Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

LEÕES DESFILAM NO CORSO DE CARCAVELOS

Sporting CP vence Quinta dos Lombos, por 7-0, mantendo a liderança isolada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

23 Fev 2020 | 16:59 |

Icon Comentário0

Dizem que “se é Carnaval, ninguém leva mal”. E uma goleada também não, certo? Pois bem, neste domingo de carnaval, a equipa de futsal do Sporting CP foi até Carcavelos para arrecadar mais três pontos, tendo vencido, desta forma, a Quinta dos Lombos por 7-0, na partida da 18.ª jornada da Liga Placard, mantendo o primeiro lugar isolado.


Os leões não pediram licença para entrar em casa da equipa de Carcavelos e mandar totalmente no jogo. Os primeiros 20 minutos ficaram marcados por muita insistência leonina e pouca da parte da formação da casa. Com Nuno Dias a apostar em Guitta, Léo, Pany Varela, Rocha a Taynan no cinco inicial, o jogo começou a bom ritmo, mas muito equilibrado. Com Taynan a dar o primeiro sinal de perigo logo aos três minutos e, de seguida, Cavinato, servido por Pauleta (5’), com dois remates fortes, deixaram a equipa que vestia de amarelo em sob aviso.


As insistências leoninas no ataque continuavam, e apenas ao 13 minutos a equipa da casa teve a sua primeira real tentativa de golo, pelo pé de Ludgero Lopes, formado no Sporting CP, com um remate forte e, aos 15’, novamente o mesmo protagonista, muito perto de inaugurar, onde só tinha de encostar, mas nada feito.


Em resposta, Pany Varela não vacilou.  A subir pela ala em jogada individual, rematou forte pelo lado esquerdo, só parando no fundo da baliza. Estava feito o 1-0 (15’).

Pouco passou até que Cavinato também assinasse o seu nome na história da partida. Com assistência de Pany, depois de grande recuperação de Léo na grande área leonina, fruto de passe atrasado de Ludgero, o resultado passava para 2-0 (15’) e assim iria para o intervalo. No regresso dos balneários, os leões vinham para “marcar”. Cruzamento de Cavinato pelo corredor esquerdo para Pauleta, que só teve de encostar para marcar o terceiro golo da partida (21’).


A maior figura dos Lombos, tanto no melhor como no pior - e maiores desavenças - continuava mesmo a ser Ludgero. À passagem pelo minuto 25, mais um grande remate, para defesa de Guitta.

O quarto golo estava à espreita e, graças à boa visão de jogo de Erick Mendonça, acabou mesmo por acontecer (28’). A bola passou a quadra toda até esbarrar na baliza que estava totalmente aberta e mais um golo para o número 8 leonino.

A chapa cinco não podia vir de outra pessoa: João Matos, capitão do Sporting CP, ganhou a bola ainda no meio campo e só parou quando a viu abanar as redes da baliza em Carcavelos (29’).

Estava feita a mão cheia, mas os leões não desarmavam nem davam oportunidades aos homens da casa. Assim, os comandados de Nuno Dias continuaram a insistir. Aos 31 minutos, assistência de Pany e golo de Rocha. Estava feito o 6-0.

Para finalizar, faltava ainda Taynan fazer o gosto ao pé. De baliza a baliza, com os Lombos em guarda-redes avançado, o ala leonino apenas teve de fazer pontaria para fechar o marcador em Carcavelos.

A partir do sétimo golo, Nuno Dias apostou em Zicky, Sévio e Tomás Paçó. O resultou não voltou a sofrer alterações, mas ficam as boas imagens que cada um dos jovens acabou por passar.

Na próxima jornada (19.ª), marcada para dia 1 de março, os leões recebem, no Pavilhão João Rocha, o Viseu 2001, pelas 20h45.


Modalidades

Exclusivo Leonino - Ala do Sporting sai no final da época e está a caminho de Itália

Estrutura do Clube de Alvalade está ciente do futuro do jogador e já começou à procura do seu substituto para ocupar a vaga no plantel

Exclusivo Leonino -  Pauleta pode deixar o Sporting para rumar a Itália e não à Rússia, como foi inicialmente noticiado na imprensa nacional
Exclusivo Leonino - Pauleta pode deixar o Sporting para rumar a Itália e não à Rússia, como foi inicialmente noticiado na imprensa nacional

16 Mai 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Pauleta vai deixar o Sporting para rumar a Itália, sabe o Leonino. A saída do internacional português da equipa de futsal dos leões na presente temporada desportiva é praticamente garantida, mas o destino pode ter alterado recentemente.


O ala que termina contrato com o Clube de Alvalade esta época chegou a ter em mãos uma proposta considerada bastante aliciante do Ukhta, da Rússia, e terá estado muito perto de aceitar a mesma. No entanto, um emblema italiano entrou em equação e acaba por facilitar a escolha do jogador.


Aos 32 anos, Pauleta prepara-se para encerrar uma ligação muito marcante com o Sporting, onde chegou em 2019 e construiu um palmarés impressionante. Ao serviço dos leões conquistou quatro campeonatos nacionais, quatro Taças da Liga, três Taças de Portugal, três Supertaças e, claro, a UEFA Futsal Champions League 2021 e agora em 2026, dois dos pontos altos da história recente do Clube.


Enquanto isso, vale lembrar que o Sporting já procura um substituto e tem referenciado o nome de Wedson Felipe Lopes dos Santos, conhecido no futsal como Chape. O brasileiro, de 26 anos, surge como uma das principais hipóteses para reforçar o plantel orientado por Nuno Dias.

No que a Pauleta continua a dizer respeito, este está agora focado na fase final que tem por disputar pelo Sporting e tentar a conquista do Campeonato Nacional. Depois da conquista da Champions, os leões voltam a entrar em campo no próximo sábado, 16 de maio, diante do Torreense, para o jogo 1 dos quartos de final do play-off.



Modalidades

Atenção, Sporting! Ala internacional não aceita renovação e prepara adeus

No sentido em que os leões continuam em 'mudanças' no plantel, atleta verde e branco decide deixar Alvalade antes do início da próxima temporada

Taynan, ala da equipa de futsal do Sporting, não aceitou a proposta de renovação apresentada pelos verdes e brancos
Taynan, ala da equipa de futsal do Sporting, não aceitou a proposta de renovação apresentada pelos verdes e brancos

15 Mai 2026 | 16:08 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a preparar a próxima temporada no futsal verde e branco e já terá definida mais uma saída no plantel orientado por Nuno Dias. Taynan não aceitou a proposta de renovação apresentada pelos verdes e brancos e prepara-se para deixar o Clube no final da época, numa altura em que recupera de uma grave lesão sofrida em março.


Segundo o jornal Record, os responsáveis leoninos colocaram em cima da mesa um novo contrato válido por mais duas temporadas, mas o internacional cazaque recusou prolongar a ligação ao Sporting. O ala, de 33 anos, termina assim uma segunda passagem verde e branca, depois de ter regressado a Alvalade em 2023.


Apesar dos problemas físicos desta temporada, Taynan vinha a ser um dos jogadores mais influentes da equipa. O futsalista foi o melhor marcador do Sporting na época passada e mantinha um papel importante nas opções de Nuno Dias até sofrer uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo, lesão que o afastou das quadras numa fase decisiva da temporada.


Em sentido contrário, Alex Merlim vai continuar de leão ao peito. O italo-brasileiro revelou recentemente, após a conquista da Liga dos Campeões frente ao Palma, que permanecerá no Sporting, sendo que deverá assinar contrato válido por uma temporada, com outra de opção. Os leões continuam, ainda assim, atentos ao mercado para reforçar o plantel.

Além da saída de Taynan e a permanência de Merlim, também Pauleta está de malas feitas, enquanto João Matos deverá colocar um ponto final na carreira no término da presente época, fechando o livro verde e branco após 24 anos.


Confira este golo de Taynan:


Modalidades

Figuras de Estado felicitam o Sporting: "Muito orgulha o País!"

Personalidades de elevado renome a nível nacional dirigiram-se às redes sociais para parabenizar e elogiar os verdes e brancos

António José Seguro e Luís Montenegro dirigiram-se às redes sociais para enaltecer a conquista do troféu europeu
António José Seguro e Luís Montenegro dirigiram-se às redes sociais para enaltecer a conquista do troféu europeu

12 Mai 2026 | 15:12 |

Icon Comentário0

O Presidente da República, António José Seguro, felicitou, no último domingo o Sporting, pela conquista do título europeu de futsal, alcançado em Pesaro, Itália, e o Porto, pelo título europeu de hóquei em patins, conquistado em Coimbra.


“O Presidente António José Seguro congratula os dois clubes, os seus atletas e equipas técnicas pelas prestações de altíssimo nível e que engrandecem estas duas modalidades muito queridas dos portugueses. O Sporting alcançou o seu terceiro título na UEFA Futsal Champions League, enquanto o FC Porto triunfou pela quarta vez na WSE Champions League de hóquei em patins, em Coimbra”, pode ler-se na nota publicada no site da Presidência da República.


António José Seguro aproveitou ainda para realçar “o fim de semana de excelentes resultados internacionais e organizativos do desporto nacional”, assinalando a prestação da canoagem nacional na etapa da Taça do Mundo em Szeged, na Hungria, com a obtenção das duas medalhas de ouro por Fernando Pimenta, no K1 1.000 metros e K1 5.000, o ouro de Pedro Casinha no K1 200 e, ainda, o bronze pela dupla João Ribeiro e Messias Baptista nos K2 500m.


O Presidente da República estendeu, ainda, os parabéns à organização das fases finais da Liga dos Campeões, feminina e masculina, de hóquei em patins e à organização do Rali de Portugal, “competições que projetam a imagem do país”.

Para além do Presidente da República, também Luís Montenegro, primeiro-ministro, se dirigiu às redes sociais para deixar uma mensagem. “Hoje, a garra lusitana conquistou a Europa! Os leões no futsal e os dragões no hóquei. O Sporting e o Porto estão de parabéns pelo enorme mérito desportivo que muito orgulha o País!”.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Nuno Dias levou banho de água e cerveja dos jogadores do Sporting (Vídeo)
Modalidades

Nuno Dias levou banho de água e cerveja dos jogadores do Sporting (Vídeo)

11 Mai 2026 | 13:40

Icon Comentário0
Após conquista do Sporting, Zicky Té lembrou boatos mentirosos: "Foi muito difícil"
Modalidades

Após conquista do Sporting, Zicky Té lembrou boatos mentirosos: "Foi muito difícil"

11 Mai 2026 | 13:58

Icon Comentário0
Pedro Proença comenta brilharete do Sporting na Liga dos Campeões
Modalidades

Pedro Proença comenta brilharete do Sporting na Liga dos Campeões

11 Mai 2026 | 10:02

Icon Comentário0