Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutsal
|
0Dizem que “se é Carnaval, ninguém leva mal”. E uma goleada também não, certo? Pois bem, neste domingo de carnaval, a equipa de futsal do Sporting CP foi até Carcavelos para arrecadar mais três pontos, tendo vencido, desta forma, a Quinta dos Lombos por 7-0, na partida da 18.ª jornada da Liga Placard, mantendo o primeiro lugar isolado.
Os leões não pediram licença para entrar em casa da equipa de Carcavelos e mandar totalmente no jogo. Os primeiros 20 minutos ficaram marcados por muita insistência leonina e pouca da parte da formação da casa. Com Nuno Dias a apostar em Guitta, Léo, Pany Varela, Rocha a Taynan no cinco inicial, o jogo começou a bom ritmo, mas muito equilibrado. Com Taynan a dar o primeiro sinal de perigo logo aos três minutos e, de seguida, Cavinato, servido por Pauleta (5’), com dois remates fortes, deixaram a equipa que vestia de amarelo em sob aviso.
As insistências leoninas no ataque continuavam, e apenas ao 13 minutos a equipa da casa teve a sua primeira real tentativa de golo, pelo pé de Ludgero Lopes, formado no Sporting CP, com um remate forte e, aos 15’, novamente o mesmo protagonista, muito perto de inaugurar, onde só tinha de encostar, mas nada feito.
Em resposta, Pany Varela não vacilou. A subir pela ala em jogada individual, rematou forte pelo lado esquerdo, só parando no fundo da baliza. Estava feito o 1-0 (15’).
Pouco passou até que Cavinato também assinasse o seu nome na história da partida. Com assistência de Pany, depois de grande recuperação de Léo na grande área leonina, fruto de passe atrasado de Ludgero, o resultado passava para 2-0 (15’) e assim iria para o intervalo. No regresso dos balneários, os leões vinham para “marcar”. Cruzamento de Cavinato pelo corredor esquerdo para Pauleta, que só teve de encostar para marcar o terceiro golo da partida (21’).
A maior figura dos Lombos, tanto no melhor como no pior - e maiores desavenças - continuava mesmo a ser Ludgero. À passagem pelo minuto 25, mais um grande remate, para defesa de Guitta.
O quarto golo estava à espreita e, graças à boa visão de jogo de Erick Mendonça, acabou mesmo por acontecer (28’). A bola passou a quadra toda até esbarrar na baliza que estava totalmente aberta e mais um golo para o número 8 leonino.
A chapa cinco não podia vir de outra pessoa: João Matos, capitão do Sporting CP, ganhou a bola ainda no meio campo e só parou quando a viu abanar as redes da baliza em Carcavelos (29’).
Estava feita a mão cheia, mas os leões não desarmavam nem davam oportunidades aos homens da casa. Assim, os comandados de Nuno Dias continuaram a insistir. Aos 31 minutos, assistência de Pany e golo de Rocha. Estava feito o 6-0.
Para finalizar, faltava ainda Taynan fazer o gosto ao pé. De baliza a baliza, com os Lombos em guarda-redes avançado, o ala leonino apenas teve de fazer pontaria para fechar o marcador em Carcavelos.
A partir do sétimo golo, Nuno Dias apostou em Zicky, Sévio e Tomás Paçó. O resultou não voltou a sofrer alterações, mas ficam as boas imagens que cada um dos jovens acabou por passar.
Na próxima jornada (19.ª), marcada para dia 1 de março, os leões recebem, no Pavilhão João Rocha, o Viseu 2001, pelas 20h45.
Jogador da equipa verde e branca está em destaque depois de ter atingido marco bastante importante na sua carreira desportiva
|
0João Matos, histórico capitão da equipa de futsal do Sporting, esteve, na passada quarta-feira, 18 de dezembro, na quadra para defrontar os Países Baixos com a camisola da Seleção Nacional. Uma noite especial para o fixo que fez o seu encontro número 209 pelas quinas, atingindo o recorde máximo de internacionalizações por parte de um jogador português.
O jogador falou com o jornal A Bola, onde deixou algumas declarações sobre este momento: "Nada mau. É um número extraordinário. Estava muito longe das minha ambições e sonhos representar a Seleção por 200 vezes, agora já ultrapassei ate essa marca. Foi um trajeto com alguns altos e baixos, mas com vitórias muito saborosas e com grandes conquistas", começou por dizer.
Prosseguiu, com uma confissão curiosa: "Não me recordo assim tão bem (do jogo de estreia)… o João de hoje está certamente muito diferente como pessoa e enquanto jogador, mais maduro, mais experiente, mais velho [risos]…vou fazer por estar nas 210", partilhou o jogador de 37 anos.
Falou ainda sobre o momento mais alto na Seleção: "Inevitavelmente foi o Campeonato do mundo. 2018 foi um ano muito especial para nós pelo título europeu, e o ambiente que vivemos foi extraordinário, mas ser campeão do mundo é ser o melhor do planeta, ser melhor que toda a gente", contou João Matos.
Por último, o capitão do Sporting explicou estar ciente do papel que tem no grupo nacional: "Estou cá para ajudar, para jogar dez minutos, cinco defender 5x4, para bater palmas…o Jorge Braz sabe qual é o meu papel e quero ajudar Portugal para a garantir a qualificação para o Europeu", rematou o jogador que construiu um palmarés invejável enquanto profissional: 12 campeonatos, nove Taças de Portugal, nove Supertaças, cinco Taças da Liga, duas Ligas dos Campeões, dois Europeus de Futsal, um Mundial de Futsal e uma Finalíssima Intercontinental.
Confira aqui as declarações de João Matos:
Leões vão deslocar-se até Le Mans para jogos decisivos da Liga dos Campeões, mas aguardam sorteio que ditará adversário da próxima fase
|
0A UEFA anunciou esta segunda-feira, dia 16 de dezembro, que a final four da Liga dos Campeões de futsal será jogada em Le Mans, França. A candidatura dos gauleses foi a escolhida pelo órgão organizador da competição, que vê o Sporting em busca da terceira conquista.
Anteriormente, tinham sido enviadas oito candidaturas para a realização da ronda final: Palma de Maiorca e Cartagena eram opções em Espanha. Le Mans em França, Ancona em Itália, Almaty no Cazaquistão, Atenas na Grécia, Hasselt na Bélgica ou Zagreb, na Croácia.
O sorteio da final four ainda será realizado, não tendo, para já, data nem local para acontecer. Os verdes e brancos aguardam para conhecer o adversário, que será decidido entre Palma (atual detentor da competição), Cartagena e Kairat.
Vale recordar que, em 2023/24, o Sporting caiu nas meias-finais, diante do Barcelona. Os leões perderam, por 5-4, tendo a formação culé caído na final, diante do Palma (5-1). Os encontros realizaram-se em Yerevan, capital da Arménia, de 3 a 5 de maio de 2024.
Esta edição será jogada entre 1 e 4 de maio e terá os comandados de Nuno Dias em busca da terceira conquista, após vencerem em 2018/19, em Almaty (Cazaquistão) e em 2020/21, em Zadar (Croácia). O objetivo é trazer a terceira Liga dos Campeões para Alvalade.
Verdes e brancos aguardam pacientemente decisão do órgão soberano da Europa, que irá manifestar escolha que dita situação dos leões na Liga dos Campeões
|
0A UEFA recebeu oito candidaturas de sete países diferentes para a organização da final four da Liga dos Campeões de futsal. O Sporting é uma das quatro equipas presentes na ronda decisiva da competição, que irão ficar a saber o local dos encontros na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro.
Palma de Maiorca e Cartagena são opções em Espanha. Le Mans em França, Ancona em Itália, Almaty no Cazaquistão, Atenas na Grécia, Hasselt na Bélgica ou Zagreb, na Croácia. Em solo gaulês e italiano ainda será possível escolher outra cidade, caso a UEFA assim entenda.
No entanto, informações avançadas por alguns meios de comunicação espanhóis revelam que Hasselt, Zagreb e uma cidade a definir em França, estão, de momento, na pole position para receber a final four desta edição. Caso a informação se confirme, as equipas presentes iriam jogar em terreno neutro.
Vale recordar que, em 2023/24, o Sporting caiu nas meias-finais, diante do Barcelona. Os leões perderam, por 5-4, tendo a formação culé caído na final, diante do Palma (5-1). Os encontros realizaram-se em Yerevan, capital da Arménia, de 3 a 5 de maio de 2024.
Esta edição será jogada entre 1 e 4 de maio e terá os comandados de Nuno Dias em busca da terceira conquista, após vencerem em 2018/19, em Almaty (Cazaquistão) e em 2020/21, em Zadar (Croácia). As outras três equipas em prova são Palma, Cartagena e Kairat.