulinho, Pedro Gonçalves e Ivson, todos com quatro tentos na competição.
Já retirado está, também, Liedson. Viktor Gyokeres, por outro lado, sabe que tem em mão, pelo menos, uma oportunidade para se tornar o melhor marcador da história do Sporting na Liga dos Campeões de forma isolada, no próximo jogo dos leões na prova, última da fase liga, frente ao Bolonha, em Alvalade.
Presidente dos leões já decidiu acerca do futuro de um elemento que se tem provado essencial no sucesso recente dos verdes e brancos
|
Frederico Varandas já terá decidido, e vai avançar para a renovação de contrato de Ricardo Costa, treinador da equipa de Andebol do Sporting. O Leonino sabe que a Direção verde e branca está muito agradada com o trabalho do técnico português, e que o objetivo será a prolongação do vínculo que o liga ao Clube de Alvalade - tudo pode ficar confirmado nas próximas semanas.
O objetivo da estrutura do Sporting, com Carlos Carneiro (diretor da modalidade dos leões) à cabeça, passa por segurar uma das peças chaves do andebol leonino. Para lá de Francisco Costa e Martim Costa – que têm contrato até 2027 –, o Clube de Alvalade garante, desta forma, que não irá perder um dos comandantes do projeto que tantas alegrias tem dado aos Sportinguistas.
É que a excelente campanha do Sporting na Liga dos Campeões não tem passado despercebida a alguns dos gigantes europeus da modalidade. Para lá dos rumores sobre o alegado interesse em Martim Costa e Francisco Costa, o trabalho de Ricardo Costa tem chamado a atenção de históricos emblemas do andebol europeu.
Ricardo Costa chegou ao comando técnico do Sporting no início da temporada 2021/22, juntamente com Francisco Costa e Martim Costa. Desde então, o trabalho do treinador de 48 anos tem sido bastante positivo, com destaque para a conquista do Campeonato Nacional na época transata, mas também para os triunfos na Taça de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e na Supertaça (2023/24 e 2024/25).
Nesta temporada, a turma de Ricardo Costa está em grande, liderando o Campeonato Placard Andebol, com 52 pontos em 18 encontros, e estando a realizar uma excelente campanha na Liga dos Campeões, ocupando o terceiro lugar do grupo A, com 13 pontos em 10 encontros, ficando atrás apenas do Veszprém (18 pontos) e do PSG (14 pontos). Importa lembrar que, já está época, os leões venceram a Supertaça.
Jogador dos leões esteve muito perto de abandonar o Clube, mas a chegada do novo treinador pode ter alterado a situação. Muito por definir em Alvalade
|
Rui Borges, treinador do Sporting, voltou a lançar Iván Fresneda a titular na última partida dos leões, frente ao Leipzig, que terminou com derrota por 2-1. O lateral, que esteve muito perto de abandonar o Clube ainda neste mês, parece ter encontrado nova vida sob o comando do novo técnico, e intensificam-se as dúvidas sobre a saída do espanhol. No fim do jogo, o defesa disse o seguinte:
"Estou muito feliz no Sporting, é a minha segunda temporada aqui, trabalhei muito para ajudar em momentos como este. Estou concentrado na equipa, concentrado em jogar bem no Sporting, estou muito feliz, é preciso melhorar", começou por explicar.
Fica, então, a ideia de que a vontade de Iván Fresneda será ficar em Alvalade, tendo em conta as palavras proferidas pelo jovem lateral espanhol. As declarações ganham ainda mais impacto quando comparadas com a situação do defesa há apenas alguns dias.
Isto porque, desde bem cedo na janela de transferências de inverno que o Sporting anda à procura de um lateral direito, a posição ocupada... por Fresneda. O plano seria vender o espanhol - muito se falou do Como de Fàbregas - mas sempre dependente de uma chegada, que até agora ainda não acontecer. No entretanto, o jovem verde e branco vai ganhando o espaço que nunca teve com Ruben Amorim.
De resto, Fresneda fez ainda um breve comentário acerca da prova milionária. Quando questionado, no fim do jogo, acerca do objetivo da passagem à próxima fase, respondeu: "É a razão pela qual trabalhamos, e é isso que vamos conseguir".